Quer contratar a Ribeira Dedetizadora e Desentupidora?Solicite um orçamento!

Como acabar com pulgas no ambiente?

Pulgas no ambiente doméstico, quais os melhores tratamentos e como fazer para eliminar? Confira a lista de 10 passos para acabar com as pulgas no ambiente interno e externo.

São 04 tipos de dicas com os seguintes tratamentos contra pulgas: prevenção no imóvel, remédios caseiros, venenos contra pulgas no ambiente e antipulgas para o animal de estimação.

Quem tem animais de estimação em casa com certeza já teve que lidar com uma figura indesejada dentro de casa: as pulgas.

Essas pequenas criaturas podem gerar muita turbulência no local, as pulgas sobrevivem em praticamente qualquer ambiente, seja ele no ambiente interno de nossas casas ou lugares externos como parques por exemplo, e se reproduzem de maneira feroz. Mas a dúvida que vamos solucionar é como acabar com pulgas no ambiente.

Se o seu pet está se coçando incansavelmente, perdendo tufos e mais tufos de pelo, desenvolvendo pequenas inflamações sobre a pele ou até mesmo feridas, esse é o maior indicativo que ele esteja sofrendo com as pulgas. E o pior, não basta só tentar eliminar as pulgas que estão no animal, elas geralmente já estão por todos os cantos do ambiente.

Como as pulgas se desenvolvem no ambiente interno da casa? 

O seu ciclo de vida das pulgas vai dos ovos, passando para as larvas e pupas. As pupas são as mais resistentes e podem ficar protegidas pelo casulo durante tempos, escondidas sobre os ambientes. Quando o verão ou climas mais quentes se iniciam, desde a primeira infestação no animal das pupas pulgas espalhadas pela casa nascem e começam um novo ciclo, procurando um hospedeiro e se reproduzindo.

Elas se hospedam em sua maioria em cães e gatos, mas também mordem os seres humanos e se hospedam em outros animais, as mordidas das pulgas geram incômodos excessivos e dermatites alérgicas em cães, gatos e nas pessoas, dentro de alguns minutos pós-picada, ela pode se manifestar em uma pequena mancha ou calombo vermelho, que coça sem parar.

Detectando pulgas no interior do ambiente doméstico

Como saber se as pulgas estão infestando apenas o animal de estimação ou o ambiente doméstico também? Comece procurando no animal de estimação.

Quando você separa o pelo do pet, as pulgas irão correr na outra direção e se esconderão, em baixos níveis de infestação de pulgas é difícil detectar a presença do inseto. Nesse caso é indicado usar um pente apropriado para essa função que pode ser comprado em lojas petshop.

Agora saiba se as pulgas também estão infestando o ambiente da casa. Coloque um par de meia branca em seus pés, dê preferência aquelas meias com comprimento até o joelho e caminhe por todas as dependências do domicílio. Por algum motivo, diferentemente dos mosquitos as pulgas são muito atraídas pelas roupas brancas. Ficando fácil identificar se as pulgas também estão espalhadas pela casa.

Ok, tenho problemas de pulga em meu ambiente, como se livrar delas?

Em primeiro lugar, é preciso estar ciente que boa parte dos problemas com pulgas no ambiente doméstico não se restringe apenas em um certo lugar da sua residência.

Se você tem animais de estimação em sua casa e costuma passear com muita frequência em ambientes externos, como praças e parques é muito provável que há pequenas infestações de pulgas em algum local do ambiente interno da residência, o problema pode continuar aumentando se você não tiver o costume de tratar o animal com um bom produto para combater as pulgas.

Um gato ou um cachorro é, com certeza, um “serviço de transporte de pulgas 24 horas por dia e 07 dias por semana”, lembre-se o animal de estimação é sempre o foco primeiro de todo problema com pulgas no ambiente domiciliar.

Por isso, é muito importante se livrar não somente das pulgas adultas, mas também dos ovos do inseto, simultaneamente no animal de estimação e no interior do ambiente imóvel.

Quando as pulgas já estão espalhadas pela casa, não basta apenas tratar o animal, você vai estar jogando dinheiro fora, nesse caso elimine as pulgas primeiro do ambiente com uma dedetização e não retorne com o animal para casa sem antes aplicar um produto antipulga.

Contudo, as infestações de pulgas no ambiente podem ser controladas e por fim sanadas, basta seguir alguns passos para uma higiene e dedetização, para que a casa se veja livre dessa praga.

Confira a lista de 10 passos para acabar com as pulgas no ambiente

Acabar com pulgas no animal de estimação requer cuidados, face à toxidade dos inseticidas. As formulações de venenos em uso para combater pulgas de animais domésticos, incluem shampoo, comprimidos e coleiras impregnadas de anti-pulgas.

No ambiente interno do domicílio, a aplicação do inseticida (pulverização) deverá ser direcionadas às frestas do assoalho, canto das paredes, carpetes, tapetes e cama onde repousam o animal doméstico.

Mas, não é apenas o controle químico para eliminar as pulgas no ambiente que vamos abordar neste artigo, citaremos dicas preventivas que não são usadas venenos que vão lhe ajudar a afastar as pulgas do seu ambiente. Confira agora mesmo 10 passos para acabar com as pulgas!

1. Melhor método para se livrar das pulgas no ambiente interno da casa

Para médias e altas quantidades de pulgas no ambiente interno da casa, recomendamos a união de 03 métodos: serviço de dedetização com spray para eliminar as pulgas do interior ambiente, administração oral de medicamento anti-pulga no animal de estimação, criar o hábito de aspirar todos os locais da casa no mínimo uma vez a cada 10 dias. Resumindo a melhor combinação para acabar com as pulgas: aspirador + spray dedetização contra pulgas + comprimido anti-pulga.

Pessoal, sempre aconselhamos adotar estes métodos para eliminar as pulgas em primeiro lugar, uma vez que são procedimentos seguros, os mais eficientes e podem ser realizados em conjunto em um único dia, combatendo as pulgas no ambiente e no animal de estimação.

Não esqueça: depois de passar o aspirador no ambiente, retire cuidadosamente o saco do aspirador de pó e descarte-o em compartimento bem longe da sua casa para evitar qualquer problema com re-infestaçao de pulgas no ambiente.

2. Trate o animal de estimação 

Antes de qualquer intervenção no restante do ambiente, é necessário que os animais sejam os primeiros a receber cuidados, eliminando a fonte primária da infestação de pulgas.

  • Comece com o banho: primeiramente dê um banho no seu pet, com bastante água e sabão, depois de enxaguá-lo na primeira vez e tirar todo o excesso de sujeira e ovos de pulgas que ficam acoplados em seu pelo, você pode aplicar um shampoo anti pulgas específicas para essas pragas.

As pulgas não possuem a capacidade de grudar no pelo dos animais igual aos carrapatos, por isso muitas sairão logo de início no banho.

  • Penteie o pelo: após o banho, penteie o pelo do animal com um pente para pulgas, é necessário pedir ao veterinário que apare os pelos dos animais nesse momento de infestação, já que será mais fácil alcançar as pulgas, pois elas vivem na pele e não em seu pelo. 
  • Loções: com o banho tomado e o pelo escovado, veja com o veterinário e aplique loções e sprays sobre o animal, para matar as pulgas. 
  • Trate com soluções orais e tópicas: medicamentos orais precisarão entrar em cena, em quase cem porcento só a higienização não irá ser suficiente. Por isso veja com o veterinário e compre a dose correta para seu pet, e lembre-se os remédios são diferentes para cães e gatos, nunca dê o mesmo medicamento para os dois, eles têm os específicos. 

Dê os medicamentos necessários e de banho no animal no dia que for exterminar as pragas de toda a casa, quintais e varandas. Faça o serviço todo de uma vez, para não se cansar repetindo esse ciclo interminável se não cuidado.

3. Lave as roupas de cama do pet e outros 

Qualquer cobertor, casinha ou tecido que os animais tiverem costume de deitar ou se esfregar terá que ser lavado para que os ovos e larvas que estejam sobre eles sejam eliminados da casa.

A lavagem não irá matar as pulgas, só eliminar muitos ovos pela água e o sabão, por esse motivo após a lavagem, coloque todos esses panos dentro de um saco de lixo e lacre bem, as pulgas irão morrer nesse ambiente. Até que a casa seja dedetizada e elas não possam fugir e se acoplar em outros lugares.

4. Limpando os ambientes da casa 

Em primeiro lugar, passe aspirador em todos os cantos da casa, quem não possuir aspirador pode ser vassouras, o importante é pegar os excessos de ovos e pupas que estão espalhados pela casa, não esqueça dos mais importantes: carpetes, tapetes e estofados e pisos.

A vantagem do aspirador é que suas vibrações fazem com que os casulos estourem e as pulgas saiam, visto que os inseticidas não matam as pulgas que estão dentro desse local, é importante que os ovos e casulos sejam sugados para mata-las de maneira eficiente. Ao acabar, jogue o conteúdo do aspirador em um saco, aplique produtos inseticidas anti-pulgas e jogue na parte externa da casa ou do ambiente.

Use um produto de limpeza com aroma de eucalipto e pinho, como o pinho sol, ou vinagre de maça no ambiente, o cheiro forte que contém nessas substâncias fará com que as pulgas se espantem e se repilam, facilitando a captura pelo inseticida.

Depois do aspirador e dos produtos de limpeza, aplique um inseticida específico para pulgas em todos os ambientes. Repita esse processo mais duas vezes pelo menos, para se certificar que não haja mais nenhum vestígio ficado para trás.

5. Quais inseticidas usar no ambiente doméstico para eliminar pulgas? 

Os inseticidas ou vaporizador de controle de pulgas precisam ter substâncias específicas para a eliminação da pulga no ambiente doméstico, como o metapreno, piriproxifeno e fenoxicarbe. É necessário que na aplicação dos venenos os animais não entre em contato com o produto, por isso tranque-o em algum local que não tenha mato e nem terra.

Os melhores compostos químicos de inseticidas de uso profissional para acabar com pulgas no ambiente interno e externo, são:

  • Fipronil;
  • Bendiocarbe;
  • Diclorvos.

Dica: existe uma infinidade de produtos no mercado com esses princípios ativos citados acima, portanto, na hora de adquirir os venenos, escolha sempre as marcas mais renomadas.

Borrife em todos os lugares da casa, tapetes, sofás, móveis, rodapés, paredes, cama do animal, banheiro e pias, cantos das portas, lugares com rachaduras, debaixo das mobílias, as pulgas adoram se esconder em lugares escuros e de difícil acesso. Não se esqueça de ler a instrução específica de cada produto na embalagem.

6. Acabando com as pulgas no ambiente externo: limpe o quintal e lugares com gramas 

É necessário tratar o jardim e a área do quintal da sua casa, não adianta dedetizar todo o ambiente interno e esquecer-se do externo, é necessário lavá-lo bem e borrifar os produtos anti pulgas em todos os lugares que o cachorro ou gato passem. Debaixo de árvores, perto da casinha, arbustos, áreas escuras, embaixo de caixas e coisas empilhadas.

É necessário repetir esse ciclo de limpeza mais de uma vez, pois essas pestes, as pulgas, são difíceis de serem eliminadas logo de primeira.

7. Borrife venenos em sua casa após 2 semanas de tratamento 

É necessário manter a higienização feita da primeira vez para um tratamento eficaz contra pulgas, muitas ainda estarão no ambiente dentro de casulos ou ovos, onde os inseticidas não fazem efeito, por isso nas outras vezes que os venenos são borrifados e o ambiente aspirado, existe maiores chances do sucesso no tratamento e consequentemente eliminação total das pulgas.

8. Acabar com pulgas do ambiente e do animal com remédios caseiros 

Cuide do ambiente domiciliar e do animal de estimação com remédios caseiros. A solução de vinagre de maça, água, alguma fruta cítrica como limão, e um produto anti pulgas da sua preferência será o necessário para que elas não tenham mais saída.

Pegue um borrifador de alcance alto e espalhe sobre a casa e quintal (ambiente interno e externo), no animal você poderá passar o vinagre e o limão sobre o corpo, assim evitando que as pulgas se aproximem.

As pulgas são pragas de difícil eliminação e se proliferam de maneira abundante, então é necessário tomar muito cuidado para que elas não infestem sua casa. Por isso á qualquer primeiro sinal de pulgas nos seus animais, já aja de maneira imediata.

Não espere para que o problema se intensifique e o tratamento seja mais demorado. E não se esqueça, utilize cuidados preventivos para que as pulgas não voltem a aparecer, essas pequenas pragas podem estar em qualquer milímetro dos seus móveis ou sofás, por isso certifique de pelo menos uma vez no mês pós dedetização, higienizar a casa com vaporizadores contra pulga.

Proteja seu pet e sua família de doenças de pele e possíveis doenças que elas transmitam. O mais importante é usar todos esses produtos e inseticidas comprados com muito cuidado e com a orientação de um profissional. Não os use de forma irresponsável, pois eles poderão prejudicar os animais e você. Não use substâncias muito fortes ou até mesmo proibidas, se atente. 

9. Pulverização: Dedetização contra pulgas realizadas por empresas dedetizadoras

A técnica de pulverização para acabar com pulgas no ambiente é altamente eficaz, porque até mesmos os lugares da casa difíceis de serem alcançados serão tratados através desse procedimento. Esse método é o mesmo usado frequentemente por empresas dedetizadoras.

O que fazer para preparar o local para receber a dedetização específica para eliminar pulgas? Retirar previamente, as crianças e animais de estimação (peixes, pássaros, etc) do ambiente, cobrir adequadamente, todos os alimentos e utensílios de cozinha.

E depois da dedetização como devo proceder? Retornar ao domicílio somente após completa ventilação do ambiente.

Importante: Depois da dedetização contra pulgas, é essencial tratar o seu animal de estimação antes de deixa-lo entrar no ambiente.

10. Melhores produtos antipulgas para combater pulgas em cães e gatos

Existem no mercado brasileiro uma grande opção de produtos utilizados no tratamento contra pulgas nos animais estimação. Os antipulgas orais, também chamados de produtos tópicos são os mais eficientes para combater as pulgas.

Os antipulgas mais conhecidos são:

  • Frontline Plus;
  • Advantage;
  • Frontline Topspot;
  • Revolution;
  • Program Plus;
  • Capstar;

As formulações orais são menos tóxicas em relação aos antipulgas pós ou shampoos. São produtos de venda livre em petshop, que não exigem receita do veterinário. Sempre pergunte ao seu veterinário qual produto é ideal para combater em seu animal de estimação.

Como disse anteriormente estamos aqui para lhe ajudar e esclarecer de uma vez por todas quais as melhores formas para acabar com as pulgas no ambiente e animal de estimação. O melhor antipulga que conheço para cães e gatos, e inclusive é o mesmo que uso atualmente para tratar meu cãozinho chama-se COMFORTIS da fabricante Elanco.

É permitida a reprodução parcial ou total deste conteúdo em outros sites e/ou blogs desde que mencionada a fonte – Fonte: Ribeira Dedetizadora – http://www.ddribeira.com.br/

Compartilhe!

Web Design: