Quer contratar a Ribeira Dedetizadora e Desentupidora?Solicite um orçamento!

DOENÇA DA BARATA: PRINCIPAIS DOENÇAS TRANSMITIDAS PELAS BARATAS

Doença da BarataHoje vamos falar um pouco sobre as doenças transmitidas pelas baratas. Fique por dentro do assunto. A barata transmite doenças devido a capacidade de disseminação e veiculação de bactérias, fungos e protozoários que ficam grudados nas patas deste inseto e são muitos perigosos para a nossa saúde.

Os piores insetos do mundo. A barata é um inseto que adora lugares quentes e úmidos, com muito lixo e bastante sujeira, como redes de esgoto e terrenos abandonados. As casas mais antigas são as mais propensas a uma invasão de baratas, pois como o encanamento é mais velho, elas dão o seu jeito de entrar. Esse tipo de inseto, a barata, é o campeão em transmissão de doenças do planeta.

Segundo os profissionais do departamento de dedetização da Ribeira. Para eliminar as baratas é preciso fazer uma boa limpeza em todos os locais, deixar os ralos, caixas de gordura e banheiros sempre limpos e jogar o lixo nos locais adequados. Outra dica para combater as baratas é lavar sempre os objetos antes de usar e manter a embalagem dos alimentos bem fechados, para que as baratas não entrem em contado com eles. Se possível, fazer a dedetização a cada seis meses.

As baratas propagam vírus e bactérias que podem transmitir doenças

Uma das doenças mais comuns transmitidas pela barata é a Hepatite A. A transmissão é feita através da ingestão de água ou alimentos contaminados ou por objetos pessoais que estiveram em contato com o inseto. Na mesma hora em que o alimento for para o intestino, irá infectar de forma bastante rápida os enterócitos da mucosa. Ali, se multiplicará e se espalhará pelo sangue, levando a infecção até o fígado.

Os sintomas mais comuns são a febre, as dores abdominais, as náuseas e a diarreia. Esta última permanece por pelo menos um mês. Algumas pessoas ainda ficam com os olhos e a pele bem amarelada. A cura acontece em quase todos os casos de infecção.

Outra doença causada pela barata é a febre tifoide. No momento em que o inseto entra em contato com a água ou com o alimento, pode contaminá-los e transmitir o vírus, vírus este conhecido como Salmonella Entérica sorotipo Typhi. Ainda, essa doença pode ser transmitida através do chamado “beijo”. Ou seja, elas têm o hábito de roer os lábios das pessoas durante o sono para pegar partículas de alimentos, nesse processo, deixam ali microrganismos que causam doenças.

Mais uma doença que podem ser transmitidas pelas baratas é a febre tifoide é caracterizada por sua distribuição mundial e é associada a baixos níveis socioeconômicos, a situação precária no que se refere ao saneamento básico, a higiene pessoal e ambiental. Dessa forma, foi praticamente erradicada em países onde esses problemas já estão superados. No Brasil ainda existem casos de infecção. Eles ocorrem de forma constante, transformando-se em epidemias onde as condições são precárias.

Baratas são agentes transmissores de doenças

As baratas são agentes transmissores de doenças porque carregam consigo micro-organismos patogênicos como, por exemplo, as bactérias causadoras da furunculose, lepra, tuberculose, poliomielite e a diarreia. Os excrementos e a pele que se solta quando ela “muda” podem provocar reações alérgicas como o lacrimejamento, erupções cutâneas e em pessoas mais sensíveis, a coriza.

Alguns estudos já apontam para uma possível relação entre a exposição a estes insetos e as reações alérgicas, uma vez que elas podem ser causadas pelas baratas ou serem agravadas por elas. Percebeu-se uma maior probabilidade principalmente nas crianças.

Esse tipo de inseto, em especial a chamada barata doméstica, é responsável pela transmissão de doenças gastrointestinais, pois carregam em seu corpo, patas e fezes, potenciais vetores mecânicos de patógenos por onde passam. Como se não bastasse, as baratas podem ainda transmitir doenças respiratórias e de contágio direto pelo mesmo processo.

Outros assuntos relacionados as baratas:

Onde as baratas vivem?

Prejuízos causados por baratas

Como se livrar das baratas?

Conheça as principais espécies de baratas

Patógenos causadores de doenças associados às baratas

As baratas podem ocasionar, além das doenças, alguns problemas de cunho psicológico, por serem responsáveis pela sensação de asco e de medo; atuarem como vetores mecânicos de vírus, fungos, bactérias, protozoários e ovos de diferentes parasitos (helmintos) e biológicos, por ser hospedeiro intermediário de vermes;  agirem como uma praga agrícola de grande relevância, já que podem roer as raízes e atacar os produtos guardados e prontos para consumo; roer e/ou sujar roupas e livros e deixar os alimentos com odor repugnante, inutilizando-os.

Quais são as bactérias e protozoários?

  • Bactérias dos gêneros Salmonella, responsável pelo chamado veneno alimentar;
  • Staphylococcus, que transmite doenças das vias urinárias e doenças sistêmicas potencialmente fatais;
  • Streptococcus, Coliform, Bacillus e Clostridium, que causa o tétano;
  • Escherichia Coli, causadora da diarreia e Shigella dysenteriae agente motivador da disenteria;
  • Além de protozoários causadores de toxoplasmose e antígeno da hepatite B.

Compartilhe!

Web Design: