Quer contratar a Ribeira Dedetizadora e Desentupidora?Solicite um orçamento!

Onde os ratos se escondem? 8 Locais

Conheça 08 lugares onde os ratos se escondem. Ratos são animais extremamente sorrateiros e perigosos pois podem ser capazes de transmitir várias doenças. As pessoas geralmente não gostam de ver ratos esgueirando por bueiros nas ruas, mas gostam, ainda menos, dentro de suas casas.

Assim, é sugerido que ao ver um rato locomovendo dentro de sua casa ou escritório e contrate, o mais rápido possível, um serviço de dedetização e, mais especificamente, desratização.

Confira os 08 locais mais comuns onde os ratos se escondem

Uma das formas para evitar ratos em qualquer lugar é conhecer seus hábitos e os locais em que são encontrados com mais frequência. Sendo assim é possível prevenir com diferentes medidas uma infestação de ratos. Conheça agora os 8 locais mais comuns onde os ratos se escondem e como selar e acabar com os ratos em cada uma delas.

1. Ratos no sótão

Sótão é um cômodo pouco usado no Brasil. Consiste de um cômodo embaixo do telhado e geralmente é utilizado como armazém. Apesar de ficar logo abaixo dos telhados os ratos conseguem alcançar o sótão pois são capazes de subir paredes com grande facilidade. Um dos principais motivos da aparição de ratos no sótão é que é um lugar com pouca movimentação e acesso humano.

Se no sótão tiver ratos você provavelmente vê suas fezes que são cilíndricas, escuras e muito parecida com a de coelhos. Além disso quando for em seu sótão e observar muita sujeira no chão ou até mesmo encontrar ninhos, fique atento, pois provavelmente os ratos invadiram seu sótão.

A melhor maneira de selar o sótão e a maioria dos lugares é selar todos pontos de entrada e evitar deixar armazenado no sótão comidas, latinhas e qualquer outro alimento ou objeto que pode alimentar uma prole de ratos.

2. Ratos dentro das paredes

É um dos locais mais perturbadores. O motivo é que a noite é possível escutar vários arranhões em movimentos que parecem estar por todo recinto. Se você presencia isso provavelmente existem ratos vivendo nas paredes de sua casa. Além de toda a irritação do barulho existe outro grande risco: incêndio.

Os ratos são capazes de roer e destruir os fios elétricos dentro das paredes. Os fios roídos por sua vez aumentam a probabilidade de desencadear um incêndio.

É uma das formas mais difíceis de selar. Se selar tudo os ratos vão ficar lá dentro causando ainda mais destruição. Para isso é necessário observar todas entradas e saídas e deixar uma ou duas saídas abertas. Para certificar que o método é efetivo você pode usar veneno de rato ou até mesmo a tradicional ratoeira perto de uma das saídas.

3. Ratos no jardim

Os jardins são um lugar maravilhoso para os ratos porque existem uma grande variedade de objetos para serem roídos. Exemplo são plantas, ornamentos, móveis de madeira, alimentos, frutas e até mesmo fezes de cachorro. Outro motivo para a proliferação de ratos no jardim é por ser um local de pouca presença humana.

Para identificar se existem ratos no seu jardim é fácil, procure por buracos ou até mesmo fezes de ratos as quais as aparências foram descritas anteriormente.

Por ser um ambiente aberto é praticamente impossível selar. Sendo assim são usados venenos e iscas tóxicas. Um conselho muito importante ao usar veneno é evitar que animais domésticos como cães e gatos acessem o local. Além disso é aconselhado também que mantenham crianças pequenas e avise por vizinhos próximos sobre a medida que tomou para erradicar os ratos.

4. Ratos no porão

Assim como os sótãos, os porões não são muito presentes no Brasil. Apesar disso é possível encontrar em algumas casas em que a sua principal função é armazenar objetos que vão desde quinquilharias até comidas. Por tal motivo, o porão é um dos locais preferidos por ratos. Além disso o porão é escuro, quente e de pouco acesso. Tais condições o conferem como um dos ambientes mais propícios para a proliferação de ratos.

Ratos no porão são fáceis de encontrar pela facilidade de sua proliferação. Eles cavam buracos por todo o porão para tornar o acesso deles mais fácil. O acesso inicial dos ratos no porão é por meio de rachaduras, paredes quebradas e buracos.

Para isso é necessário procurar por qualquer avaria na estrutura do porão e adotar medidas para eliminar os ratos lá presentes. A eliminação dos roedores pode ser feita com veneno ou armadilhas.

5. Ratos em tubos e encanamentos

Ratos conseguem passar por buracos menores que 4 cm de diâmetro e isso confere a eles a habilidade de infestar tubos e encanamentos. Além disso os ratos são excelentes nadadores e podem alcançar o seu banheiro e vaso sanitário através do encanamento. Não deve ser nenhum pouco prazeroso ver um rato saindo de seu vaso sanitário.

É mais um dos locais que pode causar grande dor de cabeça para as pessoas que frequentam o local. O motivo da dor de cabeça é que os ratos podem causar um dano estrutural imenso aos tubos e podem ser necessários gastos relevantes para reparar o dano.

Para os encanamentos do banheiro e toalete existem diversos métodos para evitar ratos. Um deles é o uso de um equipamento que só permite fluxo em uma direção. Outro é equipar grades que não possibilitem que os ratos atravessem os encanamentos.

Para eliminar com os ratos em tubos e encanamentos é aconselhado o uso de armadilhas de tubo e uso de venenos líquidos nos encanamentos. Como dito anteriormente é um dos locais que pode causar mais danos e gastos e para evitar isso é recomendado que faça uso de medidas preventivas.

6. Ratos na garagem

Os ratos alcançam, na maioria dos casos, o interior das garagens através do vão embaixo das portas. Depois disso eles aninham-se e roem tudo que estiver pelo caminho que inclui partes dos veículos como assentos, rodas e fios.

A prevenção mais comum e eficiente é selar o vão embaixo das portas. Existem utensílios e escovas de aço especificamente para isso. O uso de repelentes sonoros (aparelhos que geram ruído incômodo para os ratos) também é uma boa alternativa.

Agora se sua garagem está infestada pode usar os métodos mais convencionais como armadilhas e os métodos mais avançados como aparelhos eletrônicos que perturbam os ratos. Outra boa alternativa é ter um gato em casa.

7. Ratos na cozinha

A motiva é o local de maior abundância em toda a casa e o motivo é a presença de comida. Por serem roedores uma das formas que mais acessam a cozinha é atrás do fogão ou geladeira. Assim, sempre confira atrás do fogão e geladeira por buracos e caso encontre alguma variação, feche imediatamente.

O motivo da aparição dos ratos na cozinha é comidas e restos de fácil acesso. Para evitar a aparição sempre mantenha o local higienizado adequadamente e sem sobras expostas. A infestação total de uma cozinha domiciliar é difícil por conta da ampla presença humana. Sendo assim algumas poucas armadilhas são suficientes para acabar com eles.

8. Ratos no galpão

Os galpões são muito presentes no Brasil para armazenamento. Geralmente estão presentes em áreas comerciais, mas também é possível encontrar alguns galpões menores para guardar ferramentas, produtos, entre outros objetos. Galpões são feitos geralmente de madeira ou metal e os ratos roem ambos com facilidade.

O acesso dos ratos nos galpões através de brechas na estrutura. A proteção dos galpões contra infestação de ratos pode ser realizada com o selamento de todas aberturas, buracos e brechas. Pode ser ainda mais protegido com algumas precauções como evitar deixar comidas expostas. Além disso podem ser utilizadas armadilhas e aparatos sonoros para acabar definitivamente com os ratos.

Conclusão

Como podemos perceber os ratos não são desejados em nenhum dos locais. Seja estragando toda fiação das nossas paredes ou acabando com os encanamentos e possibilitando cenas constrangedoras. Os ratos também são grandes transmissores de doenças como hantavirose e leptospirose. Sendo assim foram apresentadas inúmeras formas para combatê-los e eliminá-los.

Entre as formas são possíveis destacar quatro: armadilhas, venenos, equipamentos eletrônicos e gatos. O primeiro é o uso de equipamentos como a famosa ratoeira que pode ser utilizada para finalizar com ratos que são difíceis de alcançar. A segunda é muito útil para acabar com infestações e quando se conhece o local do ninho. O terceiro é utilizado, majoritariamente, para afastar ratos. O gato é um predador natural do rato como todos sabemos.

Além dos métodos para eliminar os gatos foram discorridas uma série de métodos preventivos para evitar que ratos acessem os locais mais propícios. A melhor solução, em geral, é vedar todo e qualquer buraco, brecha ou abertura.

Além disso evitar restos de comidas com fácil acesso para os ratos e aumentar a higienização são outras importantes formas de diminuir a presença dos roedores. Outras medidas que cabem em ambos os grupos (eliminação e prevenção) são os gatos e os aparelhos eletrônicos.

Em nosso breve texto você aprendeu onde os ratos mais atingem em toda sua casa. Além disso aprendeu como tornar o acesso deles mais difícil e como eliminar eles de maneira efetiva em cada um dos locais. Qual foi o maior transtorno que os ratos já lhe causaram? Acha que faltou alguma dica? O que achou do guia para prevenir e eliminar ratos?

É permitida a reprodução parcial ou total deste conteúdo em outros sites e/ou blogs desde que mencionada a fonte – Fonte: Ribeira Dedetizadora – https://www.ddribeira.com.br/

Compartilhe!

Web Design: