Quer contratar a Ribeira Dedetizadora e Desentupidora?Solicite um orçamento!

Do que as pessoas mais reclamam sobre os ratos?

A RIBEIRA Dedetizadora e Desentupidora Recebe diversos e-mails de pessoas sobre dúvidas sobre ratos, talvez nestas respostas algumas sejam de seu interesse, confira!

Pergunta e Respostas:

Do que as pessoas mais reclamam sobre os ratos1) Gostaria de saber como exterminar camundongos? Tenho cachorros e veneno não posso utilizar. 

R: A presença de cachorro não impede a utilização de produtos raticidas desde que seja realizado por empresas especializadas em dedetização e controle de pragas.  

2) Aconteceu duas vezes comigo. Da primeira vez ouvi um barulho e quando fui até o banheiro vi um rato saindo do vaso sanitário. Da segunda vez estava assistindo TV na sala e ouvi um barulho roc roc no quarto dos meus pais. Como havia presenciado a saída de um deles pelo vaso do banheiro, fui verificar. Não deu outra… o vaso sanitário estava marcado com as patinhas e o chão do banheiro até o quarto todo molhado. 

R: Engraçado como as pessoas se espantam com uma declaração dessas. É mais comum do que se possa imaginar. Ratos vivem nas redes de esgotos e a saída do vaso sanitário é apenas uma porta de acesso à comida. A água que recobre o fundo da bacia é uma quantidade muito pequena, somente para reter odores, ratos conseguem ficar sob a água 3 minutos sem respirar.  

3) É verdade que numa colônia de ratos o primeiro a comer as iscas é o rato menor usado como cobaia? Se o rato morrer os demais não comem as iscas?

R: Em parte o que você fala é verdade, os ratos não conseguem vomitar e por isso precisam selecionar muito bem os alimentos. Eles costumam cheirar o hálito de outros ratos da colônia para identificar os alimentos mais seguros. Cheiram a pelagem também e os filhotes só comem o que mãe come.  

4) Resido em uma cidade que é cercada por canaviais e com o advento da colheita da cana crua notei que esta ocorrendo um aumento de ratospróximo as residências situadas mais próximas aos canaviais. Como eu poderia fazer um controle efetivo e seguro destes ratos sabendo que nestas áreas temos muitas crianças. 

R: Você tem um problema serio, especialmente por que os ratos que estão fugindo das lavouras podem ser pertencentes a espécies que albergam o vírus da hantavirose, doença em alto índice de mortalidade. Empresas especializadas podem utilizar raticidas no local, mantenha o redor da casa bem limpo, sem mato ou entulhos. Verifique se os ratos estão tendo algum acesso à sua casa. Você pode colocar um pouco de talco, à noite, sob as portas e verificar se eles estão entrando, se estiverem, reforce bem as portas com chapas de ferro ou aço e deixe uma abertura sob as portas de no máximo 6mm.  

5) Tenho o meu comercio localizado ao lado de um deposito de supermercado e comecei a perceber a presença de ratos. Há solução para este problema? 

R: A solução é primeiro conversar com o proprietário do supermercado. Chame seus vizinhos para pressionar por uma solução. Caso isso não funcione, é bom chamar a Vigilância Sanitária, esse fato é bastante comum e os ratos percebem logo quando há grande quantidade de alimentos ou material para ninho disponível. 

6) Todos os ratos de rua transmitem lepstopirose?

R: Nem todos, cerca de 50% da população de ratos em uma cidade costuma estar infectado com a lepstopirose. Mas, não dá para distinguir, pois os ratos são imunes à lepstopirose. O ideal é manter-se bem longe deles.

7) A lepstorpirose pega através da pele ou só através de cortes?

R: A lepstopirose pode penetrar na pele sem a existência de escoriações, e as vezes as escoriações são bem pouco visíveis a olho nu porém suficientemente grandes para permitir a passagem da espiroqueta.  

8) Caso um rato urine num canto e eu toque nessa urina a mão fica contaminada com a lepstopirose? E se a urina secar o lugar fica contaminado?

R: Se o local estiver úmido com a urina há risco sim de contrair lepstopirose. Se o local estiver seco, pouco provável, pois a lepstoripose não resiste aos ambientes secos, morre rapidamente.  

9) Coloquei veneno para ratos, eles comem mas não o encontro mortos.

R: O veneno pode estar sendo consumido porem não surte efeito. Troque a formulação por outro principio ativo, os ratos podem estar morrendo, mas não aparecem tão facilmente a céu aberto porque os anticoagulantes são tóxicos que agem de forma lenta no organismo do rato e eles tendem a morrer dentro de tocas.  

10) Gostaria de saber se existe no mercado um aparelho eletrônico que combate ratos, é um aparelho que emite uma espécie de som que afugenta os ratos. 

R: Várias pesquisas já foram realizadas nesse sentido. Os primeiros aparelhos de ultra som chegaram ao mercado americano na década de 70 e 80 e foram proibidos pela EPA (Envinronmental Protection Agency) por que não agiam na prática como diziam os seus fabricantes. Desde então, outros aparelhos apareceram, mas as pesquisas cientificas ainda dizem o mesmo.  

11) Hoje encontrei um rato na minha casa e gostaria de saber como localizá-lo. Percebi que ele faz as necessidades somente na cozinha. É lá que está?

R: Provavelmente sim. Se ele deixa as suas fezes lá, pode ser que sim. Observe outros detalhes, se alguma coisa está roída, se há alguma mancha na parede.  

12) Existe algum veneno natural para ratos, ou seja, algum que não faça mal a crianças e animais. E quando às armadilhas, são eficientes? 

R: Veneno é veneno. Ele sempre mata e o rato é um animal mamífero assim como o homem. Quanto às armadilhas, elas são eficientes, porém devem ser utilizadas somente por empresas especializadas.  

12) Gostaria de informações sobre a hantavirose transmitida pelo rato. 

R: A hantavirose é uma infecção produzida pelo hantavírus. Tem esse nome por que o primeiro caso foi descrito na cidade de Hantan. O vírus no Brasil está albergado em algumas espécies de ratos silvestres. O contato do homem com o vírus ocorre quando o rato infectado urina e defeca no mesmo local onde vive o homem, e este respira partículas virais e adquire a infecção. A mortalidade é bem alta, cerca de 50 a 70% dos pacientes morrem.  

13) No caso de lepstopirose o tratamento é demorado? Existe um medicamente especifico? A confirmação da bactéria demora muito?

R: A identificação da lepstopirose leva alguns dias, pois é feito somente com o teste Elisa em imunofluorescencia. O tratamento é somente dos sintomas que o paciente apresenta e quanto mais cedo ele for atendido melhor, pois há menos riscos de microorganismo atingir os rins. Quando isso acontece a mortalidade é alta, cerca de 70%. 

14) Moro próximo a um terreno baldio e venho tendo muitos problemas com ratos e baratas, são muitos e estou preocupado pois podem transmitir doenças a mim e à minha família. 

R: Terrenos baldios são sempre um problema. Muitas pessoas ainda não entenderam que jogar lixo ou entulho no terreno baldio é uma ação bumerangue, volta-se contra elas próprias. Se o terreno pertence a algum particular cuja obrigação é zelar pelo seu patrimônio, deve ser colocada uma queixa junto ao órgão competente para que se tome alguma providência.  

15) Gostaria de saber se os ratos conseguem subir até quantos metros de altura e se eles sobem a parede com azulejos. 

R: Os ratos sobem até o apartamento de cobertura de um prédio alto, sem problemas. Paredes azulejadas são lisas e mais difíceis de subir, mas paredes comuns, sem problema. Ratospodem subir apoiados em canos de escoamento de água da chuva até encontrar algo que os interesse.  

16) Sou sindica e estou com problemas serio com ratos. Já foi colocado umas pastilhas, mas eles estão aumentando. Percebi que os ratos adoram fios. Que produto utilizar? 

R: Não aconselho que pessoas ou não profissionais façam uso de raticididas. Fica difícil aconselhar principalmente por um condomínio onde há crianças e animais. As pastilhas, que acredito serem de fosfina, não devem ser usadas, pois seu uso dessa forma não é permitido e o gás desprendido pode encontrar tubulações que vão dar direto nos apartamentos.

  • João

    Muito legal a matéria. Parabéns!

  • José Gualter

    Caramba, ótimos esclarecimentos. Muito obrigado, essas informações foram muito úteis para a minha família. Realmente está empresa tem um grande conhecimento sobre os ratos e métodos para afastar os ratos. Fico aguardando mais informações interessante. Abraços José Gualter

Web Design: