Quer contratar a Ribeira Dedetizadora e Desentupidora?Solicite um orçamento!

Afinal o Que é Pragas Urbanas?

As principais pragas urbanas

As principais pragas urbanas

Segundo o dicionário Aurélio, Pragas Urbanas é a “abundância de coisas nocivas e desagradáveis”, ou seja, tudo o que é vivo incomoda, causa prejuízos aos patrimônios e é de importância para à saúde pública. É aí a grande importância de se contratar firmas dedetizadoras, pois elas são empresas especializadas em controle de Pragas e dedetização contra insetos munidas de equipamentos e insumos de acordo com a praga a ser combatida.

As Pragas podem ser classificadas em duas categorias:

Pragas urbanas: infestam áreas habitadas onde proliferam e provocam doenças, prejuízos e desconforto.

Pragas rurais: infestam áreas rurais onde prolifera e provoca prejuízos principalmente em plantações e animais.

É sobre as Pragas urbanas que iremos falar neste artigo, sobre o relacionamento entre o homem e estes seres nocivos em centenas de anos.

Para se ter uma ideia de quanto tempo estes serem povoam a terra, é cerca de aproximadamente 350.000.000 (trezentos e cinquenta milhões) de anos a idade aproximada das baratas, a julgas pelos fósseis já encontrados deste notável inseto.

As primeiras referências da convivência humana com ratos são extremamente antigas. Restos destes animais foram encontrados no período pleisto-pliocênico na Europa. Sua capacidade de adaptação às muitas diversas variações climáticas da terra promove relativa facilidade de instalação em quase todas as regiões.

Os insetos e Pragas Urbanas formam a classe mais numerosa de animais que hoje habitam o nosso planeta Terra. Temos informações que já foram cadastrados mais de 750.000 (setecentos e cinquenta mil) e existem estimativas relatando que cerca de 7 milhões ainda não foram catalogados, principalmente nas florestas tropicais. O tamanho dos insetos varia de 2 a 15 mm.

Finalmente, nos damos conta de que as Pragas Urbanas são nossos companheiros há muito tempo do que imaginávamos.

 

Principais prejuízos causados pelas Pragas Urbanas e domésticas

  • Refletem falta de higiene nos ambientes onde se encontram;
  • Destroem e infectam os alimentos;
  • Causam mal-estar ao homem;
  • Transmitem doenças às pessoas e animais domésticos;
  • Representam um perigo à Saúde Pública, por transmitirem várias moléstias graves;
  • São as maiores responsáveis pela disseminação de bactérias resistentes nos diferentes ambientes.

 

Quais são os métodos de controle de vetores e Pragas Urbanas, utilizados nas cidades?

Auto Serviço Doméstico:

Dedetização spray de uso doméstico

Dedetização spray de uso doméstico

Ervas, aerossol, chinelo, produto caseiro, simpatia (ex.: espalhar alho e cravo pela casa para afastar insetos), utilizando produtos adquiridos em supermercados ou vendidos de porta em porta, geralmente sem registro. Neste caso o, não é possível descobrir a procedência, o fabricante ou o princípio ativo utilizado. Essa prática pode gerar risco de vida às pessoas da sua família.

Auto Serviço Comercial:

Empresas utilizam os próprios funcionários da limpeza ou serviços gerais para executar a aplicação de inseticidas e raticidas. Tal prática é ilegal. Elas devem contratar uma empresa de desinsetização, de controle de Pragas e dedetização devidamente legalizada com o alvará de funcionamento da Vigilância Sanitária ou do órgão competente da cidade onde funcionam.

Tratamento Profissional:

Empresa de dedetização especializada

Empresa de dedetização especializada

É aquele realizado por empresas devidamente legalizadas e com procedimentos para realização de serviços e emissão de relatórios técnicos de acompanhamento, nota fiscal, termo de garantia, contrato de prestação de serviços e certificado.

Tratamento em Áreas Públicas:

Realizado pelo governo, prefeituras e órgãos como CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), ou terceirização com empresas privadas que participaram de concorrência pública. Exemplo: controle de dengue em todo o Brasil.

 

De que depende o sucesso no controle de Pragas Urbanas em uma residência

  • Identifique a Praga Urbana a ser combatida;
  • Nunca se esqueça dos 4 “As”: descubra onde as pragas urbanas estão buscando água, abrigo, alimento e acesso;
  • Pergunte a todos os moradores da casa: onde a Praga Urbana foi vista, quem viu, a quantidade, como era e o que foi feito;
  • Avalie as condições de higiene do local onde será aplicado o inseticida de uso doméstico e não profissional;
  • Peça que todos dentro de casa limpem previamente onde estiver com excesso de sujeira;
  • Peça a um pedreiro que conserte azulejos trincados, piso com rachaduras que dão acesso a rede de esgoto, providencie tampas para os ralos e telas paras janelas;
  • Nunca permita que pessoas com problemas respiratórios, gestantes ou animais domésticos fiquem nas áreas em que foram aplicados os produtos químicos de uso doméstico para o controle de Pragas e insetos urbanos;
  • Sempre proteger os alimentos ou utensílios de cozinhas com sacos plásticos. Eles devem ser retirados das áreas a serem tratadas com inseticidas de uso doméstico;
  • Faça um mapa das áreas tratadas, identificando o nível de infestação antes do controle e após o controle de Pragas;
  • Quando as técnicas e os produtos de uso doméstico não resolvem o seu problema com as Pragas Urbanas, isto significa que está na hora de você encontrar uma empresa de controle de Pragas Urbanas experiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Web Design: