Quer contratar a Ribeira Dedetizadora e Desentupidora?Solicite um orçamento!

Receita para afastar formigas, baratas, moscas, mosquitos e pulgas

Recebemos muitas solicitações de receitas para afastar formigas, baratas, moscas, mosquitos, pulgas e outros insetos, pensando nisso publicamos uma lista de receitas para ser usada para afastar insetos que nos incomodam no dia-a-dia. Além disso, sua família vai ficar protegida contra as doenças que as pragas podem transmitir.

Aprenda a afastar os insetos com receitas caseiras práticas e eficientes. Como já citamos em nosso blog especializado em combate aos insetos, afastar formigas, baratas, moscas, mosquitos e pulgas exige trabalho e cuidado no aspecto de medidas preventivas do controle das pragas.

Porém, enquanto esse trabalho está em andamento algumas dicas básicas podem ajudar no controle de insetos diário sem o uso constante de produtos químicos. Essas receitas foram obtidas em literatura estrangeira e em observações diárias próprias e de alguns colaboradores da Ribeira Dedetizadora.

Essas receitas criadas para evitar insetos foram elaboradas para que o leitor busque informações que facilitem a qualquer um buscar a sua própria forma de afastar formigas, baratas, moscas, mosquitos e pulgas e que só contratem um profissional de dedetização habilitado quando a situação estiver descontrolada ou acima de suas capacidades de leigo.

Veja também:

Receita caseira para eliminar baratas;

Remédio para combater carrapato em cachorro;

Receitas para acabar com formigas na cozinha;

Plantas que funcionam como repelente natural de insetos.

Receita para afastar formigas caseiras

Na receita para afastar formigas, a primeira coisa a fazer é remover tudo que atrai esses insetos. Mantenha limpos os balcões onde os alimentos são preparados. Feche o recipiente de açúcar, coloque o mel na geladeira. Não deixe pratos sujos na pia de um dia para o outro.

  1. Mantenha um spray com água e detergente e jogue sobre as formigas que você encontrar.
  2. Use casca de pepino como repelente, as formigas odeiam.
  3. Deixe alguns saquinhos de chá de hortelã onde as formigas estão ativas. Hortelã e cravos também são bons repelentes.
  4. Verifique onde as formigas estão fazendo o ninho. Coloque os seguintes produtos na entrada do ninho: grãos de café, suco de limão, canela, pimenta caiena, algodão com óleo de citrus.
  5. Formigas andando no deck? Coloque alguns dentes de alho nas fissuras;
  6. Depois da limpeza diária colocar um spray suco de limão e a mesma quantidade de água e borrifar nos balcões limpos. E deixar. As formigas odeiam o limão.
  7. Outra receita é borrifar com vinagre branco à noite os balcões, piso externo e deixar secar. O vinagre seca rapidamente. Bom para formigas de açúcar.
  8. Se você traça uma linha de giz no chão as formigas temporariamente não a passarão. É uma forma de segurar as formigas antes de tomar outras ações para afastá-las.

Receita para afastar baratas

Afastar baratas é preciso saber do que elas gostam, baratas são insetos que adoram carboidratos. Elas se alimentam de quase tudo de origem vegetal. Baratas também gostam de carne. Elas preferem amido, mas se deliciam com gorduras, doces, papel, sabão, roupas sujas. E gostam especialmente de cerveja.

Baratas podem viver por 3 meses sem alimento e 30 dias sem água. Sempre provam o alimento antes de consumi-lo assim evitando assim produtos tratados quimicamente. Por isso, a maioria dos inseticidas não oferece controle a longo prazo. Os inseticidas matam somente as ninfas e os adultos. Os ovos permanecem ilesos, isso quer dizer que, para ser eficiente, o pesticida deve ser aplicado várias vezes para atingir as recém-nascidas ninfas de baratas à medida que os ovos eclodem. O ovo das baratas é problema potencial e que permanece no ambiente.

Há muitas medidas preventivas para afastar as baratas incluindo a remoção de alimento, água e abrigo, repelentes naturais, pós não tóxicos, iscas e controle mecânico que já foram citadas em outros pontos do nosso blog. As armadilhas são uma proposta interessante e podem ser feitas com materiais que temos em casa.

Armadilha caseira para combater baratas

  1. Um frasco de vidro de conservas ou semelhante.
  2. Passe vaselina sólida misturada com óleo de cozinha em partes iguais na borda do frasco pelo lado de dentro.
  3. Em volta do frasco passe fita adesiva preta para escurecer o interior da armadilha e para facilitar o acesso das baratas.
  4. Como isca para atrair as baratas, coloque pão integral umedecido com um pouco de cerveja. Pode usar casca de banana também.
  5. Deixe o frasco aberto.
  6. Coloque a armadilha onde as baratas aprecem com maior frequência.
  7. As baratas são atraídas pela isca e vão entrar na armadilha, mas não conseguirão sair por causa da vaselina.
  8. Depois de capturar as baratas, é só jogar o conteúdo no vaso sanitário.
  9. Colocar um número razoável de armadilhas, uma para cada 5 metros quadrados mais ou menos.
  10. Essa armadilha pode ser feita também com garrafas de refrigerantes descartáveis.

Isca para matar baratas

Misture 50/50 de açúcar granulado com bicarbonato de sódio. Coloque em vasilhas descartáveis e distribua em cantos escondidos. As baratas têm um estômago ácido pH baixo e o bicarbonato altera o pH provocando uma reação que mata a barata.

Pegue um pano e sature com cerveja. Deixe de um dia para o outro no ponto onde as baratas aparecem. De manhã as baratas estarão por ali. Elas ficam intoxicadas com a cerveja.

A erva de gato é recomendada para o controle de baratas. Elas podem ser usadas frescas, em pequenos sachês nos armários ou pode ser feito um chá com a erva e borrifar pela casa. As baratas não se aproximam.

Receita para afastar moscas

Veja como afastar moscas, coloque um galho de manjericão junto às frutas da semana para repelir moscas e outros pequenos insetos que vem atrás das frutas.

Como montar uma armadilha para capturar moscas domésticas?

  1. Pegue uma embalagem descartável pequena, dessas de margarina ou manteiga e encha até a metade com água e detergente.
  2. Cubra as embalagens com filme plástico, papel alumínio ou papel.
  3. Faça um furo no meio desta “tampa”.
  4. Besunte sob a tampa mel, geleia ou melado que atraia as moscas. Elas vão entrar pelo buraco e o sabão vai reagir no calor e elas morrem ao entrar em contato com o ambiente.
  5. Você pode colocar essa armadilha próximo da churrasqueira por exemplo e as moscas não serão vistas do lado de fora e os ingredientes são todos aqueles usados comumente na cozinha.

Mais uma receita de armadilha para moscas

  1. Pegue uma embalagem descartável usada e coloque ¼ de x de vinagre com ¼ de açúcar e complete com água até a metade do recipiente.
  2. Faça dois furos na tampa.
  3. As moscas mergulham nesse caldo e lá ficam.

Essa armadilha também é boa para ser colocada em pontos onde estão aparecendo muitas moscas naquele dia. É uma receita simples e de uso diário para ser refeita no dia seguinte.

Receita de armadilha reciclável para afastar mosquitos

Receita de armadilha fácil de ser fabricada para afastar mosquitos:

  1. Pegue uma garrafa plástica de 2 litros (refrigerante ou água).
  2. Corte abaixo do gargalo.
  3. Dentro da garrafa coloque uma mistura de água quente com açúcar. Assim que amornar, coloque 2 gramas de fermento granulado (o fermento granulado é aquele vendido em saquinhos de papel).
  4. Cubra a lateral da garrafa com cartolina preta ou papel adesivo preto.
  5. Vire a tampa ao contrário e encaixe na abertura de tal forma que não deixe passar ar pelas laterais.
  6. Coloque a armadilha no chão em cantos da casa, embaixo da cama, atrás de armários, locais escuros onde os mosquitos se escondem.
  7. Renove o fermento toda a semana.
  8. A armadilha funciona e captura muitos mosquitos.

A “mosquiteca” inventada por biólogos da Fiocruz para o controle de mosquitos

  1. Pegue uma garrafa PET de 1,5 litros ou mais.
  2. Corte a parte superior para fazer uma espécie de funil.
  3. Corte cerca de 10 cm da PET, parte da base da garrafa.
  4. Lixe a parte interna do pedaço similar a um funil (pode ser utilizada uma lixa para madeira granulação 60, 100 ou 1120. O objetivo é deixar a superfície interna bem áspera em toda a sua extensão.
  5. Utilizando o “anel” parte da tampa da própria garrafa, faça um fechamento com um pedacinho de tela dobrado, (não serve o tule de véu de noiva, pois o buraco é grande o suficiente para que o mosquito passe).
  6. Coloque cinco grãos de arroz, ou de alpiste amassados, ou ainda ração para gatos dentro da parte interior da garrafa.
  7. Sele as duas partes com fita isolante.
  8. Está pronta a armadilha para a fêmea do mosquito transmissor da dengue.
  9. Encha com água limpa até cerca de 3 cm da borda do funil. Complete a água à medida que a mesma for evaporando.
  10. Coloque a armadilha no quintal ou onde ficam os mosquitos. É necessário ser um local sombreado, pois as fêmeas do mosquito não gostam de sol.
  11. A fêmea do mosquito verifica onde está havendo evaporação da água para colocar os seus ovos.
  12. É necessário lixar o funil por que a superfície fica corrugada e com isso a água sobe por capilaridade, aumentando a taxa de evaporação atraindo mais facilmente a fêmea do mosquito “Aedes aegypti”.
  13. A fêmea dó põe ovos onde ela identifica que a água possui alimento para as larvas. Até “os mosquitos” têm instinto materno, por isso, é necessário colocar os grãos de arroz e alpiste.
  14. Os ovos descerão pelos buracos da tela e ficarão na parte inferior do recipiente a tela, serve de elemento de ligação entre as duas partes e não permite que as larvas passem para a parte superior do recipiente. A presença da barreira de tela é muito importante, se ela estiver rasgada/destruída ao invés de uma armadilha para o mosquito você estará fornecendo um criadouro para o mosquito.
  15. Periodicamente esvazie a parte inferior e mate as larvas com cloro. Verifique se está tudo ok, com a tela e encha novamente a armadilha com água. Verifique a sua armadilha todos os dias.
  16. O mosquito adulto vive de 30 a 35 dias, e as fêmeas põem ovos de quatro a seis vezes, nesse período. Em cada vez, ela põe cerca de 100 ovos, sempre em locais com água limpa e parada. Se não encontra recipientes apropriados para depositar seus ovos, a fêmea do mosquito pode voar distâncias de até três quilômetros até localizar um ponto que considere ideal. A temporada de chuva, complica as coisas: um ovo de Aedes aegypti pode sobreviver até 450 dias – um ano e dois meses – mesmo que o local em que ele foi depositado fique seco. Se esse local receber água novamente (quando há uma chuvarada, por exemplo), o ovo volta a ficar ativo, podendo se transformar em larva e depois em pupa, e atinge a fase adulta num prazo curtíssimo, de dois a três dias.

Receita para espantar pulgas

Uma receita simples e eficiente para controlar pulgas:

  1. Limão e frutas cítricas são repelentes naturais de pulgas. Derrame uma xícara de água fervente sobre um limão fatiado.
  2. Deixe a mistura ficar toda a noite e passe com esponja no cachorro para matar as pulgas na hora.

Erva de gato: uma planta altamente eficaz para afastar insetos

A chamada erva de gato (Catnip) tem sido pesquisada com relação ao seu poder repelente para mosquitos e baratas. Pesquisadores da Universidade de Iowa demonstraram essa ação repelente. Descobriram também que o óleo essencial isolado desta planta (nepetalactone) pode ser 10 vezes mais eficientes do que a substância atualmente em uso como repelente e muito menos tóxico.

A semente de erva de gato não é muito facilmente encontrada mais existe no Brasil e a planta resultante de sua germinação é um pequeno arbusto, perene, que pode ser plantado ao redor da casa, em varandas de apartamentos e outros locais onde se deseja uma proteção contra esses hóspedes indesejáveis.

Para aqueles que apreciam ter gatos em casa, esta erva exerce um poder de atração muito grande sobre esses felinos, acalmando-os inclusive.

É permitida a reprodução parcial ou total deste conteúdo em outros sites e/ou blogs desde que mencionada a fonte – Fonte: Ribeira Dedetizadora – http://www.ddribeira.com.br/

Compartilhe!

Web Design: