Quer contratar a Ribeira Dedetizadora e Desentupidora?Solicite um orçamento!

O que é broca de madeira?

As brocas de madeira são pequenos besouros xilófagos da Ordem Coleoptera que se alimentam de celulose, esses insetos são denominados brocas de madeira em virtude de suas larvas terem a capacidade de se alimentar de madeira e destruírem livros, peças de mobiliário, peças estruturais de madeira em edificações, obras de arte e objetos de madeira de uma forma geral.

Algumas espécies de broca de madeira são destruidoras de madeira também podem atacar derivados de papel, como celulose e outros materiais de origem vegetal.

Existem muitas espécies de brocas de madeira e estes insetos pode variar de tamanho, desde menos de 1mm até 200mm. Alguns infestam madeira ainda viva e a grande maioria das brocas não sobrevive quando a madeira passa por um processo de secagem, ou seja, não conseguem atacar a madeira sã.

Neste artigo citaremos apenas aquelas brocas de madeira que costumam atacar a madeira sadia e em uso como móveis, pisos, forros, e madeira de construção civil em geral.

O ataque dos coleópteros na madeira é muito mais frequente do que imaginamos, podemos até dizer sem grandes chances de erro que praticamente em toda residência existe um local atacado por brocas de madeira.

Quais os estágios da broca de madeira?

A broca de madeira passa por 04 fases:

  • Ovo;
  • Larva;
  • Pupa;

Sendo que a larva é o estágio mais duradouro e o principal responsável pela deterioração da madeira. Os orifícios observados nas peças atacadas são feitos para a saída das brocas de madeira adultas, que têm a função básica de reprodução. As fêmeas fecundadas procuram pôr os ovos em pequenas frestas da madeira ou mesmo nos orifícios de emergência dos próprios insetos adultos e assim, as gerações de das brocas de madeira vão se sucedendo até a ruína total da peça ou móvel atacado.

Como identificar infestação de broca de madeira

Há casos em que os ovos são colocados dentro dos vasos lenhosos das madeiras. Cabe salientar que os furos na madeira não indicam ataque ativo das brocas de madeira, para se certificar que os insetos estão ativos é necessário que sejam observados resíduos parecidos com talco ou serragem para indicar que os insetos estão ativos.

Os buraquinhos causados por brocas, às vezes são obturados com resíduos, indicam que as brocas de madeira adultas, que já passaram por todos processo de desenvolvimento (ovo, larva, pupa), estão saindo para acasalamento. As fêmeas podem retornar a estes locais, frestas ou rugas na madeira para colocar seus ovos, como já dito anteriormente.

A broca de madeira pode causar sérios estragos na madeira que apresentam baixa resistência biológica aos insetos, caso estas não tenham sido tratadas com soluções inseticidas de alto poder residual (preservativos de madeira).

Normalmente, estas madeiras têm coloração clara, e apresentam baixa massa específica (existem exceções), ou então fazem parte do alburno (brancal) da madeira, que é a parte entre a casca e o cerne e que apresenta baixa resistência biológico. O cerne nas chamadas madeira de lei é resistente a insetos e a fungos apodrecedores.

Broca de madeira Anobium punctatum

A broca de madeira da espécie Anobium punctatum causadora de grandes estragos em países de clima temperado, os orifícios de emergência são circulares com cerca de 1 a 2mm de diâmetro, as fêmeas dessa espécie de broca de madeira podem colocar cerca de 28 ovos, que eclodem após cerca de 5 semanas.

Os túneis produzidos pelas larvas da broca de madeira também têm a 1 a 2mm de diâmetro, normalmente são extensos e com orientação randômica normalmente na direção das fibras, este estágio pode durar até 2 anos. Os resíduos fecais são finos, parecidos com serragem, os adultos dessa broca da madeira podem atingir de 3 a 5 mm de comprimento e a larva até 6mm, sendo esta curvada.

Broca de madeira Lyctus brunneus

A broca de madeira Lyctus brunneus atacam normalmente o alburno das madeiras folhosas com poros (vasos) de tamanho suficiente para que as fêmeas coloquem seus ovos, os orifícios de emergência têm cerca de 2 a 3mm de diâmetro e um pó fino como talco é jogado para fora da madeira atacada.

O total de ovos depositados por esse tipo de broca de madeira pode chegar a 200 em uma ou 2 semanas, e o período de incubação é de 6 a 20 dias. O ciclo de vida completo pode variar de 4 meses (em condições excepcionais) até 4 anos ou mais. Os adultos podem atingir de 4 a 7mm de comprimento e a larva até a 6mm, em forma curvada, o ataque da broca de madeira Lyctus ssp é muito frequente nos centros urbanos.

É permitida a reprodução parcial ou total deste conteúdo em outros sites e/ou blogs desde que mencionada a fonte – Fonte: Ribeira Dedetizadora – http://www.ddribeira.com.br/

Compartilhe!

Web Design: