Quer contratar a Ribeira Dedetizadora e Desentupidora?Solicite um orçamento!

PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CUPINS

Perguntas e Respostas Sobre CupinsConfira 19 Perguntas e Respostas Sobre Cupins. Tire suas dúvidas e aprenda a evitar, afastar, eliminar e combater os Cupins de Solo e de Madeira Seca!

Nesta matéria vamos discutir algumas Perguntas e Respostas Sobre Cupins. A classificação zoológica até que soa bem: inseto isóptero, que possui um par de asas iguais. Mas o nome popular, cupim, combina mais com o transtorno que bichinhos com hierarquia e espírito de grupo provocam.

Mas antes de falar sobre as Perguntas e Respostas Sobre Cupins, veja algumas dicas para evitar e combater Cupim em seu imóvel, sem necessariamente contrata uma empresa especializada em dedetização contra cupins:

  • Use madeiras tratadas ou mais resistentes aos cupins, como peroba-de-campos, peroba-rosa, jacarandá, pau-ferro, braúna, gonçalo-alves, sucupira, copaíba, orelha-de-moça, roxinho e maçaranduba;
  • Superfície com tintas e vernizes reduzem as chances de formação de colônia de Cupins;
  • Coloque telas com malhas de 1,6 mm em portas, janelas, basculantes e outras aberturas, para evitar a entrada durante as revoadas;
  • Evite estocagem inadequadas de madeiras, principalmente em locais úmidos;
  • Cuidado com gramados mal drenados, telhados com vazamentos e paredes com umidade;
  • Vistorie periodicamente rodapés, forros, armários, estantes, esquadrias e outras estruturas de madeira;
  • Retire e destrua madeiras infestadas (o melhor é queimar);
  • Em bibliotecas e arquivos, sempre que possível, use estantes metálicas. Agora vamos ao que mais interessa as Perguntas e Respostas sobre Cupins.

Pergunta 1: Qual a madeira preferida pelos Cupins? 

Resposta: Qualquer tipo de madeira, seja ele maciça, compensado ou aglomerado.

Pergunta 2: De onde vem os Cupins?

Resposta: Depende do tipo (espécie) de Cupim. Os Cupins subterrâneos podem vir de árvores, jardins e até de construções vizinhas. Os Cupins de madeira seca são normalmente provenientes de móveis e outros objetos de madeira presentes no local ou nas vizinhanças. É bom lembrar que todas as espécies de Cupins podem vir através de revoadas.

Pergunta 3: Tenho um móvel com Cupins, o que devo fazer?

Resposta: Tente trata-lo. Não jogue fora ou dê um móvel simplesmente por que está com Cupim. Muitos casos têm soluções baratas e eficientes, compensando o tratamento contra Cupim. Jogando fora ou mesmo dando o móvel não resolve o problema, simplesmente transfere o problema para à outra pessoa.

Pergunta 4: A árvore em frente de casa tem Cupim, devo cortá-la?

Resposta: Não. Para o corte de qualquer árvore urbana, deve-se ter a autorização da Prefeitura de sua cidade. Muitas vezes o tratamento de uma árvore é possível e deve ser realizado, desde que seja feita com autorização e por uma empresa especializada em controle de pragas.

Pergunta 5: Como saber se o Cupim que tenho em casa é subterrâneo ou de Cupim de madeira seca?

Resposta: Geralmente os Cupins subterrâneos deixam “túneis”, verdadeiros caminhos nas paredes, em estruturas de madeira (batentes, rodapés, etc.) e junto a tomadas elétricas. Os Cupins de madeira seca normalmente deixam resíduos (pó granulado) junto as peças atacadas por eles, geralmente atacam móveis solitários, como por exemplo (armários, portas, gabinetes, cadeiras, mesas, moldura de quadros, etc.

Pergunta 6: Estou reformando minha casa e descobri um foco de Cupim subterrâneo, o que devo fazer?

Resposta: Neste caso as medidas caseiras são paliativas, e só vai agravar a situação dispersando os Cupins para outros pontos do imóvel. Deve chamar uma empresa especializada em controle de pragas especializada em descupinização e resolver o problema antes do término da reforma.

Pergunta 7: Como identificar o Cupim entre as 2.200 espécies existentes no mundo?

Resposta: No Brasil vivem 290 espécies de Cupim e, delas, só duas interessam de fato nas cidades o Cupim de solo ou subterrâneo e o Cupim de madeira seca. O primeiro Cupim constrói sua colônia no solo ou próximo dele, e dali se move até encontrar madeira para se alimentar. Em condições favoráveis, instala seus ninhos nos vãos estruturais dos imóveis. O segundo se fixa dentro da madeira seca, sejam móveis ou as estruturas de madeira.

Pergunta 8: Como funcionam as colônias dos Cupins?

Resposta: Como abelhas e formigas, são comunidades socialmente organizadas em três castas: os alados ou reprodutores, os soldados e os operários, que cuidam do alimento e da manutenção. Toda colônia de Cupim tem um casal real, formado pelos reprodutores: os Cupins saem voando, caem no solo, se livram das asas e, aos pares, procuram locais apropriados para o acasalamento e a implantação de novos cupinzeiros.

Pergunta 9: O que os Cupins comem?

Resposta: A alimentação pode ser bastante diversa, desde estruturas ricas em celulose (madeira, papel, tecidos, gesso e alvenaria) a restos vegetais em decomposição, solo com diferentes teores de matéria orgânica, fezes de animais herbívoros e até plantas herbáceas e gramíneas vivas.

Pergunta 10: Qual a diferença entre o Cupim subterrâneo e o Cupim de madeira seca?

Resposta: O crescimento da colônia é muito mais rápido do que o similar de madeira seca. Os ninhos são volumosos e normalmente construídos no solo ou em locais ocultos e úmidos. Apesar do nome, basta o inseto estar em contato com a água para se desenvolver – há casos de infestação nos andares mais altos de prédios. Uma de suas características é passar de um local para o outro construindo galerias de comunicação (longos túneis) feitas com fezes e partículas de solo cimentadas com saliva. Dentro de casa, os locais mais atacados são rodapés, forros e armários embutidos, além de materiais como papel, papelão, livros e alguns tipos de tecidos.

Ainda que não se alimentem de concreto ou plásticos, os Cupins subterrâneos degastam esses materiais para ter acesso à madeira. Costumam ainda usar conduítes, tomadas elétricas ou hidráulicas e vãos em pisos e paredes como caminhos naturais que facilitam a construção dos túneis. Já o Cupim de madeira seca, também se alimenta de madeira celulósico, mas suas colônias são menores, com ninhos instalados na própria madeira de que se alimentam. Periodicamente, suas fezes são eliminadas por orifícios feitos na madeira – é o mais típico sinal de infestação. Deixa um rastro construído de pequenas partículas arredondas duras. Gostam de atacar portas, janelas, persianas, armários, cadeiras, mesas, estantes com livros que não são movimentados podem ser alvo – por isso, a necessidade de limpeza e o manuseio constantes.

Pergunta 11: Os Cupins deixam rastros iguais?

Resposta: A grosso modo, o Cupim subterrâneo deixa túneis impregnados com uma substância escura ou com a presença de terra e rastros em paredes, estruturas de madeira (batentes, rodapés) perto das tomadas elétricas. Já o Cupim de madeira seca não consegue viver fora da madeira e costuma deixar o famoso pozinho junto às peças atacadas.

Pergunta 12: O que faço para saber se o imóvel está atacado por Cupins?

Resposta: Essa é uma das Perguntas mais frequentes Sobre Cupins. Normalmente só se descobre quando o prejuízo está estabelecido, mas é possível tentar se adiantar antes que o quadro se agrave, perseguindo suas marcas, como o tal pozinho, túneis de terra sobre superfícies, furos em estruturas (armários, portas, janelas, batentes, rodapés) e locais em que a madeira fica fofa, parecendo oca. O ideal é chamar uma empresa especializada (dedetizadora) para fazer um trabalho preventivo antes da construção, reforma, compra do imóvel ou da mudança. Importante: em apartamentos, se o Cupim for do tipo subterrâneo, não adianta tratar a unidade infestada; é preciso inspecionar todas as demais, pois, se conseguir sobreviver, ele vai buscar alimento em outros locais. Gostou desta Pergunta Sobre cupim, continue lendo.

Pergunta 13: Qual a diferença entre o Cupim de madeira seca e a broca de madeira?

Resposta: Se for um pó fino, semelhante a talco ou serragem, trata-se de um ataque de broca de madeira, uma espécie de besouro que deposita ovos em peças e estruturas de madeira, bambu, cana-de-açúcar e outros similares. Quando existem grânulos secos e duros, parecidos com areia, é Cupim de madeira seca. Em geral, a coloração das bolinhas é amarronzada, mas varia conforme a cor da madeira atacada. O pó escuro (quase preto) indica atividade antiga e, nesse caso, o morador só vai encontrar os danos, e não os Cupins.

Pergunta 14: Afinal, Cupim come concreto?

Resposta: Não, o concreto funciona como uma barreira para ele. O que acontece é que muitas vezes o concreto tem rachaduras, e o Cupim aproveita a falta de resistência apropriada para abrir caminho. Ele também se infiltra facilmente por fissuras e aberturas, como as usadas para passagem de encanamento. É por isso, que um dos primeiros locais atacados são os rodapés de madeira, assentados no contrapiso de concreto.

Pergunta 15: É verdade que os Cupins podem derrubar casas?

Resposta: Sim, se as fundações e a estrutura forem de madeiras susceptíveis e sem tratamento. No Brasil, como as estruturas são feitas com alvenaria ou concreto, a queda é difícil, mas não é incomum o desabamento de telhados cuja madeira de sustentação for comprometida.

Pergunta 16: O combate da infestação de Cupim pode ser caseiro, feito pelo próprio morador?

Resposta: Muitos clientes fazem esta Pergunta Sobre cupim. Se for um ataque de Cupim subterrâneo, é imprescindível chamar uma empresa especializada dedetização. O controle é complexo e envolve o uso de barreiras químicas, que exigem conhecimento especializado e produtos de uso profissional. O inseticida líquido é introduzido sob assoalhos, lajes de concreto e perto da parede da fundação. O Cupim entra em contato com o veneno e, ao voltar para a colônia, infestas toda a comunidade.

Pergunta 17: E se for o Cupim de madeira seca? 

Resposta: Neste caso, como o ninho está na peça infestada e se a infestação for de pequeno grau, o controle pode ser feito com uma injeção de inseticida diretamente na madeira. Existem produtos de venda livre, disponíveis em supermercados. Se os Cupins persistirem, procure atendimento profissional.

Pergunta 18: Quais as precauções ao dedetizar a casa contra Cupins?

Resposta: É importante antes de contratar os serviços, você faça essa Pergunta Sobre Cupim para a empresa contratada. Deixe as áreas que receberão o inseticida livres, desocupe o imóvel durante a aplicação e aguarde no mínimo 05 horas até voltar ao local, recém-nascidos, gestantes e indivíduos alérgicos ou com problemas respiratórios devem ficar longe pelo prazo de 24 horas. Idem para animais de qualquer espécie, quem acompanha a aplicação precisa usar equipamento de segurança apropriado, principalmente máscara, não se pode comer, beber ou fumar durante a aplicação e 30 minutos após. Depois do serviço, mãos e rosto têm que ser lavados em água corrente, ventile o ambiente para que o produto seque o mais rápido possível.

Pergunta 19: É verdade que os Cupins possuem um importante papel ecológico?

Resposta: Sim, especialmente na reciclagem de nutrientes das florestas decompondo as folhas e árvores caídas no chão – imagine o que aconteceria se essas árvores mortas não fossem decompostas. Além disso os túneis, feitos pelo Cupim no solo, ao procurar alimento, distribuem a matéria orgânica em diferentes profundidades e mantêm a aeração e drenagem do solo, contribuindo para a fertilidade ou regeneração de áreas degradas ou compactadas. Por fim, eles fazem parte da cadeia alimentar, servindo de alimento para muitos pássaros e mamíferos.

Deixe um comentário para: Perguntas e Respostas Sobre Cupins

Compartilhe!

12 comments on “PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CUPINS”

  1. Stefany Responder

    As porta do meu quarto e do banheiro está com cupim, to com medo de passar de um móvel para o outro, eles passa de um móvel para o outro ?

  2. Andrea Responder

    Boa noite, encontrei montinho de terra no canto da parede, abri o espelho do condute e estava cheio de terra, tinha varios besourinhos pequenos 5 mm varias larvas de uns 10 mm escuras. Queria saber se é cupim
    Obrigada

  3. Gilda Responder

    .Meu apartamento tem cupim, já joguei móveis e ate porta retrato hora. Recentemente foi descupinizado. Eu acabo de ganhar um pequeno gaveteiro de madeira, que estou querendo revestir em sua parte interna com papel plástico adesivo tipo contact. Será que protege, ou o cupim pode furar e cavar seus túneis?

  4. Thamyres Responder

    Joguei inseticida nas portas onde tem cupim. Percebi que depois de jogar o veneno, está aparecendo muito mais daquele pozinho deixado por eles.
    Isso é um sinal de que o inseticida está funcionando?

    • ddribeira Responder

      Bom dia, tudo bem? Por favor, entrar em contato com nossa Central de atendimento para mais informações: (11) 3207.6102 / (11) 3209.8168 ou ddribeira@ddribeira.com.br. Estamos atendendo em horário reduzido por conta da pandemia. Obrigado!

  5. Rodrigo Alves de Castro Responder

    Apareceu cupim em um móvel rústico que comprei e o fabricante levou o móvel para fazer o tratamento, dizendo que vai aplicar um produto na Madeira. Depois deste tratamento corre o risco do cupim voltar no mesmo móvel?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Web Design: