Quer contratar a Ribeira Dedetizadora e Desentupidora?Solicite um orçamento!

LIXO E PRAGAS URBANAS

LIXO E PRAGAS URBANASA relação entre o Lixo e Pragas Urbanas: o acúmulo de lixo favorece as pragas urbanas e as doenças relacionadas a falta de higiene.

Uma das principais dessas mazelas diz respeito à ocorrência de vetores e pragas urbanas, causadores de grande incômodo na sociedade e milhares de doenças em seres humanos. Com o acúmulo de lixo durante um período minimamente continuado, temos o cenário ideal para a ocorrência e proliferação de pragas urbanas que se alimentam de detritos do lixo, tais como: ratos, baratas, moscas e pombos.

Além disso o acúmulo de lixo, quando associado as chuvas típicas do verão, também favorece a proliferação de vetores como o mosquito da dengue, o Aedes aegypti, um dos principais inimigos da saúde pública no Brasil atualmente.

Sabe-se que pragas como ratos, baratas, pombos, moscas e até formigas podem carregar microrganismos causadores de doenças graves, como: febre tifoide, cólera, hepatite, leptospirose e dezenas de outras, além de alergias e doenças gastrointestinais diversas. Algumas dessas doenças podem levar à morte.

Portanto torna-se indispensável que tenhamos um olhar técnico profissional para a relação entre o lixo e as pragas urbanas. A valorização destes profissionais (garis) e suas condições de trabalho é um dos passos mais importantes para que possamos evitar doenças e mortes em decorrência de mazelas causadas por pragas e vetores urbanos.

A recente greve de garis em alguns estados do Brasil trouxe à tona questões importantes sobre os riscos que o acúmulo de lixo pode trazer à saúde da população, a proliferação de pragas urbanas e ao meio ambiente. Entre outros fatores, esse episódio tornou mais clara a necessidade de pensar no lixo de uma forma ampla, indo além da simples lógica do recolhimento do lixo pelas empresas especializadas.

“Para uma sociedade responsável, é necessário aprofundar o conhecimento e discutir sobre todo o ciclo do lixo, desde a sua produção, seu descarte pelo consumidor, transporte até o depósito, feito muitas vezes em áreas distantes dos centros urbanos, em locais onde poucas pessoas vivem ou frequentam”. Dizem os especialistas da Ribeira Dedetizadora, empresa líder no serviço de dedetização em São Paulo – SP.

Embora tenham ocorrido avanços nos últimos tempos com inciativas como a desativação, levando esse lixo para centrais de tratamento resíduos, estes são passos pequenos de uma longa caminhada.

Perigo no ar: lixo e acidentes aéreos, outro problema pouco explorado, mas não menos importante, é a influência do acúmulo de lixo nos acidentes aéreos, por exemplo, a escassez de alimentos para os pássaros, tais como os urubus, faz com que esses animais passem a se alimentar do lixo que, quando acumulado próximos aos aeroportos, causam enormes riscos de acidentes.

Esse é um dos exemplos que evidenciam a complexidade da relação entre o lixo e as pragas urbanas, trazendo à tona a necessidade de iniciativas que tenham como base o profissionalismo e inteligência de especialistas desse setor devidamente capacitados para essas atividades.

Para entender e abordar de forma inteligente e eficaz problemas complexos como esses, A Ribeira Dedetizadora, empresa referência em controle de pragas urbanas em São Paulo foi uma das pioneiras na adoção de filosofia M.I.P (Manejo Integrado de Pragas). Trata-se do controle de pragas urbanas sob uma ótica ampla do ambiente, levando em consideração o comportamento e o ciclo biológico da praga urbana e a sua relação com o ambiente, inclusive o lixo.

O M.I.P preconiza medidas preventivas sob um conjunto de estratégias utilizadas de maneira integrada e, muitas vezes, concomitante, no intuito de tornar este ambiente menos susceptível a ação de determinadas pragas urbanas, não precisando para isso fazer o uso de grandes quantidades de agentes químicos utilizados no processo de dedetização.

O intuito principal deste programa é livrar o homem e a população do contato direto com insetos pragas ou vetores sem agressão ao meio ambiente, à saúde humana e dentro de uma relação custo benefício adequada.

Deixe um comentário para: Lixo e Pragas Urbanas

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Web Design: