Quer contratar a Ribeira Dedetizadora e Desentupidora?Solicite um orçamento!

CURIOSIDADES SOBRE PRAGAS URBANAS

Curiosidades Sobre Pragas UrbanasConfira algumas Curiosidades Sobre Pragas Urbanas, dentre elas destacamos: as baratas, as moscas, os cupins, as formigas, os pombos e as aranhas.

Porque as baratas quase sempre morrem de “barriga para cima”?

Não há estudo científico que explique o fato de acordo com o Entomologista José Henrique Guimarães, da USP, Universidade de São Paulo, isso ocorre principalmente porque os insetos andam em paredes e superfícies verticais, e quando sentem os efeitos do veneno da dedetização, caem dessas superfícies já dessa forma.

Já o departamento técnico da fabricante de inseticidas Reckit Benckiser diz que as baratas viram “de barriga para cima” para poderem respirar melhor e se recuperar da ação do veneno, visto que, como todas as pragas, elas possuem a abertura dos órgãos respiratórios na face abdominal. “Esta última é a mais defendida pelos funcionários da Ribeira Dedetizadora, referência em controle de pragas urbanas em São Paulo – SP”.

Moscas que acasalam menos morre mais cedo?

De acordo com o site G1, uma nova pesquisa conduzida por cientistas americanos descobriu que a falta de sexo prejudica a saúde e causa a morte prematura das moscas das frutas. Os pesquisadores constataram que as moscas machos que eram estimuladas a copular, mais impedidos de fazê-lo, tinha sua expectativa de vida reduzida em 40%.

Por outro lado, aquelas liberadas para o acasalamento não só viveram mais como sofreram menos estresse. A pesquisa foi publicada na revista “Science”.

Cupins idosos se transformam em “insetos-bombas”?

Assim como as formigas, os cupins usam bastante a boca durante as suas vidas, para funções como cortar folhas. Ao longo do tempo, a boca (as peças bucais) desses insetos se desgasta, perdendo sua fiação, e, consequentemente, os cupins mais velhos se tornam menos úteis para a sociedade.

Ou essa era a conclusão até pouco tempo atrás. Isso porque, de acordo com o site da hypescience, pesquisadores descobriram que os cupins mais velhos podem ser tão úteis quanto os cupins mais novos, só que eles mudam de função: em vez de “operários”, se tornam “especialistas em armas químicas” para segurança de sua sociedade.

Como algumas espécies de formigas, o mesmo ocorre: ao longo do tempo, as lâminas afiadas das formigas jovens se desgastam, e elas tendem a mudar de função – de cortar folhas a transportar as folhas cortadas por seus colegas mais jovens. Mas o cupim estudado pelos cientistas pensou em algo mais emocionante de que ser um mero burro de carga: ser suicida em prol da “pátria”. Se alguma espécie de cupim concorrente confrontar outra, os cupins mais velhos vão explodir, liberando uma substância pegajosa tóxica de suas costas.

Por que as formigas não morrem cozidas no micro-ondas?

Os micro-ondas aquecem o alimento vibrando as moléculas de água que estão dentro deles. As formigas também possuem água no corpo e são afetadas pelas ondas, mas geralmente ficam caminhando sobre as paredes internas do forno. Como o inseto é muito pequeno não é atingido.

As formigas que estiverem sobre os alimentos serão desidratadas e morrerão. Como são muito pequenas e diminuem de tamanho quando desidratadas, possivelmente sejam notadas. Mas existem algumas formigas que mesmo sobre o alimento sobrevivem; é porque o micro-ondas não se distribuem igualmente no forno e deixam de atingir alguns pequenos pontos.

Como o pombo-correio sabe para onde levar a encomenda?

Não existe uma teoria totalmente comprovada sobre isso, mas sabe-se que os pombos-correio sempre voltam para onde nasceram. E é só para lá – e não para qualquer lugar – que eles levam a encomenda. As explicações mais comuns são:

  • Os pombos têm um “instinto natural” parecido com o de aves migratórias;
  • A visão privilegiada permite que localizem pontos de referência com facilidade;
  • Eles se orientam pela posição do sol;
  • Eles possuem uma “bússola natural”, formada por partículas de magnetita no bico. O mineral apontaria o norte da Terra. Os pombos-correio são usados a muito tempo, inclusive na Primeira Guerra Mundial. Sem comunicação por rádio, eles levavam recados entre os batalhões.

Como alguns insetos e aranhas andam na superfície da água?

As patas desses insetos terminam com pêlos, recobertos de uma substância gordurosa que a água não molha. A superfície da água forma uma membrana elástica, que baixa ligeiramente na pata do inseto, graças à tensão superficial, sustentando-se assim o animal na superfície líquida.

Deixe um comentário para: Curiosidades Sobre Pragas Urbanas

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Web Design: