Quer contratar a Ribeira Dedetizadora e Desentupidora?Solicite um orçamento!

Como Acabar com Cupim em Apartamentos

Aprenda a acabar com os cupins em apartamentos usando formas naturais e dicas extras de eliminação. Os cupins são uma ameaça para a segurança de qualquer ambiente assim como para o bem-estar das pessoas.

E se você mora em condomínio e vive se deparando com essa praga, mas não sabe como acabar com cupim em apartamentos, nesse post, mostraremos algumas soluções que podem ajudar a acabar de vez com esse problema.

Antes de mais nada, é importante que você saiba identificar esse tipo de praga. Diferentemente do que muitos imaginam, os cupins não são da família das formigas.

Veja também:

Conheça o tratamento profissional para acabar com cupins “descupinização

Como acabar com cupim de madeira seca

Como acabar com cupim de solo ou subterrâneo

Esses bichinhos indesejáveis têm um tamanho de no máximo 2,5 cm, as patas são finas, as antenas curtas, a cabeça é avermelhada, bem maior que o corpo. E eles são mais claros que as formigas. Então, agora que você já sabe identificar essa praga, veja a seguir algumas formas de acabar com cupim em apartamentos.

Melhores tratamentos naturais para acabar com cupins em apartamentos

Se você detectar o início de uma infestação de cupins em seu apartamento, por exemplo, pode usar alguns tratamentos naturais para eliminá-los e evitar uma infestação maior. Aqui estão alguns tratamentos naturais que você pode experimentar para o controle de cupins.

Ácido bórico

Este é um produto utilizado para fabricação de inseticidas caseiros. Você pode usá-lo como isca em pedaços de madeira nas áreas que são foco do inseto. Mas, é preciso ter cuidado, pois este ácido é perigoso para animais de estimação.

Você pode aplicá-lo com pincéis, formando uma camada sobre a madeira. Além disso, use luvas e máscaras nesse procedimento.

Óleo de cravo

O óleo de cravo pode ser usado misturando 10 gotas em 100 ml de água. Borrife nos locais desejados e, no piso, coloque em um balde de água e limpe o local com a substância. Ele possui uma essência perfumada e é eficaz para prevenir cupins e para matá-los se o foco for pequeno.

Óleo de casca de laranja

O óleo de casca de laranja é um inseticida caseiro feito com raspas de casca de laranja, álcool etílico e óleo. Para preparar, dilua gotas do óleo em água e borrife nas áreas de proliferação do cupim. Esses pequenos insetos morrem na mesma hora com essa solução. 

Óleo de alho

O óleo de alho é um veneno natural que atua como inseticida contra cupins. Ele pode ser aplicado com água quente ou fria e tem boa eficácia para matar essas pragas. 

Choque térmico

Não tem como acabar com cupim em apartamentos sem mencionar como opção o choque térmico. Este método é recomendado para locais mais isolados e pode ser um pouco trabalhoso.

Você pode usar qualquer aparelho que esquenta o resfria sobre os insetos, mas é um processo um pouco demorado. 

Borato de sódio (Borax) 

Essa solução também é bastante indicada, sendo menos agressiva que alguns ácidos, como o bórico.  Ela é um pouco difícil de encontrar. A aplicação existe precauções com luvas, máscaras e isolamento do local.

Armadilhas

Como acabar com cupim em apartamentos com armadilhas? Você pode usar armadilhas de papelão, uma vez que cupins comem madeiras e materiais a base de celulose.

Basta colocar folhas de papelão sobre as regiões infestadas e esperar até que eles se encaminhem para o local. Em seguida, recolha as folhas e coloque-as em uma caixa de ateie fogo. 

É preciso um pouco de paciência para esperar os cupins migrarem e se acumularem nas folhas.

Aloe Vera

Este é um veneno que mata imediatamente os cupins. A solução de aloe vera é de simples aplicação. É só moer a planta e deixá-la repousar em um pote com água. Depois, borrife no local desejado. São necessárias várias aplicações.

Nematoides

Os nematoides se alimentam de cupins e podem ser comprados pela internet ou em lojas próprias. O problema é que eles não eliminam a colônia inteira, mas apenas alguns focos. Eles podem ser utilizados de forma complementar a outros métodos.

Vaselina

Neste passo de como acabar com cupim em apartamentos, recomendamos o uso da vaselina como prevenção. A vaselina é um repelente que protege o ambiente, mas não mata insetos. Aplique sobre a madeira e espere os cupins imigrarem para outro local.

Vinagre branco

O vinagre branco é um veneno natural que pode ser aplicado em pequenas infestações, geralmente nas fases iniciais da proliferação. É um método lento de eliminação dessas pragas e é indicado aplicá-los diretamente nas colônias.

Cloreto de sódio

A vantagem desse inseticida é que não é prejudicial a seres humanos e a bichos de estimação. O cloreto de sódio mata os cupins lentamente, tem preço acessível, bem como pode ser encontrado facilmente. É só colocar o sal na área do cupinzeiro e aguardar o efeito. 

Dicas extras sobre como acabar com cupim em apartamento

Além dos métodos listados acima, você também pode eliminar os cupins do seu apartamento adotando algumas dicas extras igualmente importantes. E a primeira delas é:

Não acumule madeira na despensa

Acumular madeiras velhas e entulhos na despensa é atrai a praga dos cupins, pois elas apodrecem e são favoráveis à infestação. Depois que eles se instalam nelas, eles podem entrar afetar outras áreas do apartamento.

Fique atento às rachaduras 

As madeiras novas geralmente não são alvo desses insetos, mas se houver frestas, rachaduras e buracos eles podem adentrar e se instalar nessas áreas. Então, se você quer saber como acabar com cupim em apartamentos, então preste bem atenção se está tudo bem lacrado. 

Serragem para plantas

Se você utiliza serragem para fazer uma cobertura vegetal em plantas, o local poderá ser foco para cupins. Aliado à umidade da terra, pode ser um perigo para a sua tranquilidade. 

Trilhas de pó

Caso observe que há trilhas de pó pela casa, como uma serragem fina, há grandes chances que o local esteja infestado por cupins. Observe também se há asas soltas e dê algumas batidinhas na madeira para ver se o som parece oco.

Dedetização

Se as medidas de prevenção e combate aos cupins por meio dos venenos que recomendamos não funcionarem, recomenda-se contratar um serviço especializado para dedetização.

Mesmo que os focos sejam pequenos, extirpar essas pragas pode ser algo lento e trabalhoso. Profissionais habilitados saberão lidar com a tarefa de modo mais rápido e eficaz. 

Portanto, agora você já conhece algumas medidas de como acabar com cupim em apartamentos. É importante observar se há sinais dessas pequenas pragas em determinadas áreas para encontrar focos nos estágios iniciais, de modo que é possível eliminá-los com métodos caseiros.

Se os focos forem maiores, é indicado procurar profissionais especializados!!!

Compartilhe!

1 comment on “Como Acabar com Cupim em Apartamentos”

  1. Zenor Rocha Toscano Responder

    Acabei com os cupins do meu apartamento c/ KaOtrine (Confirmar como se escreve, mas o som é este) Vende em uma lojas que vendem pássaros e cães e outros tipos de pets.
    È também excelente para exterminar outras formigas, como tbém baratas, principalmente as miudinhas mais difíceis de serem combatidas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Web Design: