Quer contratar a Ribeira Dedetizadora e Desentupidora?Solicite um orçamento!

Como as baratas entram em nossas casas? Veja o que fazer

Nesse artigo listamos as principais formas de como as baratas entram em nossas casas e o que fazer a respeito. Confira aqui.

Principalmente com a chegada do verão, encontrar baratas em casa não é algo incomum de acontecer. Uma das perguntas mais frequentes sobre o tema é: como as baratas entram em nossas casas?

Embora pareça inofensivo, há grandes chances de que esse inseto provoque nos moradores do local sensações como medo e nojo.

As baratas são conhecidas por transitar lugares de pouca higiene e transportar uma série de bactérias que podem provocar doenças e alergias nos humanos. Por isso, é importante que você esteja atento à situação.

Conheça 05 formas de como as baratas entram nas casas

Afinal de onde vem as baratas e onde vivem? Sempre que ocorre uma infestação desses bichos, a primeira pergunta a fazer é “como elas chegaram até aqui, o que causou isso?” Baratas são imundas e sabemos como elas são um grande problema para a saúde pública.

Algumas pessoas podem argumentar que são apenas insetos inofensivos, mas eu tenho certeza que eles não tiveram que lidar com uma infestação severa de baratas.

Agora, imagina essa situação, acender a luz durante a noite e encontrar centenas de baratas por toda a cozinha, andando sob a pia e utensílios dos armários. Isso certamente causa arrepio em qualquer pessoa. Confira abaixo os acessos mais comuns que as baratas encontram para chegar até sua casa.

1. Baratas no sistema de esgoto

Não é difícil encontrar baratas nas redes de esgoto. É comum que esses insetos transitem por áreas de lixo e muita sujeira.

Uma vez que habitam bueiros onde todo o esgoto é despejado, passam a ter acesso às nossas casas por meio dos encanamentos.

Por isso, pode ser que você encontre em sua casa baratas que vieram através dos ralos da pia, banheiro ou área externa da casa.

Como impedir: Você pode evitar esse tipo de invasão tapando os ralos ao terminar de usar, ou até mesmo despejando neles produtos capazes de exterminar as baratas.

A água sanitária e os produtos de limpeza são bons exemplos disso, visto que, além de matar, são capazes de eliminar resíduos que atraiam esse e uma série de outros insetos desagradáveis.

2. Baratas entram por aberturas nas portas e janelas

As baratas estão sempre procurando por novos ambientes nos quais possam se hospedar, se alimentar e procriar.

O verão é a época de reprodução desses insetos, sendo comum que deixemos portas e janelas abertas para aumentar a circulação de ar no ambiente.

No entanto, pode ser que essa medida resulte em visitas indesejadas. Seja voando ou andando, as baratas podem entrar e se alojar dentro de sua casa.

Além disso, não precisam de muito espaço para conseguir entrar: basta uma pequena abertura, já que não entram apenas exemplares adultos, como pequenos jovens também.

Como impedir: Procure deixar as portas e janelas sempre fechadas ao sair de casa. Ainda assim, observe se restaram aberturas pelas quais possam passar insetos, como embaixo das portas.

Busque tapar essas aberturas e, caso você tenha o hábito de manter as janelas abertas durante sua permanência em casa, procure colocar telas mosqueteiras.

Além de evitar mosquitos, esse recurso auxiliará na prevenção contra baratas.

3. Baratas se escondem nas encomendas

Ao fazer encomendas, sejam elas de móveis, eletrônicos, eletrodomésticos ou bens de uso pessoal, é comum que cheguem até a sua residência embalados em caixas de papelão. Até mesmo em supermercados, o uso dessas caixas para facilitar o transporte é bastante frequente.

Contudo, baratas são insetos que adoram o papelão, já que proporciona um ótimo ambiente para viver e depositar seus ovos.

Não há como assegurar que os depósitos onde esses produtos foram embalados estão livres de baratas, e é por isso que manter essas caixas em casa pode ser um criadouro da espécie.

Como impedir: Ao receber uma encomenda em caixas sempre verifique se existem baratas dentro para evitar que entrem em sua casa.

Além disso, procure abrir a encomenda e descartar essas embalagens o mais rápido possível pois, em caso de ovos, isso evita que eclodam e que os insetos se espalhem pelo ambiente.

4. Baratas pegam carona em malas

Se você saiu para uma viagem e quando voltou percebeu que algumas baratas estavam vivendo em sua casa, pode ser que os insetos tenham pego uma carona em suas malas.

Esses insetos são capazes de se esconder até mesmo nos menores espaços. Desse modo, as malas acabam funcionando como um ambiente bastante atrativo.

Como impedir: Sempre que viajar e suspeitar da existência de novos hóspedes em sua bagagem, uma boa alternativa é isolar os pertences.

Por isso, você pode colocar a mala em um saco plástico, amarrá-lo e mantê-lo exposto ao Sol durante algum tempo. O calor fará com que os insetos se sintam ameaçados e saiam de seus pertences, mas ficando contidos no saco.

Se possível, deixe-os cozinhando por alguns dias para assegurar que não irão se alojar em sua casa.

5. Baratas vindas dos vizinhos

Sua casa pode estar em perfeita ordem e sem baratas. No entanto, não é possível assegurar que seus vizinhos realizam os mesmos procedimentos.

Por isso, basta que um morador das redondezas decida aplicar inseticidas em sua moradia para que boa parte das baratas ali residentes decidam migrar para sua casa.

Em apartamentos, isso pode acontecer com tanta frequência quanto em casas, devido ao fácil acesso e a distância reduzida entre um ambiente e outro.

Como impedir: Procure evitar que esses insetos entrem de todas as maneiras possíveis. Além de impor barreiras físicas, você pode instalar armadilhas no local.

O mais importante é tentar fazer com que sua casa seja o mais desagradável possível para as baratas, ou seja, limpo, seco e organizado. Assim, é possível evitar que sejam atraídas.

O que fazer para eliminar baratas de casa?

Conhecendo as principais formas com que as baratas entram em nossas casas, é possível administrar os métodos mais eficientes para evitar sua presença. Entre eles:

Inseticidas

Os inseticidas são uma ótima maneira para prevenir e combater as baratas em casa. No caso de uma infestação, a maior parte delas será morta pelo veneno.

Contudo, ainda que você não esteja passando pela situação, inseticidas podem evitar que as baratas se aproximem por um bom tempo após aplicação.

Elimine os esconderijos

Baratas gostam da desorganização, já que isso representa um ambiente mais seguro para se viver.

Podem se esconder também em buracos, rachaduras e móveis velhos. Por isso, tente eliminar ambientes do tipo ou, pelo menos, se manter atento a eles.

Mantenha os ambientes secos e limpos

A umidade e os restos de comida e matéria orgânica em geral são os elementos preferidos das baratas.

Por isso, procure comer apenas em locais onde os resíduos não se acumulem e repare quaisquer vazamentos ou infiltrações de casa.

Desse modo, você com certeza estará evitando também a presença desses insetos.

É permitida a reprodução parcial ou total deste conteúdo em outros sites e/ou blogs desde que mencionada a fonte – Fonte: Ribeira Dedetizadora – https://www.ddribeira.com.br/

Compartilhe!

Web Design: