Quer contratar a Ribeira Dedetizadora e Desentupidora?Solicite um orçamento!

14 Remédios caseiros para acabar com ervas daninhas

Se você está em busca de remédios caseiros para acabar com ervas daninhas chegou ao lugar certo. Confira 14 dicas da Ribeira Dedetização para se livrar das ervas daninhas do seu jardim. Essas plantinhas indesejadas são verdadeiras inimigas de um jardim ou horta.

Elas se proliferam rapidamente e prejudicam o crescimento de outras plantas. Com isso é comum que flores e hortaliças morram.

Normalmente as pessoas que querem se livrar desses seres indesejados partem logo para produtos químicos. Contudo, além de serem perigosos eles podem afetar o jardim como um todo.

Mas, saiba que existem vários remédios caseiros para acabar com ervas daninhas. Confira abaixo alguns deles!

1. Remédios caseiros para acabar com ervas daninhas: Água Fervendo

Apesar da água ser um elemento essencial para o crescimento de plantas, fervendo ela é um dos melhores remédios caseiros para acabar com ervas daninhas. A alta temperatura queima a estrutura da planta, incluindo as suas raízes.

Com isso ela não consegue mais crescer. O melhor de tudo é que você não precisa ferver água especificamente para isso, é possível usar, por exemplo, aquela que você usa para cozinhar alimentos.

O mais importante é que ela esteja em temperatura elevada, pelo menos mais de 100°C. Além disso, tome cuidado para não acabar jogando o líquido fervendo nas plantas que deseja manter.

Também é recomendado que você utilize luvas e jogue a água com cuidado para evitar queimaduras.

2. Remédios caseiros para acabar com ervas daninhas: Vinagre

Mais um dos remédios caseiros para acabar com ervas daninhas é o vinagre. Esse tempero muito utilizado na culinária é extremamente ácido, e isso é muito prejudicial para as plantas.

Você pode aplicar ele diretamente ou de forma diluída nessas visitantes indesejáveis. Basta colocar um pouco em um borrifador e depois aplicar nas folhas, caule e na terra em torno da planta.

A primeira vez que esse feito do vinagre foi comprovado foi através da instituição Agricultural Research Center. Os estudos realizados mostraram que ele é um dos melhores combatentes de pragas de todos os tipos para a agricultura orgânica.

Uma excelente mistura para acabar com as ervas daninhas é seguinte.  Misture uma garrafa de vinagre caseiro, ¼ de xícara de sal e duas colheres de sopa de sabão em pó.

Coloque tudo em um borrifador e aplique nas plantas indesejadas. Assim com o a água fervente essa opção também é agressiva para outras flores e hortaliças, então tome o cuidado de aplicar apenas nas ervas daninhas.

3. Remédios caseiros para acabar com ervas daninhas: Spray de Óleo Essencial de Cravo

Outro dos remédios caseiros para acabar com ervas daninhas que você pode usar é o óleo essencial de cravo. Ele é ainda mais eficaz durante o verão, segundo um estudo feito pelo USDA.

Você pode utiliza-lo diretamente nas plantas ou dilui-lo e então aplicar nelas. Basta misturar algumas gotas do produto em um pouco de água, colocar em um borrifador e depois aplicar nas plantas.

Você pode encontrar o óleo essencial de cravo em casas de produtos naturais e farmácias de manipulação. Outra alternativa é deixar alguns cravos curtindo em um borrifador com água por dois dias.

Assim o líquido irá absorver todas as propriedades deles e poderá ser usado para acabar com as ervas daninhas.

4. Remédios caseiros para acabar com ervas daninhas: Alvejante

O alvejante também é um dos remédios caseiros para acabar com ervas daninhas. Geralmente ele é utilizado para remover manchas de roupas brancas. Contudo, ele é um excelente herbicida natural.

Para usá-lo é simples. Coloque um pouco de alvejante em um borrifador e aplique nas ervas daninhas. Elas vão morrer rapidamente.

Isso porque esse produto é repleto de componentes químicos que impedem o crescimento das ervas daninhas. Contudo, assim como os demais remédios caseiros é necessário cuidado para não aplicar ele nas plantas que deseja manter.

Além disso, o ideal é usar roupas velhas durante a aplicação. O alvejante pode manchar muito, então nada de roupas novas.

Tenha em mente, também que o alvejante irá aumentar drasticamente o pH do solo. Isso irá impedir que outras plantas consigam se desenvolver na área.

Tente aplicar ao máximo nas folhas e caules das ervas daninhas.

5. Remédios caseiros para acabar com ervas daninhas: Sal

O sal é um dos melhores remédios caseiros para acabar com ervas daninhas. Contudo, se aplicado de modo excessivo no solo ele também pode prejudicar o terreno. Então esse método deve ser usado com cautela.

Esse tipo de remédio é bem simples de usar. Basta jogar um pouco de sal grosso ou sal refinado nas ervas daninhas indesejáveis. Isso irá prejudicar o crescimento delas bem como a absorção de nutrientes. Com isso elas irão morrer rapidamente.

Contudo, em grandes quantidades ele pode afetar todas as demais plantas. Então use ele com cautela.

Uma alternativa para usar esse remédio caseiro com mais segurança é misturar uma parte de sal para duas de água. Em seguida coloque a mistura em um borrifador e aplique diretamente nas ervas daninhas.

Dessa forma a solução ficará apenas nas plantas indesejáveis evitando que as demais sejam prejudicadas.

6. Remédios caseiros para acabar com ervas daninhas: Farinha de Milho

Outro dos remédios caseiros para se livrar das ervas daninhas é a farinha de milho. Assim como outros herbicidas esse ingrediente impede o crescimento dessas visitantes indesejáveis.

Além disso ele traz um benefício adicional. Ele ajuda a quebrar o nitrogênio presente do solo. Dessa forma será mais fácil fertilizar seu gramado.

No entanto, é preciso ter cuidado com o uso excessivo. Além de prejudicar a absorção de água das outras plantas, ele também pode atrair roedores para o seu jardim.

Por isso aplique com moderação e sempre leve de revirar a terra. Assim as ervas daninhas serão mortas e você não correrá o risco de atrair ratos para o seu jardim.

7. Remédios caseiros para acabar com ervas daninhas: Álcool

O álcool é mais um dos remédios caseiros para eliminar ervas daninhas. O modo de funcionamento dele é simples, basicamente ele vai evaporar a água dessas plantas, causando a sua morte.

Para usar esse método o ideal é misturar duas colheres de sopa de álcool para um litro de água. Em seguida aplique nas folhas das ervas daninhas com o auxílio de um borrifador.

No caso de ervas do gênero que sejam mais resistentes, pode aumentar a quantidade de álcool.

Um aviso importante! Se o seu jardim fica perto de aquecedores externos, churrasqueiras ou fornos a lenha não utilize esse método.  Isso porque o álcool é altamente inflamável.

8. Remédios caseiros para acabar com ervas daninhas: Jornal

Esse também é um dos melhores remédios caseiros para acabar com ervas daninhas. Você não precisa fazer nenhum tipo de mistura, basta fazer uma camada grossa de jornais em cima das ervas daninhas.

Essa cobertura irá impedir que elas recebam a luz do sol e façam fotossíntese. Consequentemente essas visitantes indesejáveis acabarão morrendo.

O ideal é que a camada de jornais tenha pelo menos quatro folhas de espessura. Além disso, depois que todas as ervas daninhas morrerem certifique-se de recolher esses materiais para não prejudicar o meio-ambiente.

9. Remédios caseiros para acabar com ervas daninhas: Bórax em Pó

O boráx, que também é conhecido como Borato de sódio ou Tetraborato de sódio, é um mineral alcalino amplamente utilizado na limpeza de casa e serve para acabar com ervas daninhas.

Para usá-lo, basta diluir um pouco do produto em água, colocar em um borrifador e aplicar nas folhas da erva daninha.

Contudo, por ser um agente bem agressivo, é necessário tomar alguns cuidados básicos ao usar esse método. São eles:

  • Evite aplicar no solo pois a mistura pode deixar ele infértil;
  • Use sempre luvas ao mexer com esse produto de limpeza;
  • Mantenha essa mistura longe de crianças e animais de estimação pois ela pode ser extremamente perigosa e tóxica.

10. Remédios caseiros para acabar com ervas daninhas: Suco de limão

Esse é um dos remédios caseiros para acabar com ervas daninhas que funciona de forma parecida com o vinagre. Ou seja, ele impede o crescimento e com isso mata as plantas indesejáveis.

O ideal é misturar meio copo de suco de limão com um litro de água e um pouco de vinagre. Depois aplique nas ervas daninhas, tomando cuidado de não atingir as plantas que quer manter.

11. Remédios caseiros para acabar com ervas daninhas: Detergente para Louça

Esse é um dos remédios para acabar com ervas daninhas mais populares que existe. Ele consegue evitar o crescimento das plantas facilitando assim a eliminação delas.

Existem várias misturas que você pode fazer. Uma das mais fáceis é misturar partes iguais de detergente e água e aplicar nas ervas daninhas com um borrifador.

Se você quiser potencializar os efeitos, pode misturar partes iguais de detergente e vinagre e acrescentar ¼ de xícara de sal.

Remédios caseiros para acabar com ervas daninhas: Bicarbonato de Sódio

O bicarbonato de sódio age eliminando e também evitando o crescimento de ervas daninhas. Mas, é preciso usá-lo com cautela.

Nesse caso, você deve primeiramente molhar as ervas daninhas com água. Em seguida polvilhe bicarbonato de sódio sobre elas. Pronto, em pouco tempo essas visitantes indesejadas serão mortas.

12. Remédios caseiros para acabar com ervas daninhas: Gin

O gin, assim como o álcool vai ajudar a evaporar a água da planta e fazê-la morrer. Para usar esse método você deve misturar quatro xícaras de água, uma colher de chá de detergente, uma colher de sopa de vinagre e uma de gim.

Misture tudo e aplique nas folhas e caules das ervas daninhas com um borrifador.

13. Remédios caseiros para acabar com ervas daninhas: Óleo de Laranja

Mais um dos remédios caseiros para se livrar das ervas daninhas é o óleo de laranja. Ele consegue acabar com o crescimento das plantas em questão de dias.

Para isso, basta colocar uma garrafa de vinagre em um balde, adicionar 60 ml de detergente líquido de lavar louça e 60ml óleo de laranja.

Depois despeje essa mistura no local das ervas daninhas. Tente ao máximo jogar esse remédio caseiro apenas nas plantas indesejadas.

Você deve repetir o processo pelo menos três dias seguidos.

14. Remédios caseiros para acabar com ervas daninhas: Tratamento Orgânico

Esse é um dos remédios caseiros para acabar com ervas daninhas ideal para quem deseja uma abordagem natural.

Basta você encher um saco com cevada e colocar ele ao lado das ervas daninhas que deseja eliminar. Ele irá absorver toda a água prejudicando diretamente o crescimento da planta!

Você deve trocar a cevada periodicamente. Isso porque caso você não troque corre o risco de ter fungos que irão prejudicar o crescimento das demais plantas do seu jardim, bem como do gramado e árvores.

Conclusão

Esses são alguns dos melhores remédios caseiros para se livrar das ervas daninhas. Você pode usar vários deles para eliminar essas visitantes indesejadas e assim manter o seu jardim lindo e maravilhoso.

No entanto, se por ventura você não conseguir acabar com as ervas daninhas o ideal é chamar um serviço especializado. Isso porque em alguns casos elas podem ser mais difíceis de se eliminar.

Você também pode ir em lojas especializadas em jardinagem e comprar herbicidas sintéticos. Mas muita atenção ao usá-los! Eles são extremamente tóxicos e se você não tomar cuidado pode acabar tendo uma intoxicação.

O ideal é sempre optar por remédios caseiros para acabar com esse tipo de problema na sua vida. Além de ser mais seguro, eles são mais baratos. Então, não deixe de testá-los.

É permitida a reprodução parcial ou total deste conteúdo em outros sites e/ou blogs desde que mencionada a fonte – Fonte: Ribeira Dedetizadora – https://www.ddribeira.com.br/

Compartilhe!

Web Design: