Quer contratar a Ribeira Dedetizadora e Desentupidora?Solicite um orçamento!

Como Desentupir Canos? 10 Formas Fáceis Sem Encanador

Existem várias formas de Como Desentupir Canos sem a necessidade de um encanador. Na verdade, em boa parte das vezes o entupimento do encanamento não está ligado a problemas estruturais, mas, sim, a maus hábitos que temos durante o dia a dia. Veja Como Desentupir canos de água e esgoto da pia e ralos.

Além do transtorno do entupimento do cano em si, esse tipo de problema ainda gera odores desagradáveis e fortes que ninguém gosta de ter em casa. Saiba agora mesmo com Desentupir Canos sem precisar de uma desentupidora ou encanador.

Como evitar o entupimento de canos?

Antes de ensinarmos Como Desentupir Canos, é importante ressaltar alguns cuidados diários que todo mundo precisa ter para evitar esse tipo de problema. É por meio deles que é possível evitar os entupimentos e até mesmo gastos maiores com troca de instalações hidráulicas e contratação de um profissional.

Confira abaixo:

1. Não jogue restos de comida no ralo

Um dos grandes fatores que contribui com o entupimento de canos é o acúmulo de resíduos. Aos poucos eles vão obstruindo a passagem da água até que o cano fique completamente entupido.

Por isso, o ideal é não jogar restos de comida no ralo. O ideal é retirar toda a comida e colocar em um lixo orgânico separadamente.

2. Evite o acúmulo de fios de cabelo

Se no cano da cozinha os restos de alimentos podem obstruir a passagem, no ralo do banheiro o grande problema são os fios de cabelo. O ideal é sempre fazer uma limpeza rápida depois do banho, para que não haja um grande acúmulo.

3. Nunca jogue gordura ou óleo no ralo

Mais um dos cuidados para evitar o entupimento de canos é não jogar gordura, óleo ou qualquer outra substância gordurosa no ralo. Além de causar o surgimento de placas de gordura que irão obstruir a passagem de água, isso é prejudicial para o meio ambiente, uma vez que essas substâncias podem prejudicar o tratamento de água e até mesmo chegar nos lençóis freáticos.

10 formas de Como Desentupir Canos

Para te ajudar a se livrar desse tipo de problema, nós separamos abaixo 10 dicas de Como Desentupir Canos sem o auxílio de um encanador!

1. Desentupir Cano com Arame de Cabide

Uma das formas mais simples e populares para Desentupir Canos é usar o arame do cabide de roupas. Basta cortar uma das hastes e esticar.

Na ponta, faça uma espécie de gancho. Basicamente você irá usar esse acessório como um anzol.

Enfie ele pelo cano e vá empurrando. Depois puxe lentamente, praticamente pescando o que está obstruindo a passagem. No caso de pias de cozinha, é comum que restos de alimentos obstruem a passagem. Já no banheiro os cabelos são os vilões mais comuns.

2. Desentupimento de Cano com Bicarbonato de Sódio e Vinagre

Mais uma das formas de Como Desentupir Canos é usar uma combinação de bicarbonato de sódio com vinagre. Essas duas substâncias em conjunto causam uma reação que destrói boa parte dos obstáculos que entope canos, como as placas de gordura.

Para usar essa alternativa é bem simples. Tudo o que você precisa fazer é misturar 1/3 de uma xícara de chá de bicarbonato de sódio, com 1/3 de xícara de chá de vinagre.

Mas importante, essa mistura deve ser feita diretamente no ralo. Ou seja, primeiro coloque o bicarbonato no local e então jogue o vinagre por cima.

Na hora as substâncias irão entrar em ação formando uma espuma e ajudando a remover o que tiver obstruindo o cano. Essa ação também irá facilitar a retirada de possíveis resíduos que estejam presos por conta da gordura, como restos de alimentos e fios de cabelo.

Se você quiser potencializar ainda mais essa ação, logo em seguida jogue uma jarra de água fervente.

3. Desentupindo Canos com Método Vácuo

O vácuo também é uma das formas de Como Desentupir Canos. Isso porque ele cria uma pressão forte que irá ajudar a empurrar ou puxar o que estiver obstruindo o canal.

Para usar esse método você precisará de um desentupidor ou um aspirador a vácuo específico para esse tipo de situação. Coloque a boca do acessório sobre o rolo e aplique pressão para que haja o vácuo.

Em seguida, comece a movimentar o desentupidor para cima e para baixo aumentando assim a pressão e estimulando a movimentação. O processo pode demorar um pouco para fazer efeito, e dependendo do tamanho da obstrução pode não fazer efeito.

Uma dica para garantir resultados melhores é mesclar essa alternativa com outras, como usar o bicarbonato com vinagre.

4. Desentupir Encanamento de Água com Água Fervente

Sem sombra de dúvidas esse é um dos métodos mais tradicionais de Como Desentupir Canos. A água fervente tem uma excelente ação nas placas de gordura, que geralmente são os principais fatores que geram o entupimento.

Coloque uma jarra de água para ferver. Com cuidado e de preferência com uma luva, pegue o recipiente e vá despejando lentamente no ralo, e em três etapas.

Ou seja, você derrama 1/3 do conteúdo e espera um pouco, depois joga a segunda parte e aguarda mais alguns segundos e depois joga o restante da água.

Se você quiser potencializar ainda mais a ação da água fervente, acrescente um pouco de vinagre. Assim será mais fácil eliminar toda a gordura acumulada

5. Desentupir Canos de Água e Esgoto com Soda Cáustica

Esse é um produto de limpeza muito eficiente para Desentupir Cano e acabar com problemas de entupimentos. Contudo ele é altamente tóxico e corrosivo, podendo causar queimaduras químicas desagradáveis se você não tomar os devidos cuidados.

Por isso, antes de usar essa solução sempre se lembre de colocar luvas, máscara e óculos de proteção.

Nesse caso você deve misturar em um balde 2 litros de água com 3 xícaras de soda cáustica.

Mexa com uma colher de pau ou uma vassoura e em seguida despeje no ralo. Aguarde cerca de meia-hora e depois jogue uma jarra de água fervente no ralo.

6. Limpeza do cano

Esse é uma alternativa para quando o entupimento é do ralo da pia e o cano em questão pode ser removido. Esse é um processo mais complexo, mas que pode ser feito em casa.

Primeiramente, coloque um balde no tubo em forma de U embaixo da pia da cozinha. Ele irá coletar a água derramada e evitará bagunça. Importante, use luvas durante todo o processo.

Agora, usando uma chave inglesa afrouxe as porcas dos dois lados do tubo. Assim que a peça em U estiver livre, com cuidado vire ela para baixo para que tudo o que tiver dentro caia.

Se for necessário, use um arame ou uma escova de dentes para remover os resíduos que possam estar presos dentro do tubo. Em seguida, lave bem o interior dessa peça e rosqueio ela novamente na pia. Isso deve ser o suficiente para desobstruir a passagem.

7. Desentupidor de Cano “Arame de Drenagem”

O arame de drenagem é um acessório Desentupidor que pode ser encontrado em qualquer loja de materiais de construção. Basicamente ele é longo e flexível e na ponta tem o formato de espiral.

Enfie o objeto pelo cano e vá fazendo movimentos de vai e vem para retirar os resíduos.

8. Desentupir Cano com Sal e Bicarbonato de sódio

Outra excelente alternativa de Como Desentupir Canos é usar sal com bicarbonato de sódio.

Tudo o que você precisa fazer é misturar a ½ xícara de bicarbonato de sódio com ½ de sal. Coloque a mistura no ralo e depois coloque água quente no ralo.

A reação química desses três agentes irá desobstruir o encanamento.

9. Desentupir Canos com Detergente para Louça

O detergente líquido para louça também pode ser usado.

Nesse caso você deverá ferver um litro de água com um 1/4 de xícara de detergente na tigela.

Depois é só despejar no ralo.

O sabão funciona como uma espécie de lubrificante que ajuda a quebrar qualquer tipo de resíduo oleoso. Depois de despejar a mistura você pode usar o arame para terminar o serviço.

10. Desentupindo Canos com Bicarbonato de Sódio, Vinagre, Gravidade e Pressão

Quatro elementos que em conjunto geralmente garantem um Cano Desentupido.

Comece colocando a tradicional mistura de vinagre com bicarbonato no ralo e aguarde alguns minutos.

Depois, encha a pia ou banheira com água. Retire o tampão e então comece a aplicar pressão com um desentupidor. A pressão alinhada a gravidade e a mistura jogada previamente deve fazer com que qualquer coisa que esteja obstruindo o encanamento seja destruída ou empurrada para o esgoto.

Conclusão

Esses são alguns dos métodos caseiros de Como Desentupir Canos. Mas lembre-se, se mesmo assim você ainda continuar a sofrer com problemas de entupimento, o ideal é chamar um profissional para que ele possa identificar a raiz do problema e assim indicar a melhor solução.

É permitida a reprodução parcial ou total deste conteúdo em outros sites e/ou blogs desde que mencionada a fonte – Fonte: Ribeira Dedetizadora – https://www.ddribeira.com.br/

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Web Design: