Quer contratar a Ribeira Dedetizadora e Desentupidora?Solicite um orçamento!

ONDE OS MOSQUITOS VIVEM E O QUE ELES COMEM

ONDE OS MOSQUITOS VIVEM E O QUE ELES COMEMVocê sabe Onde os Mosquitos Vivem e o Que os Mosquitos Comem? Não sabe? Obtenha mais conhecimento sobre os mosquitos em nosso artigo. Confira!

Bom, primeiro vamos falar sobre as espécies de mosquitos mais comuns de encontrar que são:

  • Mosquito Culex quinquefasciatus, o mosquito comum;
  • Mosquito Aedes aegypti;
  • Mosquito Aedes albopictus.

Os mosquitos vivem no domicílio do homem e ao redor dele, a urbanização frenética e desenfreada que tem ocorrido no mundo nos últimos anos, a urbanização sem planejamento prévio, sem saneamento básico que infelizmente ainda é muito comum no Brasil, tem aumentado as chances do mosquito viver no ambiente urbano e nas grandes metrópoles a situação é ainda pior.

O mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue é um mosquito que acasala e vivem em ambientes confinados, não depende de enxames para acasalar. Já o Mosquito Culex é um mosquito que acasala em grandes enxames, bem próximo dos locais onde as fêmeas vivem e vão ovipor.

A fêmea faz um repasto sanguíneo antes ou após o acasalamento e busca um local apropriado para depositar os ovos. Esse local geralmente congrega condições ideais e favoráveis, afastado de predadores (peixes, por exemplo) e com água. O mosquito passa 90% da sua vida na água e, portanto, necessita desses ambientes para sobreviver.

O que os mosquitos gostam de comer?

Os mosquitos são hematófagos, ou seja, comem e se alimentam de sangue humano. No entanto só as fêmeas fazem esse repasto sanguíneo por que precisam desses nutrientes para a formação de seus ovos. Os mosquitos machos comem somente vegetais.

Quais são as condições ideais para a vida e sobrevivência dos mosquitos?

As condições ideais para a sobrevivência dos mosquitos é a falta de saneamento básico, a quantidade enorme de rios poluídos gerados pela própria sociedade, as variadas coleções de água não poluída em lagos parados, sem peixes que são predadores naturais das larvas dos mosquitos, em lixo, em embalagens descartadas, em garrafas.

Os mosquitos necessitam de calor e umidade para sobreviver e para produzir a prole, porém, mesmo nas estações mais frias do ano, com maior seca, os mosquitos ovipõem em locais escuros, como pneus por exemplo, esperando a chuva para fornecer um ambiente bom para o desenvolvimento da prole.

Infelizmente não depende apenas de nós cidadãos para se ter um controle de mosquitos eficaz, o poder público tem que fazer a sua parte, pois não adianta colaborarmos, removendo os possíveis pontos e focos de mosquitos, se os nossos governantes não fazem a parte deles, que em muitos preferem fazer obras que fiquem visíveis e causem impactos.

Como por exemplo refazer calçadas já existentes e em bom estado, construir viadutos que em muitos casos não entendemos a real necessidade, recapear asfalto de ruas e avenidas muitas delas sem necessidade, pois isso traz votos para os nossos políticos não é mesmo? Diferentemente de obra de saneamento básico que fica enterrada e não visível aos nossos olhos, mas são obras de grande importância para a nossa saúde e bem-estar.

Bom, esses dois últimos parágrafos não verdade foi mais um desabafo, não podemos viver em país que tem uma das maiores cargas tributárias a níveis de primeiro mundo e em troca termos um saneamento básico de país de terceiro mundo.

Como os mosquitos se reproduzem e quanto tempo eles vivem?

Os ovos dos mosquitos Aedes aegypti depositados pelas fêmeas ficam aderidos às paredes dos recipientes, próximo à superfície da água. Já o mosquito Culex deposita os seus ovos diretamente na água, juntos, formando uma única peça que chamamos de jangada.

As larvas surgem dos ovos e são móveis alimentando-se de detritos orgânico presentes na água. A duração da fase larval possui 4 estágios e é de 5 a 10 dias em condições de temperatura (25° a 29°C).

A pupa apenas respira, não se alimenta, movimenta-se e permanece nesse estágio dois dias em média. As fêmeas de ambas as espécies podem ovipor de 100 a 200 ovos por vez.

Deixe um comentário para: Onde os Mosquitos Vivem e o Que Eles Comem

Compartilhe!

Web Design: