Quer contratar a Ribeira Dedetizadora e Desentupidora?Solicite um orçamento!

25 Remédios Caseiros para Picada de Aranha

Todo brasileiro precisa conhecer remédios caseiros para picada de aranha. Por conta do clima do país, é muito comum encontrar esse tipo de inseto nas casas brasileiras. E saber quais soluções naturais podem ser usadas para tratar mordida de aranha é fundamental.

Os melhores remédios caseiros para tratar picada de aranha são: Alho, Mel, Cúrcuma, Cebola, Cataplasma de repolho, Mamão, Folha de bananeira, Manjericão, Hamamélis, Argila, Carvão ativado, dentre outros mais.

Saiba mais sobre a lista de remédios caseiros para tratamento da mordida de aranha que a Ribeira Dedetização irá apresentar.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não são todas as aranhas que são extremamente venenosas. Na verdade, no Brasil as espécies mais perigosas são a Viúva Negra e a Aranha marrom.

Veja também:

Aprenda a evitar picada de aranhas

Remédios caseiros para acabar com aranhas

Coisas assustadoras que as aranhas são capazes de fazer

Contudo, independentemente da quantidade de veneno, uma picada de um aracnídeo pode causar dor extrema.

Sintomas de Picadas de Aranha

A maioria das aranhas nunca mordem intencionalmente e só o fazem se sentirem ameaçadas, perturbadas ou pressionadas contra a pele das pessoas por acidente.

A gravidade da mordida é em parte devido ao sistema imunológico e à idade do indivíduo, sendo os mais jovens e idosos mais suscetíveis do que outras pessoas adultas.

Os sintomas da picada da aranha variam desde uma leve vermelhidão e irritação até dor intensa, inflamação e, em alguns casos, hospitalização.

Os sintomas das picadas de aranhas dependem das espécies de aranhas. Picadas de aranhas não-venenosas podem causar irritação leve e as picadas das mais venenosas podem causar efeitos severos.

Entre os sintomas mais comuns da picada desse inseto, as aranhas, estão:

  • Inchaço;
  • Coceira;
  • Vermelhidão;
  • Inflamação;
  • Febre;
  • Dores de cabeça;
  • Vomito;
  • Náuseas;
  • Espasmos musculares.

O ideal é que, caso você identifique esses sintomas, procure um hospital rapidamente. Mas, você também pode usar alguns remédios caseiros para picada de aranha para aliviar os desconfortos até conseguir se consultar com um médico.

E nesse post mostraremos alguns dos melhores. Confira!

Remédios caseiros para picada de aranha: Conheça os 25 melhores

Tratar picadas de aranhas o quanto antes ajuda o processo de cura e cicatrização, eles podem efetivamente serem tratados em casa com remédios naturais. Alguns dos melhores remédios caseiros para picada de aranha incluem:

1. Cubos de Gel para Tratar Alergia da Picada de Aranha

Esse é um dos métodos mais usados para ajudar a diminuir os sintomas. Colocar cubos de gelo no local da picada ajudam a diminuir as dores, coceiras e inchaços.

O ideal é que você coloque eles em uma bolsa de gelo, ou enrole um pano entorno deles. Deixe eles sobre a região por cerca de 10 minutos para diminuir os desconfortos.

2. Alho para Desinflamar a Mordida de Aranha

O alho é mais um dos remédios caseiros para picada de aranha. Muita gente utiliza esse alimento na cozinha, mas, não sabem que ele também é muito eficaz no tratamento de várias picadas, incluindo de aranha.

Isso porque, ele é um poderoso antibiótico e anti-inflamatório. Além de estimular a eliminação das toxinas da picada, ele também ajuda a reduzir a coceira.

Tudo o que você precisa fazer é descascar o alho e amassa-lo. Depois, coloque o alimento diretamente na região picada e deixe ali por cerca de 30 minutos. Em seguida, lave com água corrente.

O ideal é aplicar o alho ao menos duas vezes por dia, para ajudar a diminuir os sintomas da picada.

3. Mel: Reduz a Inflamação da Picada de Aranha

O mel é considerado um verdadeiro super alimento. Além de ser rico em vitaminas e ajudar a fortalecer o sistema imunológico, ele também é um dos remédios caseiros para picada de aranha.

Por ser rico em substâncias bactericidas, ele ajuda a reduzir as inflamações causadas pelo inseto, bem como estimula uma cicatrização mais rápida. Ele pode ser usado para o tratamento de vários tipos de picadas.

Tudo o que você precisa fazer é aplicar um pouco de mel na região e depois fazer um curativo. Deixe agir por algum tempo, e retire 30 minutos antes de se levar.

4. Cúrcuma: Um dos Melhores Remédios Naturais para Mordida de Aranha

A cúrcuma, também conhecida como açafrão da terra ou gengibre amarelo, também é um dos remédios caseiros para picada de aranha. Rica em propriedades antibacterianas e antimicrobianas, ela age diminuído o inchaço, as dores e a inflamação.

Além disso, ela também pode reduzir o risco de infecção por conta das toxinas liberadas pelo inseto.  Para usar esse ingrediente você deve misturá-lo com um pouco de azeite de oliva até fazer uma pasta bem homogênea.

Aplique na região que foi picada e cubra com um curativo. Depois, é só retirar cerca de 60 minutos antes de se lavar.

5. Cebola

A cebola também é um dos alimentos básicos da culinária brasileira. Mas, ele também pode ser usado como um dos remédios caseiros para picada de aranha.

Isso porque, esse item é rico em quercetina. Essa é uma substância que além de agir como anti-inflamatório, também é antioxidante.

Com isso, além de reduzir os riscos de infecção, você também consegue aliviar as dores e coceiras causadas pela picada.

Para usar a cebola como remédio, basta descasca-la, depois moer até obter um suco. Aplique essa substância diretamente na região afetada.

Cubra uma gaze e deixe agir por algumas horas. Depois é só lavar o local com água corrente.

6. Sal Marinho um Ótimo Remédio Caseiro para Picada de Aranha

Pode parecer loucura aplicar sal em uma ferida. Mas quando assunto é picada de aranha, essa atitude ajuda a reduzir uma série de sintomas.

Você irá diminuir não só o inchaço, como a coceira e a dor.

Tudo o que você precisa fazer é milhar a área picada e depois aplicar um pouco de sal marinho. Cubra com uma gaze e deixe agir por 60 minutos. Lave e em seguida repita o processo.

7. Tratando Picada de Aranha com Aloe Vera

Sem sombra de dúvidas essa é uma das plantas medicinais mais famosas em todo o mundo. Aloe vera, também conhecida como babosa, tem uma série de propriedades benéficas.

Além de ser antisséptica, ela também é hidratante. Por conta disso, ela reduz o inchaço e a coceira da picada. Ela também tem uma poderosa ação cicatrizante.

O modo de usar essa planta é bem simples. Basta cortar alguns ramos de babosa e extrair o gel dentro deles. Aplique esse gel diretamente na área afetada e depois cubra com uma gaze.

Você pode repetir esse processo até sentir o alívio completo dos sintomas.

8. Limão

Além de ser um excelente tempero para salada, o limão também é um dos remédios caseiros para picada de aranha. Como ele tem uma ação de refrigeração e refrescância, ele ajuda a reduzir o inchaço, a vermelhidão e a coceira.

Tudo o que você precisa fazer é cortar o limão no meio, e passar a parte de dentro de uma das metades bem em cima da região afetada. Deixe agir por alguns minutos e depois lave vem.

É muito importante não deixar qualquer resquício do suco dessa fruta na pele. Isso porque essa substância pode manchar com facilidade a sua pele.

9. Cataplasma de Batata: Remédio para Combater Inflamação Picada de Carrapato

Cataplasma é uma espécie de pomada natural feita a base de diferentes plantas, tubérculos ou verduras. O cataplasma de batata também é considerado um dos melhores remédios caseiros para picada de aranha.  Isso porque, além de ajudar a reduzir a coceira, também combate a inflamação.

Tudo o que você precisa fazer é ralar uma batata e depois amassa-la, até criar uma espécie de pasta. Coloque essa pomada natural em uma atadura e depois enrole no local afetado.

10. Repolho

Rico em antioxidantes e anti-inflamatórios, o repleto também é um dos remédios caseiros para picada de aranha. Além de auxiliar na eliminação de toxinas, ele também reduz o inchaço.

Basta ralar um pouco de repolho e aplicar no local afetado com auxílio de uma atadura.

11. Mamão

Poderoso remédio para combater a dor e a inflamação desse tipo de picada.

Tudo o que você precisa fazer é cortar e amassar a fruta criando uma pasta. Aplique na área da mordida.

12. Vinagre de Maçã

Normalmente usado em saladas, o vinagre de maçã também é um dos remédios caseiros para picada de aranha.

Misture uma colher de chá desse produto em 200ml de água. Em seguida, molhe um pouco de algodão na mistura e aplique na área afetada.

13. Folhas de Bananeira: Remédio Natural para Picada de Aranha

Folhas de bananeira tem ação anti-inflamatórias e antibacteriana. Por conta disso, também são um dos remédios caseiros para picada de aranha.

Tudo o que você precisa fazer é pegar algumas folhas, lavar e secar bem. Em seguida, esfregue umas nas outras e coloque em um copo d’água.

Coloque elas sobre a ferida e depois enrole uma atadura no local. Você também pode macerar e aplicar diretamente na região.

14. Manjericão

O manjericão é um tempero amplamente utilizado na culinária. Além disso, ele também é um dos remédios caseiros para picada de aranha.

Além de prevenir infecções, ele também ajuda a reduzir a coceira e dor. Para usar esse método, basta esmagar algumas folhas e colocar sobre o local.

15. Hamamélis

A Hamamélis é uma planta muito consumida na América do Norte. Com propriedades calmantes, ela consegue diminuir inflamações geradas por picadas de inseto.

Tudo o que você precisa fazer é aplicar as folhas de Hamamélis no local e depois cobrir com gaze.

16. Óleo Essencial de Hortelã-Pimenta

O óleo essencial de hortelã pimenta também é um dos remédios caseiros para picada de aranha. Ele alivia a irritação e coceira.

Basta aplicar um pouco desse óleo diretamente na área afetada e depois cobrir com gaze para que o remédio caseiro comece a fazer efeito sobre a picada de aranha.

17. Óleo Essencial de Lavanda

Outro óleo essencial muito eficaz para esse tipo de picada é o de lavanda. Isso porque ele é rico em substâncias calmantes que aliviam as dores e coceiras.

Molhe um algodão com essa substância e aplique diretamente na região afetada.

18. Óleo Essencial de Eucalipto

Rico em propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias do óleo de eucalipto também é um dos remédios caseiros para picada de aranha.

Dilua um pouco dele na água e depois aplique com uma gaze diretamente na região afetada.

20. Argila: Remédio Natural para Mordida de Aranha

A argila é um poderoso tratamento natural para vários distúrbios. Ela não só ajuda a eliminar toxinas, como tem propriedades antibacterianas e antimicrobianas. Isso sem contar que ela estimula a cicatrização.

Tudo o que você precisa fazer é criar uma pasta usando argila e água morna. Cubra o local da picada com essa mistura e depois enrole gaze nela. Espere secar e depois lave bem.

21. Tratar Picada de Aranha com Carvão Ativado

Ajuda a neutralizar a grande maioria das toxinas e é amplamente utilizado em casos de empenamento.

Amasse um pouco de carvão e misture com um pouco de água até criar uma pasta. Aplique ela diretamente na região afetada e deixe agir por alguns minutos. Lave logo em seguida.

22. Bicarbonato de Sódio

Muita gente não sabe, mas esse produto ajuda a eliminar o veneno do inseto e ainda combate a coceira e a dor causada pela picada da aranha.

Tudo o que você precisa fazer é misturar o produto com um pouco de água até criar uma pasta. Passe ela na região afetada e deixe por 10 minutos. Lave em seguida.

23. Saquinhos de Chá

Chás em geral ajudam a aliviar a dor. Ricos em anti-inflamatórios, eles também podem combater o inchaço e a coceira.

O modo de usar esse método é bem simples. Faça um chá normalmente e guarde o saquinho.

Assim que ele esfriar, aplique diretamente na região da picada e depois cubra com gaze. Deixe agir por alguns minutos e lave com água corrente em seguida. Chás de camomila, lavanda e capim cidreira são os mais eficazes.

24. Peróxido de Hidrogênio para Aliviar a Picada de Aranha

O peróxido de hidrogênio, também conhecido como água oxigenada, alivia a coceira e o inchaço.

Para usar esse método, basta molhar uma bola de algodão com a substância e aplicar no local da picada. Deixe agir por alguns minutos e depois lave a região.

25. Lixívia de Cloro para Mordida de Aranha

Esse é um tipo de alvejante de cloro que ajuda a prevenir infecções. Você só precisa misturar um pouco dele com bicarbonato de sódio e depois aplicar na região afetada.

Mas, atenção, se tiver alguma ferida exposta esse método não deve ser utilizado.

É muito importante que você tenha em mente que esses remédios caseiros para picada de aranha não são substitutos dos medicamentos e tratamentos tradicionais para esse tipo de ocorrência. Eles só devem ser usados para amenizar os sintomas até que você possa procurar um médico!

É permitida a reprodução parcial ou total deste conteúdo em outros sites e/ou blogs desde que mencionada a fonte – Fonte: Ribeira Dedetizadora – https://www.ddribeira.com.br/

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Web Design: