Quer contratar a Ribeira Dedetizadora e Desentupidora?Solicite um orçamento!

Aranhas

Aranhas

Aranhas

As aranhas são animais predadores, de vida livre, geralmente solitárias, alimentando-se principalmente de insetos. São principalmente terrestres, existindo aproximadamente 30.000 espécies conhecidas, das quais apenas 20 a 30 são consideradas de importância médica por serem peçonhentas.

Têm como inimigos naturais os pássaros, lagartixas, sapos, rãs e outras aranhas, entre outros.

As aranhas de maior importância médica no Município de São Paulo são a Loxosceles spp (aranha marrom) e a Phoneutria spp (aranha armadeira).

As aranhas marrons não são agressivas, vivem sob cascas de árvores, folhas secas de palmeiras e nas residências. Abrigam-se em pilhas de tijolos, telhas e entulhos em geral, adaptam-se facilmente ao ambiente interno domiciliar, alojando-se atrás de móveis, quadros, rodapés soltos, cantos de parede e outros locais que não são limpos com freqüência.

Já as aranhas armadeiras são agressivas, tendo esse nome porque colocam-se em posição de ataque com as patas dianteiras para cima quando ameaçadas; vivem próximas a locais onde existam bananeiras.

As aranhas de grama (Lycosa spp) vivem em jardins, gramados, pastos e campos, e fogem quando molestadas.

As aranhas caranguejeiras vivem sob troncos caídos e pedras, em cupinzeiros, junto a raízes de grandes árvores e nos pastos; em geral, em locais afastados do homem. Raramente causam acidentes por causa da posição dos seus ferrões (voltados para trás), embora assustem devido à sua aparência e tamanho. Utilizam como mecanismo de defesa, o bombardeamento de pêlos, que consiste em atritar vigorosamente as patas traseiras no abdômen, espalhando uma nuvem de pêlos com ação irritante em direção ao inimigo.

A aranha marrom, a aranha armadeira e aranha caranguejeira têm hábitos noturnos. Já as aranhas de grama são ativas durante o dia e a noite.

 

Veja também:


Ciclo de vida das aranhas e agravos a saúde

Web Design: