Quer contratar a Ribeira Dedetizadora e Desentupidora?Solicite um orçamento!

Carunchos? Como acabar com os carunchos (bicho da farinha e dos grãos)

Bicho da farinha e dos grãosConfira com acabar com os carunchos, aqueles bichos que insistem em estragar grãos de feijão, arroz, farinha, milho e outros alimentos da despensa. Saiba como acabar com os carunchos de uma vez por todas!

A seguir vamos explicar 06 passos para acabar e eliminar os carunchos, insetos também conhecidos como bicho dos grãos e da farinha de trigo. Dentre os principais problemas que se podem encontra na despensa ou locais de armazenamento de alimentos, o mais comum é a presença de carunchos, pequenos bichinhos conhecidos também como bicho da farinha.

Embora sejam popularmente conhecidos como bicho da farinha, e na maioria das vezes sejam encontrados exatamente nas embalagens de farinha, os carunchos também podem ser encontrados em outros alimentos, podendo se espalhar rapidamente em seu armário da cozinha. No entanto, alguns cuidados podem evitar que estes pequenos invasores, bicho da farinha, se espalhem pelos alimentos armazenados, além de fazer com que sumam de suas prateleiras e recipientes, mantendo os alimentos que serão consumidos livres de carunchos.

Como acabar com os carunchos (bicho da farinha e dos grãos): 1 – Evitar infestação

Evite infestação de carunchos ou bicho da farinha, um bom modo de se evitar a infestação de carunchos na farinha de trigo é assim que comprada, mantê-la congelada por um período entre um a quatro dias antes de armazená-la da maneira costumeira, em prateleiras, armários ou despensas. Desta forma os ovos ou carunchos que possam estar presentes na farinha de trigo não irão sobreviver ao passar pelo congelamento, de maneira que não poderão se reproduzir e ampliar a presença passando a outros alimentos.

O calor também pode ser utilizado para se acabar com os carunchos presentes na farinha. Como estes bichos não sobrevivem expostos a altas temperaturas durante muito tempo, pode se colocar a farinha no forno por cerca de 30 minutos com a temperatura em 55 graus. O uso do micro-ondas, no entanto, não é aconselhado para se tentar exterminar os carunchos, pois não tem o mesmo resultado positivo, podendo inclusive ao contrário fazê-los reproduzirem-se mais rapidamente.

Outra maneira de se reduzir e acabar com os carunchos é abrir as embalagens e colocar uma ou duas folhas de louro dentro das embalagens nas quais a farinha será armazenada. As folhas de louro irão agir de forma que os carunchos não se reproduzam rapidamente, evitando assim uma grande infestação.

Como acabar com os carunchos (bicho da farinha e dos grãos): 2 – Recipiente hermeticamente fechado

Proteja os alimentos dos carunchos, utilize recipiente hermeticamente fechados e bem vedados, uma forma de se armazenar a farinha de modo mais seguro para evitar uma infestação que possa se espalhar pela despensa é guardá-la em recipientes fechados com tampa, que irão evitar que os carunchos possam se mover pela despensa, não permitindo assim que cheguem a outros alimentos e causem assim uma infestação muito maior.

Além disso, neste procedimento de armazenar a farinha em recipientes fechados, a farinha pode ser peneirada, de modo que possíveis carunchos presentes possam ser retirados, deixando o alimento mais limpo e livre de uma infestação. Este processo de peneirar a farinha pode ser repetido também no momento em que a farinha for utilizada, podendo ser retirados quaisquer carunchos que tenham passado despercebidos anteriormente e reforçando que o alimento estará livre da presença de bichos.

Como acabar com os carunchos (bicho da farinha e dos grãos): 3 – Prazo de validade

Carunchos gostam de alimentos vencidos, muito cuidado com o prazo de validade, um meio de se reduzir as chances de infestações de carunchos em sua despensa é garantindo que a farinha seja utilizada ainda enquanto estiver fresca, ou seja, não muito tempo após ser comprada, pois quanto maior o tempo em que estiver armazenada maior será a chance de proliferação de carunchos. O ideal é que a cada compra realizada se armazene a farinha necessária para um ou dois meses no máximo, de modo que ainda estará relativamente fresca ao ser utilizada.

No entanto, ao realizar novas compras pode acontecer de ainda se possuir alguns itens em estoque na despensa. Para garantir que a farinha utilizada será sempre fresca e que nenhuma embalagem fique esquecida no fundo do armário pode ser utilizado o sistema PEPS, muito utilizado por empresas do ramo alimentício. Esta sigla significa “Primeiro que Entra, Primeiro que Sai”, ou seja, o alimento comprado há mais tempo será utilizado antes, evitando que fique estocado por muito tempo e diminuindo as chances de contaminação por carunchos em sua despensa.

Existe ainda outra dica de como se prevenir a presença de carunchos em alimentos estocados em sua dispensa, basta manter um pequeno recipiente contendo borra de café em meio aos alimentos armazenados. A borra de café irá funcionar como repelente natural para os carunchos, mantendo-os longe de seus alimentos e evitando que aconteçam infestações deste tipo de bichos no local.

Como acabar com os carunchos (bicho da farinha e dos grãos): 4 – O que fazer se encontrar uma infestação

Veja o que fazer se encontrar uma infestação de carunchos, mesmo com todos os cuidados e procedimentos feitos para evitar a infestação de carunchos, o menor descuido pode fazer com que estes bichos se multipliquem rapidamente e causem uma infestação em sua despensa. Neste caso, outras medidas devem ser tomadas para que possa se livrar novamente dos carunchos.

O primeiro passo é o descarte de todos os alimentos que estiverem infestados por carunchos. Em caso de grandes infestações não há como reutilizar estes alimentos, pois os bichos depositam seus ovos dentro dos grãos, de modo que não se pode reutilizá-los, devendo ser feito o descarte. Além da farinha, grandes infestações de carunchos podem atingir também alimentos como feijão, arroz, milho, macarrão, cereais, além de outros grãos.

Após o descarte destes alimentos infestados todas as embalagens em que eles estejam armazenados devem ser muito bem lavadas com água e sabão, de modo que quaisquer resquícios dos carunchos sejam eliminados, inclusive ovos que poderiam fazer com que uma nova infestação acontecesse.

Como acabar com os carunchos (bicho da farinha e dos grãos): 5 – Limpeza do armário da cozinha

Mantenha a organização e limpeza do armário em dia e livre-se dos carunchos, bicho da farinha, além das embalagens e recipientes, as prateleiras e armários nos quais estavam armazenados os alimentos infestados também deverão ser muito bem limpos com água e sabão, podendo ser também enxaguadas com mistura de água com água sanitária, evitando que sobre algum destes carunchos no local.

Para reforçar a limpeza e evitar que novos carunchos possam surgir no local, uma opção é limpar novamente as prateleiras com óleo de eucalipto, que impedirá novas proliferações de carunchos. Caso queira reforçar ainda mais a limpeza e segurança contra um novo aparecimento de bicho da farinha, podem ser utilizados no local inseticidas à base de piretrina, mas neste caso um tempo maior deverá ser esperado para que se coloque novamente os alimentos de volta ao lugar.

Com as prateleiras e armários devidamente limpos e secos, estes podem ser cobertos ou forrados com papel e somente então os alimentos poderão voltar a ser armazenados no local, sem o risco de serem novamente infestados por carunchos.

Este tipo de limpeza pode ser feito periodicamente, ou a cada vez que novos alimentos forem estocados, de modo que o local esteja constantemente limpo e os alimentos protegidos contra novos focos de carunchos, evitando assim também que outros alimentos venham a ser jogados fora e diminuindo o risco de desperdício.

Como acabar com os carunchos (bicho da farinha e dos grãos): 6 – Ingestão acidental

Há riscos de intoxicação se ingerir carunchos de forma acidental? Apesar da precaução e dos cuidados tomados para eliminar o máximo possível da presença de carunchos nos alimentos, estes bichos acabam sendo mais comuns do que se imagina, especialmente em farinha e grãos, e muitas vezes imperceptíveis quando presentes nestes alimentos.

Desta forma, pode acontecer de algum destes bichos da farinha, os carunchos, acabar sendo ingerido acidentalmente, mas isto não deve causar nenhum tipo de preocupação, uma vez que os carunchos não são transmissores de nenhum tipo de doença, não causando assim nenhum prejuízo ao organismo humano quando ingeridos em pequenas quantidades.

Também não existe o risco de se encontrar um caruncho vivo em sua comida após o preparo dos alimentos, uma vez que estes pequenos bichos morrem quando submersos em água ou expostos a temperaturas muito elevadas por um grande período de tempo.

Assim, podemos concluir que o consumo acidental de alguns carunchos restantes nos alimentos não acarretará em nenhum prejuízo à saúde daqueles que ocasionalmente o ingerirem, ficando apenas a possível sensação de nojo ao perceber tal ingestão, mesmo sendo muito difícil que tal percepção aconteça.

Compartilhe!

Web Design: