Quer contratar a Ribeira Dedetizadora e Desentupidora?Solicite um orçamento!

DOENÇAS TRANSMITIDAS PELAS FORMIGAS

DOENÇAS TRANSMITIDAS PELAS FORMIGASTudo sobre as Doenças Transmitidas pelas Formigas você encontra aqui! Confira as principais infecções causadas pelas formigas.

As pesquisas já demonstraram que as Formigas são capazes de carregar e transportar em seus corpos e nas suas patas os seguintes microrganismos transmissores de doenças infecciosas: 

  • Bacillus cereus, Shigella flexneri;
  • Escherichia coli enteropatogênica;
  • Staphylococcus coagulase;
  • Klebsiella pneumoniae;
  • Citrobacter;
  • Proteus escherichia coli;
  • Serratia liquifasciens;
  • Serratia marcescens;
  • Citrobater freundii;
  • Klebsiella ozaennae;
  • Enterobacter aerogenes;
  • Enterobacter agglomerans;
  • Proteus mirabilis;
  • Staphylococcus saprophyticus;
  • Staphylococcus epidermiditis;
  • Yersinia pseudotuberculosis;
  • Yersina pestis.

Devemos ter ainda muito cuidado com as Formigas, especialmente aquelas que vivem no âmbito doméstico, na nossa casa, na cozinha, no banheiro, em todos os lugares. Elas são minúsculas.

As Formigas não são nem brasileiras. A sua maioria são espécies que vieram de outros lugares do mundo para o Brasil e aqui as Formigas se adaptaram muito bem à forma de viver do brasileiro e às suas estruturas de concreto.

As formigas são insetos “sujos”, vetores e transmissoras de doenças

As Formigas são realmente pequenas, cerca de 10 a 2 mm de comprimento em média e entram por qualquer lugar, quaisquer aberturas, frestas e principalmente dos rodapés, de batentes de portas e de azulejos. O corpo das Formigas, visto ao microscópio, possui muitos pelos e cerdas que abrigam centenas de bactérias, ou colônias de bactérias. Aparentemente, ela pode até parecer um inseto limpinho, como diríamos, mas isso não é verdadeiro.

As Formigas passeiam muito pela casa, pelo hospital, por centros cirúrgicos, pelo restaurante, por todos os lugares. Nem sempre elas passeiam em ambientes limpos, como é o caso de cemitérios. As Formigas gostam muito de se alojar em vasos com plantas, por causa da terra, naturalmente, que elas usam como depósito de crias e de ovos, muitas vezes.

A terra é um reservatório natural de muitas bactérias. Não se recomenda comer nenhum alimento com terra por que há um grande risco de ingerirmos também bactérias patogênicas. Se a Formiga vive na terra e ela tem tantos pelos pelo corpo é natural que ela transporte essas bactérias para outros cantos. É a lei da vida e da luta pelos organismos em ocupar territórios.

Muitas casas ainda mantém o hábito de ter o lixinho no banheiro onde são descartados papel higiênico, absorventes, cotonetes e outros itens usados na higiene corporal e estes locais são um prato cheio para as Formigas.

Ocorre que as Formigas também passeiam e andam por esse lixinho e, vejam só, encontram muitas bactérias que pegam carona nesses insetos e vão para outros ambientes da casa, que pode ser a pia da cozinha, o armário de mantimentos, no pão, no suco, nas frutas ou mesmo um alimento que está sendo preparado para ser servido. E aí, se a bactéria foi liberada ou não. É importante descartar o alimento antes que haja algum problema para a saúde. Viram como as Formigas não são tão inocentes assim?

Essas Formigas estrangeiras ou exóticas gostam de praticamente tudo que o homem utiliza como alimento. Gostam de açúcar, farinhas, gordura, amido, sangue e até comida pronta. Nem todas as espécies de Formigas têm a mesma preferência de alimentos, mas todas têm a necessidade de proteínas e carboidratos para nutrir a colônia e dar energia as operárias.

As formigas é uma das grandes vilãs da saúde pública, devido ao alto potencial de doenças transmitidas por esse inseto

Em hospitais as Formigas obtêm a proteína, por exemplo, ferimentos causados por procedimentos cirúrgicos ou por outras causas. As pessoas hospitalizadas estão muito vulneráveis à presença das Formigas e de suas consequentes caronas. Além disso, é muito comum que pessoas acamadas consumam biscoitos e outros alimentos que produzem farelos que se depositam na cama e acabam atraindo as Formigas ainda mais.

As Formigas comunicam-se através de cheiros. Elas produzem odores para se comunicar com os outros membros da colônia para ações de alarme, agregação, recrutamento sexual, etc., e em suas antenas estão localizados os receptores dessas informações químicas.

Para localizar a fonte de alimento, as Formigas lançam os forrageadores, que são as Formigas encarregadas de procurar, localizar e informar ao resto da colônia onde o alimento está.

As Formigas saem do formigueiro para diferentes direções e são aquelas Formigas solitárias que vemos andando pela pia da cozinha. Uma vez localizada fonte de alimento, as Formigas retornam ao ninho liberando uma substância que marca o caminho que liga o formigueiro até o alimento.

Dessa forma as outras Formigas podem sair para forragear também e trazer maior quantidade de alimento para o ninho. É assim que surgem os carreiros e trilhas das Formigas que são as vezes curto e outras vezes bem longos e estabelecem uma ponte entre o ninho e a comida. É por essa razão que, se a casa está com ninhos de Formigas escondidos, elas parecem surgir do nada e invadir o bolo que foi preparado recentemente. As Formigas forrageiras estão sempre dispersas sempre procurando comida e o ataque é bem rápido.

Devido ao seu amplo hábito de forragear, ou seja, de buscar alimento, as Formigas visitam diversos lugares ao mesmo tempo e recolhem bactérias que podem ser liberadas em outros pontos da casa.

Deixe um comentário para: Doenças transmitidas pelas formigas

Compartilhe!

Web Design: