Quer contratar a Ribeira Dedetizadora e Desentupidora?Solicite um orçamento!

COMO ACABAR COM PERCEVEJO DE COLCHÃO

Como Acabar Com Percevejo de ColchãoVocê sabe Como Acabar Com Percevejo de Colchão? Confira 15 dicas gratuitas para evitar, eliminar e matar os Percevejos de Cama! 

1) Como identificar o Percevejo de Colchão?

Os adultos de Percevejo de Colchão são marrons ou castanho avermelhados. São de formato oval, achatados dorso-ventralmente e medem de 4,5 a 7,0 mm de comprimento. Seu formato achatado lhes permite esconder-se facilmente em fendas e racha­duras. O corpo torna-se mais alongado, inchado e de coloração vermelho escura, depois de uma refeição de sangue. Essa refeição torna-se possível graças ao aparelho bucal em forma de bico (rostro) apropriado para perfurar e sugar. As ninfas (fase jovem dos percevejos) são quase incolores e passam a ter coloração marrom após as primeiras refeições. Apresentam o mesmo aspecto dos adultos, mas possuem tamanho reduzido. Os ovos são brancos, diminutos, com cerca de 0,7 mm. Segundo Cleber Machado, responsável operacional da Ribeira Dedetizadora e Dedetização.

2) Como identificar a presença dos Percevejos de Colchão?

Além das marcas das picadas na pele, que podem variar de pessoa para pessoa, a presença de Percevejos de Colchão pode ser percebida por pequenas manchas escuras no lençol, travesseiro, colchão e outros tecidos em contato com a cama ou outro móvel. Essas man­chas, que são as fezes dos Percevejos de Colchão, podem também ser observadas nas paredes ou em qualquer outro lugar por onde os insetos andaram. O Percevejo de Colchão se alimenta de sangue e suas fezes são peque­nas gotas de cor marrom ou vermelho escuro, que é o sangue digerido. As cascas dos ovos, insetos mortos e as peles de insetos jovens podem ser encontrados nas proximidades de seus esconderijos. Em infestações graves pode ser percebido um cheiro adocicado, que é proveniente de suas glândulas odoríferas. Esse cheiro é semelhante ao cheiro de maria-fedida, um Percevejo de cor esverdeada muito comum em plantas de jardim.

3) Os Percevejo de Colchão só infestam camas?

Não. Além do Colchão, os Percevejos podem in­festar poltronas, sofás, cadeiras estofadas, assentos de avião e tudo mais que estiver em contato com pessoas, geralmente naqueles locais onde as pessoas passam um tempo maior para descanso ou trânsito de um local para outro. Eles parecem preferir super­fícies de tecido, madeira e papel e durante o dia se escondem em locais escuros e protegidos. Podem, ainda, se esconder em porta retratos, tapeçarias, cortinas, tapetes, rachaduras em gesso, molduras de teto, molduras de portas e janelas, caixas elétricas, interruptores e tomadas elétricas, rachaduras de pisos, rodapés, móveis e sob carpetes e azulejos.

4) Como são as picadas do Percevejo de Colchão? 

O Percevejo de Colchão é um inseto de hábito notur­no, sendo rápido em buscar alimento quando percebe a presença de alguma pessoa. Geralmente, alimenta­-se à noite, quando seu hospedeiro está dormindo. Depois de usar seu bico afiado para perfurar a pele do hospedeiro, ele injeta um fluido salivar contendo um anticoagulante que os ajuda a ingerir o sangue. É comum o Percevejo de Colchão fazer várias picadas na pele e sugar o sangue até empanturrar-se. Essas picadas em série, em número de 3 ou 4, são feitas em linha e são bem características de seu ataque. Algumas pessoas demonstram reação alérgica logo após a picada, outras somente após alguns dias ou semanas, enquanto outras não apresentam qualquer marca devido à picada dos Percevejos.

5) Quanto tempo o Percevejo de Colchão demora para ficar satisfeito em uma refeição?

Ninfas podem ficar cheias de sangue dentro de 3 minutos, enquanto que um adulto geralmente alimenta-se por dez a quinze minutos. Quando estão cheios voltam para seus esconderijos para digerir a refeição e quando estão com fome voltam novamente a procurar um hospedeiro.

6) Como minha casa foi infestada por Percevejo de Colchão?

Percevejos de Colchão podem viajar grandes distâncias, já que nós mesmos patrocinamos seu transporte. Hoje, está muito comum a infestação em hotéis, pousadas, etc. Atualmente, não há mais distinção de classe social para que ocorra uma infestação de Percevejos. Eles podem estar presentes tanto em hotéis de categorias mais baixas, até as elevadas que não costumam realizar o controle de pragas urbanas. Quando ficamos hospedados em algum local infestado, podemos transportar Percevejos de Colchão de um lugar para outro, junto de nossas malas, bolsas, roupas, casacos e qualquer peça de tecido. Nem sempre trazemos o inseto propriamente dito, mas podemos trazer seus ovos, que podem ter sido de­positados em nossas roupas, bolsas ou malas. Assim, fazemos o transporte desses insetos de um local para outro, de uma cidade à outra e até mesmo de um país para outro e, durante esse transporte, carros, ônibus e mesmo aviões podem ser infestados. Outra possibilidade é a de trazermos algum móvel infestado por Percevejos de Colchão para dentro de casa, por ter sido descartado por causa de uma infestação. A prática de comprar móveis usados também pode favorecer a entrada dos Percevejos de Colchão em nossas casas. Dessa forma, é muito importante inspecionar o móvel cuidadosamente, em busca de Percevejos de Colchão, antes de colocá-lo dentro de casa.

7) Nunca viajei para o exterior e não compro mó­veis usados. Como meu apartamento foi infestado por Percevejo de Colchão?

Grandes infestações podem provocar a procura por esconderijos longe de camas, atingindo as caixas de eletricidade, interruptores, tomadas e, através de conduítes, a infestação se espalha por outros andares e apartamentos.

8) Quantos Percevejos de Colchão são necessários para infestar uma casa?

Se o inseto carregado para dentro de casa for uma fêmea fecundada, será preciso somente ela para infestar a casa. Percevejos de Colchão fêmeas depositam de um a doze ovos por dia, que são depositados em superfícies ásperas ou em rachaduras e fendas. Os ovos são revestidos com uma substância adesiva, para aderirem a um substrato. As ninfas eclodem em 6-17 dias e começam a buscar alimento imediatamente após a emergência. É necessário pelo menos uma refeição de sangue para que ocorra a muda. Percevejos de Colchão atingem a maturidade após cinco mudas. O tempo de desenvolvimento (ovo a adulto) é afetado pela temperatura e leva cerca de 21 dias a 30 °C. O período de ninfa é muito prolongado, quando o alimento é escasso. Ninfas e adultos podem viver por vários meses sem alimento. O tempo de vida do adulto pode ser de 12 a 18 meses e 3 ou mais gerações podem ocorrer em cada ano.

9) Por que não sentimos as picadas dos Percevejos de Colchão? 

A picada do Percevejo de Colchão é indolor por causa da saliva, que possui substâncias anestésicas. O fluido salivar injetado por Percevejos normalmente faz com que a pele se torne irritada e inflamada, embora haja diferença de sensibilidade entre os indivíduos. No local da picada pode surgir um pequeno vergão, semelhante à uma picada de mosquito. O local das picadas é acompanhado por forte coceira, que tem a duração de várias horas a dias. Coçar pode fazer com que os vergões fiquem inflamados. A quantidade de sangue perdido devido à alimentação do Percevejo não afeta negativamente o hospedeiro. Como explicado anteriormente, fileiras de três ou mais vergões na pele exposta são sinais característicos de percevejos de colchão. Algumas pessoas respondem à infestação de Percevejos de Colchão com ansiedade, estresse e insônia.

10) O Percevejo de Colchão podem transmitir doenças?

Não há qualquer evidência de que percevejos de colchão transmitam doenças. Mesmo assim, eles são considerados um problema na saúde pública, uma vez que a qualidade do sono da pessoa que dorme em um local infestado é ruim, o que pode causar letargia, promovendo falta de atenção no trabalho e nas tarefas do dia-a-dia. Além disso, sua presença causa estresse psicológico, interferindo na qualidade de vida do cidadão.

11) Como o Percevejo de Colchão se espalha pelo mundo?

O turismo e o grande número de viagens inter­nacionais são grandes facilitadores da propagação desses insetos, porque ovos, formas jovens e adultos de Percevejos de Colchão são facilmente transportados em bagagens, roupas, roupas de cama e mobiliário. Percevejos de Colchão podem infestar aviões, navios, trens e ônibus e são mais frequentemente encontrados em habitações com uma alta taxa de rotatividade dos ocupantes, tais como hotéis, motéis, albergues, dormitórios, abrigos, complexos de apartamentos, moradias e prisões. Essas infestações geralmente não são um reflexo da falta de higiene ou má limpeza.

12) Onde podemos encontrar Percevejos de Colchão no mundo?

Percevejos de Colchão são cosmopolitas. Dentre as várias espécies existentes, algumas são mais comuns em determinadas regiões, segundo pesquisas. Cimex lectularius é mais frequentemente encontrado em climas temperados do norte da América do Norte, Europa e Ásia Central, mas ocorre esporadicamente em regiões temperadas do sul. O chamado Percevejo de Colchão tropical, Cimex hemipterus é adaptado para climas tropical e semitropical e tem distribuição nas áreas mais quentes da África, Ásia e os trópicos da América do Norte e América do Sul. Entretanto, essa distribuição está sendo descaracterizada pela intensa propagação atual, sendo que atualmente a única espécie encontrada no Brasil é C. lectularius. Isso não significa que não tenhamos outras espécies e sim que não existe o registro.

13) Percevejos de Colchão são característicos de lugares pobres?

Os Percevejos de Colchão não discriminam suas preferências alimentares, mas os problemas tendem a ser mais graves para os pobres, que muitas vezes não podem pagar pelo serviço de controle que deve ser feito por um profissional. Pessoas mais necessitadas também dependem de itens de segunda mão, que são mais propensos a abrigar Percevejos. 

14) O que devo fazer se tenho uma infestação de Percevejo de Colchão? 

A primeira coisa a se fazer é certificar-se da sua presença e do nível de infestação, se é inicial ou já estabelecida. Para tanto, faça uma boa ins­peção nos locais que podem lhes servir de abrigo, procure por insetos adultos, ninfas, marcas de fezes, ovos e nas dobras e costuras do colchão etc.  Deve-se lavar tudo o que for possível de ser la­vado, roupas, colchas e edredons. Leve à secadora de roupa ou ao sol por várias horas, caso não tenha secadora. Depois, passe tudo com ferro quente, principalmente as costuras dos tecidos.  Use o aspirador de pó em todos os lugares, mas incinere o saco do aspirador após o uso, ou deixe-o no freezer por uma semana, antes de jogar fora. Utilize também máquinas de limpeza a vapor (tipo vaporetto).

Passe vagarosamente o jato de vapor nos locais onde os Percevejos de Colchão possam se esconder, inclusive no colchão. Use capas com zíper no travesseiro e Colchão, se for possível no modelo da cama/colchão. A capa não deve ter qualquer dobra no tecido, para não abrigar os Percevejos. Produtos químicos usados em lavagem a seco matam Percevejos de Colchão e lavadoras de roupas e secadoras só matam se a temperatura do processo for acima de 60 °C. Uma empresa controladora de pragas idônea, com experiência no combate aos Percevejos de Colchão deve ser contratada, diante de infestações grandes e duradouras.

As populações de Percevejos de Colchão têm se mostrado resistentes a produtos piretroides, de forma que as dedetizações devem ser realizadas com produtos piretroides associados a neonicotinoi­des. Além dos produtos químicos, o tratamento deve vir associado ao uso de calor, seja na forma de vapor (vaporetto) ou uso de estufa, ferro de passar etc. Livros, objetos, documentos, fotos, quadros e a maioria dos objetos soltos devem ser retirados do local infestado dentro de sacos plásticos hermetica­mente fechados. Assim, o controlador tem acesso a todos os locais, fissuras, trincas, rachaduras e fendas. Certifique-se que o controlador de pragas faça o controle químico de Percevejos em todas as áreas necessárias e retorne alguns dias depois para reavaliar a infestação e repetir o tratamento para certificar-se do controle. 

15) O que não devo fazer quando tenho uma infestação de Percevejo de Colchão?

Não precisa ficar preocupado em relação a pos­síveis doenças provocadas por Percevejos de Colchão. Não faça um controle caseiro com o uso de produ­tos químicos na forma de aerossol ou pulverizações. Isso pode não ser totalmente eficiente, provocando a dispersão dos Percevejos de Colchão pela casa. Não descarte colchões ou móveis sem antes embrulhá-los muito bem em plástico, para não correr o risco dos Percevejos de Colchão caírem em outros lugares da casa ou do prédio. Não coloque querosene, gasolina ou outros produtos químicos. Além do risco de incêndio, eles são ineficientes. Não reutilize sacos de aspirador de pó após aspirar áreas infestadas. Não permita que pessoas asmáticas, mulheres grávidas, idosos, crianças e pessoas alérgicas perma­neçam no local durante a aplicação de inseticidas. O ambiente deve ficar fechado e as pessoas fora do local por pelo menos 72 horas.

Deixe um comentário para: Como Acabar com Percevejo de Colchão

Compartilhe!

30 comments on “COMO ACABAR COM PERCEVEJO DE COLCHÃO”

    • Silva Responder

      Passe fita adesiva ( Aquela transparente ) em forma de rolos c a parte da cola p fora em volta de sua cama no colchão e os bichos vão tudo colar na fita ok eu fiz isto é exterminei eles. TIPO ARMADILHA

  1. Celso Chagas Responder

    Muito boa a matéria ,agradeço por cada paragrafo .Me será de grande utilidade.

  2. Stephanie Silva Responder

    Tbm não consigo acabar com isso na minha casa não sei mais o que fazer

  3. JOAO Responder

    Gostaria de elimanar definitivamente nas minhas camas, oque faço pessoal???

    *Joao*

    • leyla Responder

      Esses sprays para insetos que tenham na composição PERMETRINA matam os percevejos. Já usei.

  4. Margareth Responder

    No quarto do meu filho apareceu, eu joguei Q boa pura nos cantos, e jogo Baygom no colchão mesmo e no ambiente. Tá diminuindo.

  5. GABRIEL HENRIQUE LIMA GONCALVES Responder

    Poxa falofalou sobre a vida do inseto quero saber a morte cono faz pra matar todo mundo de persevejo? Quero uma formula tipo azeitona com limao tipo limao e dorflex mata?

  6. Jamille Responder

    Bofo é um otimo remedio.
    Bofo é um pó branco que vende em petshop pra matar pulgas e carrapatos.
    Uso sempre pra baratas e so povilhar pelo chao e cantos da casa pela manha ficara surpreso com os insetos mortos.

  7. Édson Responder

    Está desafiante peço ajuda uso cúrcuma açafrão mas a fase de lendia mais nova está muito difícil quero ajuda definitiva obrigado por esse cansl de comunicação

  8. Adrizy Responder

    Ja nao aguento mas tantas noites sem dormir ja nao sei como acabar com isso tentei de todas formas pissiveis mas nada alguem me ajude

    • ddribeira Responder

      Bom dia, tudo bem? Por favor, entrar em contato com nossa Central de atendimento para mais informações: (11) 3207.6102 / (11) 3209.8168 ou ddribeira@ddribeira.com.br. Estamos atendendo em horário reduzido por conta da pandemia. Obrigado!

  9. Silvia de Oliveira Responder

    Eu passei inseticida para pulgas flegard ai comecsrsm a sair do colchao eu penseu que eram pulgas que me picavam aí comprei o inseticida chamado Age passei novamente eles continuam morrendo e eu aspirei o colchão. Vou fazer isso mais vezes pra me certificar que as pestes acabaram

  10. Jardekassia Responder

    Não sei se é percevejo, não sei se é pulga, não sei mais o que é só sei que são minúsculos pontos pretos que picam muito e eu não consigo mais dormir a noite Socorro alguém me ajuda. Será se devo jogar o colchão fora?

    • Leyla Responder

      Picada de percevejo não dói. Só coça depois. Só aparecem de noite e são lentos. Pulga dói, mas ela pula.

  11. Salim Responder

    Solução pra matá-los :
    Num borrifador coloque 200 ml de álcool
    200 ml de vinagre de álcool
    200 ml de detergente incolor.
    Agite o conteúdo.
    Agora é só aplicar na infestação.
    Boa caçada!

  12. Maurício Responder

    Caracas, acordei agora e vi os fdp tentando se esconderem de mim, uns três, e não sabia disso que era esse tal de percevejo. Vou tentar mata lós com Álcool em jatos, pois já testei jogando em cupins e carrapatos e em pulgas de galinheiro e instantâneo morrera. Foi eficaz mesmo o álcool, acho que eles tbm não vai aguentar kkkkkkkk. Só uma dica pessoal, pois eles respiram que nem a gente e o álcool aterroriza e depois evapora.

  13. Maurício Responder

    Sabem o que eu fiz ?????, comprei dois cobertores finos grandes e mandei a costureira costurar duplo, deixando uma entrada e com zíper, onde virou um saco de dormir lacrado kkkk, de dia é guardado em um saco plástico lacrado e a noite entro nele, e os bichos sumiram, pois não tinham sangue p sugar. Lençol tbm da, mas tem que ser de seda que o danado não te chupe por fora.

  14. Silva Responder

    Coloquei tampas nos pés da cama com água e pinho sol, e nenhum subiu mais p me incomodar e os que tentaram subir passando pela água, morreram. E vi alguns subindo a parede de madrugada e matei c pedaço de madeira espremendo e depois de três dias, não vi mais eles no meu quarto.

  15. Selma da Silva Ferreira Responder

    Estou desesperada em tempo de ir para o hospício! Já jóquei minha cama com colchão fora, sofá, edredons e travesseiros fora! Coloquei um veneno Butox é nada de matar essa praga! Já vieram profissionais 2x e continuam vestígio! Liguei pra Dedetizadora eles viram pela 3 vez.Perguntei se a mistura estava fraca o rapaz disse que esses carrapatos de colchão são muito resistentes.

  16. juliana lopes Responder

    Pensei que só eu tivesse esse problema moro no rio , minha mãe ficou uns dias fora de casa quando chegou tava infestado tinha em tudo que e lugar na época ela não percebeu e trouxe algumas roupas de cama o suficiente pra trazer pra minha casa tbm . Imagina o inferno ,já aspirei o sofá e sumiram uma boa parte agora tá na minha cama acabei de achei três desgraça mordendo meu bebê ,tô com tanta raiva , preciso de algo que realmente mater eles . Não posso desfazer das coisas pq não são minhas .

    • ddribeira Responder

      Olá, tudo bem? Por favor, entrar em contato com nossa Central de atendimento para mais informações: (11) 3207.6102 / (11) 3209.8168 ou ddribeira@ddribeira.com.br. Estamos atendendo em horário reduzido por conta da pandemia. Obrigado!

  17. Nildo Responder

    Já faz tempo que procuro a solução para eliminar percevejos mas tá difícil,tentei usar Baygon enumeras vezes eles só diminuem e dois dias depois voltam a mesma quantidade,não sei o que fazer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Web Design: