Quer contratar a Ribeira Dedetizadora e Desentupidora?Solicite um orçamento!

Como Desentupir Vaso Sanitário Como Um Encanador?

Está com dúvida sobre Como Desentupir Vaso Sanitário? Muita gente acaba tendo esse problema em casa e quer resolver Desentupir por conta própria o vaso.

Se você é uma delas, saiba que existem algumas maneiras de solucionar o problema de entupimento e voltar a ter um vaso sanitário funcionando perfeitamente, de forma caseira e sem gastar muito.

Quer saber como? Então continue lendo esse post e confira algumas dicas e métodos para Desentupir Vaso Sanitário como um encanador.

O que Pode Gerar o Entupimento do Vaso Sanitário?

Antes de mostrarmos como Desentupir Vaso Sanitário, é importante entender o que pode estar gerando esse tipo de problema. Esse tipo de situação pode ocorrer por vários motivos, tais como:

  • As pessoas que usam o banheiro estão jogando muito papel higiênico no vaso;
  • Os canos criaram placas de gordura que agora estão obstruindo a passagem;
  • O vaso não está dando vazão suficiente para eliminar os resíduos e eles estão parados no meio do caminho;
  • Algum cano está obstruído;
  • Problemas estruturais.

Acontece que para evitar que o seu vaso fique entupido, gerando assim dores de cabeça desnecessárias, é importante ter alguns cuidados diários. Os sistemas de esgoto do Brasil não são como os estrangeiros.

Logo, não é recomendado jogar papel higiênico ou outros itens do gênero no vaso, pois provavelmente eles vão causar o entupimento.

Além disso, é essencial colocar periodicamente, agentes de desentupimento na água do vaso sanitário. Isso porque, assim como qualquer outro cano, o do esgoto pode criar placas de gordura com o passar do tempo.

08 Dicas e Métodos de Como Desentupir Vaso Sanitário

Existem várias formas de como Desentupir Vaso Sanitário, e abaixo nós listamos alguns dos métodos e técnicas caseiras que você pode colocar em prática para acabar com o problema rapidamente e sem complicações. Confira:

1. Como Desentupir Vaso Sanitário Com Um Desentupidor

Uma das formas mais simples e eficientes para Desentupir Vaso Sanitário é usar o tradicional desentupidor de borracha e em formato de sino. Com ele, você consegue dar mais pressão na água, fazendo com que um possível resíduo que esteja obstruindo a passagem seja empurrado e siga o caminho dele.

É bem simples usar esse objetivo. Mergulhe a parte de borracha e posicione ela sobre a saída de água. O ideal é que ela cubra totalmente o local para obter uma melhor vedação.

Em seguida, comece a empurrar o objeto, fazendo movimentos de sobe e desce, para ir aplicando mais pressão sobre a abertura.

Durante o processo é recomendado usar luvas e uma roupa velha. Isso porque muita água irá espirrar. Além disso, deixe alguns panos de chão por perto para ir enxugando o piso e assim evitar acidentes.

Ao usar esse método, é interessante colocar algumas dicas em prática para garantir a eficiência.

  • Na hora de mergulhar o desentupidor pela primeira vez, faça isso com calma ou você acabará espirrando água no banheiro inteiro;
  • O desentupidor irá mergulhar tendo um pouco de ar dentro. O ideal é que você consiga manter esse ar lá dentro pois é ele que irá aplicar pressão. Se for necessário retire e recoloque o objeto algumas vezes para manter a pressão;
  • Tenha paciência, você terá que fazer muitos movimentos para conseguir mover qualquer tipo de resíduo que esteja obstruindo a passagem.

2. Use Uma Combinação de Bicarbonato de Sódio com Vinagre

Outro método sobre Como Desentupir Vaso Sanitário sem precisar chamar o encanador que você pode adotar é o truque do bicarbonato de sódio com o vinagre.

Esse é um método constantemente usado em ralos de pia e banheiro, pois, ajuda na eliminação de resíduos, mas também na destruição de placas de gordura que possam ter se formado no cano.

Para isso, tudo o que você precisa fazer é despejar três colheres de bicarbonato dentro do vaso e depois acrescentar uma xícara de vinagre. Esses dois componentes irão gerar uma reação química que deve destruir qualquer obstáculo que possa estar gerando o entupimento.

3. Como Desentupir Vaso Sanitário com Arame

Mais um método para Desentupir Vaso Sanitário é usar um arame. Você pode encontrar esse tipo de item em qualquer casa de material de construção.

Primeiramente você precisa enrolar alguns panos ou até mesmo fita em uma das pontas do arame. Assim, você pode empurrar qualquer obstrução que esteja no cano. Contudo, atenção para não fazer uma monta muito grossa que não passe pelo cano do vaso.

Em seguida, comece a enfiar o arame dentro da abertura e vá empurrado lentamente, tomando o cuidado de adequar o arame conforme o formato do encanamento.

Importante, durante todo o processo use luvas de borracha para proteger as suas mãos. Além disso, não se esqueça de não aplicar muita força sobre o arame, pois isso pode acabar quebrando ou prendendo o objeto no encanamento, gerando assim mais um problema.

4. Faça uma Mistura Limpadora com Água Fervente, Bicarbonato e Vinagre

As misturas caseiras sempre são de grande ajuda em situações como essa. Isso porque, elas ajudam a destruir resíduos que estão obstruído o canal do vaso sanitário. Com isso, você não precisa usar outros equipamentos.

Aqui a mistura é bem simples. Você deve começar aquecendo meio litro de água até que ela ferva.

Em seguida, adicione o vinagre com cuidado. O ideal é colocar uma xícara de vinagre para cada meio litro de água.

Depois, coloque algumas colheres de bicarbonato de sódio diretamente no vaso sanitário que está entupido, e em seguida jogue com cuidado a mistura de água fervendo com vinagre diretamente sobre o bicarbonato.

Assim que você jogar as substâncias irão começar a espumar, o que é um bom sinal. .

Ao aplicar a água fervendo é importante tomar cuidado. O ideal é que dentro do vaso já haja um pouco de água, pois caso contrário você corre o risco de acabar quebrando a porcelana do objeto.

Se você preferir retirar a água do vaso para aplicar a mistura, espere a água ficar apenas quente e não fervendo.

5. Deixe uma Mistura de Bicarbonato de Sódio com Vinagre no Vaso Durante uma Noite Inteira

Dependendo do tamanho da obstrução do cano do vaso sanitário, é necessário deixar a combinação de bicarbonato de sódio com vinagre a noite inteira no vaso para desentupir. Assim, ela irá agir por mais tempo, eliminando os resíduos aos poucos e completamente.

Tudo o que você precisa fazer é retirar a água de dentro do objeto e depois colocar duas xícaras de vinagre e uma de bicarbonato de sódio.

Esses dois componentes irão entrar em reação. Em seguida, deixe eles agindo a noite inteira.

Se essa alternativa funcionar, pela manhã o vaso deve ter drenado toda a mistura. Mas, antes o ideal é fazer um teste dando uma descarga no vaso sanitário.

Se a água sair normalmente é por que o método funcionou perfeitamente. Mas, caso ela ainda não seja drenada, o ideal é que você repita o processo.

Importante ressaltar que essa técnica só funciona para placas de gordura e outros obstáculos do gênero. No caso de entupimento porque algum objeto foi jogado dentro do vaso, como, por exemplo, algum brinquedo, você precisará usar um arame em formato de gancho para conseguir puxar o item para fora.

Somente assim o vaso realmente voltará a funcionar normalmente.

6. Como Desentupir Vaso Sanitário com Limpador Químico

Em muitos casos, para realmente conseguir Desentupir o Vaso você precisa usar produtos químicos um pouco mais fortes. Atualmente é possível encontrar vários limpadores do gênero em supermercados, materiais de construção e lojas especializadas.

Esse é um método indicado como último recurso. Isso porque eles são altamente perigosos e alguns até mesmo tóxicos para pessoas e animais de estimação.

Além disso, dependendo da composição o produto pode ser corrosivo para canos, principalmente os mais antigos.

Importante lembrar que essa alternativa também não é indicada para obstruções rígidas, ou seja, objetos que tenham caído dentro do cano.

Outro cuidado é usar apenas produtos específicos para o banheiro.

Antes de qualquer coisa, coloque luvas de borracha de proteção e se puder também máscara e óculos. Assim você evita possíveis acidentes.

Em seguida, leia as instruções no rótulo e coloque a quantidade indicada nele dentro do vaso. Agora, aguarde enquanto o limpador químico entra em ação.

Para garantir melhores resultados, depois de algumas horas você também pode usar o desentupidor. Mas, o ideal é não fazer isso logo após a aplicação do produto, pois você pode acabar espirrando ele em partes sensíveis da sua pele.

7. Use Vácuo Molhado / Seco

Usar um vácuo úmido / seco, que nada mais é que um aspirador que pode ser usado em água, também é uma alternativa para Desentupir Vaso Sanitário. Ele geralmente é indicado quando todos os outros métodos anteriores não funcionaram.

Importante ressaltar aqui que o equipamento precisa ser especifico para uso em água. O aspirador tradicional não consegue fazer o mesmo trabalho e você ainda pode estragar o equipamento se tentar usá-lo no seu vaso.

Comece esvaziando a águia do vaso usando a opção de aspirar do item. Em seguida, coloque a ponta da mangueira do aspirador na abertura do vaso sanitário e vá empurrando alguns centímetros dentro do buraco.

O ideal é usar uma mangueira bem flexível nesse momento, e nenhum tipo de acessório pois ele pode ficar preso no caso.

Agora, coloque uma toalha velha em torno do buraco para vedar totalmente essa saída. Assim você irá criar uma espécie de vácuo.

Depois ligue o seu aspirado e deixe que ele faça todo o trabalho. Geralmente ele consegue retirar todos os resíduos facilmente.

Importante, depois desse processo, faça uma higienização completa no item.

8. Desentupir Vaso Sanitário com uma Cobra de Encanamento

Cobra de encanamento é o nome dado para uma ferramenta específica para Desentupir Vasos Sanitários que é usada por encanadores.

Basicamente ela se trata é uma bobina flexível de arame que consegue se adaptar a todas as curvas do encanamento, sem acabar danificando a porcelana ou os canos. Você pode encontrar esse tipo de objeto em lojas de material de construção ou especializadas em itens para banheiro.

Comece colocando a ponta do arame do objeto na abertura do vaso. Em seguida, comece a empurrar até sentir que ele chegou em algum tipo de obstrução.

Agora, segure a manivela localizada na outra extremidade do objeto e comece a girar. O objetivo aqui é quebrar a barreira que está impedindo a passagem da água.

Você pode levar alguns minutos para conseguir eliminar a obstrução.

Em seguida, dê uma descarga para verificar se a água está sendo drenada no ritmo normal. Se sim, agora é só lavar o vaso sanitário e pronto.

Importante, se ao tentar destruir a obstrução com a manivela você sentir que ela é muito sólida, indicando assim um objeto e não apenas restos de resíduos e fezes, o melhor é não usar o objeto.

Nesse tipo de situação você vai ter que tentar puxar o objeto para fora, ou realmente chamar um encanador para que ele possa usar ferramentas especiais para retirar o item sem danificar os canos.

Conclusão

Se nenhum dos métodos de como desentupir vaso sanitário acima funcionar, o melhor é chamar um profissional. Isso porque o problema pode ser estrutural e mais sério e vai exigir um serviço especializado.

É permitida a reprodução parcial ou total deste conteúdo em outros sites e/ou blogs desde que mencionada a fonte – Fonte: Ribeira Dedetizadora – https://www.ddribeira.com.br/

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Web Design: