Quer contratar a Ribeira Dedetizadora e Desentupidora?Solicite um orçamento!

Como Desentupir Ralo do Chuveiro do Banheiro: 08 Métodos

Saber como desentupir ralo do chuveiro do banheiro é algo que todo mundo precisa saber. Afinal de contas, não dá para chamar um profissional para desentupir principalmente o ralo chuveiro do banheiro toda vez que um problema do gênero acontecer, principalmente levando em consideração que na maioria das vezes ele acontece por conta de coisas simples.

Desde algum objeto que caiu sem querer no ralo do banheiro, até algum resíduo que acabou criando uma barreira. E esse tipo de entupimento no banheiro pode ser facilmente resolvido através de métodos simples, e a maioria que envolve coisas que você já tem em casa.

Por isso, nesse post vamos mostrar 8 técnicas de como desentupir ralo do chuveiro do banheiro, e assim economizar o seu dinheiro.

8 Métodos de como desentupir ralo do chuveiro do banheiro

Existem várias formas de como desentupir ralo do chuveiro do banheiro, sem a necessidade de chamar um encanador. E para te ajudar a enfrentar esse tipo de problema com mais tranquilidade e economizando. Confira!

1. Desentupir ralo do chuveiro com água fervendo

Uma das maneiras mais simples de desentupir o ralo e qualquer cano é com água fervendo. Isso irá ajudar a derreter o sabão ou a gordura que possa estar barrando a passagem da água normalmente.

E usar esse método é bem simples, primeiramente, coloque um litro de água para ferver. Em seguida, depois que a água ferver, pegue com cuidado a jarra e jogue a água dentro do ralo.

Tome cuidado para não acabar espirrando água quente nas pernas e pés. Inclusive, o ideal é usar luvas e botas no processo para se proteger.

O método em si nem sempre faz com que o bloqueio do cano vá embora. No entanto, a água fervente pode ajudar a eliminar resíduos acumulados, deixando a barreira que se formou mais fraca.

De modo geral, essa técnica é utilizada em conjunto com outras, justamente por facilitar o processo.

2. Use um desentupidor manual de ralo

Mais um dos métodos de como desentupir ralo do chuveiro do banheiro é usar o desentupidor manual. Esse é um acessório bem tradicional, mas que pode ajudar na maioria das vezes.

Isso porque, ele irá usar a pressão da água e do ar para empurrar a obstrução do ralo e assim liberar o fluxo de água.

Usar esse método também é bem simples. Primeiramente, você deve posicionar o desentupidor sobre o ralo, de modo a vedar totalmente a passagem.

Em seguida, coloque um pouco de água até que a parte de borracha do acessório fique totalmente submersa e então comece a fazer movimentos de subir e descer vigorosamente, para colocar mais pressão.

Além disso, você também pode usa vaselina para melhorar a aderência da borracha ao piso, ou até mesmo enrole uma toalha em volta do da parte de borracha, para garantir assim mais pressão.

Importante ressaltar que esse método vai fazer muita bagunça no banheiro. Afinal de contas, você terá que fazer todos os movimentos com a borracha totalmente submersa.

Por isso o ideal já é deixar algumas toalhas por perto para conseguir limpar a água que vai espirrar.

3. Desentupir ralo do banheiro com bicarbonato de sódio e vinagre

Essa é uma solução natural para desentupir ralo do chuveiro do banheiro que é feita com itens que você pode encontrar em casa, e que é tão eficiente quanto outros produtos químicos de limpeza. Esse método é bem simples.

Primeiro, coloque uma xícara de bicarbonato de sódio no ralo e deixe ele agindo por alguns minutos. Depois, com cuidado jogue uma xícara de vinagre no ralo também.

Você verá que uma espuma irá subir, isso indica que os produtos entraram em ação e estão fazendo efeito.

O ideal é deixar a mistura fazendo efeito por algumas horas e depois despejar também um litro de água fervendo.

Contudo, é sempre importante lembrar que em alguns casos a obstrução pode ser maior e você terá que usar outras técnicas.

4. Retire a obstrução de forma manual

Fios de cabelo e objetos não vão se dissolver com nenhuma mistura. Logo, o ideal é que você tire essa obstrução de forma manual, para então usar outras técnicas e assim garantir que o ralo fique desentupido.

Nesse caso, você precisar usar luvas de borracha, de preferência que vão até acima dos cotovelos. Afinal de contas, será necessário enfiar a mão dentro do ralo.

Primeiramente, retire a tampa que geralmente protege esse tipo de abertura. Em seguida, olhe dentro do orifício para localizar a obstrução. Você pode usar uma lanterna para facilitar esse processo.

O próximo passo é enfiar a mão na abertura e assim puxar a obstrução do cano. Se você não conseguir alcançar apenas com a sua mão, use o método 5 que iremos mostrar logo a seguir.

5. Desentupindo ralo do chuveiro com um gancho ou arame</h3>

Sem sombra de dúvidas esse é um dos métodos mais antigos, mas também um dos mais eficientes. A taxa de sucesso bastante alta dele é bem alta, principalmente no caso de obstruções que estão mais profundas no encanamento.

Depois de retirar a tampa da abertura, já usando as luvas, pegue um gancho de cabide ou até mesmo um arame e coloque ele dentro da abertura.

Basicamente o que você irá fazer aqui é PESCAR a obstrução. Mas importante, o ideal é usar um arame bem longo ou prendê-lo de alguma forma do lado de fora do encanamento.

Afinal de contas, ninguém quer que o objeto caia dentro das tubulações, tornando o processo de limpeza ainda mais complicado.

6. Use uma cobra de encanador para desentupir ralo do chuveiro

Esse é mais um dos métodos baratos para desentupir ralo do chuveiro do banheiro que pode ser facilmente utilizado em casa. A cobra de encanador nada mais é do que um acessório feito para esse tipo de situação.

Em uma de suas pontas a um arame em forma de saca-rolhas, e do outro uma manivela. Esse objeto é usado para destruir obstruções mais fortes, e assim facilitar o processo de desentupir.

Retire a tampa do ralo e enfie a ponta da cobra de encanador dentro. Vá empurrando lentamente até encontrar a obstrução.

Em seguida, aperte o mecanismo para fixar o objeto, e então comece a girar a manivela em sentidos alternados. Faça isso até que a água possa passar normalmente pelo ralo.

Depois retire com cuidado a cobra, e limpe, pois, ela provavelmente estará repleta de resíduos do encanamento.

7. Desentupir ralo do chuveiro com produtos químicos adequados

Se nenhum dos outros métodos funcionar para desentupir ralo do chuveiro do banheiro, você também pode usar produtos químicos adequados. Você pode encontrar esse tipo de item em supermercados e lojas especializadas em produtos do gênero.

Nesse caso, é importante sempre usar luvas e até mesmo óculos de proteção, pois, é comum que esses itens tenham componentes que podem queimar a pele e causar reações adversas.

Tudo o que você precisa fazer é seguir as orientações que estão na embalagem, aplicando o produto diretamente no ralo. Importante, nunca misture diferentes componentes do gênero.

Dependendo das substâncias que você misturar, pode acabar fazendo que a mistura solte gases tóxicos que irão te prejudicar e até podem causar algum dano maior no encanamento.

Inclusive, o ideal é que você aplique periodicamente esse tipo de componente no encanamento, para evitar a formação de barreiras que possam ocasionar o entupimento do ralo.

8. Água com sal

Por fim, a água com sal é um excelente método para conseguir desentupir canos e ralos de modo geral.

O sódio é um agente muito eficiente na hora de desobstruir barreiras formadas por gordura e sabonete. Isso porque, ele consegue dissolver essas substâncias com facilidade.

A água fervente também tem esse papel, logo, quando você mistura esses dois componentes, tem um poderoso desentupidor caseiro.

Tudo o que você precisa fazer é ferver um litro de água e depois acrescentar 3 colheres de sopa de sal. Em seguida, com cuidado jogue a mistura lentamente no ralo entupido.

O que pode fazer o ralo do banheiro ficar entupido?

Além de saber como desentupir ralo do chuveiro do banheiro, é importante ficar atento aos principais fatores que podem entupir o encanamento. Afinal de contas, ninguém quer ficar tendo o trabalho de fazer todo o processo para desentupir o ralo, ou ter que chamar um encanador para isso.

O ralo do banheiro recebe uma série de resíduos todos os dias. Sujeira, sabão, cabelos, óleos naturais do corpo são algumas das coisas que vão parar direto no encanamento.

E é claro que se eles se acumularem vão criar barreiras que irão dificultar a passagem. Entre os fatores mais comuns que podem entupir o seu ralo de banheiro estão:

Cabelo

Sem sombra de dúvida um dos maiores inimigos dos ralos de banheiro são os cabelos, principalmente os mais compridos. Eles se juntam com outros resíduos, como óleos naturais do corpo, sabão e outros tipos de substâncias, e com isso formam barreiras dentro dos canos.

Sujeira

Sujeiras de modo geral também podem entupir ralos e canos. Muitas vezes quando tomamos banho, as sujeiras não conseguem seguir o fluxo e acabam ficando nas paredes internas dos encanamentos, fazendo assim que você tenha problemas com entupimentos.

Acúmulo Mineral

Muitas pessoas não sabem, mas os minerais presentes no nosso corpo, e que se dissolvem quando a gente toma banho, também podem formar massas insolúveis nos canos, quando se juntam com outras substâncias gerando o entupimento do ralo do banheiro.

Sabonete

Os sabonetes de modo geral, mas principalmente os em barra, possuem gorduras em sua composição. E essa gordura combinada com outras substâncias, como sujeira e minerais, acaba formando uma massa dura nos encanamentos, o que acaba entupindo os canos.

Raízes de árvore

Pode parecer estranho falar que a raízes podem atingir o ralo do banheiro, mas acredite, isso é mais comum do que muita gente pode imaginar. Isso ocorre porque os canos ficam na parte subterrânea de residências e é comum que as raízes das árvores por vezes acabam atingindo os encanamentos.

Uma vez que elas crescem demais, acabam invadindo os tubos e obstruindo o fluxo da água do ralo. E o pior é que as raízes ainda podem causar danos mais graves aos encanamentos, quebrando e rachando.

Sinais de que o seu cano do chuveiro está entupido

Acredite, o seu ralo ou cano dá vários sinais de que pode estar entupindo antes do problema se tornar realmente sério. O primeiro deles é quando uma poça passa a se formar no chuveiro logo depois que você termina o banho.

Ela não deveria aparecer, uma vez que a água deve escorrer rapidamente e conforme você toma banho.

Outro sinal de que o ralo está para entupir totalmente é quando a água demora mais para escorrer.

Quanto antes você verificar esse tipo de sinal, mais fácil será lidar com o problema.

Como evitar entupimentos do ralo de banheiro no futuro?

Além de saber como desentupir ralo do chuveiro do banheiro, e também os sinais que esse tipo de problema dá antes de acontecer, você também precisa saber como evitar entupimentos.

E para te ajudar, abaixo nós listamos algumas dicas que poderão te ajudar.

Use um protetor no ralo

Uma das dicas mais simples para evitar esse tipo de problema é comprar um protetor de ralo. Com esse tipo de item você evita que resíduos como pedaços de sabonete, fios de cabelo ou até mesmo objetos acabam indo para dentro do encanamento.

Esse tipo de acessório pode ser encontrado facilmente em lojas de materiais de construção.

Sempre limpe o ralo depois do banho

Por mais chata que essa tarefa possa parecer, ela é importante depois de toda vez que alguém tomar banho. Se cada um dos usuários do banheiro limpar o ralo depois de tomar banho, será mais difícil a formação de bolas de cabelo e outros resíduos.

Afinal de contas, você irá retirar tudo.

Não deixe pedaços de sabonete caiam no ralo

Mais uma das dicas para evitar entupimentos do ralo é não deixar pedaços de sabonete caírem nele. Quando esse tipo de produto se une dentro do encanamento, juntamente com outros resíduos, pode acabar criando barreiras difíceis de retirar.

Conclusão

Agora que você já sabe como desentupir ralo do chuveiro do banheiro, não deixe de usar os métodos acima para se livrar desse problema. Mas o ideal é que, caso você não consiga resolver o entupimento, ou até mesmo ele comece a acontecer de forma frequente, o melhor é chamar uma empresa ou profissional.

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Web Design: