Quer contratar a Ribeira Dedetizadora e Desentupidora?Solicite um orçamento!

Veneno caseiro para pulgas: 15 remédios para matar pulgas

15 remédios naturais para eliminar pulgas da sua casa. Você não precisa expor o seu cão a medicamentos tóxicos de pulgas e carrapatos. Aqui estão os nossos melhores venenos caseiros para pulgas que são seguros para você, seu cão e sua casa.

Todos nós sabemos que os tratamentos de pulgas com medicamentos e inseticidas químicos podem ter alguns efeitos colaterais para animais e pessoas alérgicas, os venenos caseiros para se livrar das pulgas são uma excelente alternativa.

Das muitas infestações de insetos as quais estamos sujeitos, as pulgas são das mais incômodas e ao mesmo tempo, das mais difíceis de se matar, principalmente, se houver cachorros ou gatos em casa.

Mas, isso não significa que não exista veneno caseiro para matar pulgas que seja eficiente; ao contrário, existem vários e remédios e veremos muitos deles nesta lista, porém, para saber como acabar com pulgas, o primeiro passo é conhecer o inimigo.

Para começar, não existe uma condição climática única exigida pelas pulgas, apesar de proliferarem mais rapidamente em ambientes úmidos, surgem em praticamente todas as regiões brasileiras.

No entanto, para se estabelecerem em definitivo, como bons parasitas, as pulgas precisam de um hospedeiro adequado e por mais que gostem de atacar humanos, nós não somos um destino ideal, não somos peludos e tomamos banho com frequência.

Já os animais de estimação são perfeitos, pois mesmo os cachorros muito bem cuidados tomam banho apenas esporadicamente, além disso, sua pelagem forma uma proteção natural para a proliferação de pulgas.

Por este motivo, é mais comum que uma infestação ocorra onde existem animais de estimação, mas, pulgas são ardilosas e uma única fêmea põe de 300 a 400 ovos por vez, os quais podem ficar inertes por até um ano.

O primeiro remédio para pulgas é realizar a limpeza da sua casa

Ou seja, você pode pensar que se livrou da praga e alguns meses depois, elas aparecerem novamente e assim, como em quase todas as infestações, o primeiro remédio para pulgas é limpeza constante da casa.

Isso inclui alguns cuidados básicos, como:

  • Umidade no quintal: há algumas substâncias que se pode espalhar no quintal (como veremos adiante), mas, é importante evitar molhar demais a grama, pois a umidade funciona como um berçário para pulgas.
  • Chão de casa: também há compostos que ajudam a eliminar ovos de pulgas, mas, mesmo sem eles, é importante limpar o chão constantemente, principalmente, as áreas nas quais seus animais de estimação costumam ficar.
  • A cama dos bichinhos: se seu gato ou cachorro tem uma cama, ou costuma dormir em um sofá ou outro local da casa, este deve ser seu principal foco de atenção na hora da limpeza.
  • Banhos frequentes: em caso de infestação, é importante levar seu pet no veterinário, mas, também, dar banho nele ao menos, uma vez por semana. Pode ser mais complicado com gatos, porém, é necessário.
  • Ração apropriada: a maioria dos petshops vende rações específicas para aumentar a resistência dos animais contra as doenças provocadas pelas pulgas, como a anemia; assim, é uma boa ideia se prevenir trocando a alimentação normal por este tipo.

Estas ações, é claro, não funcionarão sozinhas como remédio para pulgas, mas, os venenos também não funcionarão sozinhos, sobretudo, por causa da característica dos ovos, pela qual podem ficar meses inertes.

15 venenos caseiros eficientes para pulgas

Conheça agora mesmo os 15 venenos para pulgas e mantenha sua casa, cachorro e gato sem pulgas com estes remédios caseiros fáceis de preparar que a base de ingredientes naturais para manter sua família inteira livre das pulgas.

Assim, a limpeza deve ser frequente e continuar ocorrendo até, pelo menos, um ano após o desaparecimento da infestação e também, deve estar combinada com um veneno caseiro para pulgas da lista a seguir, de preferência, mais de um.

1. Inseticida caseiro para matar pulgas

Esse inseticida caseiro com uso de ervas para matar pulgas é bem eficiente. O veneno natural para pulgas é feito com ingredientes não tóxicos que são fáceis de encontrar em qualquer supermercado e o legal de tudo isso é que não oferece riscos de intoxicação para animais e crianças.

Veja como preparar o veneno caseiro para eliminar pulgas:

Misture 4 litros de vinagre, 2 litros de água, 500 ml de suco de limão e 250 ml de avelã em um grande recipiente. Deixe a solução descansar por 04 horas. Importante antes de aplicar o spray é recomendável aspirar todo o ambiente primeiro, esvaziando o conteúdo do aspirador em uma lixeira externar, lave as roupas de cama do animal de estimação.

Feito tudo isso, aplique o veneno caseiro para pulgas em toda a totalidade do piso da sua casa, procure espalhar o produto de forma homogênea, não deixando nem espaço sem a aplicação do inseticida natural.

2. Remédio caseiro para pulgas usando óleo de coco

Quer um remédio para pulgas com várias utilidades? O óleo de coco é um repelente natural de pulgas, podendo ser passado na pelagem de seu cachorro tornando-a mais brilhante e de quebra, reduzindo o cheiro característico de seu corpo.

Como bônus, quando ingerido, o óleo de coco ajuda a limpar o intestino de outros tipos de parasitas, deixando seu amigo mais saudável de forma geral.

3. Alho em pó e fermento de cerveja

Uma alternativa caseira para a alimentação de seu cachorro, é misturar uma colher de fermento de cerveja e uma pitada de alho em pó a sua ração. É preciso apenas, cuidar para não exagerar na dose de alho, pois, pode causar anemia.

4. Veneno natural para pulgas usando spray de cânfora e cravo

Um veneno caseiro para pulgas bastante eficaz, mas, que exige alguma habilidade, é o spray de cânfora e cravo. A fórmula consiste de:

  • 1 litro de álcool puro;
  • 3 cristais de cânfora;
  • 1 xícara de vinagre de maça;
  • 3 cravos secos.

Após diluir os cristais no álcool, acrescente os demais ingredientes e borrife o preparado na pelagem de seu cachorro ou gato, tomando o cuidado de proteger olhos e boca. Após duas horas da aplicação, enxágue a pelagem com água.

5. Veneno caseiro para pulgas usando spray de óleo de essências

Uma alternativa com mais componentes, mas, menos complexa de aplicar, é utilizar o seguinte preparado:

Ingredientes do veneno caseiro para pulgas:

  • 60 gotas de óleo de essência de lavanda;
  • 30 gotas de óleo de essência de eucalipto;
  • 30 gotas de óleo de essência de limoeiro;
  • 200 ml de água destilada;
  • 100 ml de álcool puro.

Uma vez misturados os ingredientes, basta passar na pelagem e deixar a solução agir por conta.

6. Remédio caseiro para pulgas usando pasta de casca de laranja e limão

Outro remédio caseiro para pulgas que ainda perfuma seu animal de estimação, pode ser feito a partir de cascas de laranja e limão batidas em liquidificador, até virarem pó; quando devem ser misturadas com água para adquirir uma consistência pastosa.

7. Vinagre de maçã

O vinagre de maçã também pode ser utilizado como base em outra fórmula:

  • 240 ml de vinagre de maça;
  • 120 ml de água morna;
  • ½ colher de sal de cozinha;
  • ½ colher de bicarbonato de sódio.

Bastando borrifar a mistura na pelagem e deixar secar naturalmente.

8. Veneno caseiro para pulgas usando ácido bórico

Se você está se perguntando como acabar com pulgas na casa propriamente dita, o ácido bórico pode ser a solução isso porque ele é tem um efeito excelente atuando como veneno caseiro para eliminar pulgas, desde que aplicado corretamente. A forma mais simples é comprar produtos de limpeza que o contenham, principalmente, Bórax.

Na forma de pó é mais efetivo e pode ser encontrado em farmácias, entretanto, é preciso tomar cuidado para evitar contato com olhos e boca, seus ou de seu animalzinho.

9. Rotina de banho para animais de estimação

Se você gosta de dar banho em seu companheiro, então, um bom veneno caseiro para pulgas é adotar uma rotina de banho semanal, começando por passar uma escova antipulgas na pelagem.

As pulgas que você conseguir retirar nesta etapa, devem ser depositadas em um recipiente com água e sabão. É o suficiente para matá-las.

Não necessariamente no mesmo dia, mas, após a escovação antipulgas, prepare a seguinte substância para o banho:

Como preparar o seu próprio antipulga caseiro:

  • ½ copo de água;
  • ½ copo de suco de limão;
  • ¼ copo de shampoo apropriado para pets (Head and Shoulders é uma alternativa).

Lembre-se de escovar o pelo novamente após banhar seu cachorro com esta mistura. Também é importante aspirar o local do banho a vácuo, pois, ovos podem se espalhar pelo chão.

10. Terra de diatomáceas

Você pode nunca ter ouvido falar disso, mas, este pó de rocha sedimentar é relativamente simples de encontrar em casas de jardinagem, bastando espalhar um pouco (moderadamente) na pelagem, tecidos e roupas com que seu cão ou gato tem contato.

11. Coleira anti pulgas

Embora existam coleiras para vender em petshops, a fórmula caseira é um remédio para pulgas mais efetivo, sendo uma mistura simples de:

  • 3 gotas de óleo de lavanda;
  • 3 colheres de água.

Pingue de 5 a 10 gotas desta mistura em um lenço que possa ser amarrado no pescoço do seu bichinho.

Para tornar esta estratégia ainda mais eficaz, a mistura de 2 gotas de óleo de lavanda em 1 colher de azeite de oliva, pode ser passada diretamente na nuca.

12. Pasta de aveia

Deixe a aveia descansar em um recipiente com água por algumas horas, depois, esfregue a pelagem com a pasta, deixe agir por dez minutos e enxágue com água morna.

13. Veneno caseiro para pulgas usando spray de limão

Ferva um recipiente com água, adicione algumas fatias de limão, cubra e deixe descansar por uma noite. A solução resultante é um ótimo veneno caseiro para pulgas, podendo ser borrifada na pele do seu cachorro e em qualquer área da casa que julgar necessário.

Alternativamente, também pode ser utilizada para embeber escovas anti pulgas, mas, cuidado: não utilize este método em gatos e filhotes! 

14. Sal

Assim como o bicarbonato de sódio, o sal é um excelente veneno natural para se combater pulgas quando usado em conjunto com a aspiração do ambiente. O sal atua como um agente de desidratação das pulgas, ajudando a se livrar das pulgas que estão na fase adulta.

Para eliminar as pulgas com este veneno caseiro, pegue um pouco de sal e aplique nos tapetes, carpetes, roupas de cama do seu pet e outros setores da casa que estão apresentando infestação de pulgas. Deixe o sal descansar de 2 a 3 dias, após esse procedimento passe o aspirador em toda a casa, lembra-se de em seguida descartar o pó do aspirador em uma lixeira externa. 

15. Ervas diversas para plantar e utilizar como remédio para pulgas

Parte das ervas a seguir, pode ser plantada no quintal como uma espécie de barreira contra pulgas.

O efeito não é tão grande quanto as soluções sugeridas, mas, além de perfumar e embelezar seu jardim, você ainda terá um estoque natural delas, para utilizar sempre que necessário.

E considerando que tenha um gato ou cachorro, ainda que se livre de uma infestação, outras podem surgir. Dito isso, vejamos como acabar com pulgas com algumas ervas naturais:

  • Folhas de Louro: esmague as folhas e esfregue em seu pet conforme necessário.
  • Folhas de Alecrim: adicione duas xícaras de folhas de alecrim em um litro de água fervente e deixe descansar por meia hora. Borrife a pelagem de seu companheiro, esfregue e deixe secar.
  • Óleo de Limoeiro: apesar de já ter aparecido nesta lista, o óleo de limoeiro diluído em água, pode ser utilizado para borrifar qualquer área da casa que se julgue necessário.
  • Cedro: o cedro é um excelente repelente para vários tipos de insetos e neste caso, uma alternativa é espalhar lascas em torno da cama de seu pet, ou pelos locais que ele mais frequenta. Também é possível fazer uma almofada recheada com serragem de cedro como cama para ele.
  • Lilás da Índia: 2 ml de óleo de lilás da índia e de detergente, misturados em duas xícaras de água morna, compõe um spray para ser usado diretamente sobre a pele que, além de espantar as pulgas, ainda alivia o desconforto dos animais infectados. É preciso preparar a solução e utilizá-la imediatamente, pois o efeito se perde após algumas horas.
  • Folhas de Lavanda: adicione várias folhas de lavanda em água fervente e deixe descansar por uma noite. Retire as folhas e borrife o líquido sobre a pele de seu companheiro, esfregando e escovando em seguida.
  • Folhas de Menta: embora não tenham efeito quando utilizadas sozinhas, basta deixar algumas folhar descansar em água morna por uma noite e depois retirar as folhas, juntando a água, o suco de dois limões e mais dez colheres de vinagre de maça e pronto, temos outro veneno caseiro para pulgas muito eficaz quando borrifado sobre a pele de seu cachorro.

Como acabar com pulgas: algumas palavras finais

Como vimos ao longo deste texto, existem várias alternativas de veneno caseiro para pulgas, ainda que boa parte seja dedicada ao seu animal de estimação e não a sua casa de maneira geral.

Por isso, não custa repetir que o melhor remédio para pulgas é uma mistura equilibrada de vários dos métodos aqui apresentados, embora alguns deles sejam praticamente obrigatórios.

Nesta primeira categoria, claro, está a limpeza constante do piso, principalmente nas áreas de convivência de seu cachorro ou gato. O que pode ser feito com produtos que contenham ácido bórico e também, com aspiração a vácuo para eliminar ovos remanescentes.

Em paralelo, escolha alguma das várias receitas caseiras para tratar a pele de seu pet, sem esquecer dos banhos semanais. Se tiver paciência, utilize a rotina semanal de banhos conforme indicamos mais acima.

Este procedimento tem a vantagem de te aproximar de seu bichinho, afinal, muitos deles se divertem com estes banhos, principalmente quando é o próprio dono quem os está lavando.

Além desta rotina, a coleira caseira antipulgas é extremamente recomendada e como não poderia deixar de ser, complete o serviço plantando uma ou mais das ervas indicadas em seu quintal.

Utilizando uma mistura de estratégias semelhante a esta, os efeitos serão muito mais rápidos e duradouros, mas, não se esqueça que os ovos de pulgas são traiçoeiros, podendo ficar inertes por meses.

Assim, mesmo após verificar o sumiço inicial das pulgas, não descuide das rotinas sugeridas, principalmente, as indicadas para exterminar os ovos e larvas, como a limpeza constante dos pisos e a aspiração a vácuo.

Tomando estes cuidados, você e seus animais de estimação, certamente estarão definitivamente livres da praga em poucos meses, bastando apenas, ficar atento aos sinais de qualquer reaparição.

Sobretudo, para quem possui cachorros e gatos sapecas que vivem pela rua.

O que achou do nosso artigo “Veneno caseiro para pulgas: 15 remédios para matar pulgas”?

É permitida a reprodução parcial ou total deste conteúdo em outros sites e/ou blogs desde que mencionada a fonte – Fonte: Ribeira Dedetizadora – https://www.ddribeira.com.br/

Compartilhe!

Web Design: