Quer contratar a Ribeira Dedetizadora e Desentupidora?Solicite um orçamento!

BATENDO A PORTA NA CARA DAS PRAGAS URBANAS

Batendo a Porta na Cara das Pragas UrbanasAprenda a prevenir e evitar infestações de pragas urbanas. Confira algumas dicas e coloque-as em prática agora mesmo!

Sua casa tem telas? Os ralos estão bem fechados? Já observou se as portas estão realmente ao rés do chão, sem frestas para o exterior? Existe alguma abertura na sua casa que facilite à comunicação com o exterior? Você tem plantas tipo hera aderidas às paredes externas da casa?

Essas são apenas algumas perguntinhas básicas para começar a sua inspeção da sua casa. Se você realmente não quer conviver com essas pragas tem de perder algum tempo para blindar a sua casa contra os organismos, as pragas urbanas, que tentam penetrar nela.

Outros tópicos sobre pragas urbanas:

A seguir você vai conferir algumas dicas para evitar a entrada e a proliferação de pragas e insetos no interior da sua residência, algumas medidas preventivas são bem fáceis de colocar em prática, outras nem tanto, mas não disse para você que será tarefa fácil, se você realmente quer blindar a sua casa contra as pragas terá que seguir boa parte das orientações abaixo.

Evitando infestações de pragas urbanas nas áreas externas

  • Veja de você tem vizinhos com problemas, esse já é um ponto negativo.
  • Há terrenos baldios ao redor da sua casa? E córregos ou rios? A presença desses itens é um fator que favorece a infestação de ratos.
  • Veja se você mantém plantas grudadas na parede ou que permitem o acesso para dentro da casa. Ratos se utilizam dessas escadas para entrar nas casas.
  • Verifique onde você guarda o lixo, está bem protegido? É fechado? O piso debaixo é constantemente higienizado? Os ratos aprendem rapidamente a chegar ao lixo e daí entram na sua casa.
  • Verifique o portão, a porta social e de serviço. Observe se elas têm uma abertura maior do que 2 ou 3 mm. Se tem comece por aí, para sua informação o crânio de um rato de esgoto mede cerca de 16 mm o que quer dizer que uma abertura desse tamanho é suficiente para dar passagem a esse rato. Camundongo tem um crânio de cerca de 6 mm de altura e podem passar por aberturas desse tamanho.
  • Você tem animais de estimação, onde fica a vasilha com água e alimento deles? Permanece no exterior a noite toda ou é removida? Isso é muito importante. Os ratos são muito atraídos por rações animais e nem sempre os animais de estimação se interessam em caçar ratos, alguns por medo mesmo, pois ratos de esgoto são muito agressivos e outros por que já que estão de barriga cheia para que brigar, não é mesmo?
  • E os ralos externos? Estão bem fechados e telados? Ratos entram por aí facilmente, baratas passam pela tela, portanto, se o seu problema for baratas grande, use uma tela mais fina ou utilize um ralo com abertura abre e fecha e mantenha-o fechado quando não estiver lavando o piso externo.

Prevenindo pragas urbanas no perímetro da casa

  • As janelas possuem telas? O mesmo se aplica às portas, especialmente em regiões com alta infestação de moscas e mosquitos.
  • As portas têm molas? Portas precisam estar sempre fechadas, o tempo todo. Um descuido e esses insetos adentram o ambiente interno. As molas ajudam a prevenir o esquecimento.
  • E as portas? Estão dentro das medidas para evitar a entrada de ratos?
  • Cheque a cozinha e os banheiros. É lá que é observado o maior número de falhas nas estruturas. E por isso acontece? É claro que você saber, o uso constante de sabões, detergentes, água sanitária e outros produtos químicos durante a limpeza diária, e além é claro do desgaste natural dos materiais, vão abrindo pequenas fendas que vão crescendo por dentro. Cada vez que você joga água e umedece essas superfícies azulejadas você colabora para criar uma cavidade maior com a umidade. As baratas e formigas vão se aproveitar disso e rapidamente ocupam esse espaço. Além disso, existem algumas casas e apartamentos mais antigos em que não era utilizada a massa do tipo cola para colocação de azulejos e pisos. A forma de assentar azulejos era colocar uma quantidade de massa atrás da peça de azulejo ia ficando pronta, iam sendo formados pequenos espaços que ficavam maiores quando se juntavam aos espaços deixados pelos outros azulejos. Consequência, um condomínio superluxuoso para baratas e formigas.
  • Sabendo disso o próximo passo é munir-se de materiais e revestimento, cimento branco, silicone e tudo que for viável e sair fechando frestas por toda a cozinha, copa, lavanderia, banheiros, tudo que tiver piso e azulejos. Não esquecer das portas e janelas, onde o desgaste costuma ser maior e as frestas também.
  • Verifique se os batentes das portas de madeira não estão quebrados ou desgastados. Muitas formigas gostam de aninhar-se sob esses batentes aproveitando-se nas falhas de argamassa existentes. Aquelas formigas grandes chamadas de carpinteiras adoram esses cantinhos e também gostam de morder.

Seja persistente no controle de pragas urbanas

Imagino que agora o leitor ou leitora já esteja cansado de tanto trabalho. É mais fácil encher tudo de veneno e pronto, você vai dizer. Mas não é bem assim, especialmente se falamos da tal formiguinha doceira. Essa formiga é persistente e tem as suas técnicas de sobrevivência.

Como ela não tem uma única rainha e sim muitas, ela tem condições de dividir o formigueiro em partes iguais, em muitas partes e fugir daquele spray que você jogou na pia no momento de desespero.

E você observa em pânico que não é só um formigueiro na sua cozinha e sim muitos deles, e você começa a encontrar formigas na sala, nos banheiros, no computador, no aparelho de som e em tudo quanto é lugar. Por isso, coragem, siga em frente com a sua batalha preventiva que você vai ganhar a guerra.

Repita o check list depois que você tomar as medidas necessárias. Veja se não falta nada. Se apesar de tudo isso você ainda tiver problemas, chame uma empresa dedetizadora especializada em dedetização e controle de pragas.

Talvez seja o momento de ações drásticas, mas com certeza você vai conseguir resolver 80% dos problemas dessa forma e um bom profissional poderá complementar com mais sugestões para essas ações preventivas adotadas.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Web Design: