Quer contratar a Ribeira Dedetizadora e Desentupidora?Solicite um orçamento!

12 Remédios caseiros acabar com as tesourinhas ou lacrainhas

Um excelente remédio caseiro para matar tesourinhas é a terra de diatomáceas. Esse é um tipo de inseticida natural feito à base de minúsculas conchas fossilizadas.

Abordaremos a seguir 12 remédios caseiros para acabar com as tesourinhas. Lidar com insetos nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente quando se trata das famosas tesourinhas, também conhecidas como lacrainhas.

Contudo, o que muita gente não sabe é que existem diversos remédios caseiros para se livrar das tesourinhas. Mas caso precise de uma solução química a base de venenos inseticidas para acabar e matar tesourinhas é só entrar em contato com a Ribeira e solicitar um orçamento de dedetização contra as lacrainhas.

Vamos abordar os seguintes remédios caseiros para acabar com as tesourinhas:

  • Sele sua residência;
  • Tire toda a umidade das fundações;
  • Latas com óleo e Luzes apagadas;
  • Retire todos os detritos próximos da sua casa;
  • Tenha predadores de tesoirinhas e lacrainhas naturais
  • A Terra de diatomáceas;
  • Ácido bórico;
  • Água com detergente líquido;
  • Armadilhas;
  • Aspirador de pó;
  • Óleos Essenciais.

É muito comum encontrar esses bichinhos em casas e apartamentos que possuem umidade e/ou jardins. Isso porque eles se alimentam da decomposição de diferentes elementos, mas, principalmente, de folhas.

Então mesmo que você tenha só uma meia dúzia de vasinhos de plantas na sacada, pode estar suscetível a infestações desses bichos.

Esses moradores inconvenientes procuram locais escuros e úmidos para se abrigarem. E apesar deles parecerem inofensivos, podem causar irritações na pele e até mesmo problemas mais graves.

Precisa de um tratamento químico para matar as tesourinhas? Solicite um orçamento de dedetização e elimine de uma vez por todas as lacrainhas.

Para lhe ajudar a se livrar desse tipo de problema separamos algumas dicas nesse post sobre remédios caseiros para acabar com as tesourinhas ou lacrainhas. Confira!

12 Dicas de remédios caseiros para acabar com as tesourinhas

Tesourinhas podem ser um verdadeiro incômodo para as pessoas, mas é possível sim se livrar das tesourinhas com soluções naturais.

Não é verdade algumas matérias publicadas na internet que as tesourinhas entram no ouvido das pessoas enquanto elas dormem, isso é uma informação totalmente falsa e não tem fundamento algum.

As tesoruinhas se alimentam de folhas de plantas e madeiras em decomposição causando danos consideráveis as plantas. As tesourinhas são atraídas por umidade e vegetação e frequentemente são encontradas em frestas, sob troncos, pedras, folhas, etc.

Saiba como eliminar as tesourinhas com remédios caseiros e evite que eles infestem a sua casa e mantenha as tesourinhas longe do seu jardim.

1. Sele a sua residência

Esses insetos podem entrar no seu lar através de qualquer espaço úmido e escuro. Desde vãos em portas até buracos em paredes.

Eles dão preferência para locais com ar parado e escuros, pois é mais fácil de se proliferar. Logo, o ideal é que você sele toda a sua casa ou apartamento.

Uma dica é colocar telas nas janelas. Isso irá impedir a entrada não apenas das tesourinhas como das lacrainhas.

Caso as paredes tenham rachaduras é importante refazer o reboco e tapá-las. O mesmo vale para vazamentos.

2. Tire toda a umidade possível das fundações

Para acabar com as tesourinhas ou lacrainhas você também precisa eliminar a umidade das fundações. Provavelmente esses insetos podem estar entrando na sua residência através delas.

Para isso, um dos remédios caseiros para acabar com as tesourinhas é utilizar material seco redor da sua casa, tais como areia, cascalho e seixos de madeira. Você pode encontrar esses itens em lojas de materiais de construção, jardinagem ou paisagismo.

Caso você tenha jardim ou horta, é importante aplicar esses materiais nesses espaços também. Muitas pessoas deixam fertilizantes e palha expostos. E é justamente tipo de ambiente que atrai esses insetos.

Então, trate de colocar ao menos dois dedos de cascalho, seixo ou areia. Isso evitará que o terreno fique úmido demais, atraindo esses seres inconvenientes.

Outro cuidado para acabar com a umidade nas fundações é verificar a direção das calhas. Elas sempre devem redirecionar a água da chuva para longe da casa.

O ideal é que esse sistema seja diretamente ligado em um dreno. Dessa forma você evita que a água acabe se acumulando e servindo de atrativo para as tesourinhas ou lacrainhas adentrarem seu lar.

3. Latas com óleo e Luzes apagadas

Mais um dos remédios caseiros para acabar com as tesourinhas é usar latas com óleo baixas, como as de sardinha ou comida de gato. Você deve manter elas cheias e colocá-las no centro dos cômodos com infestações.

Em seguida, apague as luzes e aguarde até o dia seguinte. Os insetos serão atraídos diretamente para os recipientes, mas se afogarão no óleo.

Muitas pessoas se perguntam se é possível usar outras substâncias, como água ou produtos de limpeza. Contudo, o óleo é o mais indicado, tendo em vista que ele impede que os insetos saiam do recipiente.

Uma boa alternativa é usar óleos essenciais. Além de atrair os bichinhos eles darão um cheirinho todo especial para os cômodos.

4. Retire todos os detritos próximos da sua casa

Detritos são grandes focos desses insetos. Folhas secas, madeiras empilhadas, restos de materiais de construção. Tudo isso pode atrair esses visitantes inconvenientes.

Por isso, um dos remédios caseiros para acabar com as tesourinhas é fazer uma limpeza completa ao redor da sua casa. Você deve retirar todos os esses dejetos e dar um fim adequado para eles.

Nada de jogar em terrenos baldios! O ideal é chamar a prefeitura para recolher tudo ou contratar uma empresa especializada.

Inclusive, esse tipo de limpeza também ajuda a evitar outras pragas, como ratos, baratas e até mesmo o mosquito da dengue.

Depois de retirar tudo, o ideal é que você jogue uma fina camada de cascalho, areia ou seixo. Assim o local que antes acumulava umidade ficará bem limpinho.

5. Tenha predadores de tesoirinhas e lacrainhas naturais

Um dos remédios caseiros para acabar com as tesourinhas ou lacrainhas mais simples é ter predadores naturais desses insetos em casa. A natureza sabe exatamente como manter tudo sob controle.

Ou seja, ao invés de gastar alto em pesticidas artificiais, basta deixar os bichinhos certos no seu terreno. As centopeias, por exemplo, são inofensivas e predadoras naturais desses insetos.

Então vale à pena deixa-las no seu jardim ou horta. As aves de modo geral também são predadoras naturais desses bichinhos.

Logo, comece a criar ninhos artificiais e instalar alimentadores no seu terreno. Isso tudo ajudará a atrair mais pássaros que serão grandes aliados nesse combate.

O melhor de tudo é que eles também ajudam na própria polinização das plantas. Ou seja, seu jardim ou horta ficará ainda mais belo.

6. A Terra de diatomáceas

Mais um dos remédios caseiros para acabar com as tesourinhas é a terra de diatomáceas. Esse é um tipo de inseticida natural feito à base de minúsculas conchas fossilizadas.

Ele é totalmente seguro e ideal para combater diferentes tipos de insetos. Isso porque ele tira a parte protetora do exoesqueleto do inseto. Com isso o bichinho acaba perdendo água rapidamente e morrendo de desidratação.

O ideal é que você aplique esse pó em locais onde vê as tesourinhas e lacrainhas frequentemente. Espalhar o material em torno da sua casa, por exemplo, é uma excelente alternativa.

Contudo, tenha em mente que essa terra especial só funciona em locais secos. Logo, depois das chuvas você deve reaplicar nos locais.

7. Ácido bórico

O ácido bórico é mais um dos remédios caseiros para acabar com as tesourinhas ou lacrainhas. Ele é um dos preferidos entre quem combate esse tipo de praga, pois, é totalmente inofensivo para seres humanos e animais.

Além disso, ele pode ser facilmente em lojas de jardinagem e materiais de construção.

O ácido bórico atua de forma simples. Quando os insetos ingerem o boro, não conseguem mais excretar. Com isso o metabolismo desses bichinhos é prejudicado e eles morrem rapidamente.

Como ele não é tóxico para seres humanos e animais, ele pode ser usado sem medo na sua casa. Basta espalhar o ácido por todo o perímetro do seu imóvel.

8. Água com detergente líquido

Água com detergente líquido também é um dos remédios caseiros para acabar com as tesourinhas. Apesar de ser uma combinação simples, ela é extremamente eficaz, e o melhor de tudo, super barata.

Os detergentes líquidos têm uma ação parecida com a da terra de diatomáceas. Ou seja, quando entram em contato com o exoesqueleto do inseto, retiram a acamada protetora.

Com isso o bichinho desidrata até morrer. Contudo, no casso da terra de diatomáceas pode levar alguns dias para fazer efeito. Já a água com sabão tem efeito praticamente imediato.

O modo de usar é bem simples. Tudo o que você precisa é colocar água e sabão em um borrifador e misturar bem. Depois, aplique a mistura em locais onde você frequentemente encontra os insetos.

Para potencializar ainda mais esse remédio você pode acrescentar um pouco de vinagre a mistura. Com isso, será ainda mais rápido se livrar desses visitantes inconvenientes.

9. Crie armadilhas

Mais um dos remédios caseiros para acabar com as tesourinhas e lacrainhas são as armadilhas caseiras. Esses insetos tendem a se expor a vista à noite. Ou seja, quando a maioria das pessoas já está dormindo.

Acontece que ninguém merece ter que ficar correndo atrás desses bichos no escuro. Logo, você deve criar armadinhas para pegá-los e depois se livrar deles.

Armadilha 1

Para a armadilha número um você deve fazer um pequeno rolo de papel com cerca de um centímetro de diâmetro. Em seguida, molhe ele na água para deixa-lo bem úmido.

Agora é só colocar o rolo molhado em uma sombra e a armadilha está pronta. Esses insetos tendem a fugir do calor. Logo, eles vão direto para o papel molhada e ficarão presos lá.

Depois é só jogar tudo e está resolvido.

Armadilha 2

Mais um dos remédios caseiros para acabar com as tesourinhas ou lacrainhas é enterrar garrafas de cerveja abertas ao redor da sua casa ou perto das fundações.

O ideal é que você deixe uma fonte de luz por perto durante a noite, enquanto as latas ficam enterradas.

No dia seguinte você verá vários insetos dentro da latinha. Eles não conseguirão sair e assim a infecção chegará ao fim.

10. Armadilha

Misture dentro de um pote de plástico, em medidas iguais, azeite e shoyu (molho de soja). Depois, tampe esse recipiente e faça vários furos na tampa.

Agora enterre ele e mantenha a tampa nivelada ao chão.

Durante a noite os insetos serão atraídos até o local por conta do odor da mistura. Eles irão entrar pelo furo, mas não conseguirão sair.

Isso porque a viscosidade do azeite vai prendê-los, e o sal do shoyu é altamente tóxico para esse tipo de inseto. Depois é só se livrar do recipiente e da mistura.

11. Aspirador de pó

Essa sem sombra de dúvidas é uma das maneiras mais fáceis de se livrar desses insetos. O aspirador de pó conseguirá tirar uma grande quantidade de insetos do gênero da sua casa em questão de minutos.

O ideal é que você use sacos descartáveis no seu eletrodoméstico. Isso porque se você deixar o saco por muito tempo dentro do aspirador corre o risco dos insetos aspirados sumirem.

Além disso, deixar o item por muito tempo no aparelho gerar um grande mal cheiro.

12. Óleos Essenciais

Os óleos essenciais também são excelentes remédios caseiros para acabar com as tesourinhas. Naturais, eles são prejudiciais apenas para os insetos.

Para animais e humanos são totalmente seguros. Inclusive, esses líquidos são amplamente utilizados na agricultura comercial como uma alternativa aos pesticidas químicos.

O óleo de Nim é uma excelente opção. Ele atua diretamente no hormonal dos insetos. Basicamente ele impede que os bichinhos tenham um ciclo de vida normal, evitando que eles se acasalem. Com isso, a proliferação diminuirá gradualmente.

Outra excelente alternativa é o óleo de cedro. Ele desencadeia desidratação osmótica e sufocamento nos insetos.  Além disso, esse óleo atua como emulsificante da gordura corporal do parasita. Com isso ele morre lentamente.

Para utilizar esse método é bem simples. Basta aplicar a solução de óleo de cedro ou nim na sua casa. Você também pode aplicá-las em áreas externas como salões, bancos, espaços gourmet entre outras.

Dicas rápidas de como acabar com as tesourinhas e lacrainhas

Agora que você já conhece os principais remédios caseiros para acabar com as tesourinhas, não deixe de conferir algumas dicas rápidas para melhorar ainda mais os resultados:

  • Lembre-se de selar tudo, até mesmo rachaduras na fundação e no assoalho;
  • Ambientes limpos tendem a atrair menos insetos do gênero. Então faça a manutenção frequente das áreas externas;
  • Sempre que as telas das janelas furarem troque o quanto antes;
  • Evite usar lâmpadas brancas ao ar livre. Opte pelas amarelas que atraem menos insetos;
  • Se você tem uma horta e usa compostos orgânicos, acrescente cascalho ou serragem para tirar toda a umidade deles. Assim a terra receberá os nutrientes necessários, mas sem atrair esse tipo de inseto;
  • Adicione lascas de madeira de cedro nas suas floreiras e plantas.

Com essas dicas simples você terá mais chances de se livrar desses convidados nada convenientes.

Conclusão

Os remédios caseiros para acabar com as tesourinhas ou lacrainhas podem ser uma boa opção. Contudo, nem sempre apenas esses métodos podem ser eficazes.

Nesse tipo de situação o melhor que você tem a fazer é chamar uma empresa dedetizadora. Ela irá avaliar com cuidado o grau da sua infestação e indicar os melhores métodos.

Tenha em mente que apesar de pequenos esses bichinhos podem te prejudicar, e muito. Além disso eles também podem fazer mal para animais.

Então, não deixe de usar os remédios caseiros para acabar com as tesourinhas ou lacrainhas e em casos mais sérios contratar uma desinsetização especializada. Assim você terá mais tranquilidades dentro de casa se vendo livre desses insetos.

É permitida a reprodução parcial ou total deste conteúdo em outros sites e/ou blogs desde que mencionada a fonte – Fonte: Ribeira Dedetizadora – https://www.ddribeira.com.br/

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Web Design: