Quer contratar a Ribeira Dedetizadora e Desentupidora?Solicite um orçamento!

Mordida de Percevejo de Colchão: 34 Remédios Caseiros para Picada

Os melhores remédios caseiros para tratar mordida de percevejo são: Bicarbonato de Sódio, Loção de Calamina, Pasta de Mel e Canela, Casca de Banana, Aloe e Vera, Manjericão. A Ribeira Dedetização preparou uma lista de 34 produtos naturais para picada de percevejo. Confira e escolha o melhor tratamento ideal para o seu caso!

Os percevejos são insetos que podem causar bastante incômodo. E se você está em busca de remédios caseiros para tratar mordida de percevejo colchão, então nesse post mostraremos algumas soluções naturais que podem te ajudar a tratar os sintomas da picada de percevejo de cama. Quer aprender como acabar com os percevejos de colchão? Acesse nosso blog!

Isso mesmo! A verdade é que o percevejo, por ser um inseto pequeno, pode se camuflar em qualquer espaço.

Veja também:

Remédios caseiros para picada de aranhas

Remédios caseiros para picada de carrapatos

Remédios caseiros para picada de mosquitos

Remédios caseiros para picada de escorpiões

Esse tipo de praga se alimenta de sangue, assim como as pulgas. E o grande problema é que os percevejos conseguem se proliferar com muita facilidade, e podem causar algumas reações bem desagradáveis ao morderem seus hospedeiros.

Percevejo de cama mordem partes que geralmente ficam expostas com mais facilidade, como mãos, pescoço e face. E suas mordidas, além de gerarem muita coceira, também podem desencadear inchaço e vermelhidão.

Se você foi mordido e está sentindo desconforto, precisa conhecer esses remédios caseiros para mordida de percevejo. Muitas opções você pode encontrar com facilidade na sua casa, e a maioria pode ser usada por qualquer pessoa. Confira!

Identificando Picadas de Percevejos

O primeiro passo para perceber que você tem um problema de percevejos é geralmente identificando picadas de percevejos. Como os percevejos são pequenos, se escondem bem e só saem à noite, a probabilidade de você ver um percevejo antes de mordê-lo é muito pequena.

Então, como você sabe se foi mordido por um percevejo? Estudos indicam que a maioria dos indivíduos que são picados por percevejos diagnosticam erroneamente a causa de suas picadas, geralmente citando pulgas ou outros insetos.

Infelizmente muitas pessoas que procuram tratamento são diagnosticadas erradas por seus dermatologistas. Isso pode ser porque a presença de percevejos no Brasil é algo relativamente novo, com apenas 60% dos especialistas em controle de pragas relatando ter encontrado uma infestação de percevejos no ano 2018.

Na década passada, o número de infestações por percevejos no Brasil aumentou dramaticamente, mas a riqueza de informações sobre eles não aumentou.

Embora infestações por percevejos sejam um problema crescente, a maioria dos brasileiros não sabem afirmar se foram mordidos por percevejo e como distingui-lo de outros tipos de picadas de insetos.

A primeira coisa a procurar é a aparência de uma picada vermelha ou erupção na pele. Embora isso possa parecer muito vago e possa indicar qualquer número de condições de alergias de pele a outros tipos de picadas de insetos, há alguns sinais indicadores de que você pode ter sido picado por percevejos. O abaixo algumas características que indicam que você está sofrendo de picadas de percevejos:

  1. O tempo:você deve estar ciente de que a maioria das picadas de percevejos aparecem depois que você dormiu durante a noite. Isso faz sentido, pois os percevejos se alimentam do seu sangue enquanto você dorme. Se você perceber que frequentemente tem coceira ou erupções após acordar, é provável que você esteja sofrendo de uma infestação de percevejos.
  1. O local:picadas de percevejos geralmente aparecem em partes do corpo que estão expostas enquanto você dorme. Isso pode incluir seu rosto, braços, costas ou qualquer outra parte do corpo exposta.
  1. O padrão:picadas de percevejos são comumente encontrados em um padrão linear ou em ziguezague em toda a sua pele. As mordidas podem estar levemente elevadas e coçarem, mas sem um anel ao redor do centro. Isso ajuda a distinguir uma picada de percevejo de uma picada de pulga. Além disso, as picadas de percevejos podem causar ressecamento da pele, criar pus em seu interior antes de finalmente desparecer.
  1. Os efeitos:picadas de percevejos podem levar a cicatrizes, por isso, se você perceber que suas mordidas começam a cicatrizar depois de uma semana ou duas, pode ser que você esteja realmente com uma infestação de percevejos.

Mordida de Percevejo de colchão: Conheça os Melhores Remédios Caseiros

Embora os medicamentos orais ou tópicos sejam frequentemente recomendados para mordida de percevejo de cama, vários remédios caseiros naturais podem ser ótimos e agem de forma efetiva na redução do desconforto causado pela mordida de percevejo de colchão.

Confira abaixo as melhores soluções naturais para mordida de percevejo!

1. Cubos de gelo para tratar a alergia da mordida de percevejo de colchão

Uma das formas mais simples de tratar mordidas de percevejo e também de outros insetos é usando cubos de gelo. Eles ajudam a entorpecer os nervos da área que foi mordida, aliviando assim as coceiras, dor e vermelhidão. Eles também irão trazer uma sensação calmante para a pele.

O ideal é que você coloque alguns cobus de gelo em um pano e depois deixe repousando na área afetada por alguns minutos, até sentir a sensação de alívio. Não é recomendado aplicar o gelo diretamente na pele.

2. Sabonete e Água para evitar coceira da picada de percevejo de cama

Outro remédio caseiro é usar sabonete e água na região. Essa combinação vai ajudar a neutralizar as substâncias que o inseto transmite ao te morder e que causam a coceira.

Basta esfregar o sabão na região até fazer bastante espuma e depois lavar com água corrente. Essa misturinha simples que todo mundo tem em casa e que é uma solução barata para aliviar várias coceiras causadas por insetos.

3. Tratando mordida de percevejo de colchão com Bicarbonato de Sódio

O Bicarbonato de sódio é um verdadeiro coringa que todo mundo precisa ter em casa. Ele possui uma série de funções, inclusive de servir de remédio para picadas de percevejos.

Ele ajuda a aliviar os desconfortos causados pela mordida rapidamente. O modo de usar esse produto é bem simples.

Basta pegar um pouco de água e ir acrescentando o bicarbonato aos poucos até fazer uma espécie de pasta.  Em seguida, faça a aplicação na região que foi mordida e deixe a mistura agir por 60 minutos.

Lave bem depois desse período e em seguida aplique um hidratante. Assim você evita que a pele acabe ficando ressecada.

4. Remédios caseiros para tratar mordida de percevejo: Limão

O suco de limão é uma excelente alternativa para quando não há ferida aberta. Ele possui propriedades anti-inflamatórias que auxiliam diretamente a diminuir o inchaço e a coceira.

Tudo o que você precisa fazer é embeber uma bola de algodão em suco de limão e depois aplicar na área afeta. Se preferir, você também pode colocar uma fatia da fruta na área e depois cobrir com uma gaze.

O mais importante é que você não deve usar essa opção caso esteja com feridas abertas.

5. Loção de Calamina para mordida de percevejo de colchão

Esse é um medicamento muito popular quando o assunto é mordida de inseto.

Além de acalmar a região afetada, ela também seca erupções. O ideal é aplicar essa loção no local mordido, 2 ou três vezes por dia.

Vale ressaltar que, caso você tenha hipersensibilidade a algum dos componentes da fórmula, o ideal é que não use essa alternativa.

6. Vinagre de Cidra de Maçã para desinflamar a picada de percevejo de cama

O vinagre de maçã é uma boa solução para tratar mordidas de insetos de modo geral.

Além de diminuir a inflamação e inchaço, esse tempero também ajuda a combater a coceira. Tudo isso de forma rápida.

Molhe uma bola de algodão com um pouco de vinagre de maçã e depois passe na região aferrada. Deixe agir por um tempo e depois lave com água corrente.

7. Farinha de Aveia para diminuir a irritação da mordida de percevejo

Mais um dos remédios caseiros para tratar mordida de percevejo é a farinha de aveia. Além de combater as irritações e inflamações, esse alimento também ajuda e diminuir as coceiras, irritação e inflamação.

Uma pesquisa da  Food and Drug Administration (FDA) dos EUA, mostrou que essa ação se dá por conta das propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Isso consegue trazer alívio rápido a região, e de forma bem natural.

Para usar essa opção de tratamento, você deve misturar um pouco de farinha com água, até obter uma espécie de pasta. Depois, aplique essa mistura na região afeitada e deixa agir por cerca de 15 minutos.

Em seguida, lave a região com água fria.

Se você tiver muitas picadas, uma alternativa é fazer um banho de farinha de aveia. Para isso, é só misturar uma xícara de farinha de aveia e algumas gotas de hortelã em uma banheira com água.

Em seguida, mergulhe nela e fique cerca de 15 minutos. Tome uma ducha rápida depois para tirar qualquer resquício da mistura.

8. Remédios caseiros para tratar mordida de percevejo: Pasta de Dentes

Um dos remédios caseiros para tratar mordida de percevejo que você também pode usar é a pasta de dente. Esse produto de higiene pessoal possui mentol em sua fórmula.

E essa substância apresenta uma ação de refrigeração, o que ajuda a reduzir e muito as irritações e coceiras. O modo de usar é relativamente simples, basta aplicar um pouco de creme dental na área afetada e deixar agir por cerca de 10 minutos.

Depois, lave o local com água corrente. Você pode repetir esse processo algumas vezes por dia, para garantir que não vai mais sentir os desconfortos da picada.

9. Pepino

Além de ser um excelente alimento para saladas, o pepino também pode ser usado para tratar de mordidas de insetos. Ele possui uma ação calmante que ajuda diretamente no combate da coceira e da inflamação.

Corte um pepino em rodelas e coloque elas na área que for mordida. Você pode cobrir com uma gaze para evitar que as fatias caiam. Deixe agir por 10 minutos e depois retire as fatias.

Você deve repetir esse processo 4 ou 5 vezes ao dia para ter resultados efetivos.

10. Pasta de Mel e Canela

Outra excelente forma de tratar esse tipo de mordida é com uma pasta de canela e mel.

A canela é um condimento com propriedades anti-inflamatórias que vai ajudar a tratar das erupções cutâneas causadas pelos percevejos.

Já o mel é um hidratante natural, e também um excelente cicatrizante. Ele irá evitar que a mordida acabe se transformando em uma ferida aberta e se tornando algo mais grave.

Para usar essa alternativa você deve misturar o mel com a canela até obter uma mistura de consistência pastosa. Em seguida, aplique essa pasta no local e deixe secar.

Depois é só lavar o local com água corrente. Você pode reaplicar essa pasta durante o dia para potencializar os resultados.

Além disso, essa opção pode ser usada em outros tipos de inflamações.

11. Remédios caseiros para tratar mordida de percevejo: Casca De Banana

Que a banana proporciona uma série de benefícios todo mundo já sabe. Mas você sabia que a casca dessa fruta também pode ser usada para o tratamento de picadas de insetos.

Estudos mostram que ela é repleta de compostos bioativos como carotenoides, polifenóis, entre outros. Essas substâncias possuem propriedades terapêuticas que são grandes aliadas de quem deseja eliminar os desconfortos causados pelas picadas de inseto.

Você deve esfregar a parte branca da casca de banana na área que for mordida, até sentir que a sensação de ardor passou. Se você preferir, também pode colocar uma casca sobre o local.  Para obter alívio rápido, tente este remédio algumas vezes por dia.

12. Enxaguante Bucal

Outro dos remédios caseiros para tratar mordida de percevejo que você provavelmente tem em casa é o enxaguante bucal. Por ter propriedades antissépticas, esse produto de higiene pessoal agida curar as mordidas dos insetos.

Para usar esse produto para o tratamento de picadas de insetos, é só embeber uma bola de algodão no enxaguante.  Depois passe na área mordida.

Em pouco tempo você á sentirá um alivio.

13. Sperti Preparação H Pomada

A Sperti Preparação H Pomada é amplamente indicada para o tratamento de hemorroidas. Contudo, ela também pode ser usada para curar cicatrizes e aliviar coceiras.

Tudo o que você precisa fazer é aplicar esse produto na região da mordida algumas vezes por dia. em pouco tempo você verá que a erupção irá sumir.

14. Lama

Essa é uma excelente forma natural de tratar das picadas de mosquito e ainda ficar com uma pele maravilhosa. A lama possui argila que é rica em propriedades antibacterianas.

Logo, esse é um dos remédios para picadas de inseto mais eficazes. Basta colocar um pouco de lama sobre a área da mordida e deixar secar.  Depois é só lavar a região.

Mas atenção, nada de pegar lama de qualquer lugar. O ideal é comprar esse tipo de produto em lojas especializadas, como as de produtos naturais e cosméticos.

15. Remédios caseiros para tratar mordida de percevejo: Cebola

Mais um dos remédios caseiros para tratar mordida de percevejo é a cebola. Como esse alimento possui um alto teor de enxofre, ele consegue ser um agente terapêutico excelente para esse tipo de mordida.

Tudo o que você precisa fazer é cortar uma fatia de cebola e esfregar no local da mordida.

16. Alho

O alho é um alimento com função antibiótica. Se você incluir ele nas suas refeições, vai ver como o processo de cicatrização natural do corpo irá melhorar.

17. Açúcar

O açúcar também é um dos remédios caseiros indicados para tratar mordida de percevejo.

Você pode pegar um pano molhado e colocar um cubo de açúcar dentro dele. Depois, esfregue ele no local atingido para sentir um alívio super rápido dos sintomas.

18. Batata

Outro alimento coringa para picadas de inseto é a batata. Ela ajuda a aliviar vários sintomas da picada, principalmente a coceira.

É só cortar o alimento em rodelas e colocar sobre a área que foi mordida. Você pode trocar ela periodicamente, conforme ela for ficando marrom.

19. Água Fria ou Morna

Compressas de água morna ou fria também são excelentes para aliviar a dor da mordida, bem como a inflamação. É só colocar um pano molhado na área mordida e pronto.

20. Remédios caseiros para tratar mordida de percevejo: Desodorante spray

Esse é um remédio que ajuda a reduzir o inchaço e a dor quase que de forma instantânea.

Você só precisa pulverizar uma pequena quantidade no local que foi mordido. Mas atenção, não use esse método se estiver com feridas abertas.

21. Esmalte

O esmalte consegue diminuir a dor da mordida rapidamente. É só passar um pouco do cosmético na área afetada, caso não haja uma ferida aberta.

22. Ovo

Sabe aquela película do ovo que geralmente tiramos quando se vai comê-lo cozido? Ela também possui propriedades que ajudam no alívio da dor. Tudo o que você precisa fazer é cozinhar um ovo e depois colocar essa pelezinha na mordida.

23. Colher

O truque da colher é um dos remédios caseiros para tratar mordida de percevejo mais antigos.

Basicamente, você precisa aquecer uma colher em água por cerca de 20 segundos, e depois colocar sobre a mordida. Dessa maneira será possível eliminar as toxinas que causam os desconfortos.

Mas é importante não esquentar o objeto demais, para evitar queimaduras.

24. Álcool

Um dos remédios caseiros para tratar mordida de percevejo que também merece destaque é o álcool. Ele é considerado um excelente desinfetante e perfeito para esse tipo de tratamento.

Tudo o que você precisa fazer é embeber uma bola de algodão no líquido e depois passar na região afetada. Em seguida, basta colocar uma bandagem no local.

Além disso, o álcool também pode ser usado para a higienização da picada.

25. Sal

Além de aliviar a dor causada pela mordida, o sal também vai acelerar a cura do local. Por conta disso é um dos remédios caseiros para tratar mordida de percevejo mais indicados.

Para usar esse método é só misturar um pouco de sal com água até obter uma pasta. Em seguida, aplique essa mistura no local da mordida. Pode ser que ela arda um pouco, mas é normal.

Se você tiver feridas abertas, não é recomendado usar esse método.

26. Saquinhos de Chá

Mais um dos remédios caseiros para tratar mordida de percevejo são os saquinhos de chá. Eles possuem propriedades anestésicas que ajudam a aliviar a coceira, irritação e inchaço.

Além disso, esses saquinhos também possuem funções anti-inflamatórias. Tudo o que você precisa fazer é colocar um saquinho de chá gelado em clima do local da mordida e deixar agindo por cerca de 15 minutos. Depois é só repetir esse processo de três a quatro vezes por dia.

Existem vários chás que você pode usar, mas o mais indicado é o de camomila, que possui propriedades calmantes.

27. Gel de Aloe Vera

O Gel de Aloe Vera tem uma grande quantidade de polímeros de carboidratos, glucomananas e ácido péctico. Além disso, ele é rico em aminoácidos essenciais, vitaminas e uma série de outros compostos orgânicos.

Por conta disso ele é um dos melhores remédios caseiros para tratar mordida de percevejo. Você pode comprar ele pronto em lojas de produtos naturais, ou extrai-lo das folhas de babosa.

Tudo o que você precisa faze é aplicar esse gel sobre o local da mordida e depois colocar uma bandagem por cima. Provavelmente na aplicação vai arder um pouco, mas em pouco tempo você irá sentir um grande alívio.

28. Avelã-de-bruxa (Hamamelis)

A Avelã-de-bruxa (Hamamelis) é um adstringente natural poderoso que ajuda diretamente na cura de picadas de inseto de modo geral.

Você só precisa pingar algumas gotas de óleo de Avelã-de-bruxa (Hamamelis) em um algodão e depois passar na ferida. Deixe agindo por dez minutos e então lave com água. Repita o processo para potencializar os resultados.

29. Óleo da Árvore do Chá (Malaleuca)

O óleo de Malaleuca também é um dos remédios caseiros para tratar mordida de percevejo. Além disso, ele também é amplamente usado em outros problemas de pele.

Isso porque ele possui propriedades antifúngicas e antissépticas. Você só precisa aplicar esse produto diluído em chá, duas ou três vezes por dia, no local da mordida.

Lembrando que não é recomendo usar esse óleo em gestantes e lactantes. Além disso, ele precisa ser aplicado sempre diluído, para evitar irritações.

Não aplique sem diluir, pois pode causar irritação. 

30. Raiz de Marshmallow

Você sabia que existe uma erva chamada Marshmallow? A raiz dela é rica em uma série de propriedades medicinais.

Se você fizer um cataplasma dessa planta e aplicar sobre a área que foi mordida, verá que os sintomas irão aliviar rapidamente. Contudo, esse método não é muito indicado para gestante, lactantes e pessoas que tenham problemas de baixo açúcar no sangue.

31. Óleos Naturais

Óleos naturais de ervas de modo geral também são excelentes remédios caseiros para tratar mordida de percevejo. Eles possuem propriedades anti-inflamatórias refrescantes e desinfetantes e naturais.

Você pode aplicar desde óleo de camomila até de aloe vera no local para reduzir as dores e inchaço no local. Para quem deseja aproveitar para dar aquele up na pele, é recomendado usar a Lavanda, que também ajuda na hidratação da pele.

32. Manjericão

Além de ser um tempero delicioso, o manjericão também é um remédio natural para doenças de pele e picadas. Ele irá aliviar as irritações da pele em menos de 24 horas.

Para usar essa alternativa basta fazer uma pasta de folhas frescas e aplique sobre o local da mordida.

33. Beber chá de ervas

Um dos desconfortos causados pela mordida do percevejo é a dor em conjunto com inflamações. E uma das maneiras de combater esse tipo de reação é tomar chá de ervas, 2 ou 3 vezes por dia.

Esse tipo de bebida possui uma série de propriedades anti-inflamatórias, além de atuarem eliminando as toxinas que o inseto transmite com a mordida. Uma das melhores opções nesse sentido é a camomila que além de tudo é calmante.

34. Capim-cidreira (erva-cidreira)

O capim-cidreira é uma planta pertencente à família da hortelã. E suas propriedades calmantes toram a planta um dos melhores remédios caseiros para tratar mordida de percevejo.

Você pode usar essa erva de diferentes forças. A primeira delas é amassar algumas folhas e colocar sobre a região. Se preferir, também é possível fazer um chá e então compressas no local.

Uma terceira alternativa é usar o óleo essencial em um algodão e aplicar na região que foi mordida.

Conclusão

Os percevejos podem causar sérias complicações alérgicas, dependendo do tipo de organismo do hospedeiro. Se você colocou em prática alguns dos métodos acima, e não obteve sucesso, procure um médico. Ele poderá indicar pomadas, cremes ou até medicamentos que possam ajudar no tratamento da mordida.

Além disso, lembre-se que além de usar os remédios caseiros para tratar mordida de percevejo, você também precisa combater a infestação. Caso contrário vai continuar a sofrer com mordidas e reações alérgicas.

É permitida a reprodução parcial ou total deste conteúdo em outros sites e/ou blogs desde que mencionada a fonte – Fonte: Ribeira Dedetizadora – https://www.ddribeira.com.br/

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Web Design: