Quer contratar a Ribeira Dedetizadora e Desentupidora?Solicite um orçamento!

Onde os ratos vivem, o que gostam de comer e quanto tempo vivem?

Abordaremos neste artigo onde os ratos vivem e dormem, quanto tempo vivem, como eles se reproduzem, quais a condições ideais para vida e sobrevivência e os alimentos que os ratos mais gostam de comer.

Cada espécie de ratos tem os seus próprios hábitos alimentares, de comportamento, de deslocamento, de ocupação territorial. Os ratos de esgoto, também conhecidos como ratazanas, que vieram do Norte da China e se espalharam pelo mundo inteiro originalmente viviam em tocas escavadas em barrancos, margens de rios e de córregos.

Veja também:

Como identificar a presença de ratos?

Por onde os ratos entram em nossas casas?

Bloqueador de vaso sanitário que impede a entrada de ratos

Como eliminar ratos?

Feijão cru pode ser usado como alimento venenoso para acabar com os ratos?

Em algumas cidades, no entanto, nas quais as ratazanas há bastante tempo são predominantes, nota-se certo recrudescimento da população de ratos pretos e camundongos em detretimento dos ratos de esgoto. Alguns especialistas especulam que essa tendência se deu devido ao combate irregular da espécie norvegica que passou a existir principalmente conduzido pelos órgãos públicos locais.

Com essa pressão permanente sobre a ratazana, os ratos de telhado e os camundongos começaram a encontrar mais espaço e melhores condições para viver, proliferando mais intensamente. Por outro lado, vivendo no interior das edificações e outras instalações particulares no qual encontram alimentação farta, o combate público é pouco provável ou mesmo inexistente, o que facilita a existência dessas espécies de roedores.

Onde os ratos vivem?

Muitos ratos ainda vivem dessa maneira dentro das cidades, lugar onde vivem os ratos nas metrópoles não falta, porém adaptaram-se à situação urbana usando os esgotos e as canalizações de águas pluviais como se fosse a rede de tocas subterrâneas original dos ambientes selvagens, protegida dos predadores, que não são muitos nas cidades. Essa rede de galerias e passagens oferece para a ratazana um ambiente seguro para viver, onde há alimento e água e onde os ratos podem manter as crias.

Locais onde os ratos ratazanas vivem:

O sistema de esgoto é o lugar onde as ratazanas gostam de viver, a rede de esgoto só se torna insegura quando começa a chover, e toda a água invade essas tubulações deslocando as colônias ali radicadas. Nesse momento, os ratos fogem e invadem as estruturas urbanas ali se instando nas mesmas redes mais secas ou em tocas escavadas de um dia para o outros em áreas ajardinadas.

Os ratos costumam escolher, paras as suas escavações, locais estratégicos, e vivem próximo de fontes de alimento, para que não tenham que andar muito e arriscar-se a céu aberto. Ratos escolhem também os locais para morar ao redor de áreas de estocagem de lixo e de material reciclado. O lixo é usado como alimento e o material reciclado como material para ser usado nos ninhos.

Ambiente onde vivem os ratos de telhado:

Os ratos de telhado têm um outro comportamento, procuram viver em forros, em ocos de árvores, buscando sempre locais mais altos para garantir a sua segurança. São uma praga importante em substituição à ratazana, que foi bastante combatida nas cidades. O rato de telhado é mais difícil de ser combatido pois, preferindo viver em lugares mais altos, demanda do agente controlador estratégias adaptadas para esse comportamento.

Lugar onde vivem os ratos camundongos:

Os camundongos são animais que vivem ambiente bem próximo do homem, dentro da habitação. Costuma morar em gavetas, armários, geladeiras, fogões, máquinas de lavar e também escolhem esses lugares como esconderijo. Camundongo são animais muito curiosos, de pequeno porte, pesando em média 20 gramas. Consomem pouca água e circulam pouco no ambiente doméstico. Podem ficar dias ou semanas sem serem percebidos.

Quanto tempo vivem os ratos e como eles se reproduzem?

Quanto tempo vivem os ratos? Os ratos em cativeiro podem viver cerca de 3 anos em média. Na vida selvagem, nas cidades, a vida média é de 1 ano. Como os ratos se reproduzem? É um animal mamífero cuja fêmea está apta para a gestação em 60 dias, produz cerca de 8 ninhadas com 10 filhotes por ano. Essa fertilidade vai depender muito da condição de vida da colônia.

Se há bastante alimento para todos os nascimentos ocorrem com frequência, porém se o alimento está escasso e o abrigo difícil de obter, os nascimentos declinam. Isso quer dizer que se uma colônia de ratos tem acesso fácil ao alimento, essa população de ratos vai continuar reproduzindo enquanto as facilidades existirem.

O que os ratos mais gostam de comer para viver?

Na verdade, o que os ratos mais de gostam de comer é de tudo o que estiver disponível. Há um conceito de que os ratos gostam de comer lixo e para viver e por isso precisamos cuidar para não ter lixo. Ratos até comem lixo, mas este é só um indicativo de que há movimentação humana que está descartando refugos e que podem haver outros alimentos em melhor estado de conservação para serem consumidos.

É uma forma rebuscada de dizer que os ratos já perceberam há muito tempo, de tanto conviver com o homem, que ele costuma armazenar os seus alimentos e que o lixo é somente uma bandeira. As melhores comidas estão guardadas e os ratos vão inicialmente ser atraídos pelo lixo mas vão em busca de comer uma alimentação melhor.

As espécies de ratos, cada uma vivendo dentro do seu ambiente, adquiriram algumas preferencias. Porém, a maioria dos ratos preferem comer comidas como: rações, grãos, farinhas, amido e carne. Ratos também comem sabão, couro, peles, doces, leite, aves, ovos, semente e até mesmo outros roedores.

Um rato pode comer cerca de 10 a 20% do seu peso todos os dias, ratos não vivem muito tempo sem água e consomem cerca de 250 ml por dia. Há, no entanto, algumas pequenas diferenças entre o que a ratazana e o rato de telhado comem.

O que as ratazanas gostam de comer? As ratazanas preferem comer alimentos bastantes calóricos como carnes e grãos.

O que os ratos de telhado mais gostam de comer?

Os ratos de telhado preferem comer cereais, grãos, farelos, farinhas, batata doce, frutas, bolachas, tomates, massa de tomate, mais bebem a mesma quantidade de água e também gostam de se alimentar de uma boa comida caseira bem temperada. Descem dos telhados, dos forros, comem e retornam a seus ninhos confortáveis.

Os ratos de telhado fazem isso com um senso de equilíbrio notável, característico dessa espécie. Um fio elétrico, um cano, uma quina de parede mais rugosa ou qualquer outra estrutura que possa ser escalada, já serve de trajeto de passagem para os ágeis ratos de telhado, sobem e descem com notória rapidez e agilidade.

Mas, os ratos pretos não são rueiros, preferem sempre construir seus ninhos longe do solo por onde rondam seus inimigos naturais como gatos, os cães, o próprio homem e o mais temido deles todos, as ratazanas. Por isso buscam os sótãos, os forros, as estruturas de sustentação dos telhados ou então o oco de árvores.

Decididamente, os ratos pretos não são fossorais. Contudo, em certas situações e sob determinadas condições, são perfeitamente capazes de escavar tocas aproveitando alguma estrutura já existente como pisos danificados ou já ocos pela ação da água de chuva, amontoados de material de construção, de materiais inservíveis, de entulhos. Nessas situações, suas tocas são rasas e seus túneis pouco profundos e curtos.

O que os camundongos gostam de comer?

Camundongos necessitam de muito pouco alimento por dia e gostam de provar tudo antes de comer, beliscar muitos alimentos de uma só vez, comem açúcar, bolachas, doces, farinhas, cereais, produtos laticínios, comem em pequenas quantidades, aproximadamente 5 gramas por dia, não há comida que os apeteça.

No entanto, os camundongos estão no grupo que denominamos “pragas residentes”, ou seja, aquelas pragas que se localizam no interior das instalações onde encontram as condições de sobrevivência e dali não precisam sair. As ratazanas, por exemplo, não são residentes, entram nas habitações para buscar alimento e voltam para suas ninheiras, razão pela qual as agrupamos entre as “pragas invasoras”.

Camundongos em terrenos baldios? Dificilmente, raramente, quase nunca. Não seriam capazes de sobreviver ao certeiro ataque de um gato caçador ou mesmo de uma ratazana que decidisse ali instalar território de ocupação. Assim, os espertos camundongos sabem que estão mais “protegidos” se abrigados sob o olhar leniente da espécie humana que não tolera a presença de ratos em sua residência, mas até admite a presença de um “inofensivo” camundongo.

Dessa forma, os camundongos não se constituem em alvos de programas de saúde pública, ainda que teórica e potencialmente que esses ratos são transmissores de várias doenças (zoonoses). A responsabilidade de seu combate recai sobre o proprietário do imóvel infestado.

Quais as condições ideais para a vida e sobrevivência dos ratos?

Ratos gostam de bagunça, de lixo, de muito entulho espalhado. Ratos gostam de mato alto, de escuro, de esgotos, de ferro velho, de entulhos ou estoques de madeira, de áreas de lixo para reciclagem, de viver próximo as fontes de água, de barrancos, de muito material celulósico ou plástico para ninho, de ambientes tranquilos e com pouca luz, de desorganização. Ratos gostam de muito alimento estocado sem cuidado no chão, de embalagens variadas, de criações de aves, coelhos e porcos.

É permitida a reprodução parcial ou total deste conteúdo em outros sites e/ou blogs desde que mencionada a fonte – Fonte: Ribeira Dedetizadora – http://www.ddribeira.com.br/

Compartilhe!

Web Design: