Quer contratar a Ribeira Dedetizadora e Desentupidora?Solicite um orçamento!

Ratos: Como é que posso ter roedores urbanos na minha casa

É muito fácil para um rato entrar em qualquer casa, residência ou apartamento. Aberturas aparentemente pequenas para nós não são tão pequenas para os ratos.

Os crânios dos ratos de esgoto, por exemplo, medem cerca de 1,6 cm de altura e 1,9 cm de largura. O crânio dos camundongos mede em torno de 0,6 cm, isso quer dizer que eles conseguem passar em frestas medindo exatamente a altura do crânio já que o restante do corpo é bastante flexível e acompanha facilmente o movimento.

“Os ratos vão evitar os acessos óbvios como portas e janelas a princípio, os ratos podem subir em paredes aparentemente lisas com facilidade. Pulam a uma distância de 70 cm, sobem através de canos de escoamento de água das calhas das casas e outros prédios, atingindo os telhados. Sobem também em plantas e árvores, muitas coberturas com heras ou a conhecida erva de gato servem de escada para entrada dos ratos no ambiente doméstico.” Diz os profissionais da Ribeira Dedetizadora.

Ratos são organismos oportunistas e, podemos dizer sem exageros, dotados de certa inteligência. Observam constantemente as atividades humanas e procuram movimentar sempre que o homem está ausente ou dormindo. A mãe natureza dotou os ratos de pouca visão, muita sensibilidade táctil, paladar sensível, olfato muito apurado e audição que chega a ouvir sons ultrassônicos, ou seja, além do que o ouvido humano é capaz de ouvir.

Lixo domiciliar atrai ratos para dentro de casa

O atrativo principal dos ratos e da maioria das pragas urbanas para as residências é o lixo, por isso, todos devem ter o máximo de cuidado para que os ratos não percebam a distância esses odores tampando muito bem as latas de lixo e armazenando-as em local que possa ser diariamente higienizado com água sanitária.

“Isso é muito importante pois, os locais onde os sacos de lixo são depositados retém os odores e se não forem bem limpos vão sempre ser um atrativo principal para os ratos. Portanto, dê bastante atenção a qualidade do acondicionamento do lixo no interior da residência e sempre coloque o lixo para fora de casa com no máximo 01 hora antes do caminhão coletor passar, essa simples medida pode fazer toda a diferença para manter os ratos longe da sua casa.” Segundo nossos especialistas em dedetização residencial.

Ratos são também atraídos por alimentos dos animais de estimação (cães, gatos e pássaros), esses alimentos são muito apreciados pelos ratos e, ao serem deixados durante a noite representam uma atração forte para os ratos. Nunca deixe a ração dos animais expostas durante período da noite, procure sempre que possível recolher a ração à noite e coloque de volta apenas no dia seguinte. É importante deixar claro que em condições onde há uma grande oferta de alimento para os ratos, os raticidas deixam de ser consumidos pelos roedores comprometendo a eficiência da desratização.

Portanto, para um método químico de dedetização de ratos ter o resultado esperado é de grande valia, manter a organização e limpeza do local, elimine também qualquer fonte de água e alimento que por ventura os ratos estejam consumindo.

O acesso dos ratos em casa

As casas são mais facilmente visitadas pelos ratos, já que os ratos têm várias opções de acesso: pelo telhado, por debaixo das portas, pelos muros de divisas, pelas caixas de inspeção. Apartamento são mais seguros, mas nem sempre. Há uma terceira via de acesso importante que é utilizada pelos ratos para entrar nos apartamentos que é a tubulação sanitária. Uma espécie importante de rato, a ratazana ou rato de esgoto vive costumeiramente nas tubulações de esgotos. Quer mais informações, acesse nosso blog e tire suas dúvidas sobre os roedores.

Essas tubulações desaguam em tubulações maiores que, por sua vez, desaguam em tubulações maiores que, por sua vez desaguam em rios ou córregos. Mesmo em cidades onde há canalização de córregos os ratos continuam ocupando esse espaço. Os esgotos lembram o ambiente selvagem onde vivia o rato de esgoto antes de se adaptar as cidades, essas redes de tubos largos lembram muito as escavações originalmente feitas pelos ratos e eles podem sair e visitar lixos.

Os ratos têm uma memória cenestésica ou muscular que permite que eles registrem os caminhos que dão acesso as fontes de alimento ou a essa possibilidade. Sendo assim, utilizando-se desse caminho inverso eles podem entrar em casas e apartamentos através do vaso sanitário e ralos abertos sem tampa de proteção.

Os ratos são excelentes nadadores! Os ratos não têm a água, na verdade são excelentes nadadores e são capazes de permanecer embaixo da água cerca de 3 minutos, nadando mais de 70 horas sem parar.

São inúmeros os episódios narrados por pessoas que viveram essa situação estressante de ter um rato dentro de casa e até dentro do apartamento. Há casos em que os ratos sobem por uma coluna de utilidade (shaft) e acessam os apartamentos de cobertura instalando-se rapidamente nos jardins.

Um outro detalhe importante que não pode se esquecido é que os ratos podem comunicar-se com os outros elementos da colônia e “informar” do acesso já encontrado para o alimento. Isso quer dizer que, mesmo que o rato que invadiu a sua casa seja eliminado, ele vai deixar “recados” na forma de odores específicos que irão mapear o caminho a ser seguido por outros membros da colônia de ratos.

Sendo assim, o trabalho preventivo assume a mesma importância de colocar a tranca na porta depois que ladrão entrou, por que outro ladrão vai certamente entrar mais uma vez.

Compartilhe!

Web Design: