Quer contratar a Ribeira Dedetizadora e Desentupidora?Solicite um orçamento!

DE ONDE VEM A ÁGUA QUE USAMOS?

Você sabe de onde vem a água que usamos?

Você sabe de onde vem a água que usamos?

Olá leitores da Ribeira empresa especializada em limpeza e higienização de caixa d’água.

Nesta matéria vamos falar um pouco sobre de Onde vem a Água que Usamos. A água que abastece a população é captada em mananciais – rios, represas, lagos, açudes e poços – e encaminhada a uma Estação de Tratamento de Água (ETA), onde é submetida a uma série de processos para eliminar micro-organismos nocivos e resíduos, a fim de que ela alcance padrões mínimos de potabilidade.

É tão fácil não é mesmo? Acordarmos de manhã cedo e tomamos aquele banho maravilhoso ou então quando chegamos em casa cansado depois de uma longa jornada de trabalho e tomamos aquela ducha relaxante.

Mas a maioria de nós nem imaginar todo o trajeto que ela faz até chegar diretamente nas nossas casas.

A água que chega até nossas casas muitas vezes vem de rios que estão localizados na maioria das vezes muitos distantes de nossas residências, e passam por diversos tratamentos e controle de qualidade até chegar em nossas casas cristalinas e prontas para o consumo sem a presença de materiais orgânicos e micro-organismos patogênicos que podem transmitir diversas doenças.

As principais etapas do tratamento são:

  • Desinfecção;
  • Coagulação;
  • Floculação;
  • Decantação;
  • Filtração;
  • Correção do pH;
  • Fluoretação.

 

Vamos falar a seguir sobre cada uma dessas etapas do tratamento da água que usamos:

A desinfecção: é a eliminação dos micro-organismos por meio da adição de cloro.

A coagulação: é a retirada das impurezas em suspensão – ou seja, que boiam na água – por meio do emprego de sulfato de alumínio. A água se torna, então, ácida e é necessário acrescentar cal para neutralizá-la. Em seguida é estimulada a floculação.

A floculação: nesta etapa, a água é agitada para que as partículas de impurezas se aglomerem.

A decantação: faz com que os flocos que se originaram na etapa anterior fiquem depositados no fundo da água, formando uma camada de lodo, que é transferido para o canal de águas residuais da estação

A filtração: então a água passa por filtros, de modo que pequenas partículas que não tenham sido removidas até então possam ser retiradas. Os filtros mais comuns utilizam carvão e areia, colocados sobre uma camada de cascalho, por onde a água tem de passar antes de chegar a um novo reservatório.

A correção pH: finalmente, o pH da água é corrigido, para que ela não seja nem muito ácida, nem muito alcalina.

A Fluoretação: é a última etapa, que ocorre apenas em algumas cidades, é a adição do flúor na água.

O cloro utilizado no tratamento da água elimina micro-organismos nocivos, mau cheiro, gosto desagradável e qualquer coloração anormal. Além de ser acrescentado no início do tratamento (pré-cloração), é colocado também na água decantada (intercloração) e na água filtrada (pós-cloração).

A pós-cloração evita que a água se contamine durante o processo de distribuição. Da ETA (Estação de Tratamento da Água), a água tratada segue para reservatórios localizados nos bairros que devem ser abastecidos, onde é armazenada, e de lá para as residências, o comércio e as indústrias.

O tratamento da água é processo longo e cuidadoso não é mesmo? Após esta matéria acho que você vai pensar duas vezes na hora de usar a água para procedimentos desnecessários como por exemplo, lavar calçadas e carros com mangueira, tomar banhos longos de chuveiro, tomar banho na banheira, não consertar vazamentos nos encanamentos.

3 comments on “DE ONDE VEM A ÁGUA QUE USAMOS?”

  1. pamela sophia Responder

    Uma solução para falta de agua é reutilizar -la . Um exemplo é de usarmos a agua que lavamos as roupas para limpar os quintais,garagens,calcadas e ate lavar o carro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Web Design: