Quer contratar a Ribeira Dedetizadora e Desentupidora?Solicite um orçamento!

Ciclo de Vida dos Cupins

Ciclo de Vida dos Cupins

Ciclo de Vida dos Cupins

Os cupins são insetos que apresentam metamorfose incompleta. Embora cada espécie possua características de desenvolvimento diferentes, basicamente podemos resumir o ciclo de vida destes insetos em: ovos, formas jovens (ou ninfas) e adultos, a rainha coloca ovos que se transformam nas formas jovens.

As formas jovens, por sua vez, podem se diferenciar em operários, soldados e reprodutores alados.

Os operários podem ser divididos em dois tipos: operários verdadeiros, que são estéreis e operários funcionais, que são machos e fêmeas.

Operários funcionais tem a habilidade de mudar de volta a ninfa, e a partir daí se transformarem em soldados, reprodutores alados ou reprodutores de substituição, dependendo das necessidades da colônia.

O último estágio ninfal pode desempenhar funções do operário na busca de alimentos e na criação de outras ninfas em estágios iniciais.

Os cupins de madeira seca não tem operários verdadeiros. Sua função é desempenhada pelas ninfas que podem se desenvolver em soldados ou reprodutores. Os cupins subterrâneos apresentam, em geral, as três fases do ciclo de vida descrito acima.

Em relação à longevidade dos cupins, o rei e a rainha podem viver até 30 anos. Durante todo o período de vida, a rainha irá colocar ovos e, para isso, necessita de acasalamento frequente do rei.

A colônia como um todo, no entanto, pode viver para sempre uma vez que se o rei ou a rainha morrerem ou adoecerem, ambos podem ser prontamente substituídos pelos reprodutores de substituição que se encarregarão das funções de fecundação, do rei, ou de oviposião, da rainha.

 

Danos: 

No entanto, não se deve subestimar os danos potenciais causados por este cupim, pois quando se percebe efetivamente o dano, o prejuízo já é grande.

De fato, em madeiras submetidas a infestações por um tempo prolongado, restará apenas uma fina superfície externa intacta, quebradiça e outras poucas divisórias internas, separando câmaras espaçosas.

É assim que muitas vigas de sustentação de telhados de residência ficam quase que totalmente ocas e sucumbem, ocasionando o desabamento do telhado.

Web Design: