Quer contratar a Ribeira Dedetizadora e Desentupidora?Solicite um orçamento!

Como acabar com formigas na cozinha?

Veja como usar as receitas caseiras para acabar com formigas na cozinha. Conheça as melhores dicas e procedimentos alternativos a ser utilizado na cozinha para minimizar a infestação de formigas no armário, na pia, durante e após o preparo de alimento sem necessariamente utilizar veneno na eliminação das formigas.

Elas são pequenas ou grandes, mas aparecem em qualquer lugar. São inconvenientes, se aglomeram em vários grupos ou são vistas espalhadas por todos os cantos e ainda podem transmitir doenças. As formigas causam um tormento para inúmeras donas de casa que planejam ter suas casas mais limpas, arrumadas e livre de formigas.

Esses insetos não seguem nenhum roteiro ou regra quando se trata em invadir os locais da casa. Elas se infiltram em qualquer lugar, mas um dos locais que elas mais adoram aparecer é na cozinha. Mesmo com uma frequência variável, a cozinha é o espaço mais comum que as formigas costumam andar seja para adentrar em seus ninhos ou em busca de alimento.

Muita gente faz de tudo para livrar-se das formigas, mas nem sempre os métodos são eficazes, pois elas acabam voltando. O que muitas vezes é esquecido pelas pessoas é saber como formigas fazem para aparecer na cozinha e qual a melhor estratégia para acabar com esses insetos indesejáveis sem deixá-los retornarem.

Por isso, é necessário conhecer a razão do aparecimento dessa praga, os melhores recursos para prevenir essa inconveniência e saber o que fazer para evitar o retorno das formigas.

Remédio caseiro para acabar com formigas

Detergente é um excelente produto para pôr fim as formigas:

  1. A fim de localizar o ninho, coloque pedaços de bolo, bolacha (qualquer tipo de alimento doce) próximo aos locais que as formigas costumam frequentar.
  2. As operárias localizam o alimentam e recrutam um grande número de formigas para transportá-lo. Basta seguir a trilha das formigas para localizar o ninho e matar o formigueiro.
  3. Após a localização do ninho das formigas proceder o extermínio injetando, com uma seringa descartável, água com detergente até saturar, fechando-se posteriormente os furos com parafina, cimento branco (azulejos) ou sabão em pedra. Repetir esta operação sempre que se observar a movimentação do inseto.
  4. O sucesso do combate as formigas com detergente e água depende exclusivamente do rigor das regras (localizar todos os ninhos, preencher até transbordar e fechar os furos).
  5. A vantagem do detergente na eliminação de infestação de formigas é não constituir risco para pessoas, animais e à própria natureza.

Qual o período que as formigas aparecem na cozinha?

Primeiro que esses insetos aparecem mais no período do verão, quando o solo fica mais seco e mais acessível. Mas não pense que elas só costumam aparecer nessa estação. As formigas também aparecem em outras épocas, como o inverno, e com a mesma frequência ativa no verão.

Essas pragas podem parecer inofensivas devido ao tamanho, mas podem causa transtornos ao ser humano e às tarefas domésticas. Como as formigas não seguem um padrão pelos locais onde transitam, esses insetos podem trazer riscos por passarem por locais que não são higiênicos como esgotos, bueiros, lixos, terrenos poluídos e outros espaços inapropriados.

Entrando em contato com germes, bactérias e outros micro-organismos prejudiciais à saúde humana, as formigas acabam se tornando transmissores de doenças e propagam essas enfermidades para muitas pessoas, ainda mais na cozinha.

Mas nem tudo está perdido. Existem métodos práticos que podem ser praticados para acabar com formigas e proteger sua cozinha contra qualquer aparecimento indesejável desses insetos. As ações são simples, alguns até são feitos de modo caseiro e apresentam resultados imediatos.

Como observar por onde as formigas caminham para chegar na cozinha?

Reparar o trajeto das formigas é uma dica importante. Você pode detectar quais caminhos elas usam para chegar na cozinha, seja uma rachadura, um buraco, uma janela, em espaços entre portas e armários e outros “atalhos” no recinto.

Pode parecer uma ação muito infantil, mas o fato de observar o caminho delas ajuda a achar o foco de onde as formigas saem e exterminá-las direto na fonte. Quando achar o local central de onde elas saem, é recomendável usar sal ou um inseticida tanto na entrada como na saída do foco. Quando se sentirem ameaçadas, elas não poderão voltar ao formigueiro e as que não saíram morrerão.

Combate as formigas dos móveis da cozinha com ervas naturais

Alguns materiais presentes na sua casa ajudam a combater formigas. Um desses produtos naturais contra insetos que agem como repelente é a hortelã. Devido a seu forte odor, as formigas ficam mais atrapalhadas e perdem grande parte da percepção olfativa, sem sentir por onde estão indo. Coloque folhas de hortelã em partes da cozinha que geralmente elas aparecem, como próximo das paredes, atrás dos eletrodomésticos (geladeira, fogão, armários, etc.) e perto da pia.

Outra sugestão para exterminar é usar suco da casca de laranja feito com água quente. Veja como preparar a receita caseira para eliminar formigas:

  1. Bata várias cascas de laranja usando 1 xícara de água quente.
  2. Despeje o líquido sobre o formigueiro.
  3. A acidez e a alta temperatura da água afastam formigas que não estão tão próximas do formigueiro e as que já estão lá dentro não suportam o calor junto com a acidez e acabam morrendo.

Extermine as formigas da área de alimento com produtos de higiene

Uma dica bastante efetiva na eliminação das formigas no setor de preparo de alimento é usar produtos de higiene. Com um teor de intoxicação alto em locais pequenos, os formigueiros se tornam locais especiais para infiltrar esses produtos e exterminar as formigas.

Misture 1 colher de sopa de detergente líquido e 1 colher de chá de pó solúvel com 100ml de água (pode ser água quente).

Atingindo um nível de acidez que as formigas não consigam controlar, a mistura deteriora as estruturas do formigueiro, deixando-as sem saída. O espaço vai se destruindo e as formigas morrem devido a acidez que penetra na terra e com o calor da mistura feita.

Evite formigas nos armários com produtos de odor forte

Se tem algo que irrita as donas de casa é encontrar essas pragas em potes, vasilhas ou outros recipientes para guardar grãos, condimentos e outros alimentos. Ao notar formigas dentro de um pote de açúcar, por exemplo, coloque cravos da índia ou um pedaço de canela dentro do pote para afastar formigas.

Como foi dito acima, a percepção olfativa deste tipo de inseto é bastante sensível, que se perdem rapidamente quando um odor é mais forte do que o cheiro de comida. Para elas, o aroma desses ingredientes é desagradável e as formigas acabam se deslocando para outros locais e não mais traçando o mesmo caminho que chegaram.

Se tiver animais domésticos, utilize vaselina ou vinagre para afastar formigas

Um dos locais preferidos das formigas são os pratinhos de comida de cães, gatos e outros animais domésticos. Nessas horas, não utilize sprays, veneno ou outro produto químico para acabar com as formigas, pois pode trazer riscos ao seu animal de estimação e desenvolver intoxicações.

Por isso, use vaselina aplicando uma delicada camada sobre os pratinhos e embalagens secas, como sacos de ração. Isso faz com que as formigas evitem chegar perto do local e desistem de se acumularem próximo aos alimentos.

Além das dicas de como acabar com as formigas é importante manter a cozinha organizada

Todas essas dicas são ótimas para acabar com a aglomeração do inseto pela cozinha. Contudo, um grande reforço para eliminar as formigas e evitar que elas voltem é limpar o ambiente, principalmente a pia. Se as formigas costumam estarem presentes em locais sujos, então sua cozinha provavelmente deve ter um local sujo que elas buscam.

Lave a louça suja na pia e não a deixe acumular. Lave muito bem os recipientes de alimentos como vasilhames, panelas, fruteiras e potes. Seque-os e feche bem todos eles. Além disso, limpe a bancada da pia, os armários e a mesa com vinagre branco que ajuda a desorientar o caminho das formigas que acabam evitando transitar pela cozinha. Lembre-se: higienização é o primeiro passo para evitar pragas urbanas.

Elimine qualquer fonte de atração das formigas

Se tiver vasos de plantas em casa, limpe-os diariamente. Não deixe água acumulada ou qualquer resto de alimento ou outro produto que atraia as formigas próximo aos vasos. Tendo alguma infiltração na casa ou alguma falha nas paredes, azulejos ou em cantos da cozinha, é bom vedá-los a fim de minimizar ainda mais possíveis acessos fáceis delas se infiltrarem. Veja como blindar a sua casa contra os insetos.

Se com todas essas dicas, as formigas ainda estiverem presentes, é bom entrar em contato com uma empresa dedetizadora, que utilizará venenos mais fortes e resistentes para proteger a sua cozinha das formigas.

Havendo uma total atenção ao espaço e mantendo-o sempre limpo e sem lixo, sua cozinha será um local de difícil acesso às formigas e, se houver a presença delas, o controle e o extermínio serão fáceis e de efeito imediato. Basta seguir as orientações e trabalhar para que sua cozinha esteja sempre protegida e arrumada.

Compartilhe!

Web Design: