Quer contratar a Ribeira Dedetizadora e Desentupidora?Solicite um orçamento!

Higienização evita entrada de pragas

Higienização do ambiente evita a presença de insetos

Higienização do ambiente evita a presença de insetos

De uma forma geral, podemos considerar a higienização como sendo um conjunto de práticas que visam primordialmente a conservação da saúde e do bem-estar. Como medidas secundárias temos o controle preventivo das pragas urbanas e domésticas e a já conhecida dedetização contra os insetos.

A higiene hospitalar, por exemplo, é diferente da higiene domiciliar. Em um hospital o ambiente fica em contato direto com vários tipos de patógenos, oriundos das doenças dos pacientes e do meio externo.

Mas a função do hospital é justamente abrigar seus pacientes e proporcionar a cura das doenças. E para que esta cura seja realizada rápida e eficientemente e, além disso, se evite a disseminação para outros pacientes, funcionários e visitantes, a higienização deve ser a mais adequada possível.

Portanto, no caso de um hospital, existe um manual do Ministério da Saúde contendo as normas técnicas para o processamento de artigos e superfícies em estabelecimentos de Saúde.

Vede todas as frestas para evitar que as pragas entrem em sua residência

Vede todas as frestas para evitar que as pragas entrem em sua residência

No caso de estabelecimentos de comércio alimentícios e no lar, devemos dar a mesma importância à higienização. É claro que com outros métodos e níveis de necessidade, mas não menos importante. Costumamos dizer que não adianta nada realizar a técnica de desinsetização em uma empresa ou em uma residência (sempre escolha dedetizadoras especializadas e legalizadas pelos órgãos competentes), se os funcionários ou moradores não fizerem a sua parte, mantendo o local sempre limpo e organizado. É importante está ciente que o controle mecânico de pragas urbanas não faz milagre se o ambiente estiver totalmente desorganizado e sujo, o próprio controle de pragas não vai dar bons resultados, afinal é deste tipo de ambiente que os insetos e pragas urbanas gostam.

A higienização é um hábito necessário a todos nós e não só indicado a materiais de uso próprio e ambientes. A higiene bucal e corporal é essencial a qualquer pessoa.

Quando tratamos de locais que preparam e servem alimentos ao público precisamos do máximo cuidado. Germes patógenos (nocivos à saúde humana) têm diversas formas de penetração no organismo, mas a grande maioria deles usa a via oral, ou seja, os alimentos contaminados.

Mãos limpas, água e alimentos livres de contaminação são os mais aconselhados. Em um estabelecimento deste ou no lar devemos ter a responsabilidade de proporcionar alimento e ambiente sadios às pessoas.

 

Algumas condutas básicas, para mantermos a higiene de nossa casa e de um estabelecimento comercial

  • Colocar rodinho nas portas evita a entrada de ratos e insetos

    Colocar rodinho nas portas evita a entrada de ratos e insetos

    Conservação e preparo corretos dos diversos gêneros alimentícios;

  • Limpeza e armazenamento correto de utensílios (talheres, pratos, panelas, etc.);
  • Limpeza diária do chão e das mesas;
  • Limpeza das mãos e das roupas de quem manipula os alimentos;
  • Utilização correta de desinfetantes;
  • Evitar a entrada de pragas urbanas externas. No caso de nossa residência ou de um restaurante, por exemplo, que recebe caixas de frutas e verduras de produtores ou centrais de abastecimento (CEASA), evitar que estas caixas adentrem o estabelecimento, pois elas geralmente estão infestadas de insetos e pragas urbanas ou, muitas vezes, trazem ratos na palha que protege o mamão, a manga ou involucro das maçãs;
  • Evitar acúmulo de poeira em carpete, tapetes ou frestas de tacos de assoalhos, na qual se abrigam pulgas, ácaros e bactérias.
  • Evitar acúmulo de matéria orgânica (gorduras, sobras de alimento, estocar o lixo em local apropriado, retirar a comida dos cães e gatos à noite, pois isso atrai ratos, etc.) que é um excelente meio de cultura para microrganismos e também fonte de alimentos para baratas e formigas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Web Design: