Quer contratar a Ribeira Dedetizadora e Desentupidora?Solicite um orçamento!

DENGUE! PERGUNTAS E RESPOSTAS A RESPEITO DA DOENÇA

Dengue, aqui não!A Dengue é uma doença aguda ocasionada por um vírus, um arbovírus. A Dengue pode se apresentar na forma branda – dengue clássica ou na forma hemorrágica e é a virose urbana mais difundida no mundo.

A dor que segue uma infecção por Dengue é tão aguda que a doença tem sido chamada de febre quebra ossos. A doença começa com uma febre súbita e alta e uma vermelhidão, seguida de dor aguda e severa.

O patógeno trabalhando é um dos 4 tipos da Dengue. Cada um confere imunidade ao seu tipo particular, o que significa que uma pessoa pode cair com Dengue de cada um dos tipos, 4 vezes. A Dengue hemorrágica e que ameaça a vida resulta quando a pessoa encontra um segundo vírus.

A síndrome dá uma hemorragia severa interna e é seguida por choque. A morte é comum especialmente quando o vírus tipo 2 da Dengue atinge crianças e idosos que já tenham sido anteriormente infectadas por outro tipo de vírus.

A Dengue pode ser transmitida pelo Aedes aegypti quanto pelo Aedes albopictus. Os vetores da Dengue proliferam dentro das habitações humanas em recipientes onde se acumula água limpa. Há casos de postura em ralos de residências também, o que é uma espécie de adaptação do mosquito as novas condições. Os mosquitos da Dengue estão aprendendo a entrar pelo ladrão de caixas d’água, apesar da caixa estar coberta e protegida pela tampa.

É possível ter Dengue mais de uma vez. Como há 4 tipos diferentes a pessoa pode ter sido contaminada com um dos vírus e vir ter Dengue novamente em decorrência do contato com outro vírus. Uma infecção anterior não cria anticorpos que protejam o indivíduo de uma segunda infecção com outro vírus.

 

Confira alguns esclarecimentos sobre a Dengue

Como a Dengue é transmitida?

A Dengue não é transmitida de indivíduo para indivíduo. Só o mosquito vetor pode fazer essa ponte de transmissão. A Dengue é transmitida por um mosquito, o Aedes aegypti e Aedes albopictus que, por sua vez, é também responsável por vetoriar a febre amarela. O mosquito transmissor possui um aparelho bucal especialmente adaptado para a hematofagia. O mosquito pousa tão suavemente que não é percebida.

Antes de obter a refeição de sangue a fêmea vai penetrar na sua pele várias vezes (20 vezes). Ela vai sondar até encontrar um ponto bom para obter sangue. Em 90 segundos ela suga alguns microgramas de sangue, cerca de 2 ou 3 vezes o seu próprio peso. O volume de sangue varia conforme a espécie: de 1,5 a 4,2 mm cúbicos em Aedes aegypti e até 10,2 mm cúbicos em Culex quinquefasciatus.

Após o repasto sanguíneo a fêmea está pesada e fica vulnerável. Se ela escapa ela geralmente pousa em uma superfície vertical próxima, descansa e acontece um processo digestivo interessante. Por 45 minutos ou mais o mosquito da Dengue libera água do sangue coletado de seu sistema digestivo e excreta na forma de urina. Somente depois que a refeição foi processada em sólido mais leve a fêmea levanta vôo e vai então buscar um local para ovipor.

O que ela deixa para trás na saliva pode só irritar a pele ou matar uma pessoa.

O mosquito adquire o vírus ao picar um hospedeiro infectado. O vírus, uma vez no organismo do mosquito, leva cerca de 14 dias para se alojar nas glândulas salivares e ficar disponível para infectar um novo hospedeiro.

Como o mosquito vetor da Dengue se reproduz na natureza?

O mosquito da Dengue é um inseto de metamorfose total. Isso quer dizer que para ele atingir a fase adulta ele passa pelas fases de ovo, larva, pupa e inseto adulto. A fêmea do mosquito da Dengue é a única a picar o hospedeiro. Ela produz ovos férteis a partir do esperma do macho.

A fêmea atrai o macho da Dengue através do batimento das asas (250 à 500 vezes por segundo). O macho deposita na cópula, na fêmea espermatozoides suficientes para suprir toda a vida da fêmea e para fecundar os cerca de 400 ovos que a fêmea tem sem seus ovários.

Os espermatozoides são armazenados na espermateca, estrutura do aparelho reprodutor feminino e serão utilizados pouco a pouco para fecundar os ovos durante o processo de postura. Uma fêmea pode conter 50 à 100 em Aedes aegypti e cerca de 400 em Culex. O repasto sanguíneo estimula o desenvolvimento dos ovoriolos.

Como reconhecer mosquito transmissor da Dengue?

O mosquito transmissor da Dengue pode ser identificado até com uma lupa. Além das manchas prateadas que ele possui no tórax, abdômen e pernas, ele tem uma marca em forma de lira no tórax.

Queria saber se a pessoa que tá com dengue, pode usar o mesmo copo a mesma toalha, existe algum risco de transmissão?

A única forma de se contaminar com o vírus da Dengue é através da picada do Mosquito Aedes Aegypti, portanto, o contato entre as pessoas, utilização de copos, talheres isto é absolutamente normal e de forma alguma transmite a doença, quer dizer você pode conviver com o doente numa boa, que não há risco nenhum.

Quais são os principais sintomas da Dengue?

O paciente que tem Dengue começa com uma febre súbita alta, cerca de 39 a 40 C°, mialgia, artralgia (dores nas articulações), dor retroorbital forte (atrás dos olhos) e vermelhidão na pele, que pode confundir inclusive o diagnóstico com rubéola e sarampo.

A Dengue tem perigo de morte?

Na verdade, a Dengue tem a clássica, que é todo aquele sintoma de febre, dor no corpo, dor de cabeça, estes sintomas melhoram e aí dois a três dias depois voltam a se intensificar, neste momento nós chamamos isto de Dengue hemorrágica.

Para Dengue hemorrágica nós temos sinais de alarme, que é irritabilidade, dor de barriga mais intensa, batedeira no peito e febre mais alta, porém, nós devemos lembrar que mesmo aqueles indivíduos que tem os sintomas mais banais devem estar procurando atendimento médico, até porque muitas das vezes apesar de estar clinicamente não tão comprometido podem ter alteração no sangue, no hemograma e algumas células que a gente chama de plaquetas que cai favorecendo o risco de sangramento.

Pode uma pessoa ter Dengue e não parecer doente?

Sim a Dengue clássica pode se manifestar de forma benigna e o paciente não apresentar sintomas.

A Dengue mata pela Dengue em si ou porque o paciente já tem um quadro clinico já comprometido?

Claro que quando nós falamos de Dengue hemorrágica é um quadro muito grave independente se tiver doenças, que nós chamamos de doença de base, problemas no coração, problemas no pulmão, agora claro que independente disso a Dengue vai evoluir dessa forma de uma forma grave e fatal se não administrada e atendida de forma correta.

Porém aqueles que tiveram problemas, como: diabetes, problemas cardíacos, problemas pulmonares, que usaram doses altas de corticoides, principalmente para aquelas doenças como reumatismo, pressão alta, devem estar atentos e procurar atendimento médico mais precocemente possível para evitar o agravamento da doença.

Uma pessoa pode morrer de Dengue?

Sim, de Dengue hemorrágica. A Dengue hemorrágica pode provocar hemorragias que chega ao choque e à morte.

Tenho alguns pneus em cima de minha e gostaria de saber se a água parada, pode ajudar a proliferação e reprodução mosquito da Dengue.

Sem dúvida nenhuma, quando a gente fala de pneu claramente sabe disso, agora a gente tem uns problemas muito sérios que é a própria laje, o próprio telhado, a própria caixa d’água destampada, é um favorecedor para que se crie uma condição da deposição dos ovos da fêmea do mosquito Aedes Aegypti, e com isso torna-se um criadouro que acaba acontecendo dentro de casa, 80% do número de casos de Dengue acontece dentro de casa e não em praças, parques e terrenos baldios e nós logicamente somos os culpados.

Uma coisa que é muito importante os ovos da Dengue a partir do momento que ele é depositado, ele de 7 a 10 dias evolui para a formação do mosquito e este mosquito vai viver 40 dias, portanto, toda semana é preciso, preciso verificar a calha, a laje, limpar estas poças de água evitando que mesmo que havido deposição dos ovos os mosquitos não mudem de fase, passando para a fase adulta.

O que é Dengue hemorrágica?

A Dengue hemorrágica tem sintomas semelhantes aos da dengue clássica no início do quadro clínico mas evolui com hemorragias, dores abdominais intensas, palidez, pele pegajosa e fria, podendo levar ao choque e à morte.

Quando procura atendimento médico?

Sempre procurar um médico com os sintomas iniciais de febre alta, mialgias, dor atrás dos olhos (estes são sinais característicos de pessoas contaminadas com o vírus da Dengue). Os sintomas podem estabilizar e regredir para a cura ou piorar com hemorragias, dores abdominais, palidez, vômitos persistentes, hemorragias, hipotensão arterial e outros sintomas que o homem irá perceber.

Web Design: