Quer contratar a Ribeira Dedetizadora e Desentupidora?Solicite um orçamento!

11 Remédios caseiros para se livrar de ácaros

Conheça os melhores remédios caseiros para ácaros, embora os ácaros nunca possam ser completamente eliminados de sua casa, existem soluções naturais fáceis que você pode utilizar para reduzir drasticamente a quantidade desse inseto no ambiente do lar. Confira a lista que Ribeira Dedetizadora preparou para você.

Os ácaros são pragas que se instalam em locais como cortinas, roupas de capa, tapetes e carpetes e podem causar sérias reações alérgicas. Esses insetos são difíceis de serem vistos pois, são menores que percevejos. Mas, a boa notícia é que existem alguns remédios caseiros para se livrar de ácaros.

Isso mesmo! Geralmente, um dos grandes problemas de sofrer uma infestação com essa praga, é que os ácaros se alimentam do sangue e pele morta de animais e seres humanos.

E apesar de não transmitirem doenças graves, os ácaros podem causar grandes vermelhões, irritações e até erupções na pele.

Continue lendo esse post e descubra:

  • Os sintomas da alergia gerada pelos ácaros;
  • O que provoca esse tipo de alergia;
  • Quais são os melhores remédios caseiros para se livrar de ácaros.

Confira!

Principais sintomas da alergia gerada pelo ácaro

Segundo pesquisas norte-americanas, apenas nos Estados Unidos cerca de 20 milhões de pessoas sofrem com reações alérgicas desencadeadas por ácaros.

Isso ocorre por alguns motivos. Quando esse tipo de inseto pica seu hospedeiro, ele acaba liberando algumas toxinas. Além disso, os próprios excrementos deixados nos locais onde essas pragas formam as colônias, também podem desencadear as alergias.

Entre os principais sintomas das alergias desencadeadas pelos ácaros estão:

  • Asma;
  • Tosse;
  • Espirros;
  • Congestão nasal;
  • Coceira no nariz, olhos e pele;
  • Inchaço na garganta;
  • Olhos lacrimejantes ou vermelhos;
  • Congestão no peito;
  • Dificuldades respiratórias;
  • Chiado no peito;
  • Insônia;
  • Inchaço na parte.

Esses sintomas podem se manifestar em diferentes níveis. Tudo vai depender da quantidade de ácaros que picaram o hospedeiro, e também do próprio sistema imunológico de cada pessoa.

O que desencadeia a alergia por ácaros?

A alergia é desencadeada por conta de uma proteína que é liberada pelo ácaro quando ele excreta. E é justamente essa substância que acaba desencadeando os sintomas da alergia.

O sistema imunológico, uma vez que identifica esse agente estranho, passa a enviar anticorpos para combater os alérgenos. Esses anticorpos podem ou não desencadear outras reações, como, por exemplo, gerar inflamações e até mesmo obstruir as vias nasais.

Se a inflamação desencadeada demorar a passar, o hospedeiro pode acabar tendo sequelas mais graves. Por conta disso, caso identifique qualquer um dos sintomas é importante procurar um médico.

Dicas de remédios caseiros para se livrar de ácaros

Além de tratar a alergia a esse inseto, também é muito importante eliminar a colônia. Afinal de contas, é ela que irá garantir que os ácaros continuem a se proliferar e que com isso toda sua casa continue a ter as pragas.

E para te ajudar, separamos nesse post algumas dicas de remédios e soluções caseiras para se livrar de ácaros. Eles são bem simples de serem usados e podem acabar com pequenas e médias infestações. Confira!

1. Controle a umidade e temperatura

Uma das soluções caseiras para se livrar de ácaros mais simples é controlar a umidade a temperatura da sua casa. Muita gente não sabe, mas esses insetos se mantém hidratados absorvendo água do ar.

Uma vez que o ambiente tem pouca umidade, a tendência é que esses visitantes inconvenientes comecem a perecer. Por isso, é recomendado que você use um desumidificador.

Esse tipo de aparelho irá te ajudar a controlar a umidade de ambientes fechados, e ainda a se livrar dos ácaros. Contudo, é importante tomar cuidado, pois, muitas pessoas acabam tendo reações adversas por conta da baixa umidade, como coriza.

Além do desumidificador, você também deve deixar as janelas ao menos uma hora por dia abertas. Isso também irá ajudar no controle da umidade.

Outra recomendação é deixar os ambientes sempre com temperaturas entre 18°C e 22°C. Isso vai deixar os ácaros mais letárgicos, o que pode ajudar na utilização de outros remédios caseiros para se livrar de ácaros que vamos comentar a seguir.

2. Capriche na limpeza

Quanto mais limpo o ambiente, mais difícil a proliferação de ácaros. Isso porque, esses insetos tendem a se proliferar em locais escuros, úmidos e que acumulam poeira.

Por conta disso são tão comuns em colchões, tapetes e carpetes.

Se você fizer uma limpeza completa de forma periódica, dificilmente esses insetos irão conseguir montar uma colônia. No caso do colchão, por exemplo, o ideal é colocar ele para tomar um sol pelo menos uma vez por semana.

Já os tapetes devem ser batidos ao ar livre pelo menos uma vez por semana também. E uma coisa importante, todos os panos que são utilizados nesse processo devem ser lavados posteriormente em água quente.

Assim você evita que algum ácaro fique no pano de limpeza e volte a começar a colônia.

3. Lave a roupa de cama em altas temperaturas

Assim como esses insetos são extremamente sensíveis a temperaturas baixas, eles também não resistem a temperaturas maiores que 54°C a 60°C. Por isso, um dos remédios caseiros para se livrar de ácaros que também deve ser levado em consideração é lavar a roupa de cama em água quente.

Essa solução caseira ajudará a matar os insetos de maneira quase que imediata. E o melhor, ela também é eficaz no combate dos ovos desses parasitas.

Você também pode lavar outros itens em tecido, como mantas, cobertores, casacos, almofadas e tapetes. Mas é importante ler a etiqueta desses itens antes da lavagem. Isso porque alguns desbotam quando lavados em água quente.

Se você quiser tornar esse método ainda mais eficiente, é só adicionar algumas gotas de óleo de eucalipto na água que será usada na lavagem. Além de potencializar o método de eliminação, isso ainda dará um cheirinho todo especial as roupas de cama.

4. Use baixas temperaturas a seu favor

Mais uma das soluções caseiras para se livrar de ácaros são as baixas temperaturas. Como dito anteriormente, esses insetos não tem uma boa resistência a elas.

Por isso, uma recomendação é que, depois de lavar sua roupa de cama, cortinas, casacos e outros itens na água quente, você coloque tudo em um refrigerador ou freezer. Pode parecer estranho, mas acredite, isso é muito eficiente.

O ideal é deixar os itens congelados por pelo menos dois dias. Além disso, depois de retirar tudo do congelador, coloque eles mais algumas horas no ar livre.

Tudo isso ajudará você a se livrar de todos os ácaros e ovos que possam ter ficado.

5. Utilize terra de diatomácea

A terra diatomácea é um dos remédios caseiros para se livrar de ácaros mais popular. Inclusive, ele também pode ser usado para o combate de outros tipos de pragas, como formigas e pulgas.

Esse produto funciona de maneira simples. Basicamente, ele irá retirar a camada protetora do corpo do inseto. Com isso, ele passará a desidratar rapidamente e logo irá morrer.

Uma das grandes vantagens dessa alternativa é que ela é totalmente segura para humanos e pets. O ideal é que você espalhe um pouco desse pó nos locais que são focos da colônia, com entorno da cama, nas bordas de carpete, em vãos de porta e outros locais do gênero.

Você pode fazer isso a noite e na manhã seguinte aspirar tudo com um aspirador. Repetindo esse processo por alguns dias você verá como todos os insetos serão eliminados com facilidade.

Você pode encontrar a terra diatomácea em lojas de jardinagem. 

6. Seja minimalista

Um dos fatores que contribui com a proliferação dos ácaros é justamente o acúmulo. Se você costuma guardar muitas roupas ou objetos em cômodos da casa, saiba que tem 90% mais chance de sofrer com infestações de ácaros.

Esses insetos se aproveitam da desordem para conseguirem se reproduzir com facilidade. Afinal de contas, a bagunça cria o ambiente perfeito. Úmido, escuro e com poeira.

Então, um dos remédios caseiros para se livrar de ácaros é ser bem minimalista. Isso quer dizer que você precisa jogar tudo que tem em casa fora? Não!

Contudo, mantenha somente as coisas que realmente usa, e de forma organizada. Roupas de inverno, por exemplo, se elas não são usadas a mais de um inverno, o melhor é doar para quem precisa.

Além de evitar entulhar a sua residência, você ainda estará dando um destino melhor para as peças. Tem cortinas, tapetes ou almofadas que já não gosta mais e que estão apenas ocupando espaço? Se livre desses itens também.

Outra dica é tentar sempre manter uma rotina de limpeza. Isso fará toda a diferença no combate desse tipo de praga.

7. Escolhas as plantas certas para colocar dentro de casa

Para quem gosta de ter plantas, um dos remédios caseiros para se livrar de ácaros é ter espécies que ajudam a purificar o ar e que não acumulam poeira com facilidade. Pode não parecer, mas as plantas também podem ser usadas como casas dos ácaros.

Várias delas acabam acumulando poeira com facilidade, e isso acaba facilitando a criação de colônias. Por isso, se você deseja colocar plantas dentro de casa, saiba escolher as espécies corretas.

Plantas como o eucalipto, por exemplo, possuem odoros fortes que ajudam a espantar os insetos.  Já espécies como Lírios da Paz, Margaridas e Gérbera, ajudam na purificação do ar. Dessa maneira, você terá ainda mais tranquilidade nas suas noites de sono e poderá se manter livre dos ácaros.

Um cuidado muito importante em relação a quem deseja ter plantas dentro de casa, os vasos também precisam se higienizados. Isso porque, além de acumularem poeira, a água parada é um local propício para o desenvolvimento do mosquito da dengue.

Por isso, lembre-se de colocar areia nos pratinhos e de lavar os vasos semanalmente com água sanitária.

8. Use óleos essenciais

Os óleos essenciais são excelentes remédios caseiros para se livrar de ácaros. Mais acessíveis e sem oferecer risco algum para o ser humano e pets, eles possuem ação antibacterianas e antifúngicas. Inclusive, esse tipo de produto também é amplamente recomendado para quem deseja se livrar de outros tipos de inseto.

Existem vários tipos de óleos que você pode usar, mas, o de árvore do chá e eucalipto são os mais recomendados. Isso porque, ambos possuem aromas deliciosos e são fáceis de encontrar.

Mas afinal de contas, como usar esses óleos? Simples, você deve pingar algumas gotas deles em álcool ou água e depois colocar a mistura em um borrifador.

Balance bem e depois espirre nos locais que são potenciais colônias como o colchão, tapetes, cozinhas, sofás entre outros. Mas, é importante tomar cuidado para não acabar manchando as superfícies.

Você também pode usar esses remédios caseiros para se livrar de ácaros na água que será utilizada na limpeza. O cheiro forte desses óleos essenciais vai asfixiar os insetos, e ainda deixará a sua casa com aquele aroma gostoso de limpeza que todo mundo gosta.

9. Aspire a casa inteira

Mais um dos remédios caseiros para se livrar de ácaros fáceis de usar e que é muito eficiente é o bom e velho aspirador. Como você pôde ver acima, a limpeza é a base para se livrar dessa praga.

Por conta disso, se você manter sua residência sempre bem limpa, as chances de grandes colônias do inseto se instalarem é bem baixa. Contudo, ao usar esse método é importante tomar alguns cuidados importantes.

Primeiramente, ao limpar use uma roupa que pode ser descartada ou que você vai levar imediatamente após a limpeza. Provavelmente alguns ácaros tentarão fugir indo para as peças, e se você não descartar ou lavar seguindo as dicas anteriores, corre o risco de continuar com a infestação.

Além disso, opte por usar aspiradores que contenham filtro HEPA embutido. Isso ajudará a evitar que muita poeira se levante e que você acabe tendo uma crise alérgica.

No caso de tapetes, carpetes e cortinas, geralmente a aspiração é mais eficiente quando envolve água. Assim os insetos terão menos chances de se agarrem nas fibras. Mas só faça isso se o seu aspirador realmente tiver a opção para aspirar com água.

Outro cuidado importante é com as roupas usadas durante a limpeza. Se você não for descartá-la, o ideal é tirá-las imediatamente após a limpeza e colocar em um saco com vedação.

Em seguida, coloque-as para lavar em água quente e depois de seca deixe elas no freezer por dois dias. Assim, qualquer ácaro que possa ter ficado preso nas fibras será eliminado.

10. Invista em roupas de cama especiais

Um colchão tradicional pode abrigar entre 100 mil e 10 milhões de ácaros. Agora, imagine todos esses insetos eliminando seus excrementos e ainda se multiplicando nesse item que você usa para dormir todas as noites?

Mais um dos remédios caseiros para se livrar de ácaros é usar roupas de cama especiais que ajudem a evitar a proliferação desse tipo de praga. Existem vários tipos de capas que podem ser usadas para evitar esse problema.

Elas são feitas de fibras entrelaçadas de forma tão justa, que até mesmo os insetos não conseguem passar. Assim, dificilmente os ácaros irão entrar no seu colchão para criar uma colônia.

11. Mantenha a higiene dos pets em dia

Quem tem pet em casa precisa ter cuidado redobrado quando o assunto é ácaro. Isso porque os pelos, bem como as caspas que os animais de estimação eliminam servem de alimento para os insetos.

Por isso, é importante manter a higiene do seu amigo de quatro patas sempre em dia. caminhas e arranhadores devem ser higienizados pelo menos uma vez por semana.

No caso de pets que usam roupinhas, elas também devem ser lavadas com frequência, sempre usando água quente.

Para quem deseja evitar o trabalho de lavar as camas com tanta frequência, uma dica é usar as capas de proteção anti-ácaro. Elas funcionam assim como as capas protetoras de colchão, impedindo que os insetos entrem no tecido ou enchimento e assim se proliferem.

É importante, também dar banho no peto periodicamente. Isso porque os ácaros também podem usar os pelos dos animais como casa. Você também pode usar produtos anti-ácaros para deixar o seu amigo de quatro patas livre desse tipo de problema.

Conclusão

Esses são alguns dos remédios caseiros para se livrar de ácaros. É importante que caso você não consiga lidar com o problema com esses métodos, procure uma empresa especializada em dedetização.

Dependendo do tamanho da infestação, apenas serviços profissionais poderão te ajudar a se livrar totalmente desses visitantes indesejados.

É permitida a reprodução parcial ou total deste conteúdo em outros sites e/ou blogs desde que mencionada a fonte – Fonte: Ribeira Dedetizadora – https://www.ddribeira.com.br/

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Web Design: