Quer contratar a Ribeira Dedetizadora e Desentupidora?Solicite um orçamento!

FEIJÃO CRU PARA MATAR RATOS: FEIJÃO CRU PODE SER USADO COMO RATICIDA?

feijao-cru-para-matar-ratosFeijão cru é eficiente para matar ratos: Essa informação que o grão de feijão é um potente raticida para eliminar as ratazanas, camundongo e rato de telhado. Solicitamos ao nosso colaborador, Cleber Machado, para esclarecer de uma vez por toda as verdades e mentiras a respeito do feijão cru se é toxico ou não tóxico e se realmente funciona no extermínio de ratos. Tire suas dúvidas agora mesmo!

Não há nada mais irritante do que ter que “conviver” com pragas, insetos e animais indesejáveis. Dentre a lista dos animais que mais causam incômodo na maioria das pessoas, os ratos aparecem sempre em posição de destaque. Os roedores fazem parte desses animais indesejáveis, pois os ratos podem ser transmissores de graves doenças para humanos e demais seres vivos que possam entrar em contato com eles.

Os ratos podem ser considerados como praga, pois depois da sua proliferação, são necessários métodos altamente eficazes para a sua extinção. A maioria dos venenos comuns e inofensivos para seres humanos não conseguem dar conta do rato. Para esse tipo de animal, tem-se um tipo específico de veneno, os conhecidos “mata-rato”.

No entanto, esses produtos são muito fortes e podem trazer consequências graves se chegar a ser manipulado de forma errada por seres humanos. Esses venenos são tão fortes que pode afetar também os animais de estimação. Se um deles entrar em contato com um rato envenenado por esses produtos, será contaminado também, com grandes chances de morte.

Farinha do feijão cru para envenenar e matar os ratos

Por esse e outros riscos, as pessoas procuram cada vez mais por meios mais naturais para matar os ratos, sem colocar em vida a própria saúde e a saúde de sua família. Várias tentativas já foram realizadas e alguns métodos alternativos foram encontrados. Um desses métodos é utilizar a farinha do feijão cru para envenenar e matar os ratos.

A princípio, a proposta parece realmente boa e eficaz, e ainda, sem riscos para humanos, crianças e animais de estimação. Se nós, quando comemos feijão não passamos mal, isso pode indicar que o feijão pode ser um bom raticida para dar fim à praga, o rato, certo? Não! Errado, é totalmente errado!

Como a promessa é tentadora, as pessoas costumam não se atentar a uma questão muito importante: por que os ratos morrem ao ingerir feijão e nós não? A resposta é muito clara e óbvia: nós comemos feijão cozido, enquanto os ratos ingerem feijão cru. E aí está a grande diferença! Explica o especialista da nossa dedetizadora.

Antes de explicar por que isso acontece, vamos primeiramente, saber como toda essa fantasia começou e esclarecer muitas coisas que se perderam no caminho.

O começo da história do feijão cru como raticida na eliminação de ratos

A história começou, de fato, quando alguns pesquisadores do Departamento de Ciência e Tecnologia Agroindustrial da Universidade Estadual de Pelotas/RS e FAEM, lançaram, em 1994, ou seja, há 18 anos atrás, uma pesquisa coordenada pelo professor Pedro Antunes, sobre os quatro cultivares de feijão mais conhecidos e utilizados no Brasil. As espécies de feijão estudadas eram: o feijão carioca, o feijão Rosinha G2, o feijão Rico 23 e o feijão Pirata 1.

Os quatro apresentam características similares e por isso, foram analisadas em conjunto. A pesquisa foi realizada para conhecer e entender os valores nutricionais de cada uma das espécies de feijão, e ainda, os seus fatores antinutricionais. Já se sabia, naquela época, que o feijão possui duas principais substâncias tóxicas. O estudo revelou então, que se tratam da antitripsina e da lectina. Essas substâncias são altamente tóxicas e estão presentes em todos os tipos de feijão, mas os níveis de concentração desses componentes podem variar de acordo com cada espécie.

Para compreender a ação dessas substâncias do feijão, os pesquisadores utilizaram ratos brancos de laboratório (da espécie Rattus norvegicus). No estudo, os ratos foram alimentados durante um determinado tempo, somente com os feijões crus. Passado o tempo dos experimentos, os resultados foram apresentados pelos estudiosos, no entanto, todos os ratos envolvidos morreram. Essa já era uma das conclusões esperadas, uma vez que o feijão cru apresenta as duas substâncias tóxicas que não podem ser digeridas.

Feijão cru para acabar com os ratos foi entendida de forma

Dessa forma, foi a partir desses resultados que surgiu a ideia de que feijão cru poderia ser um raticida eficiente para acabar com os roedores. No entanto, este não era, e estava longe de ser, o objetivo do estudo. A pesquisa foi realizada, na verdade, com o objetivo de mostrar que o feijão cru contém substâncias tóxicas e que após o processo de cozimento, sofrem uma transformação, tornando-se adequados para o consumo.

Além disso, uma interpretação muito errada sobre a pesquisa foi a de que, o uso do feijão cru como raticida não oferece riscos aos seres humanos e aos animais de estimação. A pesquisa, por outro lado, mostrava que o aspecto nocivo presente no feijão desaparecia apenas após o cozimento.

Mas então por que os ratos morrem se comerem feijão cru? Na verdade, isso não acontece só com os ratos. A antitripsina e a lectina agem, de forma danosa, em diversos pontos do organismo, não só dos ratos, mas também de outros animais e até mesmo, de seres humanos. Isso porque a antitripsina impede a formação das enzimas responsáveis pela digestão, e a lectina permite a formação de pequenos coágulos que entopem os menores vasos sanguíneos. Por isso, todos os ratos do experimento, alimentados somente com feijão cru, morreram todos.

O feijão cru não é maléfico apenas para os ratos é perigoso para os animais e humanos

O nosso organismo só não é prejudicado por essas substâncias porque nós não comemos feijão cru, mas sim, feijão cozido. Após o cozimento, essas substâncias são destruídas quase que por completo. A quantidade que permanece depois de cozido, são insignificantes e inofensivas para a nossa saúde.

Por fim, a questão que fica é: posso usar feijão cru como raticida? A resposta é: pode, desde que se tenha consciência de que o componente traz riscos à crianças e animais de estimação que também podem ingerir a farinha do feijão cru. Além disso, você terá que convencer os ratos a ingerirem o feijão cru, pois essas substâncias não agradam o seu paladar!

Para entender melhor, vamos supor se você estivesse perdido em uma floresta, onde a única opção de alimentos fossem aqueles disponíveis no ambiente, você iria comer muitas coisas que jamais imaginaria que fosse capaz, na pesquisa realizada com o feijão cru segue a mesma linha de raciocínio, os ratos estavam presos e a única fonte de alimentação eram o feijão cru, ou comeriam aquele grão ou morreriam de fome. Entendeu? Então vamos parar com esse mito que o feijão cru pode ser utilizado como raticida no combate aos ratos.

Uma outra observação, você acha que se o feijão cru fosse tão eficiente para eliminar ratos as grandes fabricantes de raticidas não teriam desenvolvido uma fórmula de rodenticida que contenha como princípio o feijão? Esclarecido o mito. Até mais!!!

Compartilhe!

Web Design: