Quer contratar a Ribeira Dedetizadora e Desentupidora?Solicite um orçamento!

Como acabar com ratos no forro do telhado?

Ratos em cima do forro e agora? Saiba como acabar com esses ratos que costumam habitar forros sem necessariamente fazer uso de veneno raticidas! Os ratos de telhado, também conhecidos como ratos de forro ou ratos pretos, vivem em vigas, telhados, sótãos, partes altas de prédios e até mesmo em plantas.

Fazem seus ninhos nesses locais mais altos, sempre acima do solo. Confira dicas para eliminar os ratos no forro de madeira e pvc da sua residência.

Nas sacarias, nos forros de telhados de madeira, nos forros de pvc, nas frestas das paredes e muros, ratos de telhado estão em muitos lugares, eles perturbam o sono de muitas pessoas especialmente no período noturno.

São de origem urbana e reconhecidos por escalar, subir paredes altíssimas, por apreciar climas mais quentes e úmidos.  Os ratos de forro (Rattus rattus) juntamente com a ratazana (Rattus novergicus) são responsáveis por transmitir muitas doenças que são trazidas das ruas.

Suas fezes é um dos indícios que esses ratos estão circulando pela casa, eles produzem em muitas quantidades e seu odor é característico. As fezes dos ratos podem transportar inúmeras infecções e doenças como a peste bubônica, toxoplasmose, hantavírus, Febre da mordedura do rato, entre outras, sendo que a mais conhecida é a leptospirose.

Veja também outros métodos para eliminar ratos

Há também outros artigos publicados em nosso blog que podem ser de interesse no complemento para eliminar os ratos no forro:

Confira a lista de 08 passos para acabar com ratos no forro da sua casa 

Eliminar de vez os ratos se tiver infestação irá ser uma tarefa difícil, mas ao diminuir a quantidade desses roedores na casa, investigando possíveis ninhos e esconderijos é o primeiro passo para tentar controlar ou até mesmo acabar com o transtorno causados pelos ratos.

Os ratos costumam frequentar as casas geralmente por alguns motivos: as residências são quentes, oferecem segurança e possuem uma grande oferta de alimento. Quando os ratos infestam os forros da casa, geralmente as rotas de acesso que costumam usar são encanamento de escoamento da água das calhas, árvores próximas da residência, fios, dutos de ar condicionado e podem até escalar alguns tipos de paredes.

Este artigo abordará as etapas que você deverá seguir quando há indícios de ratos no forro e acabando de uma vez por todas com infestação de roedores.

1. Identifique as áreas em sua casa que possam servir de ninhos

Esse primeiro processo precisa de observação e paciência, os ratos não irão sumir somente com veneno. É necessário que os ninhos sejam identificados e assim erradicados. Você pode notar a presença de fezes perto desses locais, marcas de sujeira, migalhas de alimentos, panos e objetos cortados e roídos ou escavação.

Essas espécies preferem vigas, sótãos, armários e telhas. Eles são diferentes dos camundongos, além de maiores eles possuem mais disposição para se esconder e fazer seus ninhários escondidos, percorrendo a forragem de maneira rápida e fácil.

2. Tampe os buracos e entradas dos ratos pelo telhado 

O rato de forro só irá conseguir entrar na forragem nos telhados se possuir entrada fácil, por esse motivo, pegue um dia que você estiver com mais tempo e tampe com cimento todas essas entradas, para que os ratos não tenham mais essa opção de entrada.

Se o forro estiver vedado esses ratos não irão ter passagem e assim não criarão ninho no local, diminuindo quase que na metade as chances que uma infestação de ratos na residência. É importante que o buraco seja fechado com cimento e não com outros materiais que eles possam roer, como por exemplo a madeira.

3. Coloque ratoeiras em lugares do forro que os ratos estão circulando 

É importante frisar que as armadilhas precisam ser estudadas para que os ratos não descubram que seja um método para matá-lo. Os ratos de forro são muito inteligentes e desconfiados, por isso as ratoeiras precisam estar em primeiro momento desarmadas.

Com as ratoeiras desarmadas, os ratos que estão frequentando o forro irão se acostumar por alguns dias que aquele objeto não apresenta perigo algum, assim, dando frechas para que em segundo momento seja capturado.

O ideal é colocar pedaços de frutas ou doces (pasta de amendoim) para atrair os ratos, para que a isca seja atrativa. É essencial que as ratoeiras sejam espalhadas ao longo das paredes do forro através dos caminhos que você mesmo identificou, ao posiciona-las nas forragens, vigas e telhados, prenda com uma fita e barbante para não ter perigo de cair ou sair do lugar.

Feito isso, é necessário que você verifique durante os dois ou três primeiros dias se o rato está se alimentando das iscas que foram colocadas no forro, assim no quarto dia arme a ratoeira e capture o roedor.

4. Combater ratos com repelentes 

Se a situação estiver alarmante e fora do controle, pode ser necessário métodos que ajam de forma mais rápida, para que isso seja eficaz, procure no mercado alguns venenos ou repelentes orgânicos para acabar com os ratos no forro.

As empresas de jardinagem e produtos domésticos produzem repelentes que não agridem o meio ambiente e as pessoas que possam inalar grandes substâncias desse produto, iguais os venenos comuns vendidos no mercado.

A hortelã é um dos ingredientes mais eficazes para espantar os ratos, eles não suportam seu cheiro pelo seu fuço sensível, assim não chega nem perto de onde esse aroma está presente.

Esses repelentes são vendidos em lojas de produtos agropecuários, artigos para jardins e cuidados ambientais, ou pela internet.

5. Feche todas as outras saídas do forro do telhado 

Além do fechamento das saídas das forragens, é necessário que os buracos e frechas na parede também sejam cobertas, preenchendo com cimento ou palha de aço, ao ver que todos os buracos estão vedados além dos forros, os ratos não irão ficar circulando dentro da sua casa, pois todas as possibilidades de fazer ninhos foram descartadas.

6. Limpe o forro / telhado 

Os ratos gostam de locais onde possuem muitas coisas acumuladas, ou sujeiras, pois esses lugares podem servir de local para que eles montem seus ninhos e procriem. Os telhados e forros são um bom lugar para realizar esses ninhos, já que é um lugar escuro, quente e com muitos buracos para se enfiar.

Além disso, os telhados são ótimos esconderijos, os ratos podem levar alimentos e não possui nenhuma movimentação constante que os atrapalhe. Portanto, ao fazer a limpeza do seu do forro, você poderá eliminar esse foco.

Se o forro estiver vazio, limpo, sem entulhos acumulados, como madeiras, caixas, papelão, metais e mofos, ratos terão menor probabilidade de aparecer e se alojar. Mantenha o telhado sempre limpo, livre de lixos e entulhos.

7. Elimine o foco de alimentação e sujeira 

Os ratos só aparecem em uma casa, independente do lugar, se o ambiente estiver muito sujo ou com comidas desprotegidas. Por essa razão comece a se atentar a limpeza da sua residência. Não deixe comidas espalhadas pelos cômodos, embaixo da cama, dentro de guarda-roupas ou em armários descobertos.

Verifique se todos os alimentos estão devidamente tampados e conservados em lugares seguros, secos e arejados. As panelas nos fogões não podem permanecer abertas e expostas por muito tempo, guarde sempre o que sobrar na geladeira.

Se atente aos pães, biscoitos, bolachas e outros alimentos que possam ter migalhas que caem sobre os móveis, como sofás e camas. Limite a alimentação a somente um lugar da casa, na cozinha ou sala de jantar. Para que assim, após cada refeição o ambiente possa ser higienizado e aspirado com frequência, não deixando restos que possa atrair ratos para dentro da casa.

Essas foram as principais dicas para que os focos e infestação de ratos não apareça na sua residência, a soma de todos esses passos farão com que não exista quase nenhuma possibilidade de existir ratos no forro e no restante da casa.

Se atente aos sinais e indícios que os ratos podem dar ao circular pela casa e pelo forro, barulhos, fezes, sujeiras e pelos podem ser observados pelo chão quando eles estiverem presentes. Portanto, se atente a limpeza e higienização do ambiente, para que os ratos não achem motivo para habitá-la.

Ao se livrar dos ratos que já estiverem mortos, não se esqueça de utilizar luvas descartáveis, para não ter perigo de transmissão de nenhuma doença e espalhar bactérias e infecções pela casa, para os moradores ou animais de estimação. Colocar o animal dentro de um saco de plástico bem lacrado e descartar o mais rápido possível.

Se a infestação estiver em maior grau e o foco de ninhos não for descoberta, mesmo tapando os buracos e limpando os forros, pode ser necessário contratar uma empresa profissional de desratização, eles irão saber o que é preciso para eliminar os ratos, com substâncias que não fazem mal ao meio ambiente e aos moradores, sem danificar o forro. Comentaremos sobre esse profissional no item a seguir.

8. Desratização feita por empresas dedetizadoras

Assim como foi dito no parágrafo acima, quando a situação está fora de controle é recomendável entrar em contato com uma dedetizadora e contratar o serviço de desratização. Essas empresas possuem conhecimento no combate aos ratos de forro e outras espécies de roedores urbanos, geralmente os venenos utilizados matam os ratos de forro em até 04 dias após a ingestão do raticida.

Os venenos mais utilizados pelas dedetizadoras para combater ratos de forro ou de telhado, camundongo e ratazanas são:

  • Raticidas granulados;
  • Raticidas parafinado ou peletizado;
  • Iscas rodenticidas frescas;
  • Raticidas pós de contato.

Os princípios ativos mais comuns para eliminar ratos são:

  • Brodifacoum,
  • Cumatetralil;
  • Bromadiolone;
  • E outros pertencentes ao grupo químico Cumarínico.

Você precisa de ajuda profissional de um serviço de desratização para se livrar dos ratos no teto? Nós podemos te ajudar! Por experiência própria, sabemos que acabar com ratos principalmente no forro do ambiente não é tarefa fácil.

Se você quiser conhecer nosso serviço de dedetização de ratos, basta enviar um e-mail ou entrar em contato através dos telefones que informaremos todas as técnicas químicas que utilizamos para solucionar o problema no teto causado pelos ratos.

Como identificar a presença de ratos no forro de madeira e de pvc do telhado

A identificação de ratos no forro, seja ele de madeira ou pvc, se dá pelo barulho durante a noite, infelizmente essa é a forma fácil de saber se tem ratos em cima forro do telhado.

Outros passos para identificar são através da vistoria no próprio forro, procure pelos seguintes sinais deixados pelos ratos:

  • Marca de mordedura na fiação elétrica e de telefonia;
  • Fezes e pelagem há uma distância de até 20 cm do perímetro das paredes;
  • Manchas de gordura próximos dos locais onde os ratos estão adentrando no forro e trilhas (rastros) deixados pelos ratos;
  • A urina tem um odor parecido com amônia;
  • Fique atento aos fiapos de panos, gravetos e pedaços de papel, isso é indício que os ratos estão construindo ninho no forro do imóvel.

Para acabar com esses invasores são necessários alguns métodos e táticas para que os ratos não apareçam no seu telhado, no forro e nas suas paredes e não transmitam nenhuma doença grave para você e sua família. Essas foram as principais dicas para acabar com os ratos no forro do telhado.

É permitida a reprodução parcial ou total deste conteúdo em outros sites e/ou blogs desde que mencionada a fonte – Fonte: Ribeira Dedetizadora – http://www.ddribeira.com.br/

Compartilhe!

Web Design: