Quer contratar a Ribeira Dedetizadora e Desentupidora?Solicite um orçamento!

11 Remédios caseiros para se livrar de vespas

Os remédios caseiros para se livrar de vespas são excelentes opções para quem deseja se livrar desses insetos perigosos. Constantemente confundidos com abelhas, as vespas são consideradas pragas em diversos lugares do planeta.

Apesar de não prejudicarem plantações como os gafanhotos, elas possuem um veneno extremamente forte. Elas geram uma série de sintomas desagradáveis e podem levar até mesmo à morte, dependendo da quantidade e se a pessoa ataca é suscetível as toxinas.

Continue lendo esse post na integra e fique por dentro de algumas curiosidades sobre as vespas. Além disso, descubra também alguns dos remédios mais potentes para se livrar desses insetos com rapidez e eficiência.

A Ribeira Dedetização preparou uma lista de 11 formas naturais para se acabar com as vespas. Confira!

Curiosidades sobre as vespas e seus nichos

Você sabia que as vespas se alimentam de néctar bem como de plantas? Isso mesmo, e um fato curioso sobre esses pequenos insetos é que quando eles ingressam na fase adulta, costumam atacar outros insetos, como outras espécies de vespas, gafanhotos e abelhas.

Se você quer combater esse tipo de praga, antes de qualquer coisa é necessário encontrar o ninho das vespas. Geralmente ele é feito em galhos de árvores, buracos e cavidades secas em madeira, e também telhados de casas.

Em alguns casos, ele também pode ser construído em chaminés e paredes. E o local onde o ninho foi criado irá interferir diretamente no processo de remoção.

Uma das dicas para conseguir localizar a casa das vespas é observar o movimento que elas fazem ao entardecer. Nesse horário os insetos costumam voar até o local de forma direta, o que irá facilitar a localização.

Como remover o ninho das vespas?

Todo ninho de vespas precisa ser removido através do uso de pesticidas. Isso porque é necessário exterminar a colônia para só então ser seguro retirar ele.

Existem vários tipos de pesticidas comerciais disponíveis no mercado. No entanto, alguns deles podem ter toxinas altamente perigosas que exigem um trabalho profissional.

Mas, também é possível encontrar pesticidas naturais. O grande diferencial desse tipo de alternativa é o fato deles serem menos agressivos a animais domésticos, crianças e adultos. Ou seja, você terá menos riscos de ter algum tipo de contaminação ou algo do gênero.

Mas, independentemente do tipo de pesticida que você vai usar, é necessário estar vestindo uma roupa protetora no momento de aplicação dele. Caso contrário você corre o risco de acabar levando uma série de picadas e ir parar até mesmo no hospital.

Além disso, o ideal é aplicar esse tipo de substância sempre de manhãzinha ou no fim de tarde. Isso porque nesses dois horários os insetos tendem a ficar mais letárgicos, uma vez que possuem hábitos diurnos.

Logo, as chances de você ser atacado são bem menores. No entanto, não tente fazer isso à noite, pois provavelmente eles vão atacar a fonte de luz que você vai usar par localizar o ninho.

Dicas de remédios caseiros para se livrar de vespas

Agora que você sabe os cuidados que precisa tomar em relação ao ninho e também ao se aproximar desses insetos, vamos mostrar agora algumas dicas de remédios caseiros para se livrar de vespas. Confira:

1. Armadilha de prancha para vespas

A armadilha de prancha para vespas é um método simples, mas que exige muita paciência para sua implementação. Você deve encher uma bacia de água e colocar uma pequena tábua sobre ela. Esse pedaço de madeira deve ficar apoiado nas bordas.

Em seguida, você deve adicionar uma isca para as vespas na sua armadilha. Doces de modo geral sempre são excelentes opções. Você pode colocar um pouco de geleia ou até mesmo de mel na madeira.

O importante é fazer isso na parte que fica de frente para a água. Além disso, coloque na água da bacia um pouco de sabão em líquido ou em pó.

A dinâmica dessa armadilha é bem simples. Basicamente a isca irá atrair as vespas.

Como o doce estará na parte de baixo da madeira, os insetos tentarão voar até lá e cairão na água. Consequentemente eles irão morrer afogados.

Em apenas algumas horas você terá capturado uma boa quantidade de vespas. O ideal, inclusive é que você coloque essa armadilha perto do ninho dos insetos.

Uma das vantagens dessa solução é o fato dela não emitir nenhum tipo de toxina no ar. Ou seja, esse remédio caseiro para vespas é uma opção totalmente segura.

Se for colocar a armadilha perto do ninho das vespas, tome muito cuidado. Lembre-se que esses insetos atacam mediante qualquer tipo de perturbação.

2. Armadilha de balde

A armadilha de balde funciona de maneira parecida com a anterior. Ou seja, você terá o envolvimento de água e algum tipo de isca.

Esse tipo de solução é ideal para infestações menores. É importante deixar claro que se a colônia for muito grande ou até mesmo você tiver dois ninhos ou mais na sua residência, o melhor é chamar um serviço especializado em dedetização.

Mas, para pequenas infestações, essa armadilha pode ser muito útil e gerar um resultado surpreendente. O ideal, assim como no caso anterior, é que você coloque ela perto do ninho.

Você vai precisar de um balde com água, bem como um pouco de açúcar, detergente e vinagre. Misture tudo e coloque a armadilha perto do ninho, sempre mantendo uma distância segura das vespas.

Basicamente o vinagre e o açúcar irão atrair os insetos. Contudo, como o detergente quebra a tensão superficial da água, as vespas irão se aproximar e serem rapidamente submersas.

Se você deseja tornar essa solução ainda mais eficaz, uma dica é pendurar frutas em cima do balde ou colocar o balde embaixo do galho de uma árvore frutífera.

De modo geral essa armadilha não é tão eficaz quanto a anterior. Mas se o seu principal objetivo é deixar os insetos longe da sua casa, ela pode ser muito eficaz.

3. Vácuo do ninho

Um dos remédios caseiros para se livrar de vespas mais eficazes é o vácuo de ninho. De forma simples, você vai aspirar todas as vespas do local e destruir a colônia desses insetos.

No entanto, esse método exige cuidado redobrado, justamente por conta do perigo que existe ao mexer no local. O ideal é que a aspiração seja feita no final da tarde, quando há uma quantidade maior de vespas no ninho.

É fundamental que você use roupas de proteção durante o processo. Além disso, o ideal é usar os chamados aspiradores úmidos, pois eles irão matar as vespas com o vácuo. Os modelos tradicionais só irão aspirar os insetos e então você terá que se livrar de vespas raivosas dentro do saco do equipamento.

 Outra dica para usar esse método é colocar um pouco de detergente no cano do aspirador. Você deve usar uma mangueira ou extensor para o aspirador para evitar se aproximar demais do ninho.

Coloque a abertura do equipamento bem na entrada do ninho e então ligue. Depois deixe o aparelho ligado por algum tempo.

Os insetos tentaram atacar o bico do aspirador e serão sugadas para dentro sendo mortas no processo. De modo geral esse método consegue eliminar até 95% da infestação.

Você pode repetir esse procedimento no dia seguinte para matar os insetos retardatários. Uma vez que o ninho esteja limpo, espere alguns dias para que as larvas morram de fome e então retire ele.

 Importante, nunca deixe o ninho, mesmo que vazio. Ele pode servir de atrativo para outras pragas, uma vez que elas já terão um local para se hospedar totalmente pronto.

4. Óleo de menta

O óleo de menta é um pesticida natural que é considerado um dos melhores remédios caseiros para se livrar de vespas.

Tudo o que você precisa fazer é misturar algumas gotas desse óleo essencial com água e depois pulverizar no seu jardim. Não tente pulverizar diretamente o ninho pois você poderá ser atacado.

5. Óleo de cedro

O óleo de cedro tem uma ação poderosa contra esses insetos. Ele consegue desidratar as vespas rapidamente fazendo com que elas sufoquem até a morte.

Você deve misturar algumas gotas dessa substância com detergente e água e depois pulverizar no seu jardim e casa. Você também pode pulverizar perto do ninho, sempre tomando cuidado para não deixar os insetos agitados e prontos para te atacar.

6. Óleo de Neem

O Óleo de Neem é um dos remédios caseiros para se livrar das vespas que também merece destaque por ser altamente eficiente no combate a esses insetos.

Considerado um inseticida natural, esse óleo consegue combater esse tipo de praga com segurança para seres humanos e animais domésticos.

O grande diferencial dessa substância é que ela tem como componente ativo o azadirachtin. Ele é extremamente tóxico para vespas, e também para outros insetos considerados pragas, como abelhas e gafanhotos.

Essa substância age desestabilizando os sistemas hormonais do inseto. Além disso, ela também consegue impedir a reprodução deles. Consequentemente fica muito mais fácil acabar com as colônias, sem usar componentes tóxicos agressivos para seres humanos e animais domésticos.

O ideal é que você coloque esse óleo em um borrifador, diluído em álcool, e aplique ao redor da casa e perto do ninho, se conseguir. Aos poucos as vespas irão definhar e a colônia será extinta.

Além do óleo de nem, também é possível usar outros óleos essenciais igualmente eficientes no combate de insetos. São eles: lavanda, eucalipto, citronela, jojoba, árvore do chá, poejo.

7. Limão e Cravo

A mistura de limão e claro também é um dos remédios caseiros para se livrar de vespas. Contudo, ela só repele os insetos, sem realmente matar.

Tudo o que você precisa fazer é cortar um limão no meio e depois espetar alguns cravos em cada fatia. Em seguida, coloque elas em locais onde as vespas normalmente surgem.

Essa é uma boa alternativa para manter esses e outros insetos longe da sua cozinha ou outros cômodos.

8. Ácido bórico

Mais um dos remédios caseiros para se livrar de vespas é o ácido bórico. Inclusive, essa é uma das opções caseiras mais populares entre quem deseja se livrar de diferentes tipos de insetos.  E o melhor é que ele é totalmente seguro para humanos.

O ideal é colocar um pouco desse pó na entrada do ninho. Em alguns dias a colônia estará tão prejudica por conta dessa substância que logo irá definhar completamente.

9. Terra de diatomáceas

A terra de diatomáceas é mais um dos remédios caseiros para se livrar de vespas que todo mundo precisa conhecer. Isso porque ele é um dos mais ecológicos e consegue ser útil para o combate de diferentes tipos de pragas.

De forma simples, esse pó irá retirar a camada que protege esses insetos. Consequentemente, eles não conseguirão se manter hidratados e irão desidratar até morrer.

E o melhor de tudo é que essa alternativa é totalmente segura para seres humanos e animais domésticos. Tudo o que você precisa fazer é polvilhar um pouco desse pó perto do ninho. Você também pode criar uma armadilha, colocando algo doce em uma bandeja e a terra de diatomáceas em volta.

10. Mistura de gerânio, cravo e erva-cidreira

A mistura desses três elementos também é muito útil no combate das vespas. Você deve usar óleos essenciais de cada uma das plantas.

Misture os três em um pulverizador com detergente e água e depois pulverize o ninho (sempre mantendo uma distância segura) e os locais por onde esses insetos passam.

11. Plante plantas que espantam vespas

Sim, existem várias plantas que têm a capacidade de espantar as vespas. Geralmente são espécies fáceis de manter, e que também têm outras utilidades.

É o caso, por exemplo, do capim-limão, também conhecido como erva cidreira. Além de espantar esse tipo de praga, ele também dá um excelente chá calmante.

Você também pode cultivar hortelã ou absinto, os dois tipos de planta são excelentes repelentes naturais para vespas e outros insetos do gênero. Você pode cultivar perto do ninho, mas também entorno da sua casa, evitando, assim, que as pragas se aproximem demais.

Essas são algumas das alternativas de remédios caseiros para se livrar de vespas. É importante ressaltar que todo cuidado é pouco em relação a esses insetos.

Por isso, se você tiver alguma dificuldade em relação ao combate, não se arrisque, o melhor é chamar uma empresa de dedetização especializada que possa garantir uma remoção do ninho de forma segura.

É permitida a reprodução parcial ou total deste conteúdo em outros sites e/ou blogs desde que mencionada a fonte – Fonte: Ribeira Dedetizadora – https://www.ddribeira.com.br/

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Web Design: