Quer contratar a Ribeira Dedetizadora e Desentupidora?Solicite um orçamento!

18 Remédios caseiros para picada de carrapato

Saber quais são os remédios caseiros para picada de carrapato é muito importante para quem sofre ou já sofreu com esse tipo de praga. Esses insetos geralmente aparecem em locais com gramados, campos e florestas.

Os melhores remédios caseiros para tratar mordida de carrapato são: Aloe Vera, Casca de Banana, Cebola, Limão, Tomate, Mel, Açúcar, Amêndoas Doces, Cravo da Índia, Manjericão e muitas outras soluções naturais de tratamento para aliviar picada de carrapatos.

E apesar deles parecerem inofensivos, esses bichinhos podem transmitir uma série de doenças. Sem falar que as picadas também geram uma série de desconfortos.

Além da vermelhidão, as erupções também são comuns, o que acaba sendo um canal para o desenvolvimento de doenças mais graves. Portanto, os remédios caseiros de como tratar alergia a picada de carrapato podem ser de grande interesse para a população.

Veja também:

Remédios caseiros para matar carrapato

Carrapato de cachorro pega em humanos?

Remédios caseiros para carrapato em cachorro

Como livrar o cachorro dos carrapatos e pulgas

Por conta disso, se você for picado, é muito importante que trate o local o mais rápido possível. E para te ajudar, nossa empresa de dedetização separou uma lista com alguns dos melhores remédios caseiros para picada de carrapato. Confira!

Quais os Sintomas da Picada de Carrapato?

Os sintomas de picada de carrapato são irritação local, acompanhados de coceira e vermelhidão na pele. As pessoas que mais tem tendência a desenvolver, ou seja, as mais sensíveis podem evoluir com lesões mais graves, gerando edema ou até mesmo uma grande chance de infecção bacteriana secundária, as vezes também devido à intensa coceira no local.

Se o carrapato estiver infectado pela Ricketsia, que é uma bactéria, pode ocorrer o quadro clínico da Febre Maculosa (popularmente conhecida como “doença do carrapato”). Os principais sintomas dessa doença causada pela mordida do carrapato é: dor no corpo, febre, vômitos, diarreia e manchas vermelhas no corpo.

Conheça os Melhores Remédios Caseiros para Picada de Carrapato

Embora os medicamentos orais ou tópicos sejam frequentemente recomendados para picadas de carrapatos, vários remédios caseiros naturais podem são ótimos e agem de forma efetiva na redução do desconforto causado pela mordida do carrapato.

Confira abaixo as melhores soluções naturais para picada de carrapato!

1. Água e Sabão Neutro

Uma das maneiras mais simples e fáceis de tratar a picada logo após ela ocorrer é lavar o local com água e sabão neutro. O carrapato pode carregar com ele uma série de toxinas.

Logo, o ideal é que você higienize o local picado justamente para se livrar ao máximo dessas substâncias nocivas. Sempre lave usando água corrente e sabão neutro.

Os sabonetes perfumados podem ter substâncias que irritem ainda mais o local da picada. Uma vez que você tenha higienizado a região, vá até o posto de saúde mais próximo para que a ferida possa ser tratada de maneira mais adequada.

2. Vinagre para Tratar Alergia da Picada de Carrapato

Muita gente não sabe, mas o vinagre é um dos melhores remédios caseiros para picada de carrapato. Isso porque, ele possui ação antisséptica, que ajuda não apenas na descontaminação do local da picada, mas também no alívio dos sintomas e reações decorrentes da picada.

O modo de usar esse tratamento é bem simples. Basta embeber um pano com um pouco de vinagre e depois aplicá-lo no local da picada. 

O vinagre branco e o de maçã são as melhores alternativas. Contudo, é importante que você só use se a picada não tiver uma ferida.

3. Repelentes de Dietiltoluamida (DEET) para Pele

Na verdade, os repelentes de dietiltoluamida (DEET) para pele são indicados para prevenir as picadas de carrapatos e outros insetos. Eles são bastante eficazes e ideias para quando você for passear em algum local com campo, gramado ou florestas.

O ideal é aplicar o repelente em todas as partes que ficarão expostas. Geralmente esse tipo de produto tem um tempo de ação de três horas.

Por conta disso, você provavelmente terá que reaplica-lo. Outra dica é evitar o contato do repelente com as suas roupas. O produto pode acabar manchando-as.

4. Açúcar para Aliviar a Picada de Carrapato

Mais um dos remédios caseiros para picada de carrapato é o açúcar. Ele é muito útil para ajudar a aliviar os sintomas, não apenas da picada de carrapato, mas também de outros tipos de insetos.

Para usar esse método, você deve umedecer a área picada com um pouco de água e depois passar um pouco do açúcar. Você pode usar tanto o refinado, como o cristal ou até mesmo em torrão!

5. Protetor solar: Prevenção da Mordida de Carrapato

O protetor solar também é uma das formas de prevenção, e não de tratamento. A grande maioria dos insetos não gosta de certas substâncias presentes nesse tipo de produto.

Logo, o protetor solar acaba servindo de repelente. Além disso, ele também ajuda na proteção da sua pele contra os raios ultravioletas.

O ideal é usar um protetor solar de fator, no mínimo de 30. Contudo, isso vai depender diretamente do seu tom de ele.

Além disso, lembre-se de verificar se o produto pode ser aplicado tanto no corpo como no rosto. 

6. Tratando Picada de Carrapato com Aloe Vera

Também conhecida como babosa, aloe vera também é um dos remédios caseiros para picada de carrapato. Tanto que esse item é amplamente utilizado pela indústria de saúde e beleza, para o desenvolvimento de produtos de tratamento de pele.

A babosa é rica em uma série de substâncias que proporcional a sensação de alívio na região picada. Ela ajuda a diminuir a coceira e vermelhidão.

Tudo o que você precisa fazer é pegar um pedaço da planta, e aplicar o gel que escorre dela na região da ferida. Se preferir, você pode encontrar aloe vera em casas de produtos naturais.

Esse item também pode ser utilizado para o tratamento de queimaduras, e para quem deseja hidratar a pele profundamente.

7. Casca de Banana um Ótimo Remédio Caseiro para Picada de Carrapato

Mais um dos remédios caseiros para picada de carrapato é a casca de banana. Esse é um tratamento que era amplamente utilizado por gerações mais antigas, uma vez que a casca de banana é repleta de substâncias que auxiliam no tratamento das mais variadas picadas.

Ela também possui uma série de substâncias que ajudam no alívio de sintomas, bem como promovem a cicatrização e ainda diminuem o inchaço causado pelas toxinas transmitidas pelos insetos.

Tudo o que você precisa é lavar o local da picada, e depois esfregar um pouco da parte branca da casca (ou seja, a de dentro), no local!

O grande diferencial desse tratamento caseiro é que ele também é sustentável. Afinal de contas, a casca seria jogada fora.

8. Cebola

Pode parecer estranho, mas a cebola também é um dos remédios caseiros para picada de carrapato mais indicados. Isso porque, ela também conta com substâncias diferenciadas que auxiliam em vários aspectos.

Além de aliviar o inchaço ao redor da picada, ela também tem uma ação calmante, o que irá diminuir a vermelhidão e a coceira. E alguns estudos apontam que ela tem uma espécie de efeito desintoxicante.

Pesquisas mostram que elas conseguem “absorver” alguns tipos de toxinas. Ou seja, ela também acaba diminuindo as chances de infecção. 

9. Limão

O limão também é um dos poderosos remédios caseiros para picada de carrapato. Ele contém substâncias que ajudarão tanto na desintoxicação do local, como na cicatrização e alívio da coceira.

Tudo o que você precisa fazer é espremer um limão, e com a ajuda de um pano, passar o suco obtido na região da ferida. Importante, você não deve usar esse método caso haja alguma ferida.

Além disso, use ele apenas enquanto estiver em casa. Se for sair, lave muito bem o local. As substâncias presentes no limão, quando expostas ao sol, podem gerar manchas e até mesmo queimaduras!

10. Tomate

Você sabia que o tomate é um poderoso analgésico natural? Além de aliviar a dor, ele também consegue diminuir a inflamação de picadas de diferentes tipos de insetos.

Tudo o que você precisa fazer é colocar uma rodela do vegetal em cima da região afetada.

11. Bicarbonato de Sódio

O bicarbonato de sódio sem sombra de dúvidas é um dos itens mais versáteis. É possível usá-lo para praticamente tudo!

E uma de suas utilizações é justamente para o tratamento de picadas de insetos. Além de reduzir a coceira, ele também ajuda no combate da inflamação.

E o modo de utilização desse que é um dos remédios caseiros para picada de carrapato mais populares é bem simples. Tudo o que você precisa fazer é misturar um pouco de bicarbonato e água até criar uma pasta.

Em seguida, aplique essa mistura na região e espere 15 minutos. Depois lave o local com água Corrente e pronto, você verá como os sintomas irão diminuir.

12. Mel

O mel é mais um dos remédios caseiros para picada de carrapato. Na verdade, esse alimento é um dos mais poderosos do mundo, tendo em vista todas as suas propriedades e utilizações.

Por exemplo, ele tem substâncias que ajudam no fortalecimento do sistema imunológico. Não é à toa que ele é amplamente utilizado para o tratamento e prevenção de gripes e resfriados.

Além disso, ele também tem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias. Por isso é amplamente indicado para o tratamento de picadas de insetos.

O modo de usar é bem simples. Basta aplicar um pouco de mel na região da picada.

13. Óleos Naturais

Sem sombra de dúvidas os óleos naturais também são grandes aliados no tratamento de picadas de carrapato. Eles são ricos em várias substâncias que auxiliam na diminuição do inchaço, vermelhidão e coceira. Sem contar que alguns possuem ação bactericida e anti-inflamatória.

Entre os principais óleos naturais que também são remédios caseiros para picada de carrapato estão o de melaleuca, lavanda e cedro.

Para usar esse tipo de método você deve diluir 4 gotas do óleo em cerca de 2,5 litros de água. Depois, é só aplicar essa mistura na região, ao menos duas vezes por dia.

Se você preferir, também pode usar esses óleos durante o banho, diretamente na pele. O ideal é aplicar de 6 a 8 gotas.

Mas atenção, esse método não é indicado para crianças e adolescentes, uma vez que a concentração de substâncias é bem grande, o que pode causar algum tipo de reação alérgica.

14. Álcool com Cânfora

Mais um dos remédios caseiros para picada de carrapato é o álcool misturado com óleo essencial de cânfora. Esses dois itens também irão ajudar não só no combate dos sintomas, mas, a limpeza da área afetada.

Tudo o que você precisa fazer é pingar algumas gotinhas do óleo essencial de cânfora em 200 ml de álcool. Misture bem e depois aplique na região da picada.

Mas muito cuidado ao usar esse tipo de método. Afinal de contas, o álcool é extremamente inflamável.

15. Compressas de Alfazema

As compressas de alfazema também são excelentes para o tratamento da picada de carrapato, bem como de outros insetos. Isso porque, essa planta é riquíssima em propriedades anti-inflamatórias, o que ajudará no combate da infecção, bem como na diminuição dos sintomas.

O modo de usar é bem simples. Você deve diluir 4 gotas de óleo essencial de alfazema, em cerca de 2,5 litros d’água. Depois, é só molhar um pano nessa mistura e depois aplicar no local que foi picado.

16. Loções a Base de Ervas

Fáceis de fazer as loções à base de ervas ajudam no combate dos sintomas. Elas aliviam as coceiras e vermelhidões, e ainda acalmam a pele.

Tudo o que você precisa fazer é pingar algumas gotas de extratos de ervas em um creme para a pele neutro. Depois é só passar no local da picada.

17. Amêndoas Doces e Cravo-da-Índia

As amêndoas doces e o cravo-da-índia também são poderosos remédios caseiros para picada de carrapato. Isso porque, eles têm poderosos efeitos que ajudam a diminuir o desconforto e os sintomas.

No caso do cravo-da-índia, ele é desinfetante e bactericida. Já as amêndoas doces são calmantes. Logo, se você usar os dois em conjunto conseguirá tratar os sintomas com mais facilidade.

Tudo o que você precisa fazer misturar uma colher de extrato de camomila, 50ml de extrato de amêndoas doces, e 10 cravos-da-índia. Deixe a mistura descansando por alguns minutos e depois aplique na região afetada.

Você verá que rapidamente os sintomas irão diminuir.

18. Manjericão

Com certeza você deve conhecer esse tempero tão utilizado na culinária, principalmente na italiana. O que muita gente não sabe, é que o manjericão também é um dos remédios caseiros para picada de carrapato.

Ele é ideal para deseja diminuir os sintomas de coceira e inchaço! Tudo o que você precisa fazer amassar algumas folhas, e depois usar o óleo que sair das folhas amassadas.

Passe esse óleo em toda a região entorno da picada. O alívio será quase que instantâneo.

Conhecer os remédios caseiros para picada de carrapato é importante para quem deseja tratar os desconfortos causados pelos insetos. Contudo, lembre-se sempre que o mais recomendado é ir a um médico. Assim, ele poderá indicar tratamentos mais adequados, e também verificar se a picada do inseto não transmitiu nenhuma doença.

É permitida a reprodução parcial ou total deste conteúdo em outros sites e/ou blogs desde que mencionada a fonte – Fonte: Ribeira Dedetizadora – https://www.ddribeira.com.br/

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Web Design: