Quer contratar a Ribeira Dedetizadora e Desentupidora?Solicite um orçamento!

30 Remédios Caseiros para se Livrar de Formigas no Jardim

Experimente um desses 30 remédios caseiros para se livrar das formigas no jardim!

A terra diatomácea e o Bórax são os melhores métodos naturais para eliminar formigas no jardim e combater insetos de modo geral.

Se você não quer ver formigas rastejando em sua casa e jardim coloque em prática essas dicas infalíveis que a Ribeira Dedetização preparou para você!

As formigas podem parecer insetos inofensivos para muita gente. Mas a verdade é que dependendo da espécie, elas podem causar problemas sérios de alergias, sem contar que estragam vários alimentos.

Por isso é importante conhecer alguns remédios caseiros para se livrar de formigas no jardim.

Existem várias alternativas caseiras e menos invasivas que você mesmo pode colocar em prática para se livrar desse tipo de prática. Mas, é importante que você saiba que dependendo do tamanho da infestação, apenas os métodos caseiros podem não ser suficientes.

Nesse tipo de caso, o ideal é procurar uma empresa de dedetização. Através dela você poderá contar com profissionais especializados e métodos avançados para se livrar desses invasores.

Veja também:

Como acabar com formigas no carro

04 formas de se livrar das formigas andarilhas

Como eliminar formigas da cozinha

Como se prevenir das formigas

Confira abaixo 30 remédios caseiros para se livrar de formigas no jardim!

Melhores remédios Caseiros para Acabar com Formigas no Jardim

Antes de se transformar em um especialista em eliminar formigas no jardim, faça as seguintes perguntas a si mesmo:

  • As formigas estão em uma área isolada do meu jardim?
  • As formigas são uma ameaça para minha família?
  • As formigas são uma ameaça para minha casa e plantas?

Agora que já tem as respostas, vamos transformá-lo no maior matador de formigas do mundo.

1. Eliminando Formigas no Jardim Bicarbonato de Sódio e Açúcar em Pó

Uma das maneiras mais simples de se livrar desse tipo de inseto é fazendo uma mistura de bicarbonato de sódio, açúcar e óleo essencial. Isso fará que o sistema digestivo das formigas não funcione corretamente, e eles irão morrer.

Basta misturar esses ingredientes e depois colocar em pontos onde as formigas geralmente transitam. Aos poucos a infestação será destruída.

2. Acabando com Formigas no Jardim com Vinagre

Mais um dos remédios caseiros para se livrar de formigas no jardim é o vinagre. Esse tempero usado geralmente em saladas é muito eficaz, pois, o cheiro fará que os insetos se afastem.

Tudo o que você precisa fazer é misturar partes iguais de vinagre e água e depois borrifar a mistura por onde esses as formigas passam. Importante, o ideal é usar vinagre branco ou de cidra de maçã, eles possuem os cheiros mais fortes para esse tipo de praga.

3. Ácido Bórico é um dos Remédios Caseiros para se Livrar de Formigas no Jardim

O ácido bórico é extremamente tóxico para formigar. Assim que os insetos ingerem essa substância, começam a morrer rapidamente.

O ideal é que você misture essa substância com um pouco de mel, açúcar, manteiga ou xarope de bordo. Isso servirá de isca para os insetos.

Além disso, as formigas irão levar a isca para a colônia, acabando de vez com a infestação.

4. Afastando Formigas do Jardim com Suco De Limão

O suco de limão também é um dos remédios caseiros para se livrar de formigas no jardim indicado para quem deseja um método mais natural. O cheiro dele vai confundir e afastar os insetos, e a acidez apagar o rastro natural que eles deixam ao andar pelo jardim ou casa.

O ideal é molhar algumas bolas de algodão no suco de limão, e depois espelhas pelos ligares onde geralmente as formigas transitam.

5. Matando Formigas do Jardim com Terra Diatomácea

A terra diatomácea é um método natural de repelir e combater insetos de modo geral. Quando as formigas ou outros invasores do gênero entram em contato com esse componente, acabam perdendo a camada protetora que possuem em seus corpos.

Dessa forma eles desidratam rapidamente e morrem. E o melhor é que esse pó é totalmente seguro para seres humanos, PETs e plantas.

Ele pode ser facilmente encontrado em lojas de jardinagem. Basta espalhar um pouco da terra diatomácea nos locais que as formigas normalmente aparecem.

Se conseguir encontrar o formigueiro, também é indicado jogar um pouco dela ali, para que os insetos levem um pouco da substância para dentro da colônia.

6. Casca de Pepino

Mais uma das dicas de remédios caseiros para se livrar de formigas no jardim e usar casca de pepino. Esse tipo de inseto não gosta de nenhum pouco do gosto desse vegetal, por conta do amargor.

Tudo o que você precisa fazer é colocar cascas de pepino perto de onde as formigas passam. Importante, elas devem ser trocadas em dias alternados.

7. Pimenta Caiena é um dos Remédios Caseiros para se Livrar de Formigas no Jardim

A pimenta caiena também é um dos métodos para se livrar desse tipo de praga. Isso porque o forte odor do tempero dissipa os sinais naturais que as formigas deixam por onde passam.

Você pode colocar um pouco desse tempero nos locais onde esses insetos mais atacam e por onde passam. Em pouco tempo você verá que as formigas não irão mais aparecer no seu jardim ou até mesmo dentro de casa.

8. Detergente Líquido para Louça

O detergente líquido também é excelente no combate desses visitantes inconvenientes, as formigas. Ele age de forma parecida com a terra diatomácea, ou seja, roupe as células de proteção, fazendo que os insetos desidratem até morrer.

O ideal é que você misture uma colher de chá desse produto, com uma colher de chá de bicarbonato e depois acrescente tudo em um balde com água. Depois é só jogar essa mistura nos caminhos das formigas e esperar que ela faça efeito.

9. Melaço

Essa é uma forma segura e totalmente natural de eliminar as formigas do seu terreno. Você pode misturar um pouco dessa substância com óleo de laranja, ou até mesmo terra diatomácea.

Dessa maneira, os insetos serão atraídos pelo melaço, levarão partes dele para a colônia e serão exterminados de forma orgânica. Essa é uma boa alternativa para quem não deseja utilizar componentes tóxicos.

10. Cascas de Frutas Cítricas

As cascas de frutas cítricas também são excelentes remédios caseiros para se livrar de formigas no jardim. Alimentos como laranjas, limões e toranjas contêm altos níveis de D-limoneno.

Esse componente age como um pesticida natural e totalmente seguro. Tudo o que você tem que fazer é colocar algumas cascas em locais que as formigas frequentam deixar que elas façam o trabalho de espantar os insetos.

Outra forma de você usar as cascas são processando elas no mixer até obter um pó bem fino. Depois é só polvilhar esse pó nas laterais do seu jardim ou casa.

11. Alho Fresco

Além de ser um excelente tempero, o alho fresco também é um dos remédios caseiros para se livrar de formigas no jardim. Os insetos de modo geral não suportam o odor desse tipo de alimento. O ardor causado por ele vai rapidamente acabar com a infestação do seu jardim.

Você pode usá-lo de diferentes formas. Mas uma das mais simples é espremer alguns dentes e colocar na água. Deixe de molho durante a noite e no dia seguinte coloque a mistura em um borrifador.

Depois é só aplicar nos locais que as formigas normalmente atacam.

12. Óleo de Menta é um dos Remédios Caseiros para se Livrar de Formigas no Jardim

As formigas também não gostam do odor do óleo de menta. Além disso, esse tipo de produto também atrapalha a capacidade delas de se comunicarem pelo cheiro.

Esse método é bem simples de usar. Misture 10 gotas de óleo essencial menta em 400ml de água. Depois aplique em janelas, cercas, varandas e portas.

Se preferir, você também pode pulverizar essa mistura diretamente nas trilhas de formigas.

13. Giz

O giz também é um dos remédios caseiros para se livrar de formigas no jardim. Isso porque ele atrapalha a capacidade de comunicação por cheiro desses insetos. Outra vantagem desse método é que ele não oferece perigos para crianças ou pets.

Para usar o giz para espantar formigas é bem simples. Basta moer alguns gizes e espalhar pelo jardim e casa. Em pouco tempo os insetos irão desaparecer.

14. Óleo de Tea Tree (Malaleuca)

O óleo de Tea Tree, também conhecida como Malaleuca é um ótimo remédio para espantar as formigas. Elas odeiam qualquer tipo de odor muito intenso, então esse método é bastante eficaz.

Você pode pingar algumas gotas desse óleo em diferentes partes da sua casa. Ou se preferir, misture óleo de Malaleuca, óleo de menta e óleo limão em um pouco de água e depois borrife com o auxílio de um borrifador nos locais que as formigas passam.

15. Álcool

O álcool é um verdadeiro coringa na hora de eliminar insetos. Ele age de diferentes maneiras em seus corpos, fazendo que as pragas sejam eliminadas rapidamente.

Misture uma colher de chá de álcool e 1 colher de chá de detergente líquido. Coloque a mistura em um borrifado com água e depois borrife em nas trilhas das formigas.

Esse método vai agir rapidamente na eliminação dessas pragas.

16. Talco para Bebê

O talco para bebê é totalmente seguro para seres humanos e pets. Mas para as formigas, ele acaba prejudicando os sentidos.

Então, se você quer acabar com esse tipo de praga no seu terreno, coloque um pouco de talco de bebê nos limites do seu jardim e da sua casa. Em pouco tempo os insetos irão abandonar a colônia.

Esse método também pode ser útil no combate de pulgões.

17. Borra de Café

A borra de café é mil e uma utilidades. Além de ser um bom esfoliante natural, ela ajuda a combater infestações de formigas. Isso porque ela ajuda a eliminar as trilhas de odor que esses insetos deixam.

Então, se você quer acabar com as formigas do seu jardim, é só espalhar borra de café nele.

18. Canela

A canela também é um dos remédios caseiros para se livrar de formigas no jardim. Seu odor característico espanta os insetos.

E o melhor é que esse método também é totalmente seguro. Você pode espalhar um pouco de canela em pó nos limites do jardim e da casa.

Também é possível usar óleo essencial de canela ou incenso de canela no lugar.

19. Óleo de Cravo

O óleo de cravo possui uma substância chamada eugenol. Esse componente ajuda a matar as formigas rapidamente, e ainda deixa um cheirinho gostoso no ambiente.

Você pode pingar cerca de gostas em um borrifador com água, e aplicar pela casa. Essa misturinha também é muito eficaz para quem deseja se livrar das moscas e mosquitos.

20. Sal

O sal também é uma excelente substância para combater as formigas. Ele consegue acelerar a desidratação, fazendo que elas morram rapidamente.

Você pode polvilhar um pouco de sal nas trilhas dos insetos, e até mesmo perto do formigueiro. Você verá que em pouco tempo estará totalmente livre desses visitantes que ninguém gosta.

21. Farinha de Milho

A farinha de milho interfere diretamente no funcionamento do sistema digestivo das formigas. Basicamente, elas “explodem” depois de comer esse alimento.

Esse é um método que demora mais para surtir efeito. Mas em compensação ele não oferece nenhum tipo de risco para seres humanos e pets.

Tudo o que você precisa fazer é colocar um pouco de farinha de milho onde os insetos normalmente aparecem.

22. Vaselina

A textura lisa da vaselina repleto as formigas e outros tipos de inseto. Então, tudo o que você precisa fazer é passar um pouco desse produto em objetos e móveis.

Mas atenção, tome cuidado para não acabar manchando eles. Você também pode colocar um pouco da substância em potinhos e espelhar eles ao longo de seu jardim, varanda ou horta.

23. Folhas de Louro

As folhas de louro também possuem um cheiro forte que é desagradável para as formigas. Se você plantar esse tipo de planta no seu jardim, os insetos provavelmente irão procurar outro lugar para continuar a colônia.

24. Pimenta Vermelha

A pimenta vermelha possui o mesmo efeito da caiena. Seu odor vai espantar facilmente as formigas.

O ideal é espelhar um pouco desse tempero em todos os limites do seu jardim. Se preferir, jogue pimentas picadas ao longo dele.

25. Creme de Trigo

Fazer uma mistura de trigo com água ou até mesmo leite é um dos remédios caseiros para se livrar de formigas no jardim. O trigo, assim como a farinha de milho, não consegue ser absorvido pelo sistema digestivo das formigas.

Logo elas vão comer o alimento até explodirem. Se você quiser, pode acrescentar açúcar na mistura, como forma de isca.

26. Óleo de Cânfora e Álcool

Esses dois ingredientes em conjunto exalam um odor que as formigas não suportam. Você deve misturar uma parte de óleo de cânfora para nove de álcool.

Depois, despeje ela no formigueiro e é só esperar.

27. Manteiga de Amendoim e Bórax

Essa é uma excelente armadilha para acabar com as formigas. Enquanto a manteiga de amendoim irá atrair os insetos, o bórax irá exterminá-los.

Misture partes iguais dos ingredientes e depois coloque nas trilhas das formigas. No dia seguinte é só lavar tudo para eliminar os insetos que ficaram presos.

28. Farinha é dos Remédios Caseiros para se Livrar de Formigas no Jardim

As formigas evitam passam em qualquer tipo de pó. Isso porque esse tipo de substância atrapalha a comunicação por odor.

Então, se você quer uma maneira barata, simples e segura de acabar com esses insetos, basta jogar um pouco de farinha nos limites do seu jardim, que eles irão desaparecer.

29. Sal e Talco

Mais um dos remédios caseiros para se livrar de formigas no jardim é o talco com sal.

Enquanto o talco sufoca os insetos, o sal acelera a desidratação, fazendo que eles sequem e morram. Tudo o que você precisa fazer é misturar partes iguais dessas substâncias depois espalhar pelo jardim.

30. Aspartame é um dos Remédios Caseiros para se Livrar de Formigas no Jardim

O aspartame é um aditivo alimentar que é amplamente usado como substituto de açúcar. Acontece que para as formigas ele é extremamente toxico.

Isso porque ele tem uma neurotoxina que gera o mau funcionamento de seus sentidos dos insetos, fazendo que eles consumam alimentos até uma quantidade letal. Tudo o que você precisa fazer é espalhar o aspartame pelo jardim ou casa e em pouco tempo estará livre da infestação.

Conclusão

Esses são alguns dos remédios caseiros para se livrar de formigas no jardim que você pode usar. Mas lembre-se, caso eles não funcionem, o melhor a fazer é procurar um serviço especializado de dedetização.

É permitida a reprodução parcial ou total deste conteúdo em outros sites e/ou blogs desde que mencionada a fonte – Fonte: Ribeira Dedetizadora – https://www.ddribeira.com.br/

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Web Design: