Como matar broca de madeira?

Formas de como matar broca de madeiraFormas de como matar broca de madeira, cupim, caruncho: esses são apenas alguns dos nomes com os quais nos deparamos quando tentamos descobrir como matar pragas da madeira. As brocas se alimentam da madeira de tal forma que, se não for nossa prioridade matar a broca de madeira, armários e até estruturas podem ficar seriamente comprometidas.

Por isso, não pode haver lugar para a broca de madeira ou infestação de cupins na nossa casa. É importante perceber, porém, que há uma diferença entre eles, já que são de diferentes espécies. A broca de madeira pode precisar de um tipo especial de dedetização para matar, apesar de, em alguns casos, o procedimento servir para os dois insetos.

Portanto, para conseguir matar broca de madeira ou mesmo cupins de madeira seca, é preciso seguir alguns passos. Ninguém quer ser obrigado a matar broca de madeira repetidamente, então o melhor é garantir que uma só vez seja o suficiente!

Entenda o que é a broca de madeira

Para conseguir ver se o que você deverá matar é mesmo broca de madeira, você deve entender que tipo de bicho ela é. A broca de madeira é um pequeno besouro, que vive por pouco tempo, mas causa a maior parte dos estragos ainda em seu período de larva. Enquanto vivem, os besouros passeiam e depositam ovos em vários outros lugares, causando, assim, uma grande infestação em poucos dias, se você não correr para matar.

Broca de madeira passa um tempo escondido embaixo da superfície, então é bom ficar atento para matar elas. Caso você identifique o início de uma infestação, afaste o móvel dos outros, para evitar uma propagação ainda maior. Mesmo se o problema estiver apenas em um pedaço atingido pelo besouro madeira.

Analise os danos causados pela broca de madeira

A melhor maneira de saber se você está lidando com e precisará matar broca de madeira, é ver os danos causados à madeira. Quando for examinar o lugar mais estragado, perceba se você encontra pequenos buraquinhos, como se fossem furos de agulha; eles aparecem quando a larva se torna besouro e sai pela superfície. Outro indicador de broca de madeira é a presença de resíduos, os montinhos de serragem.

Não se esqueça de avaliar também os móveis próximos, para ter certeza de que não vai matar apenas uma porção da broca de madeira e deixar os outros para fazerem o estrago de novo! Mesmo se você não estiver vendo, ainda, buracos e fendas na madeira, você pode testar se ela está oca com algumas batidas.

Como matar o inseto besouro sem danificar a madeira?

Depois de identificado o problema com a broca de madeira, você deve agir. A utilização de produtos químicos para matar broca de madeira e cupins, mesmo sendo recomendada pela sua eficácia, deve ser feita com extrema atenção. Você pode contratar profissionais de dedetização para matar os bichos, que já conhecem as melhores formas de aplicação desses produtos e tem proteção adequada, ou pode fazer tudo sozinho, mas sempre com todo o cuidado.

Venenos para matar broca de madeira costumam ser fortes, e por isso devem ser manuseados com proteção adequada. Também não é seguro que pessoas e animais de estimação permaneçam em casa enquanto a dedetização acontece. Existem, entretanto, opções de produtos com odores mais fracos, e até mesmo a opção de você fabricar sua própria solução para matar broca de madeira.

Como matar broca de madeira de forma eficiente?

Para matar broca de madeira de maneira eficaz, é necessário apenas um produto de qualidade, que consiga matar a broca de madeira com apenas algumas borrifadas no local infestado.

Alguns produtos químicos podem ser utilizados para matar broca de madeira:

  1. Pentox Aerossol: por exemplo, não possui um odor muito forte e funciona bem para matar, com os jatos sendo direcionados diretamente nos buracos causados pela broca de madeira;
  2. Lubrificante WD-40: um óleo que sufoca os insetos, este funciona melhor para cupins, mas também dá para matar broca de madeira.

Saiba como fazer a sua própria receita para exterminar a broca de madeira:

Fazer a sua própria solução química para matar broca de madeira é uma possibilidade, ainda que um pouco incomum. Para isso, você vai precisar adquirir boro em pó em uma loja especializada. Além dessa, que é a principal matéria-prima, não se esqueça de comprar também equipamentos de proteção e um pulverizador.

Peça as instruções de preparo para o atendente, e tenha certeza de que vai utilizar a quantidade certa de água e de boro em pó para matar broca de madeira, de acordo com o tamanho do móvel. Na hora de aplicar, faça isso fora de casa, e mantenha produtos químicos sempre longe de crianças e animais.

Cuidados que se deve ter na eliminação da broca de madeira

Tanto para a solução química feita em casa quanto para os inseticidas comprados, é essencial que você se proteja ao matar o besouro. Isso inclui luvas de proteção, máscaras faciais e óculos de proteção também. Procure sempre aplicar as soluções em lugares abertos, e com os arredores (incluindo o chão) protegidos.

Matar broca de madeira, porém, nos casos de infestação mais grave, pode ser mais complicado do que apenas com o uso de inseticidas normais. Se for o caso, você pode precisar utilizar gases tóxicos, que conseguem ultrapassar as fezes deixadas pelas larvas, coisa que óleos não conseguem. Com os gases, o ideal é a contratação de um profissional para matar o besouro que ataca a madeira.

Compartilhe!

Desenvolvido por: