Quer contratar a Ribeira Dedetizadora e Desentupidora?Solicite um orçamento!

Como acabar com baratas de esgoto?

Aprenda 09 formas de como acabar com baratas de esgoto: Mantenha a limpeza em dia, elimine todos os acessos de água, evite deixar restos de comidas espalhadas, mude o hábito de acumular lixo, faça dedetização com inseticidas de uso doméstico ou caseiro, remova materiais que não são mais utilizados, use venenos baraticidas com princípios ativos específicos para acabar com as baratas e mantenha fechados os ralos e a rede esgoto.

As baratas que vêm da rede e caixa esgoto para dentro da nossa casa são insetos muito desagradáveis e para eliminá-las é um desafio e tanto. A barata de esgoto é considerada uma praga urbana, transmissora de inúmeras doenças, odores indesejáveis, apresentando assim perigos a nossa saúde. Um hóspede nada bem-vindo aos lares, esses insetos são motivos de muitos terrores.

Veja também outras formas de eliminar baratas 

Confira nos links abaixo alguns métodos de como eliminar baratas já publicados em nosso blog:

Como acabar com baratas em apartamento?

Remédios caseiros para acabar com as baratas

Como eliminar baratas?

As baratas se proliferam durante o período do calor, exclusivamente nos verões. No Brasil, um país majoritariamente quente as baratas estão em todos os lugares, escondidas nos móveis, nas pias de cozinha e banheiro, armários que contém comida, canos e tubulações da rede e caixa de esgoto. Esses insetos estão por toda a parte.

Segundo informações divulgadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde), essas baratas são agentes transmissores de doenças que são causadas por bactérias quando ingeridas por nós através dos alimentos infectados. Causando no organismo problemas intestinais e estomacais, como diarreias e vômitos. Além de infecções mais graves.

Mas a dúvida frequente é: como acabar com essas infestações de insetos que podem vir a ocorrer dentro da própria casa, onde as baratas passam pelas comidas, objetos de higiene pessoal, ou pela nossa própria pele, já que as baratas são animais noturnos que vivem dentro da rede de esgoto e circulam no período da noite?

Confira 09 dicas de como acabar com baratas de esgoto 

A partir do momento que as baratas de esgoto se alojam na casa, e pior, se proliferam e se escondem por partes que nunca foram imaginadas, é muito difícil expulsá-las. Porém, existem métodos para que essas visitantes indesejadas vão embora de vez e não voltem mais, confira a lista de 9 dicas para eliminar as baratas que frequentam a rede de esgoto:

1. Limpar sua casa inteira 

Uma casa que está suja, cheia de lugares que possuem detritos de comidas, bebidas, embalagens e lixos é uma boa pedida para as baratas se alojaram. Quando a casa está limpa e sem nenhuma sujeira, essas pragas não têm motivos e nem locais para se acomodar.

Para isso, um ótimo começo para eliminá-las é pelo local que as baratas mais adoram: a cozinha. Lave todo o chão, se estiver com louça acumulada, higienize todos os pratos, copos e panelas. Não deixe resquícios de alimentos, migalhas e gorduras espalhados. Se atente a pia e ao fogão.

2. Interdite todos os acessos de água 

As baratas podem sobreviver mais de meses sem nenhuma comida, tudo depende do tempo e tamanho do inseto. Mas o consumo de água é primordial, as baratas de esgoto não conseguem, em sua maioria não sobrevivem mais de sete dias sem água.

Se em sua casa, possuir vazamentos de água em encanamentos que estão com rachaduras, trincaduras ou furos, procure imediatamente fechá-los. Se as fontes de água forem eliminadas, as baratas não irão sobreviver dentro da casa e reduziram a população do inseto na rede de esgoto.

Se atente as pias a qual as torneiras estão gotejando, com a água parada em pequenas poças existem maiores chances das baratas encontrarem fontes para se hidratar.

3. Não deixe comidas pelos cômodos

As embalagens, pratos e tigelas que estiverem com comida, para evitar que as baratas de esgoto apareçam, precisam ser lavados imediatamente após o uso. Se você acumular os restos de comida pela casa, debaixo das camas, em cima de bancadas, móveis, mesas e na pia, elas irão ter fonte de alimento.

Esse é um motivo muito forte para que esses insetos fiquem por um bom tempo morando na casa, já que comida é o que não falta.

4. Leve os lixos para fora com frequência 

As lixeiras em hipótese alguma podem estar com lixo acumulados se você não quiser que as baratas de esgoto apareçam. Eles precisam ser levados pelo menos a cada dois dias para fora, possuir lixeiras muito grandes é um habito que não deveria ser seguido, já que, quanto maior a lixeira mais quantidade de lixo amontoado.

O ideal é utilizar os lixos menores que possuem tampas mais reforçadas, para que não possua nenhum acesso a pragas. Ao descartar seu lixo lembre-se de lacra-lo bem para que não haja a possibilidade dele abrir na lixeira da rua, já que geralmente ela fica em frente ou próximo a sua residência. Acarretando assim a proliferação de baratas que podem ser atraídas da rede de esgoto na parte exterior que possa invadir a casa do mesmo jeito.

5. Iscas baraticidas compradas em lojas 

As iscas baraticidas são uma boa escolha de veneno para a eliminação das baratas de esgoto, essas iscas inseticidas podem ser compradas em lojas ou de fabricação caseira. As de lojas vêm em embalagens lacradas para as crianças, também usadas em forma de gel.

O funcionamento desses venenos são através de alimentos e odores que são atrativos para elas misturados com o mesmo, ao levar esse alimento para as outras no ninho, a barata acaba matando todas as outras.

As iscas precisam estar em lugares estratégicos, ou seja, em cantos de móveis, embaixo de pias e mesas, ou assoalhos. Para que as baratas de esgoto achem e levem os excrementos para os esconderijos, assim eliminando toda a geração.

Esse método é eficaz, porém mais lento. As baratas de esgoto dessa primeira criação irão ser mortas todas de uma vez, mas elas produzem ovos, portanto ao nascer um novo bando eles também precisam ser aniquilados.

6. Faça sua própria isca de barata natural 

Os inseticidas caseiros também são um bom método, eles podem ser um jeito eficaz de eliminá-las de vez por todas as baratas de esgoto. Entre eles estão:

  • Folhas de louro: o cheiro forte da folha de louro irá repelir as baratas do ambiente, já que elas não suportam esse odor, se afastando do local de maneira imediata. Espalhe as folhas picadas em lugares estratégicos, principalmente os escuros, quentes e com umidade.
  • Ácido bórico e a cebola: o ácido ficou popular por ser conhecido como “remédio anti-baratas”, é um jeito econômico de dar tchau a esses insetos. Essa isca é constituída por o feitio de uma pasta usando meia cebola picada, meio copo de farinha branca comum, cerveja ou água, um pouco de açúcar e 4 colheres de chá de ácido bórico (encontrado facilmente em farmácias).
  • Coloque todos os ingredientes em um recipiente e misture até obter uma mistura homogênea, disponha em tampinhas de garrafas pet e distribua pelos cantos da casa. Deixe longe dos animais de estimação.
  • Bórax (sabão): o bórax é utilizado para a fabricação de sabão em pó, ao espalha-lo pela casa e as baratas encostarem, elas irão desidratar e morrer.

7. Não deixe pedaços de madeiras ou metais acumulados 

As baratas de esgoto adoram um esconderijo para fazer ninhos e se procriar, os pedaços de madeiras e metais acumulados nos cantos da casa, embaixo da cama, porões, sótãos e no quintal é um excelente lugar para que elas se escondam e se proliferem.

8. Inseticidas spray 

O uso de inseticidas é muito frequente quando o assunto é acabar com as baratas de esgoto, eles podem vir de diversos jeitos, mas os mais utilizados são os em forma de spray. Os mais eficientes são os que contêm Ciflutrina em sua composição.

Esses venenos podem ser passados em vários lugares da casa ou na hora da aparição da barata de esgoto, para matá-la de imediato. O recomendado para o uso de inseticidas é ao passar pelo ambiente, sempre retirar todos os animais de estimação e pessoas que estão no local.

Devido as suas substâncias de origem tóxicas e fortes, elas podem intoxicar os residentes e animais da casa, por isso aplique e saia imediatamente. Se você estiver utilizando iscas para as pragas retire elas também, pois ao entrar em contato com o inseticida elas irão perder a utilidade, já que o inseto sentirá o cheiro do veneno e não irá mais se aproximar.

9. Mantenha os ralos e rede de esgoto tampados 

Ao manter os ralos devidamente tampados, as baratas não irão entrar pela rede de esgoto. Dificultando o acesso à sua casa.

Essas foram as principais dicas e métodos para eliminar as baratas de esgoto da sua casa e evitar que elas apareçam. Todas essas técnicas e procedimentos se forem efetuados em conjunto farão com que esses insetos não continuem a invadir as residências, com uma boa higienização e cuidados básicos com todos os cômodos, sem acumulação de materiais entre outros, a eficácia é garantida.

Se o problema vir a continuar com muita frequência, o ideal é contratar um serviço profissional de dedetização para acabar de forma definitiva com as baratas de esgoto, eles irão investigar qual a real raiz do problema de infestação, já que, não adianta matar só algumas gerações da barata de esgoto se o problema está mais abaixo do que você pode resolver.

É permitida a reprodução parcial ou total deste conteúdo em outros sites e/ou blogs desde que mencionada a fonte – Fonte: Ribeira Dedetizadora – http://www.ddribeira.com.br/

Compartilhe!

Web Design: