Quer contratar a Ribeira Dedetizadora e Desentupidora?Solicite um orçamento!

Detetização ou Dedetização? Saiba o Termo Correto

Detetização ou Dedetização? Contra as pragas o serviço de Dedetização é a forma de combater os insetos indesejados.

Contudo, muitas pessoas ficam em dúvida sobre qual é o termo correto do Controle de Pragas, se é detetizar ou dedetizar. Afinal de contas, é possível encontrar ambos na web.

E nesse artigo, além de saber qual o correto você também saberá mais sobre esse método para eliminar pragas. Então não deixe de ler até o final!

Dedetização ou Detetização?

Dedetização ou Detetização? Como definição no dicionário Aurélio, a palavra correta é dedetizar. O verbo do termo dedetizar vem da palavra dedetização e é uma derivação do princípio ativo do inseticida Dicloro Difenil Tricloretano (também conhecido como DDT). O DDT foi o pesticida precursor utilizado em grande escala no Brasil de forma descontrolada, esse acontecimento ocorreu após a Segunda Guerra Mundial. Portanto, a palavra correta a ser usada é Dedetização e não Detetização.

Detetizar? Dedetização é a Palavra Correta

A confusão entre Dedetização e Detetização já existe a tanto tempo que quase não se percebe a confusão feita entre o significado da palavra detetizar e dedetizar. Entretanto, de acordo como o dicionário Aurélio, a forma correta de se referir à aplicação de inseticidas é dedetizar.

A palavra “dedetização” tem como origem o pesticida Dicloro Difenil Tricloretano, o popular DDT, muito utilizado após a Segunda Guerra Mundial, e que há um bom tempo foi proibido por ser muito tóxico. Com o passar do tempo, o termo dedetização acabou sendo usado de uma maneira geral para definir qualquer substância similar, como acontece com algumas marcas que servem para referenciar determinados produtos como Bombril, Gillete, Coca Cola, etc.

Sabe aquelas formigas que sempre aparecem na cozinha ou no canto de algum cômodo da casa? Esses indesejáveis insetos podem causar várias doenças. E os ratos heim? Eles são de dois tipos: o camundongo e o rato preto que se abrigam dentro das casas e nos telhados; e as ratazanas que vivem nos esgotos ou surgem nos terrenos baldios.

Já as baratas são as campeãs de proliferação. As fêmeas põem até oito ootecas e dentro de cada uma delas existem de 30 a 48 baratinhas. E o que dizer das pulgas? Um parasita que tem um complicador: se hospeda nos nossos bichos de estimação, como cães, gatos. E pode transmitir ao homem doenças graves, como a peste e o tifo.

E não é só em casa. A presença de pragas em ambientes comerciais pode revelar um grave problema com a higiene, comprometendo a qualidade dos produtos ou serviços. Isso é inadmissível, principalmente nas empresas que trabalham com alimentação e as cozinhas industriais. Nas escolas, hospitais ou em outros setores, o serviço de dedetização e controle de vetores e pragas também tem que ser feito sempre.

Por isso a dedetização e a desratização são importantes para acabar com tudo isso. A empresa que faz esse trabalho tem o know how e os produtos certos para identificar os focos de infestação e controlar as pragas, sem perigo para a saúde da família ou da empresa. E hoje em dia os produtos usados de dedetização são bastante seguros. Em poucas horas, a pessoa já pode retornar ao ambiente dedetizado.

Dedetizar é Preciso?

Sim, dedetizar apartamento, casa ou empresa é essencial. O período que antecede o chamado inverno amazônico é o momento ideal para a prevenção e combate de pragas que costumam invadir os imóveis.

Todos nós sabemos a importância de dedetizar, manter o ambiente, seja residencial ou comercial, livre das pragas urbanas é essencial não só para higiene do local, mas também para a saúde humana. Existem inúmeros tipos de pragas que podem estar presentes e nós sequer imaginamos.

Os mais comuns são: cupim, ratos, pulgas, aranhas, mosquitos, formigas, baratas, carrapatos, percevejo e moscas, é importante lembrar que o método de dedetização, assim como a utilização de inseticidas varia de acordo com a praga a ser combatida.

Em determinadas épocas do ano, a casa fica cheia de baratas, por isso é preciso dedetizar o ambiente. Pragas urbanas como baratas, mosquitos, moscas e cupins passam por uma aceleração natural do seu metabolismo durante as épocas quentes, o que faz com que eles saiam de seus esconderijos para os ambientes em busca de alimento, gerando assim as temidas infestações.

No inverno ocorre o oposto: o metabolismo dos insetos é naturalmente reduzido (este fenômeno é conhecido como “diapausa”). A dedetização age de maneira a combater as pragas, mantendo o ambiente limpo. Existem produtos diferentes e específicos para cada tipo de praga, bem como as técnicas de aplicação para as melhores formas de dedetizar.

Os Cuidados com a Dedetização Devem Seguir Algumas Orientações

  • Contrate somente empresas especializadas para realizar o serviço e que possuam licença da Vigilância Sanitária. A aplicação do veneno da dedetização sem a técnica e o equipamento de segurança adequados pode causar intoxicação.
  • É importante contratar uma empresa para dedetizar que faça também a dedetização do forro e ofereça garantia do serviço, normalmente de 03 a 06 meses
  • Aguarde de 06 a0 8 horas para retornar ao ambiente após a dedetização ou após o inseticida secar naturalmente.
  • Para gestantes, crianças pequenas e animais de estimação é aconselhável aguardar pelo menos 12 horas. Ao retornar, abra portas e janelas para deixar o local bem ventilado.
  • Não acompanhe o serviço de dedetização se a empresa não tiver equipamentos de segurança para lhe fornecer, como por exemplo: máscara descartável. A Anvisa proíbe o acompanhamento sem o uso desses acessórios.
  • Confira se a sua caixa d’água está tampada, evitando a reprodução do mosquito da dengue e outros insetos urbanos.

Qual a Frequência Ideal do Serviço de Dedetização?

Ao fazer o serviço de dedetização e controle de pragas em casa ou em uma empresa, é importante que todos os vizinhos e moradores façam juntos na mesma época, pois é fundamental um ambiente que não ofereça condições para que as pragas se multipliquem, caso contrário, elas acabam migrando para outro local propício a proliferação.

A frequência da dedetização depende do espaço de cada um, algumas pragas tem um ciclo de vida curto como, por exemplo, a Blatella germanica, conhecida popularmente como francesinha. Neste caso, recomenda-se dedetizar o ambiente a cada três meses.

Em locais sem infestação e com pouca oferta de alimento e em ambientes o recomendado é realizar a dedetização a cada 06 meses. Já em estabelecimentos com grandes infestações e condições de proliferação, como restaurantes, indústrias, recomenda-se intervalos de 45 a 90 dias.

Existem vários métodos para a aplicação de produtos da dedetização e isso vai variar de acordo com o tipo de praga que se quer eliminar.

As condições do ambiente também interferem. Vale mencionar as ações não químicas que são um conjunto de procedimentos preventivos chamado controle integrado de pragas que visam eliminar ou minimizar os riscos de ocorrência.

Vantagens da Dedetização de Ambientes

A dedetização é um serviço que visa garantir a segurança e higiene de um ambiente. Afinal de contas, pragas como baratas, ratos e aranhas são perigosas para a saúde dos seres humanos e também de animais de estimação.

Muita gente tenta apostar em métodos caseiros para combater esse tipo de problema. Contudo, eles não são realmente eficazes, uma vez que é necessário acabar com os invasores em diferentes estágios de desenvolvimento.

No caso das baratas, por exemplo, além de exterminar as adultas, é necessário acabar com as ninfas e os ovos. E apenas uma dedetização profissional poderá garantir isso.

Além disso, dedetizar traz outras vantagens, tais como:

Comodidade

Um dos grandes diferenciais de investir em uma empresa de dedetização profissional é que você terá total comodidade. Os profissionais irão se encarregar de investigar a infestação e indicar o melhor método.

Você poderá sair de casa, empresa ou comércio e deixar que a equipe cuide do problema. Depois é só retornar para o local e seguir com a rotina normal.

Produtos e métodos aprovados pelos órgãos reguladores

Outro benefício de contratar uma empresa dedetizadora de qualidade é que você terá a certeza que os métodos e produtos usados na desinsetização são aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e também por outros órgãos reguladores.

Dessa forma é possível garantir ainda mais segurança para o local que será dedetizado, bem como para as pessoas que transitam por ele.

Garantia do serviço

Mais uma das vantagens de contar com um serviço de dedetização especializado é que você terá garantia de resultados. A equipe poderá te dar todo o suporte necessário antes, durante e após a realização do serviço de controle de pragas.

Além disso, ela também te dará orientações para evitar que esse tipo de praga acabe voltando para o local.

Fique livre de pragas por um bom tempo

Outra grande diferencial de investir na dedetização é que você poderá se ver livre das pragas por um bom tempo. Dependendo do tipo de método e produto utilizado, é possível ficar meses sem sinal de qualquer inseto, roedor ou outro tipo de invasor.

Contudo, para que os resultados sejam garantidos é essencial que você siga todas as orientações da equipe de profissionais. Inclusive sobre o período de renovação do processo.

Dependendo do tipo de dedetização, é necessário refazê-la de 6 meses a 01 ano. Mas fique tranquilo, a dedetizadora irá te dar essa informação e também colocar um adesivo no local dedetizado indicando quando o processo deve ser refeito.

05 Métodos mais Utilizados para Dedetizar

Existem diversos métodos de dedetização utilizados dentro do mercado atualmente. Cada um deles possui características próprias que precisam ser levadas em consideração antes do cliente escolher uma das opções na hora de dedetizar.

Por isso, vamos mostrar algumas das técnicas e produtos que podem ser utilizados atualmente para exterminar diferentes tipos de praga. Desde baratas, formigas, cupim, pulgas, aranhas, carrapatos, dentre outros. Confira!!!

1. Dedetização de insetos rasteiros

Procedimento de dedetização para combater insetos rastejantes ou rasteiros, realizado com aplicação de inseticidas por polvilhamento, pulverização ou gel. Essa dedetização é responsável pelos maiores números de contratações das empresas dedetizadoras, pois a desinsetização em questão é ideal para eliminar a maioria dos insetos rasteiros mais comuns em residências e empresas.

2. Dedetização de ratos

Dedetização de ratos, também conhecida como Desratização, técnica utilizada para eliminar ratos (roedores urbanos), realizada através de implantação de Cordão Sanitário com a instalação de Pontos Permanentes de Envenenamento, em espaços regulares, com iscas parafinadas ou granuladas, devidamente protegidas, sinalizadas e identificadas.

A colocação das iscas é feita no local a ser tratado, observando evidências da existência de roedores (tocas, pegadas, roeduras, excrementos, etc.), garantindo a eliminação completa do animal, evitando-se o mau cheiro e outras consequências.

3. Dedetização de cupim

Descupinização, também chamada de dedetização de cupim é um processo para eliminação da colônia de cupins. A forma de dedetizar é realizada nos madeiramentos e polvilhamento nos conduítes da rede elétrica, telefonia, e em todos os focos existentes no madeiramento solidário à alvenaria dos imóveis, nas áreas de telhados, forros, grades de portas e janelas, armários embutidos, divisórias, prateleiras e etc.

4. Controle biológico de insetos

O controle biológico é um método relativamente mais recente e também tem se popularizado. Basicamente, por meio dele é possível controlar uma infestação através de predadores naturais. É importante ressaltar que nós da Ribeira Dedetização não trabalhamos com o controle biológico de insetos e pragas.

Ou seja, não são utilizados produtos químicos sintéticos que podem causar algum efeito colateral no meio ambiente. São colocados predadores naturais da praga no local, para que eles consigam exterminar tudo.

Contudo, geralmente esse tipo de método é feito em conjunto com o uso de componentes químicos. Isso porque, somente eles conseguirão combater as pragas em estágios iniciais de desenvolvimento, como é o caso dos ovos e das ninfas.

5. Dedetização Preventiva

Mais uma das técnicas de dedetização é a preventiva. Nesse caso, a desinsetização geralmente é feita em locais que ainda não possuem uma infestação, ou que já passaram por um processo de extermínio e que precisam de proteção adicional.

Como o próprio nome do método diz, o objetivo dessa dedetização é prevenir o novo surgimento de pragas. Dessa maneira, você evita que os invasores se instalem novamente no local.

06 Dúvidas Frequentes Sobre Dedetização

Apesar da dedetização ser um serviço já popular, muitas pessoas possuem dúvidas sobre ela. E é justamente essas questões que acabam causando insegurança na hora de contratar uma empresa especializada nesse tipo de serviço.

E para te ajudar, nós vamos responder algumas das dúvidas mais recorrentes sobre a dedetização. Confira!

1. Um tipo de dedetização consegue matar todos os tipos de pragas?

Não! Cada tipo de dedetização é feita para um tipo específico de praga. Isso porque cada uma exige diferentes tipos de produtos químicos.

Um método voltado para exterminar baratas, por exemplo, não poderá ser usado para exterminar ratos. O que acontece, muitas vezes, é que a empresa dedetizadora pode combinar diferentes produtos e técnicas para combater mais de uma infestação de uma única vez.

Assim, é possível otimizar o tempo e garantir que o local dedetizado fique livre de vários invasores.

2. É possível dedetizar uma casa tendo crianças pequenas e animais de estimação nela?

Sim, quem tem crianças e animais de estimação em casa pode contratar o serviço de dedetização. No entanto, é necessário tomar alguns cuidados básicos.

Por exemplo, depois da aplicação dos produtos, o ideal é permanecer de 8 a 12 horas longe do recinto. Durante esse meio tempo, todas as substâncias irão fazer efeito e depois se dissipar no ar.

Além disso, também é recomendado manter o local bem arejado, assegurando assim a segurança de todos.

3. Eu posso limpar o local logo após a dedetização?

Não é indicado, há problema em fazer a higienização do local logo após que foi dedetizado, pois os produtos de limpeza podem prejudicar a qualidade da desinsetização, acarretando em um prazo de eficácia inferior. Nesse caso é importante aguardar o período recomendado pelos profissionais que é de aproximadamente 03 dias depois para poder limpar tudo normalmente.

4. Além da dedetização, eu preciso tomar outros cuidados para manter meu apartamento, casa, empresa ou comércio livre de pragas?

Sim, a dedetização é um cuidado essencial para quem deseja manter o apartamento, casa, empresa ou comércio livre de pragas. Contudo, existem outros que você também precisa tomar para garantir que o seu espaço fique totalmente seguro.

O primeiro deles é higienizar o local para evitar a proliferação. Além disso, é muito importante manter o seu lixo protegido.

A grande maioria das pragas, como baratas e ratos, são atraídas por restos de resíduos orgânicos. O ideal é manter a lixeira sempre fechada e não deixar que muitos sacos de lixo se acumulem dentro do local. O mesmo vale para lixeiras externas.

5. Eu mesmo posso fazer a aplicação dos produtos de extermínio dos insetos?

Não! Jamais tente usar produtos de extermínio profissionais por conta própria. Todos eles são extremamente agressivos e possuem um nível de toxidade alto.

Eles exigem a aplicação correta, bem como o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) específicos. Por conta disso é essencial a contratação de uma empresa especializada em dedetização.

Apenas uma equipe de profissionais capacitados poderá aplicar todos os componentes de forma eficiente e com toda a segurança.

6. A dedetização custa caro?

Com o avanço e popularização das dedetizações, elas passaram a ser mais acessíveis. Levando em conta que você poderá ficar meses livre dos invasores, vale muito à pena esse tipo de investimento.

Além disso, é necessário levar em conta que você estará protegendo o seu patrimônio. Basta colocar na ponta do lápis quanto custaria para trocar todo o telhado infestado de cupins, por exemplo, e quanto custa uma dedetização de cupins. Você verá que prevenir custa bem menos.

Para Saber Mais sobre a Empresa de Dedetizaçao e Serviços

Agora que você já sabe o correto entre detetização e dedetização, bem como os benefícios desse tipo de serviço, não deixe de entrar em contato com a Ribeira dedetizadora e desentupidora. Assim você poderá garantir que a sua casa, empresa ou comércio fique livre de pragas e tenha mais segurança. Ligue para 11 3207 6102 ou clique aqui e entre em contato por e-mail.

 

 

 

 

 

Compartilhe!

14 comments on “Detetização ou Dedetização? Saiba o Termo Correto”

  1. Carlos Responder

    Bom dia.
    Obrigado pelas informações.
    Todavia, gostaria de comentar que vocês afirmam que o termo certo é dedetizar e continuam utilizando o detetizar…

  2. João Detetizador Responder

    Na primeira parte vocês dizem que o correto é “Dedetizar” e depois utilizam várias vezes a palavra “detetizar”, não entendi.

  3. Sherlock Holmes Responder

    É que a pessoa que fez a metade da matéria acabou o turno dela, então ela fou embora o funcionário do outro turno sem saber do que se tratava continuou haha

  4. Ednaldo Responder

    Moro no Pernambuco e tô começando no ramo,vc pode me indicar um veneno bom pra batata

    • Sherlock Holmes Responder

      Pq você gostaria de veneno para BATATA? Batatas são lindas fritas, cozidas, no purê…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Web Design: