Quer contratar a Ribeira Dedetizadora e Desentupidora?Solicite um orçamento!

Como Acabar Com Cupim No Telhado de Forma Rápida

Diversas formas eficazes de como acabar com cupim no telhado. Neste post você vai ver dicas e práticas simples para acabar com os cupins de vez no madeiramento do telhado e no forro do teto. Previna-se desse problema por meio de produtos naturais e medidas preventivas.

Os cupins são insetos muito incômodos e que costumam ocupar também o telhado de residências. Nessa situação, a dúvida que sempre surge é sobre como acabar com o cupim no telhado.

Se você percebe que há sinais de cupim neste local, precisa cuidar do problema rapidamente, pois, se houver proliferação de cupins, com o tempo isso pode comprometer a estrutura das telhas e a própria segurança da casa.

Continue lendo este post para compreender melhor o tema e descobrir o que fazer para eliminar cupins do telhado.

Como acabar com cupim no telhado – Identificando o problema

Há os cupins que são de madeira seca e os cupins de solo. Os de madeira seca se reproduzem e formam colônias na parte interna da madeira.

Por sua vez, os cupins de solo saem das colônias que constroem no solo e procuram fontes de alimento em outros lugares. Para saber se há focos de cupins no solo, observe as frestas na parede e até mesmo da fiação elétrica conduzida ao telhado.

Veja também:

Como acabar com cupim com veneno caseiro

Como identificar infestação de cupim

Como acabar com cupins de madeira seca

Como efeito o tratamento químico para acabar com cupim

Como acabar com cupim em árvores

Além disso, é preciso saber qual é o tipo de cupim que está causando a infestação, o tamanho das colônias, da depredação causada bem como os locais que estão infestados. Por isso, é importante fazer a identificação correta da praga, uma vez que os cupins costumam ser confundidos também com formigas voadoras. Confira a diferença entre cupins e formigas voadoras.

Na detecção para saber como acabar com o cupim no telhado e de qual inseto está destruindo seu telhado, observe que a cintura do cupim é mais grossa que a da formiga voadora. As asas do cupim também são translúcidas, enquanto as da formiga voadora são em um tom marrom.

Focos de cupins

Outra questão importante é observar o tamanho da incidência de cupins. Os focos menores podem ser extirpados com alguns produtos paliativos. Já os focos maiores exigem o trabalho de profissionais que fazem uma análise mais técnica para a limpeza com maior segurança do local.

Depois de analisar essas questões, tem-se uma noção melhor de como escolher os produtos certos e qual serviço será necessário. Confira abaixo algumas dicas! 

Formas de como acabar com cupim no telhado usando veneno cupinicida líquido

Os venenos cupinicidas líquidos são uma excelente estratégia para exterminar cupins, pois os venenos que os contaminam se dispersam por toda a colônia.

Se você comprar o veneno, que tem ampla disponibilidade no mercado, é só seguir as recomendações da embalagem. Nesta etapa de como acabar com o cupim no telhado, aplique o produto pela área infestada e aguarde o resultado. 

1. Repelentes

Os repelentes têm grande eficácia na eliminação desses insetos indesejados. Eles dispersam os cupins que vivem na madeira e impedem a chegada dos que estão no solo ao local.

2. Querosene

Outra medida eficiente é a aplicação de querosene. Passe sobre a superfície e espere o efeito. Entretanto, tome cuidado, pois o produto é inflamável. 

3. Óleo de laranja

Trata-se de um inseticida natural, cujo contato mata o cupim imediatamente. Ele pode custar um pouco caro e é mais indicado para utilização em áreas menores. 

4. Inseticidas

Os inseticidas também são recomendados e há várias opções no mercado e em lojas próprias. Para usar inseticidas, é indicado o acompanhamento de um profissional, pois eles costumam ser tóxicos.

5. Tratamento preventivo 

Outra dica de como acabar com o cupim no telhado é por meio de tratamento preventivo. Alguns produtos preventivos podem ser aplicados nas madeiras, forros e telhados, pois eles controlam a absorção de umidade, diminuindo os riscos de rachaduras e de empenamento.

Da mesma forma, as áreas exteriores do telhado podem ser mantidas com verniz de proteção solar e tintas a óleo, pois criam barreiras contra os cupins. 

Como acabar com cupins no telhado com ajuda especializada

Caso essas dicas não estejam tendo o efeito desejado, você pode obter ajuda especializada para resolver o problema, por meio da dedetização da área infestada.

Outras dicas importantes

Além do uso desses produtos mencionados, há outras situações que devem ser verificadas para prevenir e evitar a formações de cupins. Veja a seguir.

Sinais de alerta

Uma questão sobre como acabar com o cupim no telhado é observar os sinais de alerta. Os cupins são pragas muito pequenas e que se infiltram facilmente em fendas e locais de difícil alcance. Quando os sinais já estão perceptíveis, isso significa que o estágio já está bem avançado e a estrutura da madeira provavelmente está comprometida.

Nesse sentido, é relevante fazer inspeções periodicamente, verificar se não há pó amarelado, pistas de asas e bolinhas castanhas. Você pode também bater de leve na madeira para ver se o som é oco. Em caso positivo, há sinais de que os cupins estejam se proliferando ali.

Não guarde madeiras de obras

Se você for usar madeiramento em alguma eventual reforma no telhado, é preciso descartá-lo em local apropriado depois que a obra for finalizada. Caso guarde esse material, há grandes chances de formação de colônias de cupins, principalmente se o local estiver úmido. Isso também se aplica a pedaços de madeira e móveis velhos.

Observe se há vazamentos de água

Nesse passo de como acabar com o cupim no telhado, saiba que os cupins são atraídos pela umidade, então é preciso verificar se não há vazamentos de água próximos ao telhado, de forma que essa região fique seca e não seja foco de cupins.

Limpe as folhas acumuladas<

Uma outra dica para eliminar cupins é limpar as folhas acumuladas do telhado, uma vez que as folhas propiciam um ambiente favorável as pragas. 

Escolhas madeiras imunes

Existem tipos de madeiras que são imunes aos cupins, a exemplo de peroba do campo, ipê, pau-ferro, imbuia, peroba rosa, jacarandá, copaíba, braúna e sucupira. As árvores que originam essas madeiras contêm substâncias tóxicas para os insetos. 

Sabemos que o acúmulo de cupins nos telhados pode gerar uma situação desgastante para a manutenção e a segurança da residência. Eliminá-los pode ser bem trabalhoso, principalmente se não houver detecção nas fases iniciais da infestação. 

Para infestações pequenas, há métodos paliativos que podem ser bem eficientes, embora possa ser um pouco complexo o manuseio na área do telhado. Por isso, é recomendado que você busque um profissional especializado se a proliferação for em maior proporção, ou caso não queira ter o trabalho de remover focos menores. 

Esperamos que tenha gostado das dicas de como acabar com o cupim no telhado! Deixe suas dúvidas nos comentários e compartilhe este post com outras pessoas!

É permitida a reprodução parcial ou total deste conteúdo em outros sites e/ou blogs desde que mencionada a fonte – Fonte: Ribeira Dedetizadora – https://www.ddribeira.com.br/

Compartilhe!

About the author

Ribeira Dedetizadora e Desentupidora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Web Design: