Quer contratar a Ribeira Dedetizadora e Desentupidora?Solicite um orçamento!

19 Remédios Caseiros para Matar Piolhos

Quer conhecer alguns remédios caseiros para piolhos? Então você está no lugar certo!

Um excelente remédio natural para piolhos é o Óleo de Malaleuca, pois além de repelir, também mata os piolhos adultos e os ovos (lêndeas). O modo de usar esse remédio é bem simples, basta aplicar o óleo no couro cabeludo antes de dormir.

Esses parasitas são o terror de qualquer mãe ou pai. Apesar de serem mais comuns durante a infância, piolhos podem facilmente se proliferar em adultos.

Esses insetos se proliferam no couro cabeludo e em regiões com pelos. E ele se alimenta basicamente de sangue. Apesar de ser comumente encontrado nos cabelos, esse parasita também pode ser encontrados em barbas, bigodes e até mesmo sobrancelhas.

E nesse post, vamos dar algumas dicas de soluções caseiras que você pode utilizar para eliminar de vez esse parasita. A Ribeira Dedetização preparou uma lista de soluções naturais para acabar com piolhos. Confira!

Por Que os Piolhos se Espalham tão Rápido em Crianças?

Os piolhos são mais comuns durante a infância, por conta do modo como eles se desenvolvem. Eles tendem infestar seu hospedeiro e depois procurar um novo para aumentar a colônia.

E quanto maior o contato com diferentes pessoas, mais fácil é para eles se proliferarem. Por conta da fase escolar, e até mesmo do contato com várias outras pessoas, esses parasitas tendem a ser comuns em crianças.

Eles também podem aparecer com mais frequência e facilidade em locais superlotados. Uma casa com um número grande de membros da mesma família, pode ser um alvo desses insetos.

E eles conseguem se espalhar com agilidade através da troca de acessórios como escovas de cabelo, roupas, chapéus e prendedores de cabelo. Além disso, até mesmo só estar próximo de alguém infectado já é o suficiente.

Ao contrário do que muita gente pensa, piolhos não voam. Contudo, sua habilidade de salto é excelente.

Logo, eles conseguem saltar com facilidade do hospedeiro atual para um novo.

Quais os Principais Sintomas de uma Infestação de Piolhos?

Os piolhos em si não são transmissores de doenças. Contudo, as infestações acabam gerando sintomas que são prejudiciais.

Esses parasitas acabam gerando uma coceira intensa do couro cabeludo. E dependendo da força e frequência em que o hospedeiro se coça, pode acabar machucando o couro cabeludo e até mesmo tendo infecções e inflamações por conta dos machucados que abrem margem para microrganismos agirem.

Além disso, os piolhos também podem gerar pequenos inchaços vermelhos no couro cabeludo, ombros e pescoço.

Como Identificar Piolhos?

Os piolhos são bem pequenos, mas podem ser vistos a olho nu. Eles não têm mais que meio centímetro de tamanho e são pretos ou marrons.

Já as lêndeas e ovos são ainda menores. Contudo, por serem brancos, acabam sendo mais fáceis de identificar. Mas cuidado para não confundir eles com caspas.

O aspecto pode ser bem parecido, a diferença é que você pressionar as lêndeas ou ovos com as unhas, escutará um pequeno “creck” que é delas sendo quebradas. Já a capas se assemelha mais a uma farinha oleosa.

19 Dicas de Remédios Caseiros para Piolhos

Agora que você já sabe mais como esses parasitas se proliferam, bem como se desenvolvem ao longo da vida, confira abaixo algumas dicas de remédios caseiros para piolhos.

1. Remédio para Eliminar Piolho com Óleo de Malaleuca

O óleo de Malaleuca é um inseticida natural excelente para combater esses parasitas. Além de repelir, ele também consegue matar tanto os piolhos adultos como os ovos.

Para usar essa alternativa, basta aplicar um pouco do óleo no couro cabeludo antes de dormir. No dia seguinte basta pentear os cabelos e remover os piolhos, lêndeas e ovos mortos.

Coloque uma toalha em cima do travesseiro, para evitar que eles acabem caindo na fronha.

2. Remédio Caseiro para Acabar com Piolho com Sal

O sal também é considerado um remédio caseiro para combater piolhos. Ele desidrata o corpo dos parasitas fazendo que eles morram rapidamente. Para usar esse método é só misturar ¼ de sol para partes iguais de vinagre.

Coloque a mistura em um borrifador e depois aplica nos cabelos. Em seguida, coloque uma touca de banho e deixe agindo por duras horas.

Depois é só lavar os cabelos normalmente com shampoo e condicionar, e use um pente fino para retirar os piolhos mortos.

3. Remédio Caseiro para Matar Piolho com Alho

Outra excelente alternativa para matar esses parasitas é usar alho. O cheio forte do alimento consegue sufocar os insetos naturalmente.

Mas claro que por conta do cheiro forte, o ideal é usar esse método quando não for sair de casa.

Triture 10 alhos até que eles virem uma pasta. Depois aplique no couro cabeludo e deixe agindo por 30 minutos. Em seguida é só lavar com água quente para eliminar os insetos mortos.

4. Remédio Caseiro para Piolho com Bicarbonato de sódio

O Bicarbonato de sódio também é um dos remédios caseiros para piolhos. A substância age diretamente no sistema respiratório de piolhos, fazendo que eles morram lentamente.

Basta misturar uma parte de bicarbonato de sódio em três partes de condicionador. Depois, aplique toda a mistura na cabeça e comece a passar o pente fino.

O ideal é limpar o pente a cada passada, para retirar os piolhos.

5. Vaselina para Combater Piolho

A vaselina é um excelente remédio para combater piolhos, além de ser fácil de achar e barata. Basicamente, ela mata os piolhos por asfixia.

Você só precisa aplicar a substância no couro cabeludo e nos fios antes de dormir. No dia seguinte, passe um pouco de óleo de bebê nos cabelos e então passe o pente fino.

Você irá remover os piolhos e o excesso de vaselina. Depois lave bem os cabelos para retirar qualquer resquício do produto.

6. Óleo de Bebê

O óleo de bebê também prejudica o sistema respiratório desses insetos. Além disso, como ele deixa os fios sedosos e escorregadios, dificulta a fixação dos parasitas e até mesmo das lêndeas e ovos.

Passe o produto em todo o cabelo e couro cabeludo. Depois cubra com uma touca de banho. O ideal é assar a noite com o produto agindo no cabelo.

No dia seguinte, lave os cabelos utilizando bastante shampoo e condicionador e passe o pente fino. Depois, use uma toalha (use ela para limpar o pente a cada passada). Você verá como os parasitas vão sair com facilidade.

7. Remédio Caseiro para Piolho com Vinagre Branco

Este também é considerado um bom remédio feito em casa para eliminar piolhos. Ele possui uma acidez mais elevada, que dificulta a fixação dos piolhos.

Basta misturar partes iguais de vinagre e água e depois passar nos fios. Deixe agir por 30 minutos e depois use um pente fino para remover os parasitas mortos.

Você pode repetir esse processo diariamente até remover todos.

8. Receita Caseira para Piolho com Óleo de Semente de Gergelim

Outro excelente remédio para combater esses insetos é o do óleo de semente de gergelim. Isso porque ele possui propriedades inseticidas.

O ideal é misturar ¼ de xícara desse produto com uma colher de chá de óleo de malaleuca. Adicione também uma colher de óleo de lavanda, uma de óleo de eucalipto e uma de óleo de alecrim.

Lave o cabelo com vinagre de maçã e depois passe essa mistura de óleos.

Agora, cubra os fios com uma touca térmica ou toalha e deixe agindo durante a noite. No dia seguinte, penteie os fios com cuidado e remova os piolhos mortos.  Importante, não esqueça de lavar os cabelos com shampoo e condicionador depois de retirar os parasitas que morreram.

9. Azeite de Oliva para Acabar com os Piolhos

O azeite de oliva também é excelente no combate desses insetos. Você deve aplicar uma quantidade generosa nos cabelos e depois massagear.

Depois, enrole uma toalha na cabeça e durma com a substância nos cabelos.

Na manhã seguinte, retire os piolhos com um pente fino e então lave os cabelos.

10. Tintura De Cabelo

A tinta de cabelo possui uma série de componentes mortais para esses parasitas. Logo, você pode aproveitar para colorir as madeixas e ainda se livrar desses insetos.

Claro que esse não é um método indicado para crianças. Mas pode ser uma excelente alternativa para os adultos que desejam mudar o visual e se livrar dos piolhos de forma prática e fácil.

11. Receita de Maionese para Piolho

A maionese também é um dos remédios caseiros para piolhos. Ela sufoca os piolhos lentamente, fazendo que eles morram.

Passe uma quantidade generosa do alimento na cabeça e depois enrole os cabelos com uma toalha. Deixe o produto agindo durante a noite.

De manhã, passe o pente fino em todos os fios e então lave as madeixas. O bacana é que essa é uma opção que não oferece nenhum tipo de efeito adverso.

12. Óleo De Coco para Piolho

O óleo de coco não é apenas um dos melhores remédios caseiros para piolhos, mas também uma excelente opção para nutrir os cabelos. Sua ação ajuda a deixar os fios lisos e sedosos, dificultando a fixação dos piolhos. E seus nutrientes ajudam os cabelos a se manterem saudáveis.

Primeiramente você deve lavar o cabelo com vinagre de maçã e shampoo. Em seguida, aplique o óleo de coco nos fios e coloque uma touca térmica.

Deixe agir durante a noite e no dia seguinte use o pente fino para retirar os insetos mortos. Não se esqueça de lavar os cabelos depois.

13. Enxaguantes Bucais para Eliminar Piolhos

Os enxaguantes bucais também são extremamente eficazes no combate dos piolhos. Isso porque a presença de timol e eucalipto é praticamente mortal para esses parasitas.

Basta passar o produto nos cabelos e deixar ele agir por cerca de duas horas.

Em seguida, lave bem o cabelo utilizando bastante shampoo e condicionador e não esqueça de passar o pente fino para eliminar os piolhos mortos.

14. Solução Natural para Piolho com Óleo de Eucalipto

Um dos remédios caseiros para piolhos que também merece destaque é o óleo de eucalipto. Para usar essa solução no combate aos piolhos, você deve misturar de 15 a 20 gotas dessa substância em 60ml de azeite.

Espalhe a mistura nos fios e depois cubra a cabeça com uma toalha de banho. Deixe agir durante a noite e no dia seguinte basta passar o pente fino para retirar os piolhos mortos.

Você pode repetir esse processo por alguns dias, até ter certeza que todos os piolhos, lêndeas e ovos foram eliminados.

15. Sufocando Piolhos com Álcool

O álcool é um produto com cheiro forte. E por conta disso ele é um dos remédios caseiros para piolhos.

Seu cheiro acaba sufocando os piolhos, matando eles com facilidade. Coloque o álcool benzílico em um frasco de spray, e depois aplique nos cabelos.

Deixe agir por dez minutos e depois lave os fios normalmente. Depois é só penteá-los.

Importante, apenas o álcool benzílico deve ser usado, e não o etílico. Além disso, esse método não é recomendado para crianças com menos de seus meses de idade.

16. Combatendo Piolho com Óleo de Neem

O óleo de Neem também é um dos remédios caseiros para piolhos. Suas propriedades inseticidas ajudam a matar piolhos, lêndeas e ovos.

Tudo o que você precisa fazer é adicionar algumas gotas dessa substância em um pouco de shampoo. Em seguida, lave os cabelos com ele.

Depois, penteie os cabelos com um pente fino. Você verá que os parasitas irão sair mortos no pente.

Você deve repetir o processo por alguns dias, até se livrar de todos. Tenha em mente que deixando apenas poucos ovos, já é o suficiente para voltar a sofrer com esses insetos.

17. Penteie os Cabelos Molhados

Mais uma das dicas para se livrar desses parasitas é pentear os cabelos molhados. Quando eles estão úmidos, é mais difícil dos insetos se fixarem.

Logo, você pode lavar os cabelos normalmente, abusando do condicionador, e depois passar o pente fino. Além de ser mais fácil para os insetos saírem, você evita quebrar os fios.

18. Amêndoas

Outra alternativa para se livrar desses parasitas são as amêndoas. Basta triturar algumas delas e depois misturar com um pouco de suco natural de limão.

Aplique nos fios e couro cabeludo e deixe agindo por meia hora. Depois lave os cabelos normalmente.

É recomendo que você refaça o método até se livrar completamente dos insetos.

19. Óleo Vegetal

Óleo vegetal também é um dos remédios caseiros para piolhos. Ele irá asfixiar esses insetos, causando a morte.

Tudo o que você precisa fazer é aplicar óleo vegetal em todo o couro cabeludo e cabelos antes de dormir. No dia seguinte, lave os fios normalmente.

O ideal é repetir esse processo por alguns dias, uma vez que leva um tempo para os piolhos morrerem por conta dele.

Essas são algumas opções de remédios caseiros para piolhos. Se você gostou dessas dicas, não deixe de comentar.

É permitida a reprodução parcial ou total deste conteúdo em outros sites e/ou blogs desde que mencionada a fonte – Fonte: Ribeira Dedetizadora – https://www.ddribeira.com.br/

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Web Design: