Quer contratar a Ribeira Dedetizadora e Desentupidora?Solicite um orçamento!

Veneno caseiro para formiga: 19 remédios caseiros para matar formigas

Eliminar formigas em sua casa pode ser um grande incômodo. Aqui estão ótimos venenos caseiros realmente eficazes para matar formigas naturalmente.

Hoje, veremos alguns remédios caseiros para eliminar formigas, que são muito efetivos e também naturais, mas antes, é preciso fazer algumas ressalvas.

Como você certamente sabe, quando formigas invadem sua casa, é porque algo está atraindo-as para o interior da residência.

O problema é que no caso destes insetos, as formigas, mesmo migalhas minúsculas são suficientes para atrai-los em grande quantidade.

Ou seja, o primeiro passo para se livrar de uma infestação de formigas, é adotar uma rotina de limpeza pesada e detalhista.

Além disso, seu primeiro instinto será o de utilizar algum produto químico, ou venenos industrializados para matar formigas.

Novamente, logo se dará conta de que há três problemas com esta abordagem:

  • Há muito mais formigas do que você será capaz de matar;
  • Existem muitas espécies de formigas e algumas são mais resistentes que outras;
  • Estes venenos são prejudiciais à saúde, principalmente para crianças e animais de estimação.

Ou seja, logo perceberá que é melhor adotar uma estratégia de prevenção, aliada a métodos para espantar formigas.

É claro que também existem métodos complementares, como acabar com formigas no jardim, afinal, é de lá que elas vêm, certo?

Vamos ver algumas técnicas para caseiras para eliminar formigas do seu quintal mais para o final deste artigo, mas primeiro, vamos nos concentrar no interior da casa.

Principalmente, em expulsar estes visitantes indesejados, sem colocar em risco a saúde de sua família.

E por regra, vamos classificar os remédios caseiros para eliminar formigas em categorias, começando com alguns assassinos instantâneos.

19 Venenos e Remédios Caseiros para Matar Formigas

Formigas são insetos invasores que podem infestar a sua casa e o seu jardim ou até mesmo causar alergias devido as picadas.

Lidar com formigas pode ser muito frustrante. Os inseticidas para formigas contêm substâncias químicas que são prejudiciais aos seres humanos e ao meio ambiente se utilizados de forma incorreta.

Mas existem algumas formas naturais e não-tóxicas de controlar as formigas. Isso pode levar algum tempo e paciência, mas fornecerá bons resultados.

Confira abaixo os 19 melhores venenos e remédios caseiros para se livrar e matar formigas naturalmente.

1. Veneno Caseiro para Matar Formigas com Água e Detergente

Veneno caseiro para matar formigas com água e detergente: Misture bem uma solução de uma parte de detergente de louça, com duas partes de água e borrife sobre as formigas.

Os insetos sufocam e morrem em contato com a mistura e assim, basta que você limpe os cadáveres do chão, para não atrair mais formigas.

Como é óbvio, esta é uma alternativa para se manter a mão em caso de infestação. Não resolverá o problema permanentemente, mas, ajudará em momentos específicos.

2. Veneno Caseiro para Eliminar Formigas com Vinagre e Água

Neste caso, a proporção da mistura é de um para um, também devendo ser bem misturada e utilizada com um borrifador.

Além de ser um veneno caseiro para formiga com efeito imediato, pode ser utilizado para borrifar vidros, parapeitos e frestas de entrada.

Principalmente, porque a solução dificulta que as formigas se movimentem sobre áreas com o líquido.

Como sempre, se utilizado como assassino instantâneo, é preciso limpar o local para evitar atrair mais formigas.

E como nota de rodapé, este preparado também pode ser utilizado em picadas de formigas, para neutralizar seu veneno.

3. Veneno Caseiro para Matar Formigas com uso de Suco de Limão e Água

Veneno caseiro para formigas usando suco de limão e água: Na proporção de uma parte de suco de limão para três partes de água, este preparado funciona como um protetor perimetral.

Ou seja, você pode borrifar a solução em torno da sua casa e em todas as áreas por onde os insetos costumam entrar.

Evidentemente, é preciso repetir o procedimento com frequência, para manter o odor sempre presente e garantir que este método funcione.

4. Remédio Caseiro para Acabar com Formigas Usando Ácido Bórico

Esta não é uma solução exatamente natural, mas tem efeito imediato e também serve como barreira protetora contra muitos insetos.

Basta espalhar o pó de ácido bórico nos caminhos de entrada e observar o efeito deste remédio caseiro para formiga.

O único cuidado necessário, é evitar que crianças e animais de estimação tenham contato com a substância.

5. Veneno Caseiro para Matar Formigas com Detergente e Bicarbonato de Sódio

Outro veneno caseiro com efeito duplo, servindo para matar e espantar formigas; é a mistura de detergente de cozinha com bicarbonato de sódio.

A quantidade de bicarbonato é pequena, para evitar que a solução vire uma pasta. Depois, basta espalhar pelas áreas infestadas.

6. Repelente Caseiro para Formigas com Pimenta Preta

Formigas se alimentam de quase tudo, mas pimenta preta não está em seu cardápio e, portanto, você pode utilizá-la como repelente.

Espalhe em armários da despensa e qualquer outra área que julgar necessário, para prevenir a presença dos insetos.

7. Veneno Caseiro para Matar Formigas com Óleos de Essência

O odor dos óleos de essência é um dos mais efetivos venenos caseiros para eliminar formigas. Há duas formas de utilizá-los:

  • 10 gotas em uma garrafa com água, para borrifar áreas infestadas;
  • Poucas gotas em bolas de algodão a serem espalhadas pelas mesmas áreas.

8. Pimenta Vermelha em Pó

Pois é, formigas e pimentas não combinam, e no caso da pimenta vermelha, também há duas formas de utilização:

  • Simplesmente espalhando o pó pelas áreas infestadas;
  • Preparando uma pasta, misturando com água, para servir como repelente.

9. Remédio Caseiro para Eliminar Formigas com Farinha de Trigo ou de Milho

Neste caso, a forma de preparo é menos importante que o efeito pois as formigas não conseguem digerir nem trigo, nem milho.

Este fato torna estes alimentos um dos melhores remédios caseiros para eliminar formigas, sendo que você pode testar servi-los de várias formas.

Ou seja, apesar de não poderem digeri-los, aparentemente as formigas não sabem disso, podendo ser enganadas quando vem, por exemplo, um creme de trigo apetitoso.

10. Solução Caseira para Espantar Formigas Usando Vaselina

Por incrível que pareça, a vaselina é uma ótima solução caseira para espantar formigas ou melhor, de mantê-las afastadas.

Como não conseguem se locomover sobre esta substância pegajosa, ficam presas ou evitam atravessar barreiras feitas de vaselina.

Basta espalhar uma camada por todas as áreas de entrada, como janelas, vãos de portas e outros pontos, para ficar protegido contra estes insetos.

11. Remédio Caseiro para Acabar com Formigas Usando Sal de Cozinha

O sal de cozinha também é uma fonte para montar uma barreira protetora, contra a entrada de formigas em sua casa.

Alternativamente, é possível usar talco de bebê, bastando espalhar bem pelo entorno da sua residência.

O sal possui uma propriedade que resseca o corpo das formigas, fazendo com que elas sofram desidratação e acabem morrendo por falta de água.

Algo interessante que acontece com as formigas, é que o sal é absorvido rapidamente pelo corpo da formiga e a morte é causada rapidamente, por isso os resultados são tão satisfatórios para eliminar apenas a formiga que estar fora do formigueiro, o sal não é o ideal para eliminar a colônia por inteira.

Vale apena polvilhar sal nas trilhas das formigas.

12. Remédio Caseiro para Eliminar Formigas com uso de Farinha Branca

Outro método para espantar formigas montando uma barreira de contenção, de forma similar ao sal e ao talco de bebê.

Como você pode perceber, farinhas de vários tipos constituem bons remédios caseiros para eliminar formigas.

13. Espantando Formigas com Linha de Giz

Você pode achar que é brincadeira, mas desenhar uma linha de giz em volta de sua casa também serve para espantar formigas.

É claro que é mais fácil fazer isso, quando o entorno imediato da sua residência tiver calçamento, mas lembre-se que giz contém calcário.

Ou seja, calcário em pó funciona da mesma forma que uma simples linha de giz no chão, ainda que exija um pouco mais de trabalho.

Apenas como adendo: calcário não é a mesma coisa que cal.

14. Canela é um Ótimo Remédio Caseiro para Repelir Formigas

A canela é um repelente eficaz contra formigas domésticas. Seu cheiro evita as formigas de entrarem em sua casa e infestar sua cozinha. Veja como é fácil preparar esse remédio caseiro.

Como fazer:

  • Adicione ½ colher de chá de óleo essencial de canela em um copo de água. Mergulhe uma bola de algodão nesta solução e coloque nas áreas onde as formigas formam as trilhas. Repita uma vez por dia até que todas as formigas tenham desaparecido.
  • Você também pode colocar canela em pó e cravo inteiro perto de pontos de entrada.

Nota: Use o spray de óleo de canela estrategicamente em locais de infestação de formigas, não coloque em qualquer lugar.

15. Casca de Pepino

Utilize casca de pepino como uma solução natural para eliminar formigas no seu jardim. As formigas não gostam do sabor do pepino. Os pepinos que possuem sabores amargos são os melhores para se utilizar, mas pode-se utilizar os pepinos vendidos em feiras de ruas e supermercados.

A única desvantagem desse remédio caseiro para formigas é que você terá que substituir com uma certa frequência (dia sim dia não) e continuar o processo até não haver mais a incidência de formigas.

16. Melaço

O melaço misturado com óleo de laranja e fermento em pó é um excelente veneno caseiro para matar formigas. Apenas o melaço não mata as formigas, ele serve apenas para mascarar as substâncias (óleo de laranja e fermento em pó) que irão eliminar o inseto.

17. Alho

O alho é um excelente repelente natural para a maioria dos insetos. Essa pequena erva não é apenas excelente para a saúde humana, mas também desempenha um papel eficaz para afastar vários tipos de insetos inclusive formigas.

O alho por característica natural possui um cheiro forte, portanto basta colocar alguns dentes de alhos descascados próximos aos formigueiros e trilhas das formigas.

18. Veneno Caseiro para Formigas Usando Óleo de Cravo

O óleo de cravo é um ótimo veneno caseiro para formigas, o que torna essa substância uma das melhores opções para matar formigas através do contato.

Os grãos de cravos inteiros e secos não são tão eficazes quanto o óleo, nesse caso o cravo seco vai funcionar apenas como um repelente evitando que as formigas adentrem em sua casa.

19. Veneno Caseiro para Matar Formigas Usando Manteiga de Amendoim e Ácido Bórico

Este é um excelente veneno caseiro para formigas, é certo que essa mistura atrairá e matará as formigas de forma muito satisfatória.

O preparo é bem simples: adicione uma colher de chá de manteiga e uma colher de chá ácido bórico, misture bem.

Espalhe por todos os pontos de formigas que conseguir visualizar, muito cuidado, se tiver animal de estimação esse procedimento não deve ser utilizado.

Outros Remédios Caseiros Para Eliminar Formigas

Uma boa dica para os mais pacientes é montar armadilhas para os insetos, misturando alimento e algum veneno caseiro para formiga com efeito rápido.

Por exemplo, utilizando os seguintes ingredientes:

  • Um prato;
  • Uma colher de melado ou outro alimento semelhante;
  • Ácido bórico.

Coloque o melado no centro do prato (pode ser um pires) e espalhe o ácido bórico pelas bordas.

Não é preciso exagerar na quantidade, um pouco já será suficiente pois não há como as formigas se alimentarem de um, sem comer o outro.

Basta ter o cuidado de trocar o prato (ou pires) com frequência, para eliminar grandes quantidades de formigas.

Além disso, você pode adaptar a armadilha, misturando outros elementos que sejam mais fáceis para você.

E para não deixar passar nenhuma informação em branco, vejamos também como acabar com formigas no jardim através de dois métodos diferentes.

  • Primeiro Método: transforme cascas de laranja em pó e adicione um copo de água quente, depois despeje sobre a entrada do formigueiro, se necessário, repita o procedimento até que o formigueiro esteja extinto.
  • Segundo Método: espalhe uma boa quantidade de borra de café sobre o formigueiro; os insetos tentarão transportar e ingerir a borra; que também é um veneno caseiro para formiga.

Combinando os esforços no interior da residência, com algumas medidas de prevenção no seu quintal, mais alguma paciência, você consegue se livrar da praga.

Principalmente, se mantiver o foco na palavra “combinar” afinal, como já dissemos, mesmo a mais ínfima fonte de alimento atrai mais formigas.

E neste sentido, convém encerrar com mais algumas dicas sobre o que pode ser feito no seu quintal para dificultar a entrada destes insetos.

Concluindo o Trabalho: Cuidando da Casa e do Quintal

Mesmo considerando tudo que já dissemos, não é possível negar que formigas são persistentes.

E sendo assim, vale a pena analisar mais algumas atitudes que você pode tomar em relação ao exterior de sua casa.

Começando por verificar se é possível criar uma área livre de plantas, entre a casa em si e o quintal.

Principalmente, para evitar galhos muito próximos das paredes e janelas, por onde as formigas possam escalar, para invadir a área interna.

Depois, você pode considerar uma barreira extra para espantar formigas, como criar uma linha com elementos naturais que funcionam como repelentes.

Nesta categoria entram a canela, cascas de laranja e limão; que funcionam de forma similar ao giz (calcário), como já dissemos.

Além disso, existe uma última dica que você pode considerar muito trabalhosa, mas é bastante efetiva: calafetar pequenos buracos.

Pois é, formigas são pequenas e os buracos e rachaduras podem ser muitos, mas este talvez seja um daqueles casos em que a paciência é muito bem recompensada.

Em vez de tentar tapar tudo de uma única tacada, o que seria cansativo e infrutífero, talvez você possa se dedicar a deixar silicone ou alguma massa de secagem rápida, sempre à mão.

Sobrou um tempinho? Encontrou um buraco? Tampe aquele e siga sua vida; tampando um por um, conforme os encontrar.

Apesar de parecer absurdo pensar desta forma, os remédios caseiros para eliminar formigas funcionam melhor quando juntamos uma série de estratégias.

Quem sabe, montando uma armadilha nos espaços internos, com um veneno caseiro para formiga, aliado a algumas das barreiras naturais que sugerimos.

E acima de tudo, fazendo um esforço para limpar a casa com frequência e antes que nos esqueçamos: procure manter seus alimentos sempre bem fechados e protegidos.

É permitida a reprodução parcial ou total deste conteúdo em outros sites e/ou blogs desde que mencionada a fonte – Fonte: Ribeira Dedetizadora – https://www.ddribeira.com.br/

Compartilhe!

Web Design: