Quer contratar a Ribeira Dedetizadora e Desentupidora?Solicite um orçamento!

15 Remédios Caseiros para se Livrar da Sarna

Os melhores remédios caseiros para sarna são: Bicarbonato, Sal grosso, Enxofre, Pimenta caiena, Óleo de cravo, Água Oxigenada e boro, Aloe vera, Vinagre de maçã entre outros.

Aprenda sobre os remédios caseiros que podem ajudar a tratar sarna humana, de cachorro e em gatos. Os tratamentos tradicionais dependendo do organismo da pessoa podem causar sérios efeitos colaterais.

A Sarna é um problema que pode afetar tanto cachorros e gatos, como aves e até mesmo seres humanos. Mas, você sabia que existem alguns remédios caseiros para se livrar da sarna?

O problema da sarna é que, por conta da coceira excessiva, ela pode desencadear casos graves de feridas. Sem contar que acaba estressando os animais. Geralmente, essa doença começa a se manifestar nos ouvidos, face, cotovelo e pernas.

E se você está passando por esse tipo de problema, seja com seu pet ou então com você mesmo, continue lendo esse post e confira alguns dos melhores remédios caseiros para se livrar da sarna.

O Que é Sarna?

A erupção da sarna é uma condição da pele causada por pequenos ácaros chamados Sarcoptes scabiei. Os ácaros penetram em sua pele e causam coceira e desconforto. Eles podem causar erupções cutâneas, vermelhidão e bolhas na pele.

A sarna não desaparece sem tratamento e é altamente contagiosa. O ácaro da sarna fêmea enterra-se sob a pele e põe ovos. Os ovos eclodem alguns dias depois e se movem para a superfície da pele e reiniciam o ciclo.

Muitos tratamentos tradicionais para a sarna podem causar sérios efeitos colaterais. Algumas pessoas não respondem a esses tratamentos e podem desenvolver uma resistência. Portanto, você pode querer usar remédios caseiros naturais para tratar sua sarna.

Se estiver grávida, amamentando ou tiver algum problema de saúde, consulte seu médico antes de usar qualquer um dos remédios naturais.

Quais São os Melhores Remédios Caseiros para Sarna?

Quais são os remédios naturais da sarna? A sarna, causada por ácaros parasitas, causa manchas de coceira na pele de um cão e pessoas. As crostas podem se formar a partir do arranhão.

Sarna é extremamente desconfortável e potencialmente contagioso para outros animais em sua casa, bem como, ocasionalmente, para os seres humanos por meio de coceiras.

Seu cão pode perder pelo, desenvolver feridas sensíveis e sentir dor intensa, causando ansiedade e inquietação. Seu veterinário pode aconselhar medicamentos para sarna e maneiras de manter seus outros animais longe de seu cão doente até que estejam seguros para ficarem juntos novamente.

1. Pimenta Caiena

Pimenta caiena pode ser usada para aliviar a dor e coceira da sarna. Algumas pessoas acreditam que também pode matar o acaro da sarna.

Esse poderoso medicamento natural deixa os neurônios da pele sensíveis quando aplicada. Um estudo de 2010 Trested Source descobriram que o creme de capsaicina da caiena foi eficaz na redução da dor crônica dos tecidos quando as pessoas usaram por 03 semanas.

2. Óleo de Cravo

Óleo de cravo tem propriedades antimicrobianas, anestésicas e antioxidantes que contribuem para seus poderes de cura. É também um inseticida eficaz.

Um estudo publicado em 2010 Trusted Source mostrou que o óleo de cravo foi eficaz em matar escabiose. Os testes laboratoriais usaram sarna de porcos e coelhos. O óleo de noz-moscada foi um pouco eficaz e o óleo de ylang-ylang foi o menos eficaz.

Os seguintes óleos essenciais são recomendados para tratar a sarna:

  • Lavanda
  • Tomilho
  • Hortelã
  • Ylang-ylang
  • Semente de anis
  • Dente de alho
  • Erva-cidreira
  • Laranja
  • Noz-moscada

3. Água Oxigenada e Bórax

Um dos remédios caseiros para se livrar da sarna é uma misturinha simples de peróxido de hidrogênio a 1% (também conhecida como água oxigenada) e bórax em pó. Isso ajudará a eliminar a sarna rapidamente, mas é necessário tomar cuidado!

O cão não deve ingerir de qualquer forma a mistura. Além disso, nunca confunda bórax com pó bórico.

Agora, lave o cachorro afetado com isso uma vez por semana. Deixe secar por conta própria. Faça isso regularmente por duas semanas. Verifique se o seu cão não ingerir bórax.

4. Enxofre

Como um dos mais antigos tratamentos da escabiose, o enxofre tem sido um remédio natural usado para matar a sarna, por centenas de anos. Por alguma razão ou outra, os ácaros da sarna não gostam de enxofre e não sobrevivem por muito tempo quando expostos a ele.

Opte pelos sabonetes que é 10% a base de enxofre, podem ser comprados em lojas pet no valor a partir de R$ 10,00.

5. Sal Grosso para Sarna

Você pode fazer um spray salgado em alguns minutos, adicionando uma colher de sopa de sal a um borrifador e adicionando água morna, e então borrife-a na sua erupção.

Na verdade, existe um produto como este, já no mercado americano, chamado licefreee. É vendido como um spray para matar piolhos, que na verdade são parasitas muito semelhantes à sarna de várias maneiras.

Eles alegam que o produto é capaz de matar os ovos dos piolhos da mesma forma que mata os ácaros. Segundo o fabricante os ingredientes são 1% de sal e 99% de água, simples, não é? Então faça seu remédio em casa.

6. Bicarbonato para Sarna Humana

Como fazer a pasta com bicarbonato para tratar a sarna:

  1. Uma colher de sopa de bicarbonato de sódio.
  2. Adicione algumas gotas de água até obter uma pasta espessa.
  3. Esfregue a pasta em toda erupção da sarna e deixe descansar por 15 a 30 minutos.
  4. Repita isso duas vezes ao dia até os sinais da sarna desaparecer.

Esfregar uma pasta de bicarbonato de sódio em sua pele ajudará a reduzir a coceira e a erupção causadas pela sarna. O bicarbonato tem um pH alcalino de 9, que é alto o suficiente para matar os ácaros, mas não alto o suficiente para machucar sua pele.

Eu ouvi pessoas dizerem que colocar bicarbonato de sódio diretamente na sua pele vai atrapalhar a barreira ácida natural que sua pele usa para afastar microrganismos ruins.

Isto é realmente verdade, mas é apenas um espaço curto de tempo. Uma vez que a infestação da sarna é morta, sua pele retornará naturalmente ao PH normal de 5.5. Você pode até mesmo ajudar este processo, esfregando um pouco de vinagre em sua pele, que irá restaurar suas peles PH mais rapidamente.

Depois de ouvir isso, você pode apenas querer usar vinagre em vez de bicarbonato de sódio em primeiro lugar. No entanto, enquanto o vinagre é melhor para a sua pele, o bicarbonato de sódio é a maneira mais rápida de matar a sarna, porque altera o nível de PH muito mais do que o vinagre.

7. Mel

Mais uma das alternativas de remédios caseiros para se livrar da sarna é mel. Além de ser totalmente natural, ele ainda tem a vantagem que pode ser consumido pelo cão, sem gerar qualquer reação adversa.

Tudo o que você precisa fazer é aplicar um pouco de mel nele, deixar agir por algumas horas e depois lavar o animal.

O ideal é usar esse método quando o pet não tiver contato com o exterior. Isso porque o mel pode atrair formigas, moscas e outros insetos.

8. Iogurte

O iogurte também é um dos remédios caseiros para se livrar da sarna. Mas não aqueles com sabor do mercado, mas os naturais.

Tudo o que você precisa fazer é aplicar um pouco do alimento sobre as crostas de sarna. Ele vai amolecer elas, e aliviar as coceiras.

Deixe agir por algumas horas e depois lave o local onde o alimento foi aplicado.

9. Óleo de Cozinha

O óleo de cozinha também é um grande aliado no combate da sarna. O ideal é que você pegue uma esponja e mergulhe ela em uma tigela. Depois, esfregue ela no local afetado.

O óleo de cozinha irá a ajudar a diminuir a irritação e coceira no local. Além disso, ele também interrompe o fornecimento de ar, fazendo que os insetos que provocam esse distúrbio, morram.

E não esqueça de lavar o pet depois de algumas horas após a aplicação.

10. Vinagre De Maçã

O vinagre de maçã também é considerado um dos melhores remédios caseiros para se livrar da sarna. Na verdade, ele possui uma série de propriedades curativas que ajudam a combater os ácaros, que são responsáveis pela sarna.

Tudo o que você precisa fazer é diluir uma colher de sopa do vinagre na refeição do pet. Isso irá ajudar a combater a vermelhidão e coceira, além de acelerar o processo de cura.

11. Água com Sabão

Sem sombra de dúvidas essa dupla também é uma excelente alternativa para combater a sarna. Tudo o que você precisa fazer é lavar o animal usando um sabão neutro.

Como o sabão tem uma natureza alcalina, ele ajudará a matar os ácaros, bem como evitar a proliferação. O ideal é usar água morna e dissolver um pouco de sabão neutro nesse líquido quente para potencializar seu efeito.

12. Limão

Você provavelmente já deve ter usado limão em alguma receita, mas sabia que ele é um dos melhores remédios caseiros para se livrar da sarna?

Isso porque, a acidez da fruta ajuda a matar os ácaros responsáveis pela sarna. Além disso, ele também ajuda a diminuir a coceira, vermelhidão e ainda dá mais brilho para o pelo do animal.

O que você precisa fazer é ferver oito fatias em um litro de água. Depois, deixe curtir por uma noite.

Na manha seguinte, use essa água para dar banho no animal. É importante, em seguida, usar água corrente para retirar toda a solução.

Assim como acontece com os humanos, o limão pode causar queimaduras quando exposto ao sol.

13. Alho

Além de ser um tempero excelente para comidas salgadas, o alho também é um dos remédios caseiros para se livrar da sarna. Isso porque, ele ajuda a inibir a ação dos ácaros. Ou seja, é um excelente antiparasitário.

Para usar esse método, é necessário triturar duas cabeças de alho, e misturar com um limão inteiro picado, e mais seis cascas de limão.

Ferva tudo isso em quatro litros de água e espere essa solução esfriar. Em seguida, aplique no animal com sarna e deixe agir por alguns minutos. Enxague o peto logo em seguida.

Repita isso algumas vezes e veja como os resultados irão aparecer durante a semana.

14. Óleo de Peixe

Muitas vezes a sarna aparece porque a pele do animal não está saudável. Por conta disso, um dos remédios caseiros para se livrar da sarna é o óleo de peixe.

Esse produto ajuda a fortalecer várias funções do corpo do pet, mas, principalmente, melhora a saúde da pele. Você pode acrescentar um pouco desse produto a cada refeição do animal, ou usar óleo em cápsulas.

Inclua óleo de peixe na dieta do animal de estimação para melhorar suas condições de pele. Você também pode usar cápsulas de óleo de peixe, uma vez que combate ácaros da sarna.

15. Aloe Vera

É claro que a aloe vera, também conhecida como babosa, também não poderia ficar de fora da lista de remédios caseiros para se livrar da sarna. Essa planta tem uma série de propriedades curativas e benéficas para a pele.

Tudo o que você precisa fazer é aplicar o gel de aloe e vera algumas vezes por dia, na região afetada. Você verá como em pouco tempo os resultados vão aparecer.

Tenha em mente que esses remédios caseiros para se livrar da sarna são voltados para o alívio dos sintomas. O ideal, sempre, é levar o seu animal até o veterinário. Dependendo do caso, tratamentos mais complexos podem ser necessários.

Eficácia de remédios naturais de sarna em cães

A dedicação ao tratamento é essencial no tratamento da sarna. Pode levar até quatro semanas para que a sarna desapareça completamente e a pele dolorida e dolorida se cure completamente.

Pode levar ainda mais tempo para a pele crescer novamente. Se tratados diariamente por um mês inteiro, esses tratamentos mostram uma alta taxa de eficácia. Alguns cães são suscetíveis à sarna com base na genética.

Estes cães podem ser tratados como uma medida preventiva com boa higiene e banhos regulares. Para obter o efeito completo de um remédio natural, lembre-se de tratar diariamente os pontos de pele, ouvidos e nariz, além de tomar banho pelo menos toda semana, se não a cada poucos dias.

Prevenção Natural: Remédios em Cães

Manter seu cão limpo e saudável é fundamental para evitar a sarna. Higiene para a pele e pelagem do seu cão são essenciais para a saúde geral do seu cão.

Você precisará manter a cama do seu cão limpa também. Se você souber de outros cães ou animais de estimação que têm sarna, mantenha seu cão longe deles.

Escovar o seu cão diariamente e uma dieta saudável pode ajudar a manter seu cão sarna livre. Se o seu cão estiver do lado de fora com frequência ou em volta de outros cães em parques e locais, certifique-se de dar um tempo com banhos e lavar roupa.

Preste muita atenção ao pêlo e à pele do seu cão para que você possa perceber se algo está errado.

É permitida a reprodução parcial ou total deste conteúdo em outros sites e/ou blogs desde que mencionada a fonte – Fonte: Ribeira Dedetizadora – https://www.ddribeira.com.br/

Compartilhe!

Web Design: