Quer contratar a Ribeira Dedetizadora e Desentupidora?Solicite um orçamento!

Como acabar com baratas germânicas?

Saiba como acabar com baratas germânicas. Para eliminá-las siga os 12 passos a seguir:  identifique os locais que elas costumam se abrigar, remova objetos acumulados dos armários, acabe com as fontes de alimento das baratas germânicas, mantenha a casa organizada, não acumule lixo na cozinha, use inseticidas caseiros ou domésticos na dedetização e muitas outras formas para acabar com as baratas germânicas.

Livrar-se dessas pequenas baratas germânicas pode ser um processo lento. Com inseticidas muito fortes, você terá resultados muito rapidamente, mas estará colocando sua família em risco devido ao alto teor de toxidade dos compostos químicos nocivos à saúde.

Acabar com barata germânica de forma natural é uma excelente escolha, temos que mudar esse conceito que os produtos químicos utilizados por dedetizadora são soluções para qualquer infestação do inseto, saiba que em sua maioria, os casos podem ser solucionados com medidas corretivas e preventivas. Confira os passos para eliminar e combater baratas germânicas!

Barata alemã (Blatella germanica)

Barata alemã, cientificamente conhecida como Blatella germanica, também conhecida popularmente como baratinha, francesinha, alemãzinha, de cozinha, barata pequena, independente da forma como é conhecida a Blatella germanica pode ser pequena em tamanho (2mm a 1,5cm), porém costuma ser um grande problema quando se instala em determinados ambiente da casa e em altos níveis de infestação de barata germânica acabar com elas é uma tarefa árdua.

Porque é tão difícil acabar com as baratas germânicas? A dificuldade se dá pelo potencial reprodutivo ser bastante elevado e os ovo se formam dentro de uma ooteca (estojo de ovos) em poucos dias após o cruzamento. O período de incubação dos ovos da barata germânica sofre variação de acordo com a temperatura. Dos aproximados 40 de cada ooteca, há aproximadamente 90% de sucesso na eclosão das ninfas.

Dentre todas as espécies de baratas, esta é, indubitavelmente, a mais corriqueira nos ambientes alimentícios (restaurante, bares, padarias, quiosques, centros de distribuição de alimentos, dentre outros) coincidência ou não, são os piores lugares para combater as baratas germânicas devido à grande oferta de alimentos disponíveis nesses estabelecimentos interferindo diretamente no sucesso da eliminação da praga.

Porque baratas germânicas é “sinônimo” de comércio alimentício?

Engana-se quem imagina que somente os estabelecimentos mais humildes contam com infestação da praga barata germânica. Fizemos um levantamento de todos os comércios de alimentos atendidos pela Ribeira Dedetizadora e foi considerado um item de venda (produto) comum a todos os estabelecimentos alimentícios como item referência de padrão econômico, onde foi constatado variação de 63% no preço da venda deste, e tanto no local que apresentava menor valor de venda, quanto naquele que apresentava o maior, ficou constatada a presença de Blatella germanica.

Uma das explicações para tal condição é que, como os alimentos utilizados por estes locais são, normalmente advindos das mesmas centrais de distribuição, facilita a dispersão das baratas germânicas, uma vez que estas têm no transporte seu principal meio de disseminação. Por isso, é sempre importante se informar se a empresa distribuidora possui um cronograma anual de combate as pragas, em especial a barata germânica.

As baratas germânicas são comumente carregadas em:

  • Coroas de abacaxi,
  • Entre cascas de cebolas,
  • Caixas de ovo,
  • Fardos de refrigerantes,
  • Caixarias de diversos materiais,
  • Móveis (sobretudo de madeira),
  • Automóveis de transportes,
  • Dentre outros.

Principais locais que as baratas germânicas podem se abrigar

Sempre buscando se abrigar em locais estratégicos que possam lhes proporcionar, concomitantemente, segurança e fácil acesso à sua alimentação.

Dentre os locais onde costuma se abrigar destacam-se:

  • Guarnições de portas e janelas;
  • Rodapés;
  • Motores de geladeira e congeladores;
  • Equipamentos como balanças;
  • Cafeteiras;
  • Micro-ondas;
  • Também se abrigam muito frequentemente em armários de funcionários;
  • Cantoneiras em quinas de paredes (normalmente de alumínio);
  • Atrás de azulejos mal assentados;
  • Atrás de papéis, plásticos e relógios afixados em paredes;
  • Região de rodinhas de bancadas e equipamentos;
  • Bancadas (sobretudo dentro de suas estruturas tubulares de sustentação0;
  • Sob pias, mesas e cadeira de madeira;
  • Dentro de tomadas e de canaletas para passagem de fios;
  • Dentro outros com menor frequência.

É comum encontrar publicações sobre este tema informando que as baratas germânicas têm preferência por se abrigar em locais mais quentes, a experiência prática demonstra que esta condição é muito verídica.

Além de terem preferências por locais com temperatura elevada também preferem locais de mais difícil acesso e mais apertados, ou seja, mais seguros, uma vez que baratas germânicas passam aproximadamente 70% de suas vidas abrigadas.

Conheça 12 dicas para eliminar as baratas germânicas

Existem muitas espécies de baratas que vivem no mundo, elas estão por diversas partes e conforme as linhagens possuem um ambiente mais propício para sobreviver. As baratas germânicas também conhecidas como baratas alemãs são conhecidas junto com a de esgoto, enquanto espécies de centros urbanos.

A Blatella germanica ou barata alemã é a menor de todas que habitam nas cidades, elas passam muitas vezes despercebidas devido ao seu tamanho em menor escala e por se esconderem muito bem. Elas geralmente preferem locais escuros, frestas, pequenos buracos e fendas, canos, conduítes, gavetas e em utensílios domésticos. Veja agora mesmo as 12 formas para acabar com baratas germânicas!

1. Acabe com todas as fontes de alimento das baratas germânicas

O primeiro passo para acabar com baratas germanica é eliminando as fontes de alimentos, elas se alimentam de alimentos doces, gordurosos, cervejas, queijos, leites e mais derivados. Criam ninhos em grandes quantidades e conseguem eclodir muitos ovos, por isso sua proliferação é de grande grau, além de ficarem aproximadamente 8 dias sem comer ao nascer, podendo sobreviver muito tempo sem água e comida.

Para que as baratas germânicas sejam eliminadas de vez, é necessário realizar métodos de limpeza em etapas, além de excluir todos os ninhos e assim conseguir exterminar suas próximas gerações.

2. Elimine os locais de abrigo da barata germânica 

O segundo passo mais importante para acabar com infestação de barata germanica é eliminar os possíveis locais de abrigo. Essa espécie de barata, como dito anteriormente pode sobreviver muitas semanas ou até mesmo meses sem alimentação e água. Por isso, o ideal é acabar com os abrigos e esconderijos que as baratas germânicas possam utilizar para moradia.

As caixas de papelão, caixas de feira, de cervejas e bebidas em geral precisam ser realocadas em outro lugar ou jogadas fora. As baratas germânicas gostam de ambientes escuros, quentes e sem movimentação.

3. Remova objetos acumulados em armários é uma excelente forma de se livrar das baratas germânicas 

Uma outra dica para acabar com baratas germânicas é evitar o acúmulo objetos dentro dos armários. Se na casa possuir muitos objetos acumulados em armários, que estão dando indicativos para uma criação de ninhos para esses insetos, procure novos meios de organização desses adereços.

Pode ser potes, sacos de lixo, produtos de limpeza, roupas de cama, panelas e frascos. Se esses acúmulos de coisas estão guardados a muito tempo sem nenhuma vistoria ou limpeza, o ideal é que eles sejam todos retirados e higienizados.

Para maiores resultados, aplique inseticida nesses locais enquanto os objetos não estiverem. Com isso, depois que as baratas germânicas estiverem mortas, você poderá limpar muito bem os armários, sem deixar nenhuma substância ou cheiro de inseticida neles e realocar os utensílios novamente.

4. Acabe com todas as fontes de alimento das baratas germânicas 

Esse item consideramos o mais importante para se livrar e acabar de vez com barata germanica. Os restos de alimentos e migalhas que ficam pelos cômodos são uma chamada para que esses insetos apareçam. Por isso, procure eliminar todas essas fontes de alimento limitando as refeições em um só lugar da casa, com isso a limpeza será mais fácil e as baratas germânicas não terão mais esse motivo para aparecer.

Ao guardar os alimentos, opte por alternativas mais higienizadas, como frascos e recipientes que não estejam quebrados ou sem tampas. Se as comidas estiverem espalhadas pelos armários e fogão, sem nenhuma proteção, as baratas germânicas irão fazer a festa na sua cozinha, com perigo de transporte de doenças e infecções.

5. Limpeza e higienização da casa 

É necessário que a limpeza da casa esteja em dia, sem focos de lixo, alimentos, embalagens e bebidas sobre o chão, mesa, pias e balcões. As sujeiras são as maiores causas para que essas pragas apareçam. Portanto, para combater as baratas germânicas com eficiência a limpeza e organização do ambiente são primordiais.

Limpe a casa com desinfetantes e antibactericídas de preferência com cheiros de eucalipto e plantas mais fortes, pois os cheiros mais cítricos e doces podem atrair as invasoras. Aspire o local das refeições, sem deixar nenhum vestígio para trás, tirando todas as migalhas e restos.

Limpe seus aparelhos domésticos com frequência, micro-ondas, fornos elétricos, sanduicheiras, garrafas de vidro de cerveja e refrigerante. Esses lugares são os mais visitados pelas baratas germânicas, elas costumam invadir lugares com acúmulo de gordura e bebidas.

6. Não acumule lixo 

A prática de acumular lixo é o mal mais cometido pelas pessoas, os sacos de lixo quando estão muito tempo na lixeira começa a ter odores fortes através dos alimentos e produtos em decomposição, atrativos muito fortes para baratas germânicas. Portanto, utilize lixeiras menores e não acumule por muito tempo o lixo, procure retirar a cada dois dias.

7. Procure áreas onde há manchas escuras e aplique veneno contra baratas germânicas 

Manchas escuras de poeira espalhados pela casa, em seus eletrodomésticos, móveis e no chão são um indicativo que há baratas germânicas na casa. Por isso já previna a sua proliferação e aja imediatamente para acabar esse mal.

Um dos métodos muito utilizados para eliminar as baratas germânicas e de esgoto, é o uso de ácido bórico. Esse ingrediente é conhecido mundialmente por ajudar a combater esses insetos, achados com muita facilidade em farmácias locais.

Para fazer uso do ácido, polvilhe em toda a casa, especialmente lugares que são mais propícios para o aparecimento das baratas germânicas, como cantos de móveis, embaixo das pias, embaixo do fogão, armários, caixotes e ao redor da geladeira.

Cuidado se na casa existir animais de estimação, essa substância pode ser tóxica para eles. Também é tóxico para seres humanos, então não polvilhe o ácido perto de locais onde há realização e preparação de refeições.

8. Se atente aos eletrodomésticos e gavetas 

Os lugares preferidos dessas baratas germânicas são os pequenos lugares quentinhos com muita acomodação, e os seus eletrodomésticos e gavetas foram os escolhidos da vez. As baratas germânicas ficam com muita frequência em torradeiras, motores de geladeiras, fornos elétricos, gavetas de armário na cozinha e no banheiro, sanduicheiras e outros.

Por essa razão, veja se as baratas não descobriram o caminho para seus aparelhos, lacrando eles em sacos plásticos e colocando dentro do congelador, até que a infestação seja controlada.

9. Compre iscas ou produza em casa para combater barata germânica 

As iscas em gel são muito usadas para combater barata germanica, podendo ser aplicadas nos móveis e pias, rachaduras na parede e perto dos encanamentos do banheiro e pia. Eles possuem uma substância que as atraem e depois matam ela e o ninho.

Também há no mercado iscas com alimentos que as baratas podem comer e depois de sua excreção, elas eliminam toda a geração que estão nos esconderijos. Além das tiras adesivas, que são uma boa isca para grandes infestações, as tiras possuem um tipo de ração que atraí os insetos e ao come-la ficam presas nas tiras, sem locomoção até morrer.

As iscas caseiras podem ser feitas com ácido bórico, folhas de louro, bicarbonato de sódio e açúcar, eucalipto e alecrim, entre outros. Todos esses ingredientes farão com que as baratas germânicas sejam eliminadas ou fujam por cheiros fortes que não as agradam.

10. Verifique os problemas de encanamento e ralos 

Os encanamentos com rachaduras, trincaduras ou pequenos buracos proporcionam um ambiente propício para as baratas germânicas, os lugares úmidos e escuros são ótimos para a proliferação dessas invasoras. Por isso procure resolver todos os vazamentos de água da sua residência.

Tampe os ralos do banheiro, lavanderias e cozinhas, eles são acessos do encanamento que a barata germânica mais utiliza para invadir as casas, procure sempre deixá-los higienizados, sem odores ou restos de comida e cabelos. Assim as baratas não terão mais um atrativo para entrar por eles.

Quanto mais o ambiente da sua casa estiver limpo, seco e arejado há menos probabilidade desses insetos aparecerem. As baratas germânicas gostam de locais onde elas possam criar seus ninhários e assim se proliferar, por isso uma medida muito eficaz é erradicar todos os ninhos em sua raiz, com essa medida, as futuras gerações de baratas irão ser aniquiladas.

Com o controle e limpeza do ambiente as baratas germânicas não aparecem e não transmitem doenças para nós, é preciso ter muito cuidado na hora da vistoria de toda a residência, já que esses insetos gostam de ficar no meio de alimentos e lugares que podem ser prejudiciais para todos os moradores e pets.

Portanto para acabar com baratas germânicas, comece a organizar todos os seus utensílios, não deixe nada acumulado com sujeira, gordura e mofo. Verifique os azulejos, as frechas e os depósitos que existam em sua casa. E lembrando, se a infestação for a nível maior, sem controle individual, chame um serviço de dedetização com urgência.

11. Aplicação de inseticidas nos locais preferidos pelas baratas germânicas

Como citamos no item anterior, pode-se utilizar pulverizadores de inseticidas choques de alto poder residual à base água, aerossóis e o principal de todos eles as armadilhas de iscas na formulação gel. Esteja preparado para descer e se sujar, isso porque as baratas se escondem em locais que na maioria dos casos são de difícil acesso.

Vamos usar a cozinha como exemplo, pois é o lugar mais habitados por baratas germânicas. Elas gostam de lugares quentes, escuros, úmidos e um com uma fonte de alimentação próxima, na cozinha a maior fonte de calor é o fogão e em seu entorno, é nesse lugar que temos que dar mais atenção.

Se puder afaste o fogão e verifique tudo em seu interior, embaixo e atrás. É bem provável que as baratas germânicas estejam lá sentadas acenando para você. Dê atenção aos pequenos espaços que se juntam entre as duas partes de metal. Use uma lanterna para inspecionar as fendas. Algumas vezes não verá o corpo do inseto, a única coisa que você vai ver das baratas germânicas são um par de antenas, isso porque elas têm hábitos de ficarem sempre escondidas durante o dia.

Use o inseticida aerossol, aplique pequenos jatos de spray nessas fendas para desalojar as baratas germânicas ali escondidas. Embora o aerossol mate o inseto, o objetivo principal é ajudar a localizar onde as baratas estão se escondendo.

Já deu atenção especial ao fogão? Agora vamos abranger um pouco mais os outros lugares da cozinha muito frequentados por baratas germânicas. Armário, esvazie o móvel e remova todas as gavetas e prateleiras. Nesse caso, você vai prestar atenção nas frestas da madeira e na junção entre elas, o mesmo se aplica a bancada pia e em especial na parte de baixo e naquele espaço da parede no qual é encaixado o encanamento da pia.

Esses locais são de difícil visualização de baratas germânicas, então use muito aerossol para desalojar as baratas ali escondidas. Não esqueça de inspecionar cada item que você está removendo de dentro dos armários, as baratas germânicas também se escondem nas dobras das embalagens e embaixo dos utensílios ali guardados.

Frestas de paredes e azulejos, são moradias perfeitas para as baratas germânicas. Procure por qualquer buraco e falha entre os azulejos, tomadas e interruptores. Faça a vedação imediata dessas fendas.

Agora que localizou seus inquilinos indesejados, você pode optar por aplicar um inseticida líquido à base de água ou algumas iscas baraticidas domésticas vendidas em lojas. Salientamos que o método mais eficiente para acabar com baratas germânicas ainda continua sendo as iscas em gel, os aerossóis ou spray você vai usar apenas para identificar onde as baratas estão escondidas, ok?

Siga todas as nossas dicas e acabe com as baratas germânicas da sua casa. Evite deixar qualquer fonte de alimento (como migalhas e sobras de comida de um dia para o outro) disponível para o inseto.

Desde que você tenha sido minucioso com a inspeção e aplicação de inseticidas nos locais infestados por baratas germânicas, isso deve ser suficiente para resolver seu problema. Fique sempre em alerta nos dias seguintes e volte a aplicar os inseticidas se ainda estiver vendo baratas após uma semana ou mais.

12. Contratando uma dedetizadora para acabar com baratas germânicas

Agora que você seguiu todos os passos anteriores e mesmo assim não foi o suficiente para eliminar às baratas germânicas, talvez seja a hora de contratar uma dedetizadora.

Para acabar com baratas germânicas recomendamos 03 formas para combater o inseto, em alguns locais como residência, escritório ou qualquer ramo de atividade que não esteja relacionado a manipulação e preparo de alimentos como por exemplo, bares, restaurantes e similares, o uso de inseticida gel é o suficiente para eliminar a população de baratas germânicas do ambiente.

Conheça as 03 dedetizações de baratas germânicas mais eficientes do mercado:

  1. Pulverização ou spray com inseticida líquido concentrado para uma rápida matança de baratas germânicas adultas;
  2. Isca gel para acabar com as baratas germânicas que ficam escondidas nas frestas e dentro de eletroeletrônicos;
  3. Veneno regulador de crescimento do inseto para evitar que continuem se reproduzindo enquanto estiver fazendo o uso do controle químico.

Também recomendamos utilizar um rodízio de iscas baraticidas para evitar que as baratas germânicas criem resistência a um determinado composto químico. O rodízio pode ser feito com os princípios ativos.

Conheça os 03 princípios ativos de inseticida em formulação gel usados para eliminar baratas germânicas:

  1. Hidrametilona;
  2. Imidacloprido;
  3. Fipronil.

Agora é escolher as melhores formas de como acabar com baratas germânicas. Desejamos sucesso na eliminação do inseto.

É permitida a reprodução parcial ou total deste conteúdo em outros sites e/ou blogs desde que mencionada a fonte – Fonte: Ribeira Dedetizadora – http://www.ddribeira.com.br/

Compartilhe!

Web Design: