Como acabar com os cupins? Aprenda a eliminar cupim

Saiba como acabar com os cupinsSaiba como acabar com os cupins: Confira várias formas de como eliminar cupins, aprenda agora mesmo como acabar com os cupins em 04 passos. Você sabia que entre vários insetos e pragas “invasores de residências”, o cupim é o mais perigoso? Espera aí: mais do que os ratos, baratas e formigas? Isso mesmo.

Entenda o porquê acabar com a infestação de cupins o quanto antes, os cupins são insetos que, mesmo trabalhando sozinhos, conseguem destruir completamente o espaço/casa onde estão instalados. Nos primeiros anos de infestação de cupins, os estragos provocados podem passar despercebidos – porém, quando você perceber a devastação, pode já ser tarde demais.

Vamos abordar neste artigo, diversas formas de como acabar com os cupins:

  1. Identificação da infestação de cupim
  2. Eliminar cupins por conta própria
  3. Acabar com os cupins com ajuda profissional
  4. Como evitar futuros ataques de cupins

Pensando nos problemas que os cupins são capazes de causar, a Ribeira Dedetizadora, empresa com mais de 20 anos de experiência em dedetização de insetos em geral elaborou este tutorial com diversas formas de eliminar cupins, confira a seguir um passo a passo de como se livrar dos cupins. Preparado (a) para começar?

Acabar com os cupins: 01 – Identificação da infestação

1. Preste atenção aos sinais de infestação de cupim

Dificilmente você verá algo que prove, de modo direto, que você está sendo vítima de uma infestação de cupins – já que os ver nem sempre é uma tarefa fácil. Por outro lado, existem outros sinais de que os cupins estão se aproveitando do espaço: buracos em móveis de madeira, pisos cedendo e partes da fundação ‘ocas’ são alguns deles. As dicas aqui são:

  • Vá ao porão de casa. Leve com você uma lanterna e uma chave de fenda. Preste atenção em cada buraco ou fenda na fundação e bata na madeira para averiguar se há, ou não, espaço oco. Use a chave de fenda para pressionar a madeira, usando força contra a mesma. Se ela ceder e em seguida quebrar com pouca dificuldade, esse pode ser um grande sinal de que os cupins estão tomando conta do ambiente.
  • Na hora de examinar a madeira, procure por qualquer sinal de que os cupins passaram por ali – principalmente na tentativa de encontrar seus excrementos. Eles têm o formato circular e pequeno e possuem uma cor muito similar à de madeira (marrom escuro). Tais dejetos nas proximidades de madeira fraca também são sinais de infestação de cupins.
  • Os cupins são insetos bem inteligentes – e podem ter criado um ninho não visível na superfície. Sendo assim, da mesma forma como você pode encontrar um ninho de cupim dentro da madeira, você também pode nunca o encontrar. Alguns cupins criam verdadeiros tubos de lama e sistemas subterrâneos de túneis.

2. Qual é o tipo de cupim que infestou a residência?

Se identificados os sinais de que sim, você está sendo vítima de um ataque de cupins, o próximo passo é determinar qual é a espécie de cupim que está atacando sua casa. Basicamente, existem duas espécies de cupins: os cupins de lenha seca e os cupins subterrâneos. Para acabar com os cupins é necessário identificar qual o tipo de cupim infestante em seu imóvel, siga as dicas a seguir:

  • Os cupins de madeira seca não vivem no solo, mas apenas em madeira – por outro lado, os cupins subterrâneos podem ser encontrados tanto nos arredores da casa como em móveis de madeira.
  • Os cupins de madeira seca são predominantes, enquanto os cupins subterrâneos são mais comuns em áreas litorâneas.
  • Em uma infestação de cupins subterrâneos, você provavelmente verá o inseto não só na madeira, como também, em compostagens aos arredores da casa, madeiras de fundação e em outros espaços (como no quintal, por exemplo). Essa espécie de cupim causa danos maiores à residência.

Acabar com os cupins: 02 – Eliminar cupim por conta própria

1. Use Armadilhas de… Papelão para acabar com os cupins!

Papelão, isso mesmo? Sim. Tudo o que você vai precisar é de uma caixa de papelão. Corte-a em tiras bem planas, molhe-as e em seguida as enfileire no local onde você acredita que os cupins podem estar. Acabar com os cupins com armadilha de papelão as dicas são:

  • Os cupins são insetos que se alimentam de celulose (ou seja, principal composto do papelão). As tiras atrairão os insetos e, quando você perceber que eles estão por lá, basta retirar o papelão e queimá-lo em uma área segura. Esse procedimento pode precisar ser repetido várias e várias vezes (dependendo do tamanho da infestação).
  • A solução, apesar de extremamente eficaz, pode não resolver os seus problemas integralmente. A nossa dica é combinar esse método com outros para um resultado perfeito.

2. Acabar com os cupins com ‘nematoides benéficos’

Os nematoides nada mais são do que vermes do tipo ‘não-segmentados’. Eles são parasitas de pragas de jardim, o que inclui os cupins. Acabar com os cupins com nematoides siga as informações adiante:

  • Quando instalados no ambiente, os nematoides procurarão por hospedeiros – sendo os seus preferidos as larvas de cupins. Após se entocarem no inseto, a morte do mesmo costuma levar uma média de dois dias.
  • Os nematoides podem ser facilmente encontrados em lojas de jardinagem e devem ser utilizados de modo imediato, ou seja, logo depois da compra.

3. Coloque a madeira na luz do sol para acabar com os cupins

Quando a madeira infestada é um móvel ou objeto, você pode removê-lo e colocá-lo à exposição do sol. E a razão é bem simples: os cupins são insetos acostumados com a escuridão – e por isso, tanto o calor como a luz do sol são capazes de matá-los.

  • Uma boa dica é combinar este método com a armadilha das tiras de papelão.

4. Que tal acabar com os cupins através do congelamento?

Se o móvel ou objeto infestado não for grande, você também pode apostar no congelamento do mesmo. Com o frio, os cupins serão mortos em questão de dois ou três dias.

Acabar com os cupins: 03 – Eliminar cupim com ajuda profissional

1. Acabar com os cupins com uso de ácido bórico

O ácido bórico é um inseticida com grande capacidade de acabar com os cupins. Ele é facilmente encontrado em lojas de jardinagem e, quando em contato com o cupim, afeta diretamente o sistema nervoso central do mesmo, causando sua morte por desidratação. Para acabar com os cupins com ácido bórico as dicas são:

  • Borrife ácido bórico em um pedaço de madeira;
  • Coloque o pedaço de madeira nas proximidades da infestação ou no jardim (caso os cupins sejam subterrâneos);
  • Troque o pedaço de madeira ou reabasteça com mais ácido bórico sempre que necessário.

2. Acabar com os cupins com produtos específicos

Em lojas especializadas você poderá encontrar produtos dedicados com exclusividade ao extermínio de cupins.

  • Os métodos são bem variados, sendo produtos líquidos e iscas os mais comuns entre eles.

3. Entre em contato com uma dedetizadora para acabar com os cupins 

Se nenhum dos métodos para acabar com os cupins apresentados anteriormente funcionaram até agora, o seu caso é grave: e por isso, entrar em contato com uma dedetizadora será a única forma de solucioná-lo. Neste sentido, nossas dicas são:

  • Procure por dedetizadoras regularizadas;
  • Faça pelo menos três orçamentos antes de optar pela melhor relação custo x benefício;
  • Jamais permita a realização do serviço sem antes assinar um contrato de prestação de serviços.

Acabar com os cupins: 04 – Eliminar os riscos de futuros ataques de cupins

1. Mantenha o apartamento/casa seca

Os cupins são atraídos por ambientes escuros e úmidos. Se sua casa for seca, não há motivos para que eles se infestem por lá. Essa é uma excelente dica para evitar futuras infestações de cupins.

2. Utilize repelentes pela casa

Principalmente se você estiver fazendo uma reforma ou construção na casa, já que esses procedimentos costumam atrair insetos para o ambiente.

3. Evite, ao máximo, deixar madeira exposta

O que inclui lenha, ramos ou troncos soltos pelo quintal. Uma alta concentração de madeira no espaço é um verdadeiro ‘convite’ para uma infestação.

4. Feche qualquer abertura ou fenda na casa

O que inclui janelas, portas, fendas e outros. Se estiver desconfiado da possibilidade de infestação, adicione telas a esses espaços.

Compartilhe!

Desenvolvido por: