Quer contratar a Ribeira Dedetizadora e Desentupidora?Solicite um orçamento!

O que realmente atrai baratas?

Descubra o que atrai baratas e saiba como adotar medidas preventivas para mantê-las longe da sua casa. As baratas são atraídas por 03 situações que favorecem a sua sobrevivência que são: Água, Abrigo e Alimento.

Para combater as baratas é que preciso saber primeiramente o que atraem elas e por onde começar para evitar que o seu lar se torne um hotel 5 estrelas para as baratas. Vamos abordar a seguir alguns fatores que atraem baratas para dentro da sua casa.

Muitas vezes recebemos telefonemas de proprietários de imóveis em pânico que estão vendo baratas em suas casas. As baratas não são apenas nenhum pouco atraentes e são um problema de saúde.

Sabe-se que as baratas transmitem doenças e podem causar reações alérgicas. Saber como e porque as baratas estão entrando em sua casa é importante para a saúde de você e sua família.

As melhores formas de afastar as baratas é eliminar todas as situações favoráveis que possam atrair baratas para dentro da sua casa. Se você já leu outros textos nossos, pode estar pensando: “agora quero ver”, porque nós sempre repetimos um mantra sobre o que atrai qualquer animal.

Mas, será que o que atrai baratas voadoras é a mesma coisa que atrai qualquer outro animal, mesmo que não sejam insetos?

Vamos pedir licença ao leitor para manter o mistério até o final, porque se fala muito sobre o que as baratas comem, sobre técnicas para se livrar delas com artifícios caros e etc.

Nós, ao contrário, queremos apenas que você se livre delas, principalmente, sem gastar muito no processo.

Na verdade, é possível afirmar que você não precisa gastar nada, além de um pouco de tempo e disposição.

Então, em vez de entrar em discussões filosóficas, vamos seguir nosso roteiro tradicional, estabelecendo em três tópicos, como eliminar baratas.

É claro que, cada um destes tópicos, trata de retirar de casa o que atrai baratas e assim, já adiantamos que são três atrativos.

Sem eles, uma barata até pode entrar na sua casa, mas, não terá motivo para ficar por lá, então, você não terá que lidar com infestações.

No máximo, precisará se livrar de uma barata perdida, o que, convenhamos, nem é um problema tão grande.

Baratas: Como Eliminar os Atrativos #1

Então, vamos abandonar os mistérios: comida! Não tenha dúvida de que comida é o item mais importante desta lista.

É o atrativo principal para qualquer bicho, o problema, é que muitas pessoas ainda discutem o que as baratas comem.

Vamos resolver essa questão de uma vez por todas: tudo! Você já ouviu aquela história de que as baratas sobreviveriam a um desastre nuclear?

Pois é, existe um pequeno exagero nesta afirmação, mas, a verdade é que, elas têm uma chance muito maior de conseguir sobreviver, do que a maioria dos seres vivos.

Em parte, justamente por comerem qualquer coisa, incluindo, coisas estragadas, porque não enxergam a comida do mesmo jeito que nós.

Ou seja, a história começa com uma barata solitária, entrando na sua casa, pelos restos de comida.

Uma vez lá dentro, se a fonte for abundante, obviamente, ela não terá motivos para ir embora, a menos que faltem outras duas coisas, mas, já falaremos sobre estas.

Agora, qual é a solução? Limpeza sempre. Nunca deixe restos de comida pela casa, nem deixe juntar lixo, mesmo na parte externa, por muito tempo.

Também se certifique que todos os potes e embalagens da despensa, estejam sempre bem fechados e protegidos.

Lembre-se que uma migalha é um banquete do ponto de vista destes animais e honestamente, isto é o que atrai baratas de verdade.

O resto, é o que as faz permanecer no ambiente.

Baratas: Como Eliminar os Atrativos #2 

Vamos nos colocar no lugar da barata: você encontrou um lugar cheio de migalhas e restos espalhados.

É o seu paraíso, mas, você não vive apenas de comida, precisa de água. A boa notícia, é que você descobriu um pequeno vazamento em um banheiro pouco utilizado.

Fica nos fundos da casa e quase ninguém aparece por lá. Assim como uma migalha de comida é um banquete, uma gota d´água é uma represa para as baratas.

E novamente, para elas, pouco importa se a água é limpa ou contaminada, serve do mesmo jeito.

Ou seja, não basta eliminar o lixo com frequência e limpar bem a casa, é preciso consertar todos os vazamentos, infiltrações e outras possíveis fontes de água.

Por menores que sejam os vazamentos, são o suficiente para sustentar uma colônia inteira destes bichos.

Mas, as baratas não farão uma colônia dentro da sua casa, a menos que encontrem um terceiro atrativo.

Baratas: Como Eliminar os Atrativos #3 

Então, já sabemos que comida é o que atrai baratas de verdade e também, sabemos que sem água é difícil se estabelecerem, mas, ainda poderiam dar um jeito nisso.

Principalmente, se encontrarem uma fonte de água externa. Então, digamos que você adotou uma rotina de limpeza e eliminou as fontes de água.

Mas, as baratas continuam aparecendo, o que pode ser o último motivo para entrarem na sua casa? Proteção.

Esta aí a tríade de motivações das baratas: comida, água e proteção. E é preciso eliminar as três porque, é possível que a comida e a água estejam fora da sua casa.

Ou seja, elas podem conseguir comida e água por perto, mas, o melhor esconderijo, ainda pode ser aquele seu banheiro pouco utilizado nos fundos de casa.

É claro que não dá para eliminar o banheiro, mas, quando elas escolhem um local protegido, em geral, tem caixas e outras tranqueiras nas quais podem se esconder.

Inclusive, para se reproduzir e como você sabe, elas se reproduzem muito rápido. E a melhor forma de se livrar das baratas, é evitando que se estabeleçam.

Um pouco de dedicação a estes três aspectos na sua rotina diária:

  • Limpeza e retirada de lixo;
  • Conserto de vazamentos;
  • Eliminação de abrigos.

E você estará livre do perigo de uma infestação.

Provavelmente, passará muito tempo sem ver baratas novamente, simplesmente, porque elas precisam dos três itens para se estabelecer em um local.

Conclusão

Só porque os setores de armazenamento de alimentos parecem limpos não significa que você está livre das baratas. Esse inseto pode sobreviver por 3 meses sem comer.

Enquanto isso, as baratas estão procurando lugares úmidos, escuros e com pouca circulação de pessoas para se esconder. Baratas se escondem em caixas, dentro de móveis, prateleiras de livros e em uma série de lugares para se proteger de perigos. Muitos desses itens são encontrados em garagens, porões ou outras áreas da casa que normalmente não são habitadas.

Manter uma casa limpa e higienizada é a chave para manter a sua casa barata e livre de pragas. Limpe a casa por completa, varra e esfregue regularmente para que as pragas não sejam atraídas para sua casa.

Certifique-se de que o lixo esteja devidamente vedado e retirado regularmente, para que os odores fortes não atraiam hóspedes indesejados, principalmente baratas. Procure água, como tigelas de água para animais de estimação ou canos com vazamentos. Onde há uma fonte de água … há uma praga.

Uma casa organizada e que passa por constante processo de limpeza é a maneira mais eficaz de manter as baratas fora de sua casa.

É permitida a reprodução parcial ou total deste conteúdo em outros sites e/ou blogs desde que mencionada a fonte – Fonte: Ribeira Dedetizadora – https://www.ddribeira.com.br/

Compartilhe!

Web Design: