Quer contratar a Ribeira Dedetizadora e Desentupidora?Solicite um orçamento!

Como Desentupir Pia com um Desentupidor Manual? Aprenda o Passo a Passo

A pia entupiu e você não quer chamar um encanador? Pois saber como desentupir uma pia com um desentupidor manual é essencial nesse tipo de caso.

Muitas vezes o motivo do entupimento da pia é bem simples e pode ser resolvido em casa com alguns truques, como o uso desse acessório tão comum.

E nesse post, vamos te mostrar todo o passo a passo de como desentupir a sua pia de maneira simples e fácil com esse método.

O Que Pode Entupir uma Pia?

Antes de mostrarmos como desentupir uma pia com um desentupidor manual, é necessário entender o que pode gerar o entupimento de canos, até mesmo para evitar esse tipo de problema.

Os canos funcionam como as artérias do nosso corpo. Se eles ficam obstruídos, acabam desencadeando uma série de problemas, sendo o mais comum o entupimento.

E esse tipo de situação pode ocorrer por vários motivos, tais como:

  • Restos de comida entalados nos canos;
  • Algum objeto que caiu dentro da abertura e ficou preso;
  • Gordura que se acumulou na parte interna dos canos.

Por conta disso, é muito importante ter bons hábitos relacionados aos encanamentos. Nunca jogue restos de comida ou até mesmo óleo no ralo da pia, pois isso pode criar barras de gordura e resíduos que vão obstruir a passagem de água.

Além disso, sempre faça a limpeza periódica dos encanamentos com soluções que possam ajudar a destruir esse tipo de obstrução, e assim garantir uma pia livre de problemas.

Passo a Passo de como Desentupir uma Pia com um Desentupidor Manual

Agora que você sabe como evitar o entupimento de ralos, canos e pias da sua casa, vamos mostrar abaixo o passo a passo de como desentupir uma pia com um desentupidor manual. Confira.

1. Obtenha as Ferramentas Certas para Desentupir a Pia

Quem disse que apenas um encanador pode resolver um problema de entupimento? Na verdade, existem várias ferramentas bem baratas e que podem ser encontradas facilmente em supermercados e lojas de material de construção.

Uma das mais tradicionais e eficientes que você irá encontrar é o desentupidor de borracha manual. Ele pode ser encontrado em diversos tamanhos e tem como objetivo colocar pressão sobre o ralo da pia, ajudando assim a destruir qualquer barreira que esteja impedindo a passagem da água.

Além disso, outra ferramenta muito comum, que na maioria das vezes é usada com o desentupidor, é a cobra de encanador. Esse acessório é igualmente barato e também ajuda diretamente na desobstrução dos canos.

Basicamente, esse objeto irá rotacionar e destruir possíveis barreiras que estejam impedindo a passagem de água.

Essas são as duas principais ferramentas que você usará. Contudo, quando o assunto é desentupir pia, você também precisa providenciar alguns outros objetos, para evitar uma verdadeira bagunça na sua cozinha ou banheiro.

Entre eles estão:

  • Balde;
  • Lixeira;
  • Luvas de borracha;
  • Lanterna;
  • Produtos de limpeza.

No caso de quem tem triturador de lixo embutido no ralo da pia, antes de qualquer coisa é verificar esse mecanismo. Para começar, encha a pia com água e verifique a velocidade que a água está descendo.

Em seguida, ligue o interruptor do triturador e escute o barulho que ele está fazendo. Se o som que você estiver ouvindo for de um zumbido baixo, é porque provavelmente não é o encanamento que está entupido, mas o mecanismo em si.

Nesse caso a primeira coisa que você deve fazer é desligar o mecanismo e desconectar a unidade. Em seguida, utilize a cobra de encanador ou até mesmo uma chave Allen no orifício na parte inferior do triturador.

Provavelmente alguma coisa está prendendo as lâminas impedindo a trituração e consequentemente gerando o entupimento. Depois, reconecte e veja se o mecanismo está fazendo o barulho que precisa fazer geralmente.

2. Utilize Misturas que Ajudem na Eliminação da Obstrução da Pia

O segundo passo de como desentupir uma pia com um desentupidor manual é usar misturas para ajudar na eliminação da obstrução que está impedindo a água de seguir o fluxo normal.

É preciso ter em mente que as vezes as barreiras já estão fortalecidas, principalmente quando se trata de gordura e restos de comida. Logo, antes de qualquer coisa você precisará fazer com que essas barreiras amoleçam, facilitando assim as próximas etapas.

E para isso você pode usar uma série de combinações. Uma das alternativas mais simples nesse sentido é jogar água quente no ralo.

Ela irá amolecer os resíduos pelo caminho, facilitando e muito o trabalho com o desentupidor manual.

Mas além disso, você também pode usar a combinação tradicional de bicarbonato de sódio, vinagre e água quente. Tudo o que você precisa fazer é jogar algumas colheres de bicarbonato no ralo da pia e enquanto isso aquecer uma jarra de água.

Em seguida, jogue uma xícara de vinagre sobre o ralo e espere a reação de espuma. Logo depois jogue a água quente pelo ralo.

Esse tipo de mistura fará toda a diferença no processo de desentupimento, deixando ele mais simples e rápido.

3. Use o Desentupidor Manual para Conseguir Limpar a Obstrução da Pia

Uma vez que você já tenha jogado a mistura para facilitar o desentupimento, é a hora da terceira etapa do processo de como desentupir uma pia com um desentupidor manual.

Você deverá colocar um pouco de água dentro da sua pia, não muito, apenas o suficiente para que o êmbolo do desentupidor consiga vedar totalmente a saída da pia, criando assim a pressão que você precisa.

Caso seja necessário, você pode colocar um pano em volta do êmbolo verde do objeto para facilitar assim a vedação. Depois que você fizer isso, seguro firmemente o cabo do item e então comece a fazer movimentos para cima e para baixo vigorosamente por cerca de 20 segundos.

Nesse processo você estará colocando pressão na água através do ar. Dessa forma, será mais fácil empurrar ou até mesmo destruir qualquer barreira que tenha se formado no encanamento.

Faça esse processo por alguns minutos até que a água comece a descer normalmente ou com uma velocidade maior. Durante esse processo, por conta de toda a água que estará na pia, você provavelmente fará uma verdadeira bagunça com água ao redor do móvel.

Por isso, o ideal já é deixar alguns panos por perto para não acabar tendo um acidente.

IMPORTANTE!

Durante todo o processo de como desentupir uma pia com um desentupidor manual você deve usar luvas, principalmente se você estiver utilizando produtos de limpeza para drenagem no processo.

O contato de determinadas substâncias, como a soda cáustica, com a pele pode gerar ferimentos graves. Então o melhor é tomar cuidado com os movimentos e se proteger ao máximo.

4. Limpe o Cano Abaixo da Pia

Você fez todo o processo de movimentos com o desentupidor manual, mas a água continua a descer lentamente ou até mesmo está totalmente parada dentro da pia? Então o ideal é fazer uma limpeza completa no cano abaixo da pia.

Por conta do formato diferenciado, é muito comum que óleo, café e outra substâncias do gênero acabam grudando na parte interna, dificultando assim a passagem da água. E para eliminar esse tipo de barreira você precisará de uma limpeza mais profunda.

A primeira coisa que você deve fazer é limpar a pia para evitar que toda a água caia na parte de baixo do móvel quando você tirar o cano. Por isso retire o máximo que der com um balde e depois posicione outro balde abaixo do cano.

Com cuidado vá retirando os parafusos e porcas que prendem o cano até a base da pia. Algumas pias podem ter mecanismos diferenciados, como de rosca, por isso antes de qualquer coisa avalie qual o tipo do seu móvel.

Em alguns casos pode ser necessário usar alicates e outras ferramentas do gênero. Por isso sempre tenha ao seu lado uma caixa de ferramentas com os itens essenciais para esse tipo de trabalho.

Depois que você retirar o cano é a hora de fazer a limpeza completa da peça. Você pode usar diferentes ferramentas para eliminar a sujeira, como arames, escovas, cobras de encanador entre outras.

Além disso, é indicado usar produtos desengordurantes para fazer a limpeza da parte interna. Para isso, é necessário arranjar uma bacia colocar o produto em questão na proporção indicada na embalagem.

Em seguida, mergulhe o cano e deixe ele de molho pelo tempo indicado. Depois retire todos os resíduos com água corrente.

Depois será necessário reinstalar a peça.

Importante, aproveite que você está fazendo uma limpeza completa no cano e verifique possíveis imperfeições e desgastes na peça. Isso te ajudará a evitar problemas mais sérios no futuro.

Em seguida, é só reinstalar novamente.

5. Desentupir Usando a Cobra de Drenagem Dentro do Cano da Pia

Essa é uma das etapas de como desentupir uma pia com um desentupidor manual indicadas quando todas as demais não deram certo. Geralmente ela é usada quando a obstrução está em um lugar não acessível, como dentro do piso ou da parede.

Nesse tipo de caso, não há misturas ou limpezas que funcionem sem você destruir a barreira de dentro do cano.  E apenas uma cobra de encanador conseguirá te ajudar nessa etapa.

Depois de se certificar que a barreira não está nem no ralo, nem no triturador (caso haja), nem no cano abaixo da pia, é a hora de apegar o acessório e começar a enfiar dentro da abertura que liga o encanamento escondido a peça que fica abaixo da pia.

Coloque a ponta da cobra de encanador na abertura e comece a empurrar lentamente. Importante deixar claro que talvez você sinta alguma dificuldade quando o arame estiver virando alguma esquina, é super normal.

Continue a empurrar o acessório até que a ponta encontre o local que está obstruído. Assim que você identifica-lo, aperte o parafuso de ajuste para fixar o objeto e então comece a girar a manivela do outro lado do acessório.

Esse movimento irá ajudar a destruir a obstrução, uma vez que a ponta da cobra de encanador tem um formato de saca-rolhas. Ou seja, é como se você tivesse um triturador manual.

O ideal é que você intercale entre movimentos no sentido horário e anti-horário, justamente para conseguir destruir o que está obstruindo. Em seguida, puxe o arame para fora, e já tenha em mãos um pano, pois com toda a certeza ele vai sair bem sujo por conta dos resíduos da parte interna do cano.

Você deve repetir o processo quantas vezes forem necessárias até que não haja qualquer tipo de obstrução no encanamento.  Uma dica, para facilitar ainda mais esse procedimento, você pode jogar dentro da abertura do cano a mistura de 1/2 xícara de bicarbonato de sódio e 1/2 xícara de vinagre branco.

Depois de jogar essa mistura, tampe a abertura e deixe descansando por alguns minutos. Em seguida, amorne uma jarra de água e jogue dentro da abertura lentamente e com cuidado.

Essa mistura irá eliminar qualquer resto de gordura ou comida que tenha ficado dentro do cano. Depois dessa limpeza completa, é só instalar novamente a peça que liga o encanamento a pia e pronto.

Agora sua pia já está desentupida. E para garantir que ela fique assim, não deixe de tomar os cuidados que nós falamos lá no começo do texto.

Conclusão

Viu como desentupir uma pia com um desentupidor manual não é difícil? Tudo é uma questão de saber usar as ferramentas e movimentos corretos. Lembrando que caso isso não resolva o problema de entupimento, o ideal é chamar um encanador para resolver a questão.

É permitida a reprodução parcial ou total deste conteúdo em outros sites e/ou blogs desde que mencionada a fonte – Fonte: Ribeira Dedetizadora – https://www.ddribeira.com.br/

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Web Design: